FRANK CAPRA - 10 FILMES ESSENCIAIS

frank-capra-10-filmes-essenciais

Um dos mais americanos diretores da história do cinema, não era americano. Francesco Rosario Capra nasceu na Itália e se naturalizou americano. Sua família emigrou para os Estados Unidos (1903), estabelecendo-se na Califórnia, onde seu pai trabalhava na colheita de laranjas. Para ajudar na renda familiar e pagar seus estudos, vendeu jornais e tocou banjo em botecos.

Fez o nome com grandes comédias sofisticadas, principalmente nos anos 30 e 40.  Capra fez história. Concorreu ao Oscar de melhor diretor 6 vezes, vencendo 3. Um dos seus filmes foi um dos pouquíssimos vencedores do “big five” no Oscar (filme, direção, roteiro, ator e atriz). Foi um dos poucos diretores a fazer um remake de sua própria obra. Enfim, um gênio.

Confira abaixo 10 filmes essenciais para começar assistir deste grande mestre.

Annie das Maçãs é uma pobre anciã vendedora de maçãs das ruas de Nova Iorque, cujo melhor cliente é o gângster e jogador supersticioso "Dave the Dude", que acha que ela lhe dá sorte. Annie mandou sua filha Louise ainda pequena para a Europa, onde foi criada em um colégio de freiras, e desde então lhe envia ajuda em dinheiro. Nas cartas Annie conta à filha que possui um marido e é uma rica dama da sociedade. Quando a filha lhe avisa que chegará de navio com seu futuro marido Carlos e o sogro, um conde espanhol, Annie se desespera.


Ao entrar no ônibus que o levaria de volta a Nova York, o repórter Peter Warne (Clarke Gable) nem imagina que esta prosaica viagem poderia mudar o curso de sua vida, ou pelo menos devolver o emprego que acabara de perder. O “furo do ano” acabava de cair em seu colo, literalmente. A jovem Ellen Andrews (Claudette Colbert) embarcara com o objetivo de ir ao encontro de seu amado, um playboy com quem se casara contra a vontade de seu pai milionário, quando um solavanco do veículo a fez desequilibrar.


Quando um interiorano idealista vai para Nova York para receber uma herança de 20 milhões de dólares, ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes. Finalmente ele decide doar toda a sua fortuna por ela representar muita encrenca.


Em março de 1935, Robert Conway, soldado, diplomata e herói britânico, é enviado à cidade chinesa de Baskul, a fim de retirar cerca de 90 cidadãos ocidentais, antes que os mesmos sejam mortos por uma revolução local.  Depois de concluir sua missão, juntamente com seu irmão, George, e três outros refugiados, Conway embarca num DC-2 com destino à Xangai.  Após algumas horas de voo, descobrem que o avião em que se encontram foi sequestrado por um piloto mongol e que estão voando na direção oposta à Xangai, rumo às montanhas do Himalaia, no Tibet. O avião mantém seu rumo até que, por falta de combustível, o piloto se vê obrigado a fazer um pouso de emergência numa região desolada e inteiramente coberta de neve.


Tony Kirby, o filho de um empresário rico e influente, resolve se casar com Alice Sycamore, uma moça simples, pertencente a uma família de pessoas extrovertidas e amalucadas, o que gera um choque de comportamentos. Enquanto isso, o pai do rapaz pretende erguer um importante empreendimento e já comprou todos os imóveis da região onde a família de moça vive, com exceção da casa dela. Como a família da moça se recusa a vender a casa, e sem este imóvel o projeto não pode ir adiante, eles acabam se enfrentando.


Jefferson Smith (James Stewart) é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama. Apesar de Smith ser um homem simples, ele não se acovarda perante aos outros, como quando depois de sofrer falsas acusações, fez um discurso de várias horas que o esgotou completamente. No meio dessa sujeira toda, o que ele acreditava em relação a bondade e ao caráter dos governantes fica totalmente ameaçado.


Quando Henry Connell (James Gleason), seu editor, a demite, Ann Mitchell (Barbara Stanwyck), uma jornalista, publica sua última matéria, uma carta criada por ela e assinada por John Doe comunicando que cometerá suicídio no Natal em protesto contra corrupção e a pobreza, que invadem o país. Isto gera várias reportagens, nas quais Ann denuncia as injustiças sociais. Tal fato leva o jornal a procurar alguém para representar John Doe e o escolhido é Long John Willoughby (Gary Cooper), um vagabundo. Mas a popularidade de John cresce de tal maneira que os fatos saem do controle.


Mortimer Bruster (Cary Grant) é um crítico teatral conhecido por suas manifestações contrárias ao matrimônio que aprende uma dura lição justamente no dia de seu próprio casamento - acaba descobrindo um estranho hábito de suas doces e idosas tias: matar velhos solitários, como se fosse um ato de caridade.


Gorge Bailey (James Stewart) é um homem que desistiu de seus sonhos para ajudar outras pessoas e cujo iminente suicídio traz a intervenção de seu anjo da guarda. Apesar de inicialmente não ter sucesso nas bilheterias devido ao seu alto custo de produção e à competição na época de seu lançamento, o filme é considerado um clássico e acabou tendo muito sucesso de público.


Grant Matthews (Spencer Tracy) é um profissional bem sucedido, possui claras visões políticas e uma forte personalidade. É marido da inteligente Mary (Katharine Hepburn) e pai de dois filhos, mas também aspira a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Para conquistar seu objetivo, Grant conta com a ajuda de Kay Thordyke (Angela Lansbury), uma mulher apaixonada por ele.


Obras-Primas do Cinema lançou uma coleção que reúne 4 clássicos de um dos grandes diretores da história do cinema: FRANK CAPRA! Todos dirigidos durante o período Pre-Code Hollywoodiano. Incluindo a primeira versão de "Dama por um Dia", refilmado por ele em 1961. A partir desse filme, Capra começou a adotar o seu “estilo otimista”, presente fortemente em seus filmes posteriores. Edição limitada em digipak com 2 DVD’s e 4 card’s.

Disco 01:

Dama por um Dia (Lady for a Day, 1933, 1.33:1, Preto e Branco, 96min.)
Elenco Principal: Warren William, May Robson, Guy Kibbee.

U+21F0.gif Sinopse:

Apple Annie é uma vendedora de rua que precisa se fazer passar por dama da sociedade quando recebe a visita da filha, a quem não via há tempos, porque ela está noiva de um rico rapaz. O amigo Dave, um homem refinado e bem-sucedido, faz de tudo para ajudar Apple.

A Mulher Proibida (Forbidden, 1932, 1.33:1, Preto e Branco, 85min.)
Elenco Principal: Barbara Stanwyck, Adolphe Menjou, Ralph Bellamy.

U+21F0.gif Sinopse:

Em um cruzeiro em Cuba, Lulu Smith se apaixona por Bob Grover. Ao voltar para casa, ela rompe o romance quando ele revela que é casado. Lulu tem um filho com Bob, mas não conta isso a ele, que no momento é um político em ascensão. Os dois continuam em contato e as coisas ficam mais complicadas quando o editor de um jornal onde Lulu trabalha também se apaixona por ela.



Disco 02:

O Último Chá do General Yen (The Bitter Tea of General Yen, 1932, 1.33:1, Preto e Branco, 87min.)
Elenco Principal: Barbara Stanwyck, Nils Asther, Toshia Mori.

U+21F0.gif Sinopse:

Durante a Guerra Civil Chinesa, logo após salvarem as crianças de um orfanato, Megan Evans e seu noivo Strike, são separados por uma multidão em uma estação de trem. Sem poder resistir, a missionária americana é sequestrada pelo general Yen, o líder ditatorial que a revolução tenta derrubar, e pouco a pouco, nasce uma relação de amor e ódio entre os dois.

A Mulher Miraculosa (The Miracle Woman, 1931, 1.33:1, Preto e Branco, 90min.)
Elenco Principal: Barbara Stanwyck, David Manners, Sam Hardy.

U+21F0.gif Sinopse:

Inspirado na história real de Aimee Semple McPherson. Desiludida com o descaso da igreja onde seu pai pregava pelo atual estado de saúde dele, Florence alimenta uma amargura e uma postura cínica ante à religião. Utilizando seu dom natural para a pregação ela se junta a um homem e passa a forjar uma série de milagres. Sua falta de fé é posta à prova quando um homem cego diz que ela salvou sua vida.

U+21F0.gif Extras:

Introdução de "Dama por um Dia"
Introdução de "A Mulher Miraculosa"
A restauração de "Dama por um Dia"
Entrevista com Martin Scorsese e Ron Howard

U+21F0.gif Informações técnicas:

Título: Frank Capra
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1931-1933
Gêneros: Drama - Romance - Comédia.
Direção: Frank Capra
Elenco: Barbara Stanwyck, Warren William, Nils Asther, Adolphe Menjou, May Robson, David Manners, Guy Kibbee, Ralph Bellamy, Toshia Mori, Sam Hardy.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma:  Inglês
Legenda: Português e Inglês.
Duração Aproximada: 358 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.33:1
Cor: Preto & Branco
Faixa Etária: 12 Anos, Contém: Consumo de bebidas alcoólicas; Conflitos Psicológicos.



Tecnologia do Blogger.