10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "ÚLTIMO GUERREIRO DAS ESTRELAS (1984)"


O último guerreiro das estrelas" é mais um filme da era saudosa da Tela Quente (ele foi exibido em 10/04 do ano de 1989) que foi lançado em home vídeo num box belíssimo que homenageia filmes dos anos 80. 

Na história, depois de alcançar a pontuação máxima do seu jogo de videogame favorito, o Starfighter, o adolescente Alex Rogan finalmente conhece o seu criador, Centauri, que revela que o jogo foi criado para treinar e recrutar pilotos para uma batalha espacial. Em um planeta alienígena distante, Alex tem dificuldades para usar suas habilidades de jogador de videogame em uma aventura real, especialmente quando vidas estão em perigo.


Leia 10 curiosidades sobre a produção:

1- Todos os efeitos visuais (efeitos não práticos, como maquiagem e explosões) foram feitos em um computador Cray X-MP. O Cray X-MP era um supercomputador projetado, construído e vendido pela Cray Research. Foi anunciado em 1982 como o sucessor "limpo" do Cray-1 de 1975 e foi o computador mais rápido do mundo entre 1983 e 1985, com um desempenho de sistema de processador duplo de 800 MFLOPS. 

2- Nick Castle, Lance Guest e Dan O'Herlihy já haviam participado anteriormente da franquia de filmes de Halloween. Castle interpretou Michael Myers no Halloween (1978), Guest interpretou Jimmy no Halloween II (1981) e O'Herlihy interpretou Conal Cochran em Halloween III: Estação da Bruxa (1982).


3- Segundo o roteirista Jonathan R. Betuel, a ideia para este filme surgiu porque ele entrou em uma fliperama e viu um garoto jogando videogame. Também naquela época, ele leu o livro "Outrora e Futuro Rei ", de T.H. White, e ocorreu-lhe que, o videogame poderia ser a espada em uma pedra, e um garoto o Rei Arthur, e que ele tiraria a espada da pedra fazendo um score incrível no videogame.

4- O "Star Car" que Centauri dirige é baseado em um DeLorean, incluindo suas portas de asa de gaivota e sua construção em aço inoxidável. Se observarem, alguns movimentos e formas do carro são copiados pela trilogia "De volta para o futuro", porém com efeitos realmente impecáveis.


5- A Atari produziu jogos para o seu Super System 5200 e para computadores caseiros das séries 400 e 800 como um vínculo com este filme, mas eles nunca passaram da fase de protótipo (embora as cópias sobrevivam). O jogo não era nada parecido com a máquina de fliperama que Alex jogava no filme. A tecnologia não existia na época para produzir gráficos poligonais 3D em tempo real em uma máquina doméstica. Há rumores de que a Atari produziu um protótipo do jogo do filme. Um dos primeiros programas do Atari 2600 que envolveu o filme foi reformulado para o jogo lançado como "Solaris".

6- O ator que faz Gordie Lachance (Wil Wheaton) em Conta Comigo atua no filme. Embora as cenas faladas de Wil tenham sido cortadas, ele pode ser visto em duas sequências: Uma, correndo pelo estacionamento de trailers no início do filme (vestindo uma camisa de futebol vermelha) e na cena final, onde ele está parado atrás de Louis (vestindo uma jaqueta azul, possivelmente por cima da camisa vermelha).


7- Todos no set amavam o artista veterano Robert Preston, que fez filmes como A Conquista do Oeste, Vendedor de Ilusões, Vítor ou Vitória?. Diziam que a experiência era incrível de estar trabalhando com ele, mas todos pensavam que ele era muito mais velho do que a idade real de 64 anos. Ele era fumante há muitos anos e, infelizmente, morreu apenas quatro. anos depois, aos 68 anos, de câncer de pulmão.

8- Vários atores e atrizes participaram o universo Star Trek.  Wil Wheaton, Dan Mason, Norman Snow e Marc Alaimo  fizeram Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, Barbara Bosson e Geoffrey Blake  participaram de Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine.  Meg Wyllie interpretou um dos "guardiões" talosianos no piloto de Jornada nas Estrelas - Como tudo começou (1966).


9- Lance Guest foi escolhido como ator principal depois que o diretor Nick Castle o viu na pós-produção de Halloween II. Ele estava procurando o ator certo para estrelar o papel de  Alex e depois de ver o Halloween II durante as sessões de edição, ele perguntou a seu amigo John Carpenter quem era esse ator, pois ele achou o tipo ideal, que lembrava um pouco James Stewart com Henry Fonda. 

10- A Galoob criou protótipos de action figures para o filme, mas nunca foram produzidos porque os varejistas não acreditavam que o filme seria bem-sucedido. As figuras incluíam Alex (da forma comum e com roupas Starfighter), Maggie, Centauri, Grig, Xur, Kril,  Kodan, o Starfighter com tentáculos, os dois Xandoxans e Endurian. Eles foram planejados para serem lançados em pacotes de dois. Por fim, o filme foi um sucesso modesto, mas que seria vantajoso lançar os action figures, porém era tarde para produzir os brinquedos a tempo de lançá-lo durante o hype.


Importante:

Obras-Primas do Cinema lançou SESSÃO ANOS 80 VOL. 9. Quatro clássicos maravilhosos preenchem esse novo e fabuloso volume, filmes que fizeram bastante sucesso e trazem toda a magia dos anos 80! Todos remasterizados e com dublagens em português, acomodados em uma linda embalagem em digipak, contendo dois DVD’s e 4 cards de brinde!

Disco 01:

O ÚLTIMO AMERICANO VIRGEM (The Last American Virgin | 1982 | 1.85:1 | 92 min.)
Direção: Boaz Davidson. Elenco Principal: Lawrence Monoson, Diane Franklin, Steve Antin

U+21F0.gif Sinopse:

Três colegas de uma escola da Califórnia promovem brincadeiras sexuais com as colegas da turma e suas amigas. Sob o lema no amor e na guerra vale tudo, viverão mil e uma aventuras.

O ÚLTIMO GUERREIRO DAS ESTRELAS (The Last Starfighter | 1984 | 2.35:1 | 101 min.)
Direção: Nick Castle. Elenco Principal: Lance Guest, Robert Preston, Kay E. Kuter

U+21F0.gif Sinopse:

Alex, um jovem que tem paixão por videogame, bate o recorde de um jogo chamado Starfighter. Logo depois, ele é convocado por um extraterrestre para ajudar em uma guerra intergaláctica e desta forma descobre que o jogo é um modo de recrutar Guerreiros das Estrelas. Agora Alex terá de defender a sua galáxia que está para ser invadida por temidos inimigos.


Disco 02:

ACADEMIA DE GÊNIOS (Real Genius | 1985 | 2.40:1 | 106 min.)
Direção: Martha Coolidge. Elenco Principal: Val Kilmer, Gabriel Jarret, Michelle Meyrink

U+21F0.gif Sinopse:

O trio adolescente de gênios formado por Chris (Val Kilmer), o inteligente que só quer saber de festas; Mitch (Gabriel Jarret), o caçula; e Lazlo (Jon Gries), o prodígio número um da América, supostamente trabalham duro em um grande projeto laboratorial. Porém, eles descobrem que seu mentor, o professor Hathaway (William Atherton), os obrigou a construir uma arma secreta para os militares, e planejam uma sofisticada vingança.

AS GRANDES AVENTURAS DE PEE-WEE (Pee-wee’s Big Adventure | 1985 | 1.85:1 | 91 min.)
Direção: Tim Burton. Elenco Principal: Paul Reubens, Elizabeth Daily, Mark Holton

U+21F0.gif Sinopse:

Pee-Wee Herman tem sua cobiçada bicicleta vermelha e branca roubada, desesperado recorre à ajuda de uma vidente para descobrir o paradeiro de seu adorado veículo de duas rodas e embarca em uma louca aventura.

U+21F0.gif Extras:

• Uma conversa com o elenco do filme “O Último Guerreiro nas Estrelas” (18 min.)
• Cenas deletadas do filme “As Grandes Aventuras de Pee Wee” (11 min.)
• Making of do filme “As Grandes Aventuras de Pee Wee” (11 min.)


U+21F0.gif Informações técnicas:

Título: Sessão Anos 80 - Volume 09
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1982 - 1985
Gênero: Comédia - Aventura - Drama - Sci-Fi
Direção: Tim Burton; Boaz Davidson; Nick Castle; Martha Coolidge.
Elenco: Lawrence Monoson, Val Kilmer, Lance Guest, Paul Reubens, Diane Franklin, Robert Preston, Gabriel Jarret, Elizabeth Daily, Steve Antin, Kay E. Kuter, Michelle Meyrink, Mark Holton.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (original) - Português (dublagem).
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada: 390 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.85:1 - 2.35:1 - 2.40:1
Cor: Colorido




Tecnologia do Blogger.