ISHIRO HONDA - 10 FILMES ESSENCIAIS

ishiro-honda-10-filmes-essenciais

Ishirō Honda foi um grande mestre do cinema de monstros, que nos deu Godzilla, um dos melhores filmes da história do gênero, amplamente copiado. Honda foi também um amigo e colaborador de Akira Kurosawa durante os anos 80 e 90. Inclusive em Godzilla trabalha Takashi Shimura, o "Kambei" de Sete Samurais.

Honda faleceu aos 81 anos em 1993 deixando uma grande marca no cinema do gênero. Veja abaixo 10 filmes imperdíveis do realizador.

➤Sinopse:

A lenda revive! Um gigantesco réptil do período Cretáceo, se vê retirado de seu habitat nas profundezas do oceano e sofre uma horrível mutação em virtude das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki e dos constantes testes nucleares. A monstruosa criatura, agora vindo em direção a superfície, mais precisamente para a cidade de Tóquio, cria um rastro de destruição e mortes em seu caminho, que faz com que as autoridades se sintam impotentes de prevenir que suas cidades corram o risco de serem totalmente destruídas.

➤Sinopse:  

Em Kyushu, no sul do Japão, uma pequena aldeia de mineração de Kitamasu é inundada. Os mineradores resgatam uma vítima que sofreu ferimentos fora do comum. A princípio, Goro, um dos mineradores que havia desaparecido, se torna suspeito, porém com descrição. Ao procurar Goro, alguns mineradores encontram uma misteriosa criatura que ataca-os ferozmente.

➤Sinopse:  

Quando uma espécie rara de borboleta é encontrada em um misterioso vale no Japão, dois entomologistas resolvem investigar. Mas durante a investigação ocorre um deslizamento de terra e os dois morrem. A repórter Yuriko, irmã de um deles, decide investigar o local e a lenda de um monstro gigante, que os nativos dizem ter matado os dois pesquisadores.

➤Sinopse: 

A policia está desorientada com o sumiço do corpo do ladrão Misaki, ficando no chão apenas suas roupas. Tentando investigar a quadrilha, o detetive Tominaga encontra um amigo cientista que alerta sobre a existência de uma mutação produzida pelos efeitos da Bomba-H, cujos testes eram efetuados na costa do Pacífico. Baseado nos testemunhos de uma tripulação, de que uma criatura gosmenta vinda de um navio à deriva, atacava e dissolvia as vítimas, o cientista Masada procura ajuda de Chikako, a bela amante de Misaki, crooner da boate, a única que poderia confirmar sua versão, mas que é ameaçada pela quadrilha para manter silêncio. Logo a imprensa passa a chamar a criatura de H-Man e o pânico toma conta de Tóquio.

➤Sinopse: 

Uma expedição de cientistas se dirige a uma ilha do Japão, usada para testes nucleares, para encontrar uma possível tribo indígena sobrevivente. Liderados pelo inescrupuloso Nelson, encontram duas minúsculas garotas gêmeas, que se comunicam por canto e telepatia. Ao serem sequestradas, despertam um antigo protetor gigante, que provoca morte e destruição na cidade. Apenas um cientista e um jornalista lutarão para tentar reaver as duas pequenas nativas e tentar aplacar a fúria do gigante Mothra.

➤Sinopse: 

Os dois maiores monstros de todos os tempos batalham em uma clássica aventura emocionante. Quando uma dissimulada empresa farmacêutica vai até uma remota ilha tropical para roubar King Kong para fins publicitários, eles recebem mais do que esperavam quando o gigantesco macaco ataca uma desavisada aldeia e um enorme polvo. Enquanto isso, muito abaixo do mar, a tripulação de um submarino desencadeia terror reptiliano quando derretem um bloco de gelo e liberam o feroz Godzilla de seu covil gelado. Quando os dois destrutivos monstros aparecem em Tóquio, é uma luta que tem o futuro da humanidade na balança.

➤Sinopse: 

Um grupo de sete jovens em um iate à deriva acaba desembarcando em uma ilha deserta. Na luta pela sobrevivência, acabam entrando em conflito uns com os outros, sem contar as estranhas alterações de comportamento quando consomem os cogumelos da região, que parecem esconder um mistério ainda maior.

➤Sinopse: 

Uma profetisa de Vênus anuncia desastres catastróficos! Godzilla, Mothra e Rodan reaparecem no Japão, causando devastação! Um meteoro gigante colide nas montanhas e o dragão espacial cuspidor de fogo de três cabeças Rei Ghidorah emerge! Conforme as profecias da venusiana se tornam realidade, assassinos de um pequeno reino asiático a caçam, enquanto os monstros da Terra devem decidir se irão resolver suas diferenças mesquinhas e unir forças contra o inimigo extraterrestre!

➤Sinopse: 

Os japoneses vão além do limite, apresentando um garoto que come o coração do monstro de Frankenstein, enviado numa caixa para o Japão pelos nazistas e exposto à radiação da bomba de Hiroxima. O jovem se transforma num ser gigantesco e entra em choque com o monstro Barugon, que estava de passagem por lá.

➤Sinopse: 

Quando uma monstruosa criatura escapa de um laboratório, uma série de mortes causadas por um monstro desconhecido é atribuída ao mesmo. Mas ao descobrirem que há uma outra versão maligna da criatura, as duas rumam para enfrentarem-se num confronto titânico.


A Versátil lançou “Sci-Fi Japonesa”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 4 clássicos inéditos da ficção-cientifica nipônica, incluindo um famoso filme de kaiju e cults que misturam sci-fi e horror, todos em versões restauradas, sendo três dirigidos pelo mestre Ishiro Honda, o criador de “Godzilla”. Quase uma hora de vídeos extras. Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 01:

☛ MOTHRA - A DEUSA SELVAGEM
(Mosura, 1961, Japão, 101 min.)
De Ishiro Honda. Com Furanki Sakai, Hiroshi Koizumi, Kyoko Kagawa.

U+21F0.gif Sinopse:

A mariposa gigante Mothra devasta o Japão em busca de duas fadas gêmeas sacerdotisas (shobijin). Ótima sci-fi que traz a primeira aparição do lendário kaiju Mothra, que depois participaria de filmes da série do Godzilla.

☛ MATANGO - A ILHA DA MORTE
(Matango, 1963, Japão, 90 min.)
De Ishiro Honda. Com Akira Kubo, Kumi Mizuno, Hiroshi Koizumi.

U+21F0.gif Sinopse:

Inspirado em “A Voz da Noite”, de William Hope Hodgson, este cult mostra náufragos que chegam a uma ilha e, após consumirem cogumelos, passam por estranhas alterações. Também conhecido como “O Ataque dos Homens-Cogumelo”.


DISCO 02:

☛ O MONSTRO DA BOMBA H
(Bijo to ekitai ningen, 1958, Japão, 87 min.)
De Ishiro Honda. Com Yumi Shirakawa, Kenji Sahara, Akihiko Hirata.

U+21F0.gif Sinopse:

Após o estranho sumiço do corpo de um ladrão, a polícia descobre a existência de uma criatura gosmenta criada pelos efeitos da Bomba H. O pânico toma conta de Tóquio. Ótimo híbrido de ficção científica e horror atômico do mestre Honda.

☛ GOKE - O VAMPIRO DO ESPAÇO
(Kyuketsuki Gokemidoro, 1968, Japão, 84 min.)
De Hajime Sato. Com Teruo Yoshida, Tomomi Sato, Eizo Kitamura.

U+21F0.gif Sinopse:

Após um avião fazer um pouso de emergência numa área remota, seus passageiros se veem face a face com uma força alienígena que deseja possui-los. Admirado por Quentin Tarantino, este é um filme “B” muito criativo e imaginativo.


U+21F0.gif Extras: Especiais sobre os filmes (50 min.)

U+21F0.gif Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Mothra, A Deusa Selvagem, Matango, a Ilha da Morte, O Monstro da Bomba H, Goke, o Vampiro do Espaço
Títulos originais: Mosura, Matango, Bijo to ekitai ningen, Kyuketsuki Gokemidoro
País de produção: Japão
Ano de produção: 1958-1968
Gênero: Ficção Científica
Direção: Ishiro Honda, Hajime Sato
Elenco: Furanki Sakai, Hiroshi Koizumi, Kyoko Kagawa, Akira Kubo, Kumi Mizuno, Hiroshi Koizumi, Yumi Shirakawa, Kenji Sahara, Akihiko Hirata, Teruo Yoshida, Tomomi Sato, Eizo Kitamura
Idioma: Japonês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1
Tempo de duração:  362 min.
Região: All (0)
Colorido
Faixa etária: 14 anos



Tecnologia do Blogger.