GODZILLA NO CINEMA / TV
Continuações não são um mal absoluto. Pensar que uma continuação de Guerra nas estrelas ou Poderoso chefão seria um sacrilégio na época seria mais fácil que visto de hoje. O problema é que muito projetos não continuam de fato o primeiro filme. Eles oferecem uma variante, quase como um remake. Um exemplo disto é a série Sexta feira 13, onde as continuações nada mostram, além de uma variação do que ocorre. Com Godzilla não foi diferente. Já o remake, na maioria das vezes é esquecível e desnecessário. Dois exemplos recentes são "A hora do espanto" e "O vingador do futuro". Marcaram época, com bons diretores. São inesquecíveis, ao seu modo. Desde os posters à trilha sonora. Alguém lembra uma única música sequer dos remakes?
Não...nem forçando muito...E para piorar, a escolha do elenco quase sempre obedece a um padrão semi - inacreditável: eles pegam o ator que menos tem a ver com o papel, e o diretor que já de cara será um projeto sem marca.
Bom...
Godzilla foi pelo caminho de cinesséries com James Bond. Ainda que haja remakes e continuações picaretas, elas puxam mais para a "aventura da semana" do personagem. Então, dentro deste universo, somos brindados com pérolas regadas a zippers, ator de Sete Samurais, Breaking Bad, Vingadores e muito, muito monstro de borracha. Horrorosos e imperdíveis, confira o que foi feito do "Goldzilla", o monstro de ouro Japonês.
Vamos à lista:
Direção: Ishirô Honda
Um gigantesco réptil mutante com 50 metros de altura surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro, imenso como um dinossauro, não for detido. Cabe às autoridades conter o pânico da população e tentar deter ou, em última instância, matar o que ameaça a cidade.
Direção: Motoyoshi Oda
Godzilla está de volta, e desta vez ele não está sozinho! Godzilla e o espinhoso monstro Anguirus travam uma quente batalha em uma pequena ilha japonesa. Conforme a ameaça de destruição sobe, dois heróis japoneses devem reunir coragem para o confronto final contra Godzilla.
Quando uma dissimulada empresa farmacêutica vai até uma remota ilha tropical para roubar King Kong para fins publicitários, eles recebem mais do que esperavam quando o gigantesco macaco ataca uma desavisada aldeia e um enorme polvo. Enquanto isso, muito abaixo do mar, a tripulação de um submarino desencadeia terror reptiliano quando derretem um bloco de gelo e liberam o feroz Godzilla de seu covil gelado. Quando os dois destrutivos monstros aparecem em Tóquio, é uma luta que tem o futuro da humanidade na balança.
Direção: Ishirô Honda
Godzilla, Rei dos Monstros volta novamente nesse filme, desta vez batalhando contra Mothra, inseto-deus gigante da Ilha dos Infantes. Após um feroz tufão, o gigantesco ovo de Mothra é trazido até o Japão. Enquanto isso, Godzilla desperta e pisoteia todo o país, indo direto para o grande ovo. Poderá Mothra salvar sua cria de Godzilla? O Japão vai sobreviver a esta batalha épica de monstros?
Godzilla, Rei dos Monstros volta novamente nesse filme, desta vez batalhando contra Mothra, inseto-deus gigante da Ilha dos Infantes. Após um feroz tufão, o gigantesco ovo de Mothra é trazido até o Japão. Enquanto isso, Godzilla desperta e pisoteia todo o país, indo direto para o grande ovo. Poderá Mothra salvar sua cria de Godzilla? O Japão vai sobreviver a esta batalha épica de monstros?
Também chamado de Mothra vs. Godzilla.
A princesa Selina é possuída por uma entidade alienígena e se transforma em uma mensageira, que se encarrega em advertir que a Terra corre um grande perigo. O clima esta mudando, acontecem inúmeras chuvas de meteoritos, óvnis são vistos no mundo inteiro. Em um destes meteoritos, chegou uma criatura intergaláctica que se chama King Ghidorah. A princesa Selina diz aos japoneses que esta criatura já destruiu uma civilização em Júpiter , e fará o mesmo na Terra, escutando a mensagem as pequenas gêmeas da ilha Infante convocam Mothra para defender a Terra, mas Mothra não é forte o suficiente para derrotar King Ghidorah , então tenta chamar Rodan e Godzila , para que juntos possam destruir o gigante monstro de 3 cabeças King Ghidorah!
Cientistas descobrem um planeta atrás de Júpiter, dois astronautas são mandados para investigar o planeta, que foi chamado de planeta X, chegando lá descobrem que o planeta é habitado, e por incrível que pareça, o monstro Zero como é chamado lá e aqui na Terra Ghidrah, é um problema para os habitantes ,que tem que viver no subsolo por causa do monstro, então os alienígenas pedem ajuda aos terráqueos, pedem para "emprestarem" Godzilla e Rodan para enfrentarem o monstro Zero, mas os supostos aliados da Terra tem outros planos em segredo contra a Terra.
Direção: Jun Fukuda
Um cruzeiro marítimo vai mal quando um acidente em uma ilha tropical sujeita a tripulação a encontrar um exército que quer dominar o mundo. Enquanto eles tentam sair vivos, Godzilla luta contra um monstro marinho gigante que habita as águas e só pode ser mantido afastado pelo suco de uma fruta que cresce na ilha.
Godzilla surge novamente quando seu filho Minilla pede sua ajuda numa ilha no Pacífico. O monstro mais querido do Japão ensina Minilla como ser um monstro temível, enquanto os dois enfrentam aranhas e insetos gigantes.
Invasores liberam todos os monstros gigantes de sua prisão na Monster Island e estão usando-os para destruir todas as grandes cidades do planeta. Cabe à tripulação ousada do super foguete X-2 se infiltrar na sede inimiga antes dos monstros da terra aniquilarem o planeta.
Ichiro é um garoto solitário crescendo na movimentada Tóquio que é empurrado ao redor pelo valentão local, Gabara. Para escapar de seus problemas, Ichiro imagina que ele é um monstro e amigo de Minilla, filho de Godzilla, vivendo em Monster Island. Em seus devaneios, ele vê Godzilla combater outros monstros e logo percebe que Godzilla é intimidado também. Ichiro começa a desenvolver a coragem de enfrentar o valentão Gabara.
Único filme da série dirigido por Yoshimitsu Banno, é também um dos mais espetaculares e uma obra que marca uma viragem nos filmes de Godzilla. É um filme muito mais adulto, e mais acessível ao público mais crescido, e ao fim acaba por ser mais acessível também ao publico mais jovem.Temos mais um monstro que não é deste planeta como vilão. Hedorah, também conhecido como Smog Monster, alimenta-se de poluição para crescer e ficar mais poderoso. Hedorah vai ficando cada vez mais forte à medida que vai ingerindo poluição, e fica cada vez mais imune às armas de destruição do homem.É então que aparece a única "coisa" que pode deter o monstro: Godzilla. Mais uma vez do lado dos humanos, Godzilla vai ter a batalha final com Hedorah, no alto do monte Fuji.
Quando invasores alienígenas planejam um parque temático para crianças com quatro monstros gigantes para se colidem, o resultado é a inevitável batalha para o destino da Terra. Pelo menos, é assim que é para Godzilla, que junta-se com seu antigo inimigo espetado Anguirus para um combate contra dois de seus maiores adversários: o lendário tricéfalo King Ghidorah e Gigan, um cyborg cuja conspiração para acabar com a vida humana está habilmente disfarçada como planos para a construção de um parque temático infantil.
Por um tempo, as coisas têm sido pacíficas na Terra. Muito abaixo do solo, o reino de Seatopia envia o besouro gigante Megalon e o monstro Gigan para destruir os habitantes da superfície. Um robô que muda de tamanho chamado Jet Jaguar pede a ajuda de Godzilla em uma tentativa de salvar a Terra da destruição completa.
Existe uma premonição: Quando uma nuvem escura aparecer sobre Monte Fuji, um monstro surgirá para destruir o mundo, mas será atacado por dois outros monstros, que tentarão salvar o mundo. Quando Mechagodzilla, um monstro metálico surge e começa a destruir tudo a sua frente, Godzilla surge com um novo aliado para batalhar o robô imenso: King Caesar.
O Dr. Estranho Mafune foi rejeitado por muitos anos pela comunidade científica por causa de suas teorias sobre um monstro que vive no fundo do mar. Uma raça alienígena o obrigou a utilizar os seus conhecimentos para levar um Mechagodzilla reconstruído. Mas no caminho da destruição Godzilla aparece em Tóquio, começando uma luta implacável entre os monstros.
Durante um tempestade um navio pesqueiro japonês tentar achar seu caminho, quando uma erupção vulcânica libera um monstro gigantesco (Godzilla), poucos dias depois o repórter Goro Maki , encontra o navio com todos os tripulantes mortos, e de repente é atacado por um ser estranho que tenta sugar todo seu sangue , por sorte é salvo pelo único sobrevivente e unica testemunha de que Godzilla está de volta, e vão ter que provar a todos sobre o retorno de Godzilla antes que seja tarde demais.
Segundo filme da série heisei começada em 1985 desta vez Godzilla luta ferozmente com a planta mutante Biollante desenvolvida a partir de células do próprio Godzilla e de células da filha morta do Prof. Shirazawa este filme se tornou um grande sucesso nos cinemas japoneses em 1989 dando nova vida a franquia da Toho.
Humanos do futuro voltam para 1992 para tentar barrar o Japão de se tornar a maior economia do mundo. Para isso eles usam o King Ghidorah. A única arma que pode combater esse monstro é o Godzilla. Mas até que ponto um monstro pode ser controlado?
Quando um meteorito cai na Terra, no Oceano Pacífico perto do Japão, as conseqüências são notáveis, que consegue despertar o adormecido monstro Godzilla, descobre um ovo enorme que tinha sido enterrado em Infant Island e revive Battra, um inseto gigantesco que destruiu uma civilização primitiva, na ilha há muito tempo. Takuya ( Tetsuya Bessho ), um arqueólogo e aventureiro, é enviado para a ilha por representantes de uma empresa japonesa grande para colocar a situação sob controle, juntamente com Masako ( Satomi Kobayashi ), a ex-esposa de Takuya, que também é um executivo com a corporação. Na ilha, Takuya e Masako conhecem o Cosmos ( Keiko Imamura e Sayaka Osawa ), um par de pequenas gêmeas idênticas que são os últimos remanescentes da civilização destruída por Battra. Parece que o ovo contém uma descendente de Mothra, que foi o grande protetor da sua sociedade, e o Cosmos acredita que a presença de ambos Battra e Mothra indica que os deuses estão zangados.O ovo é enviado de volta para o Japão, mas na rota, a larva da mariposa gigante desperta para fazer a batalha com o Godzilla, que (como sempre) é de mau humor e quer quebrar as coisas. Godzilla faz o seu caminho para o Japão e começa a devastar tudo em seu caminho; Mothra e Battra deixam de lado suas diferenças e unem forças para detê-lo.
O lagartão japonês gigante, Godzilla, retorna para mais um ataque, mas desta vez, ele vai enfrentar forças muito mais fortes e perigosas do que ele: Mechagodzilla II, uma versão robótica do próprio Godzilla, construído pelas Nações Unidas após o governo japonês pedir ajuda para lidar com um novo monstro ameaçador, Rodan, um pterodáctilo renascido da energia nuclear. Mas Godzilla é forçado ainda a buscar um filho seu que caiu nas mãos do governo, na esperança de ser usado contra ele mesmo. Conseguirá o lagartão derrotar seus inimigos e ainda assim resgatar sua cria? Será que ele irá vencer seus inimigos de alta tecnologia e do passado?
Direção: Kensho Yamashita
O filme conta a historia de Godzilla, que enfrentará uma ameaça vinda do espaço. Um clone dele próprio gerado de suas células chamado "SpaceGodzilla" e o único objetivo da criatura é destruí-lo para dominar a terra. Ele vai atrás de Little Godzilla em primeiro lugar, aprisionando o monstro novo em uma câmara de cristal, que não faz Godzilla feliz. É claro que o povo do Japão tem algo a dizer sobre este assunto: Eles têm um robô força G-novo, o "MOGERA" (Operação Godzilla Mobile Expert Robot Aero-tipo). Projetado para se defender contra Godzilla, é pressionado a agir contra SpaceGodzilla. O clímax do filme com um confronto de três vias entre Godzilla, MOGERA e SpaceGodzilla no centro da cidade de Fukuoka.
Em 1996, após a morte de Space Godzilla a ilha Birth encontra-se destruída. filho adotivo de Godzilla, "Little Godzilla" é dado como morto no começo, mas depois revela-se como um poderoso sub adulto, maior e mais forte devido ao excesso de radiação e é re-nomeado "Godzilla Junior". Godzilla reaparece, mas está a beira de um colapso nuclear. representantes do G-Force contratam estudantes universitários para vir trabalhar no centro, na tentativa de desvendar o mistério da condição de Godzilla. Descobri-se que ele morrerá ao atingir 1200 graus de temperatura e o resultado provocará uma reação em cadeia da atmosfera, que destruirá o Japão e toda a Terra. A G-Force implanta um veículo de combate voador chamado "Super X III" equipado com armas anti-nuclear a frio para evitar a destruição de Godzilla. Formas de vida aparecem e os cientistas descobrem que estão ligado ao Destroyer oxigênio usado contra o primeiro Godzilla, em 1954. As criaturas evoluem rapidamente, causando destruição na cidade e apenas Godzilla pode enfrenta-lo. Será que ele na condição em que se encontra conseguirá derrotar o Destroyer? Uma grande batalha está para começar e grandes destruições ocorrerão neste marco do cinema japonês.
Uma criatura não-identificada é localizada no Canal do Panamá. O cientista Niko Tatopolous (Broderick) é chamado para investigar o caso e conclui que se trata de um enorme monstro, criado a partir de testes de explosões com armas nucleares. Godzilla segue para o norte e chega em Manhattan, onde começa a destruição. As forças militares americanas tem agora uma difícil missão: derrotar a terrível criatura.
Direção: Takao Okawara
Direção: Takao Okawara
Orga, um terrível monstro alienígena, acorda depois de 6.000 anos adormecido nas profundezas do oceano, e ameaça destruir Tóquio com fúria descomunal. Então, Godzilla ressurge como a única esperança contra essa terrível ameaça e a humanidade, completamente indefesa, só pode torcer para que o planeta fique a salvo após essa grande batalha.
Como o governo japonês tenta aperfeiçoar novas fontes de energia, eles descobrem que seu antigo inimigo Godzilla esta mais uma vez prestes a aparecer e as novas tecnologias são necessárias para mantê-lo na baía. Cientistas criam uma nova arma chamada Tide Dimension, um dispositivo que pode criar um buraco negro quando e onde necessário. No entanto, embora este dispositivo foi concebido para ajudar a repelir "Godzilla", acaba tendo um efeito colateral: Um teste do Tide Dimension acaba trazendo ao planeta uma estirpe de insetos gigantes, que vivem nos esgotos e emergem quando evoluídos para lutar com Godzilla.
Godzilla ressurge depois de anos adormecido no fundo do mar. É acordado de seu sono por um acidente com um submarino americano, a radiação da nave provoca a fúria do gigante que investe mais uma vez contra o Japão. Cabe aos três monstros guardiões do continente (BARAGON, MOTHRA e KING GHIDORAH) deter e destruir o poderoso Godzilla que ameaça o Japão.
Para se proteger de mais um ataque de Godzilla, o governo japonês decide reunir seus maiores cientistas com o intuito de construir um robô gigante. Para tal, resolvem usar como base para este robô, o esqueleto do Godzilla original e também seu DNA, criando então um Bio-Robô de codinome Kiryu. Jogando todas as suas esperanças nele, o governo japonês nunca desconfiaria que o DNA do Godzilla original iria causar um comportamento inesperado no robô, o que trará consequências desastrosas para o Japão.
Quarenta e dois anos após sua primeira visita a Tóquio, Mothra retorna para alertar a humanidade que devem levar Mechagodzilla, juntamente com os ossos de Godzilla, para o mar, para que os mortos não sejam perturbados. Se não, conseqüências terríveis se seguirão. No entanto, Godzilla mais uma vez fica enfurecido e Mechagodzilla é única defesa japonesa.
Direção: Ryûhei Kitamura
Um grupo de humanos que consiste de um americano estereotipado e durão, a versão nipônica de Neo, e duas garotas bonitas decide acordar Godzilla para que ele mate todos os monstros que estão destruindo a Terra.O bichão acorda de péssimo humor e sai massacrando todos os outros monstros enquanto persegue os humanos que o acordaram.
Um especialista em bombas da marinha americana acaba de se reunir com a família em São Francisco, Estados Unidos, quando é forçado a ir para o Japão para ajudar seu pai. Logo, os dois se deparam com um grande acontecimento: Godzilla, o rei dos monstros, surge do mar para combater criaturas inimigas. Em uma luta pela supremacia, os monstros ameaçam a sobrevivência da humanidade. Por onde passam, deixam um rastro de destruição, rumo ao local da batalha final: São Francisco.
Direção: Hideaki Anno, Shinji Higuchi
Refilmagem do clássico original japonês sobre o monstro Godzilla. Com o novo aparecimento do monstro, o Japão mergulha em um cenário caótico.
Hiroki Hasegawa, que interpreta Rando Yaguchi, aceitou um papel no filme sem pensar duas vezes, afirmando: "Quem não gostaria de ser envolvido em uma produção Godzilla?". O produtor Akihiro Yamauchi afirmou que o título do filme, "Shin Gojira", foi escolhido devido à variedade de significados de "shin". A sílaba pode ser traduzida como "novo", "verdadeiro" ou "deus".o Yamauchi afirmou que o título de "Shin Gojira" foi escolhido para o filme devido à variedade de significados do "shin" sílaba poderia transmitir, tais como "novo", "verdadeiro" e "deus"
Direção: Kobun Shizuno, Hiroyuki Seshita
A partir do último verão do século 20, monstros gigantes começaram a surgir por todo o planeta. Um deles, Godzilla, atacava tanto os seres humanos quanto outros monstros. Duas espécies alienígenas, os Exif e os Bilusaludos, chegam à Terra, com os primeiros querendo converter a humanidade à sua religião, e os segundos pedindo imigração, prometendo eliminar Godzilla com Mecha-Godzilla em troca. No entanto, Mecha-Godzilla foi destruído antes de ser ativado, obrigando as três espécies à abandonarem a Terra e partirem para Tau Ceti a bordo da nave Aratrum.
Direção: Kobun Shizuno, Hiroyuki Seshita
Após os eventos do filme anterior, A Aratrum é incapaz de contatar Haruo e o resto após o encontro com o Godzilla original. O capitão explica que, se os drones não encontrarem sobreviventes em até quarenta e oito horas, a nave deixará o planeta. Haruo Sakaki é resgatado por uma garota nativa chamada Miana e tem suas feridas tratadas com um pó estranho. Ela pertence a uma tribo indígena chamada "Houtua", que são descendentes de humanos. Os Houtua resgatam a equipe de Haruo e os detêm para interrogatório. Miana e sua irmã gêmea, Maina, usam a telepatia para se comunicar com seus convidados e entender suas razões para destruir suas terras.
Direção: Kobun Shizuno, Hiroyuki Seshita
Após a destruição da cidade Mecha-Godzilla, Metphies expressa admiração pela humanidade, e os Bilusaludos restantes querem que Haruo seja levado à justiça.Na Terra, tem havido crescente fervor religioso sob Metphies, que diz que um "milagre" salvou-os do Nano metal. Martin informa a Haruo que Yuko sofreu morte cerebral, apesar de seu coração continuar batendo por causa do Nano metal. Eles também estão com medo de revelar que o pó dos Houtua foi o que os salvou do nano metal, por causa de Metphies. Metphies acha que Haruo temia que o nano metal consumisse o planeta após derrotar Godzilla.
Direção: Michael Dougherty
Membros da agência Monarch enfrentam monstros gigantescos, incluindo o poderoso Godzilla, que entra em choque com Mothra, Rodan e seu maior inimigo, King Ghidorah, o monstro de três cabeças. Essas antigas superespécies disputam a supremacia, deixando a própria existência da humanidade em risco.
Direção: Adam Wingard
Em Godzilla vs Kong, as duas poderosas forças da natureza vão se enfrentar em batalha. Enquanto a organização científica secreta Monarch caça, investiga e estuda a origem dos Titãs, uma conspiração tem a intenção de acabar com todas as criaturas, sejam elas ameaçadoras ou não. O mundo sobreviverá ao duelo de monstros?
A Versátil lançou “Sci-Fi Japonesa”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 4 clássicos inéditos da ficção-cientifica nipônica, incluindo um famoso filme de kaiju e cults que misturam sci-fi e horror, todos em versões restauradas, sendo três dirigidos pelo mestre Ishiro Honda, o criador de “Godzilla”. Quase uma hora de vídeos extras. Edição Limitada com 4 cards.
DISCO 01:
☛ MOTHRA - A DEUSA SELVAGEM
(Mosura, 1961, Japão, 101 min.)
De Ishiro Honda. Com Furanki Sakai, Hiroshi Koizumi, Kyoko Kagawa.
A mariposa gigante Mothra devasta o Japão em busca de duas fadas gêmeas sacerdotisas (shobijin). Ótima sci-fi que traz a primeira aparição do lendário kaiju Mothra, que depois participaria de filmes da série do Godzilla.
☛ MATANGO - A ILHA DA MORTE
(Matango, 1963, Japão, 90 min.)
De Ishiro Honda. Com Akira Kubo, Kumi Mizuno, Hiroshi Koizumi.
Inspirado em “A Voz da Noite”, de William Hope Hodgson, este cult mostra náufragos que chegam a uma ilha e, após consumirem cogumelos, passam por estranhas alterações. Também conhecido como “O Ataque dos Homens-Cogumelo”.
DISCO 02:
☛ O MONSTRO DA BOMBA H
(Bijo to ekitai ningen, 1958, Japão, 87 min.)
De Ishiro Honda. Com Yumi Shirakawa, Kenji Sahara, Akihiko Hirata.
Após o estranho sumiço do corpo de um ladrão, a polícia descobre a existência de uma criatura gosmenta criada pelos efeitos da Bomba H. O pânico toma conta de Tóquio. Ótimo híbrido de ficção científica e horror atômico do mestre Honda.
☛ GOKE - O VAMPIRO DO ESPAÇO
(Kyuketsuki Gokemidoro, 1968, Japão, 84 min.)
De Hajime Sato. Com Teruo Yoshida, Tomomi Sato, Eizo Kitamura.
Após um avião fazer um pouso de emergência numa área remota, seus passageiros se veem face a face com uma força alienígena que deseja possui-los. Admirado por Quentin Tarantino, este é um filme “B” muito criativo e imaginativo.
Títulos em português: Mothra, A Deusa Selvagem, Matango, a Ilha da Morte, O Monstro da Bomba H, Goke, o Vampiro do Espaço
Títulos originais: Mosura, Matango, Bijo to ekitai ningen, Kyuketsuki Gokemidoro
País de produção: Japão
Ano de produção: 1958-1968
Gênero: Ficção Científica
Direção: Ishiro Honda, Hajime Sato
Elenco: Furanki Sakai, Hiroshi Koizumi, Kyoko Kagawa, Akira Kubo, Kumi Mizuno, Hiroshi Koizumi, Yumi Shirakawa, Kenji Sahara, Akihiko Hirata, Teruo Yoshida, Tomomi Sato, Eizo Kitamura
Idioma: Japonês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1
Tempo de duração: 362 min.
Região: All (0)
Colorido
Faixa etária: 14 anos