12 FILMES SOBRE MÃES POSSESSIVAS E CONTROLADORAS


Há uma frase comum que diz: "- Mãe é tudo de bom". Certamente é uma verdade no lar de muitos, talvez da maioria das pessoas. Mas em muitos casos, isto não acontece. Mães costumam ser possessivas, controladoras, super protetoras e acabam sufocando a vida dos seus filhos. Muitas vezes, em suas cabeças, pensam estarem fazendo um bem, ajudando os filhos e sendo super zelosas. 

Abaixo, veja 12 filmes que as mães acabam prejudicando a vida dos filhos, às vezes de forma irreversível. Boa sessão: 

Direção: John Ford

No início da I Guerra Mundial, os jovens Jim e Mary se apaixonam. Tomada de ciúme, a possessiva mãe do rapaz o envia à guerra para impedi-lo de se casar. Quando o rapaz morre, deixando Mary grávida, a mãe enfrenta seu remorso pelo que fez.

Direção: Irving Rapper

Uma filha é controlada pela mãe, que lhe determina tudo que deve fazer. Um dia um famoso psiquiatra vai na sua casa e a vê prestes a ter um ataque de nervos. O psiquiatra lhe recomenda algumas semanas em uma casa de repouso, que ele administra. Quando ela sai da clínica faz uma viagem de navio até o Rio de Janeiro e, na viagem, sente-se altamente atraída por um homem casado, que tem sentimentos recíprocos. Ao voltar para casa ela é uma mulher muito diferente, que agora age e pensa por conta própria, não aceitando mais as imposições da mãe.

Direção: Raoul Walsh

Cody Jarrett (James Cagney) é o sádico líder de uma temida gangue. Extremamente violento, impiedoso e arrogante, o bandido tem verdadeira devoção pela mãe, Ma Jarrett (Margaret Wycherly) e considera-se invencível. Atormentado por uma terrível enxaqueca e preso, ele tem sua liderança – e vida - ameaçada pela ambição de um traidor, mas é salvo por um novo amigo (Edmond O'Brien).
A intensa relação entre Cody Jarrett e sua mãe foi baseada na história da criminosa Kate Barker - mais conhecida como Ma Barker -, que ganhou fama nos anos 30 ao acolher bandidos em sua casa e tratá-los como filhos.

Direção: Alfred Hitchcock

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Direção: John Frankenheimer

Ao retornar condecorado da Guerra da Coreia, Raymond Shaw (Laurence Harvey) e seu pelotão compartilham memórias confusas sobre o que de fato aconteceu. Bennett Marco (Frank Sinatra) e um outro soldado que faziam parte do pelotão começam a ter pesadelos horríveis sobre alguns eventos que se passaram durante a guerra. Marco passa a investigar Shaw e vai descobrindo uma série de segredos sinistros que envolveram o seu pelotão.

➤Direção: Roy Ward Baker

Uma viúva rica, extremamente manipuladora e hostil usa como pretexto seu aniversário de casamento para se reunir com seus três filhos. Um deles é casado com seis filhos, o outro está noivo e o terceiro tem determinadas "manias" que fazem dele um pervertido. Quando não pode impôr sua vontade da forma convencional, ela sempre encontra uma maneira de chantageá-los. Este aniversário não deve ser diferente, pois os filhos tomaram resoluções que não lhe agradam, sendo que ela pretende fazê-los "repensar" suas posições de qualquer maneira.

Direção: Charles Kaufman 

No período de um evento de encontro de ex alunos e alunas da época de faculdade, vários jovens se reúnem perto de uma floresta. No caminho para lá, um casal chamado Terry e Charlie da carona a uma mulher idosa e no trajeto dois assassinos aparecem e atacam. Charlie é decapitado com um facão no banco de trás enquanto Terry é brutalmente agredida antes de pela velha senhora. Os assassinos são filhos da mulher. Perto dali, 3 amigas estão prestes a encarar o mesmo destino. Será que conseguirão se safar?

Direção: David Lynch

Marietta Pace Fortune (Diane Ladd) é uma sulista rica e de comportamento instável que não aceitava que Sailor Ripley (Nicolas Cage) namorasse sua filha Lula Fortune (Laura Dern), mas não por se preocupar com ela e sim pelo simples fato de que Marietta queria tanto transar com Sailor que foi ao banheiro masculino para tentar seduzi-lo. Mas como ele a repudiou categoricamente, ela imediatamente mandou Bob Ray Lemmon (Gregg Dandridge), um capanga, para cumprir uma ameaça dita no banheiro. Entretanto, Sailor reagiu prontamente e, com as mãos limpas, matou Bob Ray. Quase dois anos depois ele foi posto em liberdade e, juntamente com Lula, viaja para a Califórnia, fazendo com que Ripley quebre sua condicional.

Direção: Stephen Frears

Lilly Dillon ganha a vida lavando dinheiro da Máfia, frequentando hipódromos para buscar a grana de seu violento patrão, Bobo Justus. Seu filho, Roy, vive de golpe em golpe, arriscando-se em busca do ganha-pão e não a vê há oito anos. Sua nova namorada, a alegre sirigaita Myra Langrty, utiliza-se de sua beleza para pagar com o corpo o aluguel e outras dívidas que não consegue amortecer, depois de ver suas chances de enriquecer com um golpe milionário irem por água abaixo.

Direção: John Waters

Beverly Stuphin (Kathleen Turner) é o mais puro retrato da mãe adorável, carinhosa e perfeita. Seu marido, o dentista Eugene (Sam Waterston), seus filhos Misty (Ricki Lake) e Chip (Matthew Lillard) completam a cena de uma feliz família de classe-média, que se choca ao saber que uma de suas vizinhas está recebendo telefonemas obscenos. O que eles não imaginam é que a "querida e doce" mamãe tem uma forma pouco convencional de cuidar dos assuntos familiares. Ela mata todos aqueles que se atrevem a cruzar seus caminhos. 

Direção: Martial Fougeron

Julien é um jovem adolescente de 14 a 15 anos que mora com seus pais e sua irmã mais velha, Suzanne. Sua mãe é uma mulher autoritária, de uma agressividade quase sádica e com um caráter por vezes com características de uma perigosa psicopata. Toda a sua crueldade é voltada contra Julien, não o deixando sossegado. Ela controla cada movimento seu e freqüentemente o intimida com um cruel terror psicológico.

➤Direção: Stella Meghie

Maddie (Amandla Stenberg) está prestes a fazer 18 anos, mas ela nunca saiu de casa. Desde a infância, a jovem foi diagnosticada com Síndrome da Imunodeficiência Combinada, de modo que seu corpo não seria capaz de combater os vírus e bactérias presentes no mundo exterior. Ela é cuidada com carinho pela mãe, uma médica que constrói uma casa especialmente para as necessidades da filha. Um dia, uma nova família se muda para a casa ao lado, incluindo Olly (Nick Robinson), que se sente imediatamente atraído pela garota através da janela. Maddie também se apaixona pelo rapaz, mas como eles poderiam viver um romance sem se tocar?


A Versátil lançou "O  cinema  de  John  Ford",  caixa em luva reforçada com 3 DVDs  que reúne  6 clássicos  dirigidos pelo mestre  John  Ford  (“Rastros de Ódio”, “No Tempo das Diligências”), um dos maiores diretores de todos os tempos.  Inéditas versões restauradas  das obras-primas  “Depois do Vendaval”  e  “Legião Invencível”,    uma hora e meia de extras, incluindo um ótimo documentário sobre os faroestes de  Ford.  Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

DEPOIS DO VENDAVAL  (The Quiet Man, 1952, 129 min.)
Com  John  Wayne, Maureen O’Hara, Barry Fitzgerald.

⇨ SinopseO boxeador Sean Thornton encerra sua carreira e decide voltar à Irlanda, seu país, onde se apaixona por uma moça. Contudo, para se casar com a amada, Sean terá de conquistar o consentimento do irmão dela.

PEREGRINAÇÃO  (Pilgrimage, 1933, 96 min.)
Com Henrietta Crosman, Heather Angel, Norman Foster.

⇨ SinopseNo início da Primeira Guerra, os jovens Jim e Mary se apaixonam. Com ciúmes, a possessiva mãe do rapaz o envia à guerra para impedi-lo de se casar. Quando ele morre no front, deixando Mary grávida, sua mãe sente remorso.


Disco 2:

LEGIÃO INVENCÍVEL  (She Wore a Yellow Ribbon, 1949, 104 min.)
Com  John  Wayne, Joanne Dru,  John  Agar.

⇨ SinopseÀs vésperas da aposentadoria, um capitão é encarregado de uma última missão: deverá escoltar a mulher e a sobrinha do comandante do forte numa difícil travessia em território hostil. Segundo faroeste da Trilogia da Cavalaria.

O SOL BRILHA NA IMENSIDÃO  (The Sun Shines Bright, 1953, 101 min.)
Com Charles Winninger, Arleen Whelan,  John  Russell.

⇨ SinopseEm uma cidadezinha do Kentucky no fim do século XIX, o juiz Priest procura manter a ordem e garantir sua reeleição. Porém, ao defender os direitos de um negro e de uma prostituta, Priest contrariará seus eleitores.



Disco 3:

O HOMEM QUE NUNCA PECOU  (The Whole Town’s Talking, 1938, 92 min.)
Com Edward G. Robinson, Jean Arthur, Arthur Hohl.

⇨ SinopseUm homem pacato vive uma vida comum até ser confundido pela polícia com um perigoso criminoso. Tal semelhança começa a gerar uma série de confusões, ruindo a inocência dos que confiam na justiça humana.

UM CRIME POR DIA  (Gideon of Scotland Yard, 1958, 91 min.)
Com Jack Hawkins, Anna Lee, Anna Massey.

⇨ SinopseO inspetor da Scotland Yard George Gideon começa seu dia com o pé esquerdo ao receber uma multa de trânsito. A partir daí, enfrenta várias dificuldades em sua jornada de trabalho. Raro filme policial britânico da fase final de  Ford.

Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Depois do Vendaval, Peregrinação, Legião Invencível, O Sol Brilha na Imensidão, O Homem que Nunca Pecou, Um Crime Por Dia
Títulos originais: The Quiet Man, Pilgrimage, She Wore a Yello Ribbon, The Sun Shines Bright, The Whole Town’s Talking, Gideon of Scotland Yard
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra
Ano de produção: 1933-1958
Gênero: Drama, Faroeste, Romance, Comédia
Direção: John Ford
Elenco: John Wayne, Maureen O’Hara, Barry Fitzgerald, Henrietta Crosman, Heather Angel, Norman Foster, Joanne Dru,   John  Agar, Charles Winninger, Arleen Whelan,  John  Russell, Edward G. Robinson, Jean Arthur, Arthur Hohl, Jack Hawkins, Anna Lee, Anna Massey
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 614 min.
Região: 4
Preto & Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos
Extras: Documentários e especiais sobre os filmes (94 min.)

Adquira aqui 
”Versátil






Tecnologia do Blogger.