google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "EXORCISTA (1973)"

10-curiosidades-sobre-o-filme-exorcista

Lançado em 11 de novembro de 1974 no Brasil e estrelado por Linda Blair, o filme O Exorcista marcou gerações por ser inovador em seu segmento. Também por ser extremamente assustador e deixar qualquer um que o assista enjoado e com os cabelos em pé. Por isso hoje decidimos contar para vocês as melhores curiosidades sobre o longa-metragem que fez mais de 440 milhões de dólares em bilheteria. Vamos lá?

1. Amor curioso

Vamos começar pela protagonista? Ao começar as seleções, o roteiro foi enviado aos pais de Denise Nickerson (conhecida por dar vida a Violet Beauregarde de A Fantástica Fábrica de Chocolates) que tinham esperanças de que a filha interpretasse a protagonista Regan. Entretanto, a mãe da atriz odiou o roteiro, achando os conteúdos muito assustadores e pesados. Infelizmente, os agentes de Linda Blair nunca chegaram a considera-la para o papel e foi preciso que sua própria mãe tivesse chamado a atenção do departamento de elenco e também do diretor William Friedkin para sua filha já que havia amado o roteiro. Amor curioso, não é mesmo?


2.  História real!

Você sabia que O Exorcista foi baseado em fatos reais? Isso mesmo, o filme na verdade foi baseado no livro de William Peter Blatty que por sua vez utilizou-se da história de Roland Doe para sua ficção. O exorcismo do rapaz ocorreu em 1949 e foi amplamente noticiado na época, chamando a atenção de Blatty que estudava na Universidade de Georgetown na época.


3.  Porcos Artistas

Você sabia que os grunhidos e gemidos da Regan na verdade eram remixagens de gritos de porcos? Inclusive, quando o demônio finalmente deixa o corpo da jovem, o som utilizado em um mix de um grupo de porcos sendo levados para o abate.


4.  Idade surpreendente

Max von Sydow, responsável por interpretar o Padre Merrin, na época possuía apenas 44 anos - ao contrário do enredo em que ele deveria parecer bem mais velho. Para chegar a este visual eram necessárias horas de trabalho com maquiadores e inclusive existe uma piada interna em que mesmo nas cenas onde Regan aparece demoníaca, ele ainda conseguia utilizar mais maquiagem do que ela.


5.  O Exorcista estreou o terror no Oscar

Você sabia que o longa foi o primeiro filme de terror a ser indicado para a categoria de Melhor Filme no Oscar? Isso mesmo, embora até os dias de hoje a Academia não seja muito fã do gênero, O Exorcista surpreendeu tanto que levou 10 indicações para o Oscar de 1974. Na época venceram nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e também de Melhor Som.


6. Grande Elenco

Marlon Brando sempre foi grande destaque na profissão de Ator, sendo um dos galãs mais desejados de Hollywood por muitos anos. Inclusive, ele foi a primeira opção do estúdio para viver o Padre Merrin, entretanto o diretor vetou a decisão já que acreditava que qualquer filme que tivesse Brando no elenco perderia o foco da história em si.


7.  Ingresso + Saco para Vômito, por favor!

O filme realmente impactou a época e quem o assistiu nos cinemas realmente não conseguiu esquecer. Isso porque era tão surpreendentemente pesado para a época que muitas pessoas ficavam extremamente enjoadas e vomitavam nas salas de cinema. Muitos levaram anos para conseguir assistir ao longa-metragem até o final. Para evitar a sujeira indesejada, logo os cinemas aprenderam que junto ao ingresso deveriam oferecer sacos para que as pessoas pudessem vomitar.


8.  A Maldição

Muitos acreditam que o set onde O Exorcista foi gravado teria sido amaldiçoado. Isso porque aconteceram muitos fatos bizarros durante as gravações, inclusive o próprio set certa vez sofreu um grande incêndio! No final, pelo menos 9 pessoas ligadas a produção do filme haviam morrido, o que levou um padre a frequentar regularmente o set para abençoar os participantes.


9. Você sabe que demônio possuiu Regan?

Apesar de no longa-metragem não ser dita essa informação, sabe-se que na verdade o demônio que possuiu a personagem teria sido Pazuzu. Este seria o rei dos demônios seguindo a mitologia assíria e babilônica.


10.  Dieta curiosa

A dubladora responsável pela voz do Demônio era Mercedes McCambridge e para tal responsabilidade a atriz entrou em uma dieta muito, muito especifica e curiosa. Segundo ela, era necessário fumar muito, ingerir ovos crus e também tomar muito, muito whisky, assim atingindo o tom ideal para sua performance. Bizarro.
Gostou da curiosidade? Comente!



Tecnologia do Blogger.