13 CURIOSIDADES DO FILME O "PORTÃO" (1987)


O portão, O portal ou mesmo O portal do inferno, não importa. Os anos 80 são inigualáveis, tanto em suas obras primas quanto na suas obras trash. Todo filme rende uma história aqui outra ali.

Quem não se lembra de assistir, por exemplo, o Portão no saudoso Cine Trash da Band, narrado pelo também saudoso José Mojica Marins? Na história, garotos descobrem, no quintal de casa, um buraco (de onde foi retirada uma árvore) que pode ser uma passagem para o inferno.

Leia sobre 13 curiosidades deste filme imperdível, que saiu em dvd numa edição especial.

1) Os pequenos servos demoníacos são interpretados por atores em trajes de borracha e filmados em perspectiva para dar ideia de que são pequenos.

2) Este filme foi o papel de estréia do ator Stephen Dorff .


3) O logotipo na parte de trás da jaqueta de Terry é o dos Killer Dwarfs, uma banda de heavy metal da região de Toronto, Ontário, conhecida por seu senso de humor incomum.

4) O remendo de Terry quando ele é visto pela primeira vez é da banda Venom, que lançou a música "The Seven Gates of Hell" em 1984, no lado b do single "Warhead", fazendo um paralelo com o título do filme.


5) O escritor Michael Nankin originalmente planejava dirigir o filme também, mas a direção ficou a cargo do diretor húngaro Tibor Takács, que também fez a continuação.

6) O escritor baseou o roteiro em coisas específicas de sua infância. Por exemplo, ele tinha um melhor amigo chamado Terry.


7) Joshua John Miller também foi considerado para o papel de Glen.

8) O famoso ator de tevê Percy Rodrigues narra o trailer.

9) A passagem da Bíblia que as irmãs Lee escolheram era de diferentes partes dos Salmos versículos 59: 1 a 59: 9.


10) Randall William Cook , supervisor de efeitos especiais, usou a própria mão e os olhos para criar a cena em que um globo ocular aparece na palma de Glen.

11) Erros, erros e mais erros: Parte 1 - Aos 40 minutos, quando Al, Glen e Terry estão no quintal montando o foguete, Al se agacha com um alicate para apertar um parafuso. Se você olhar de perto, ela não está apertando nada, mas apenas movendo o alicate para frente e para trás no ar.


12) Erros, erros e mais erros: Parte 2 - Quando as mariposas quebram a janela de Glen, ele entra em pânico e sai correndo para pegar Al, deixando a porta aberta. Na cena seguinte, Al se aproxima do quarto de Glen e a porta está completamente fechada.

13) A continuação foi filmada no ano seguinte e intitulada "O Portão II: eles estão de volta", mas o filme permaneceu inédito até ser lançado em 1990. E ainda assim, foi lançado primeiro na Europa antes de ser lançado nos EUA.



Obras-Primas do Cinema lançou, SESSÃO DE TERROR ANOS 80 - VOLUME 2. Nesta nova edição, mais 4 clássicos do gênero da década de 1980 que misturando medo e nostalgia com muitas doses de trash! Todos remasterizados e acomodados em um digipak especial com 2 DVD’s, quatro card’s e mais de 1 hora de extras!

Disco 01:

A Coisa (The Stuff | 1985 | 1.85:1 | Áudio: Português e Inglês | Legenda: Português e Inglês | 87 min.)
Direção: Larry Cohen. Elenco Principal: Michael Moriarty, Andrea Marcovicci, Garrett Morris.

U+21F0.gif Sinopse:

Mineradores encontram uma substância gosmenta de cheiro e sabor muito atrativos. A substância é servida como sobremesa pelo mundo todo e viraliza. Um espião industrial (Michael Moriarty) tenta roubar a fórmula do doce, mas descobre algo assustador: o material do qual é feito hospeda um parasita que devora as entranhas de quem o come.

Monster - A Ressurreição do Mal (Rawhead Rex | 1986 | 1.85:1 Áudio: Inglês | Legenda: Português e Inglês | 89 min.)
Direção: George Pavlou. Elenco Principal: David Dukes, Kelly Piper, Hugh O'Conor.

U+21F0.gif Sinopse:

Família que viaja pelo interior da Irlanda visitando antigas igrejas, acidentalmente liberta uma estranha e violenta criatura de sua antiga prisão. Uma vez solto, o monstro buscará vingança a todo custo.



Disco 02:

O Portão (The Gate | 1987 | 1.85:1 | Áudio: Português e Inglês | Legenda: Português e Inglês | 85 min.)
Direção: Tibor Takács. Elenco Principal: Stephen Dorff, Christa Denton, Louis Tripp.

U+21F0.gif Sinopse:

Durante um chato e rotineiro fim de semana, o jovem Glen (Stephen Dorff) e Terry (Louis Tripp) seu melhor amigo, decidem explorar o quintal da casa de Glen. Logo eles acabam encontrando uma estranha passagem cavada no chão, a qual promete uma série de desafios e aventuras sinistras para a nossa dupla de heróis. Glen conclui que o buraco é na verdade, um "portal para o inferno". Oferecendo um sacrifício, Glen abre o portão para a região dos mortos, através do qual passam alguns dos mais terríveis e piores demônios possíveis de se imaginar e então coisas estranhas começam a acontecer.

Bonecas Macabras (Dolls | 1987 |1.78:1 | Áudio: Inglês | Legenda: Português e Inglês |77 min.)
Direção: Stuart Gordon. Elenco Principal: Ian Patrick Williams, Carolyn Purdy-Gordon, Carrie Lorraine.

U+21F0.gif Sinopse:

Uma família passa a noite em uma mansão depois de uma forte tempestade. O anfitrião é um misterioso fabricante de bonecas. Por detrás de sua arte de criar com perfeição as bonecas, há um macabro e diabólico segredo.

U+21F0.gif Extras:

Trailer comentado por Darren Bousman para o filme "O Portão" (2 min)
Entrevista com o compositor de "Monster - A Ressurreição do Mal" (16min)
Stephen R. Bissette fala sobre sua colaboração com Clive Barker para o filme "Monster - A Ressurreição do Mal" (22 min)
As Criaturas e os Demônios do filme "O Portão" (14 min)
Entrevista com Michael Nankin, roteirista do filme "O Portão" (15min)
Comparando "Bonecas Macabras" (8 min)

U+21F0.gif Informações técnicas:

Título: Sessão de Terror Anos 80 - Volume 2
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1985 - 1987
Gênero: Terror - Sci-fi
Direção: Larry Cohen; George Pavlou; Tibor Takács; Stuart Gordon.
Elenco: Michael Moriarty, David Dukes, Stephen Dorff, Ian Patrick Williams, Andrea Marcovicci, Kelly Piper, Christa Denton, Carolyn Purdy-Gordon, Garrett Morris, Hugh O'Conor, Louis Tripp, Carrie Lorraine.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (original) - Português (dublagem).
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada:  338 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.78:1 | 1.85:1
Cor: Colorido
Classificação Indicativa: 16 Anos. Contém: Violência, Morte, Linguagens depreciativas.


Tecnologia do Blogger.