google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "CAMPO DE BATALHA (1953)"


Dirigido por um dos melhores e mais versáteis diretores americanos, "Campo de batalha" se passa durante a Guerra da Coreia, quando enfermeira Lt. Ruth McGara (June Allysson) é designada pelo exército para uma unidade móvel hospitalar. Lá, ela conhece um dos cirurgiões da unidade, o Major Jed Webbe (Humphrey Bogart), um tipo durão que inicialmente se irrita com o idealismo descabido da jovem. O romance deles floresce entre feridos, ameaças do inimigo e evacuações de emergência.

Leia abaixo 10 curiosidades sobre a produção:


1 -  Humphrey Bogart acidentalmente incendiou o polegar esquerdo com um fluido leve enquanto filmava a cena em que seu personagem queima alguns documentos. O acidente é visível no filme.

2 -  Este foi o único filme de Humphrey Bogart para a MGM.

3 -  O filme originalmente tinha um título diferente, mas o estúdio e o diretor pensaram que o título enganaria o público, então "Battle Circus" foi escolhido. O título original que foi rejeitado foi "MASH 66", que se refere à mesma unidade do Hospital Cirúrgico do Exército Móvel na Guerra da Coréia, que depois ficou famosa tanto no filme M.A.S.H. (1970) quanto na série de TV M * A * S * H (1972 )


4 -  A cena de abertura da série de TV homenageia a de Battle Circus com aterrissagem de helicóptero no acampamento.

5 -  Os créditos de abertura mostram o nome completo da unidade como MASH 8666, Hospital Cirúrgico do Exército Móvel, acima do título do filme.

6 -  Robert Keith, que interpretou o coronel, também interpretou um coronel do exército no filme Os que Sabem Morrer (1957).


7 -  Falha deles: Os holofotes de estúdio podem ser vistos claramente refletidos nos óculos de Bogart e no piloto de helicóptero durante a cena em que eles estão procurando um novo local para o hospital.

8 -  Brooks fez amizade com Bogart enquanto co-escrevia o roteiro de Paixões em fúria (1948) e depois o dirigiu no drama A hora da vingança (1952). 


9 -  Para as cenas militares o estúdio contratou o coronel KE Van Buskirk, comandante de uma das primeiras unidades do MASH, como consultor técnico. Além das filmagens em Calabasas, Califórnia, o estúdio organizou as filmagens em Camp Pickett, na Virgínia, onde as unidades do MASH treinaram.

10 -  Com o início da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em duas regiões: um Sul capitalista e um Norte comunista. Em 1950, apoiada por soviéticos, a Coreia do Norte invadiu a do Sul. A Guerra da Coréia se deflagrou, porém, curiosamente, foi pouco retratada no cinema, se compararmos com outros conflitos importantes como as duas Grandes Guerras, a Guerra do Vietnã e a Guerra do Iraque. Curiosamente, dois dos três filmes mais marcantes do tema foram citados acima: "M.A.S.H." e "Os que sabem morrer". O terceiro é "Capacete de aço" de Samuel Fuller.

➤Importante:

Classicline mais lançou esta obra inesquecível e atual, para colecionadores e curiosos, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir. Só clicar no nome da empresa e aproveitar...




Tecnologia do Blogger.