MOBY DICK NO CINEMA / TV


Moby Dick é um romance do autor estadunidense Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destruí-los. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. 



O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.

Título original: The Sea Beast
Diretor: Millard Webb
Elenco: John Barrymore, Dolores Costello, George O'Hara
Duração: 136 min

O Capitão Ahab e o seu meio-irmão, Derek, estão apaixonados pela mesma mulher, Esther. Como el está apaixonada por Ahab, Derek empurra o irmão ao mar e este é mordido por uma grande baleia branca. Sem uma perna e a pensando que Esther já não o ama, Ahab fica obcecado em caçar a baleia que o atacou.

Adaptação do romance publicado em 1851  de Herman Melville, que por sua vez tem por base relatos verídicos dos acontecimentos, a Warner adaptou livremente a história, adicionando-lhe um “sub-plot” amoroso (a falta de um elemento romântico sempre constituiu um problema para Hollywood quando tentou filmar a história, tal como aconteceu na década de 50, quando John Huston realizou uma nova versão da história). O elemento amoroso de A Fera do Mar é perfeito para John Barrymore, uma das estrelas de Hollywood na época, e que aqui tem o seu primeiro trabalho para a Warner (o segundo seria Don Juan, o primeiro filme sonoro da história do cinema). Com a sua interpretação forte, especialmente visível na cena do ataque da baleia, Barrymore dá uma dimensão única ao seu personagem e constitui-se como o motor do filme.

Título original: Moby Dick
Diretor: Lloyd Bacon
Elenco: John Barrymore, Joan Bennett, Lloyd Hughes
Duração: 80 min

O filme conta a busca maníaca de um capitão do mar por vingança sobre uma grande baleia branca que mordeu a sua perna. Ahab se reúne e se apaixona pela fé, pela filha do Ministro local, depois de desembarcar em New Bedford. Ela se apaixona por ele e fica inconsolável quando ele sai em outra viagem, mas dizendo que ela vai esperar três anos para ele voltar. Durante esta próxima viagem, Ahab perde a perna para Moby Dick, uma baleia branca lendária. Quando Ahab retorna a New Bedford, ele erroneamente acredita que a mulher que ele ama já não quer vê-lo devido à sua desfiguração, uma opinião incentivada pelo irmão de Ahab, que quer a fé para si mesmo. Ahab jura vingança contra a baleia, e para matá-la ou ser morto no processo, e retorna ao mar. Eventualmente, Ahab levanta capital suficiente para comprar e ser capitão de seu próprio navio. O Capitão Ahab Ceely parte em expedição para capturar e matar a enorme baleia branca.
A Warner refilmou apenas 4 anos depois a primeira versão, desta vez porém, o filme é sonoro.

Título original: Moby Dick
Diretor: John Huston
Elenco: Gregory Peck, Richard Basehart, Leo Genn 
Duração: 116 min

Consumido por uma raiva completamente insana, o Capitão Ahab tem apenas um objetivo na vida: vingar-se de Moby Dick, a grande baleia branca que o feriu e desfigurou. O obcecado capitão de um baleeiro usa seu poder de comando como uma desculpa para navegar pelos sete mares em uma busca sem fim pelo seu objeto de ódio.


Título original: Moby Dick 
Direção: Richard Slapczynski
Elenco: Alistair Duncan, Ron Haddrick, Barbara Frawley
Duração: 51min 

Em 1841, o jovem Ishmael começa a trabalhar a bordo do navio baleeiro Pequod, sob o comando do rígido capitão de uma perna só, Ahab. Ele logo descobre que o capitão está procurando a lendária baleia Moby Dick, responsável pela perda de sua perna, e nada parece impedi-lo de parar de buscar vingança contra a besta.

Título original: Moby Dick
Diretor: Paul Stanley
Elenco: Jack Aranson
Duração: 90 min

Versão de um "homem só" do clássico de Herman. O capitão Ahab em loucura destrói todos ao seu redor. Este personagem poderoso chamou atenção de John Barrymore, Orson Wells e John Huston. Este filme tem sido chamado de a "melhor versão e  mais autêntica Moby Dick" de Herman Melville.

Título original: Moby Dick
Diretor: Franc Roddam
Elenco: Henry Thomas, Patrick Stewart, Bruce Spence
Duração:180 min

Versão sofisticada e cheia de efeitos especiais da história de Moby Dick, uma baleia assassina que vive em alto mar e está sempre pronta para matar. O roteiro mostra um navio comandado por um homem obstinado e cheio de ódio, marcado pelo encontro anterior e quase fatal com Moby Dick.

Título original: Capitaine Achab 
Diretor: Philippe Ramos
Elenco: Denis Lavant, Virgil Leclaire, Dominique Blanc
Duração: 100 min

1840. Quem poderia imaginar que o jovem menino que lê a Bíblia em uma cabana de caça perdida na mata, se tornaria um dia de capitão de navio baleeiro? 
Ninguém. No entanto, Ahab cresce e se apodera dos oceanos. Torna-se um capitão formidável e tudo muda quando ele conhece uma baleia branca deslumbrante ... Moby Dick.

Título original: Moby Dick
Diretor: Trey Stokes
Elenco: Barry Bostwick, Renée O'Connor, Matt Lagan
Duração: 87 min 

2010: Moby Dick, como o próprio título já deixa claro, trás a clássica história para o presente. O Capitão Ahab, interpretado por Barry Bostwick, desta vez comanda um submarino nuclear. Renée O´Connor (a Gabrielle de Xena: A Princesa Guerreira) vive a segunda em comando, que é também uma biologista. A própria baleia foi atualizada, se tornando um enorme e monstruoso ser.

Título original: Moby Dick
Diretor: Mike Barker
Elenco: William Hurt, Ethan Hawke, Charlie Cox
Duração:184 min

A história é uma adaptação de Nigel Williams da obra de Herman Melville, publicada em 1851.Na história, o Capitão Ahab e seu primeiro oficial, Starbuck, caçam a baleia branca gigante conhecida como Moby Dick.
A minissérie  foi produzida pela alemã Tele Müchen Group em parceria com a austríaca ORF e com a americana RHI Entertainment.

Título original: The Whale
Diretor: Alrick Riley
Elenco: Martin Sheen, Charles Furness, Jonas Armstrong
Duração: 90 min

O filme conta a história do incidente envolvendo o baleeiro Essex em 1820, fato que inspirou o livro Moby Dick de Herman Melville.
A produção para a Tv conta com pelo menos um grande nome no elenco.  E é a mesma história do filme a seguir.

Título original: In the Heart of the Sea
Diretor: Ron Howard
Elenco: Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Brendan Gleeson
Duração: 121 min

O longa adapta o livro “No Coração do Mar” (In the Heart of the Sea), de Nathaniel Philbrick, que conta a história verídica por trás do clássico da literatura “Moby Dick”, de Herman Melville. A trama é ambientada em 1820 e centra-se em 20 tripulantes do navio baleeiro Essex, que lutaram durante três meses contra uma baleia cachalote que os perseguia. Somente oito deles foram resgatados com vida, e só sobreviveram porque se alimentaram dos próprios companheiros que restaram.


Tecnologia do Blogger.