VAL LEWTON - 10 FILMES ESSENCIAIS

val-lewton-10-filmes-essenciais

Val Lewton é um dos principais nomes do cinema de horror clássico. Muitos confundem sua função nos filmes, achando que ele dirigia. Mas o fato é de que seu nome na produção garantia uma qualidade ímpar aos filmes. 

Na época, a Universal dominava o cinema e o mundo com seus fabulosos monstros, que arrasavam nas bilheterias, garantindo uma jornada que parecia interminável de continuações e crossovers.  E daí que entra a RKO Radio Pictures que estava mal de finanças. Ela queria inovar, fazer produções baratas e que batessem de frente com os filmes da Universal. O produtor Val Lewton foi o escalado para cuidar do departamento de filmes de terror da RKO, e o primeiro deles, foi Sangue de Pantera. O resto é história.

Abaixo confira os 10 filmes essenciais que Lewton produziu, sendo que TODOS eles foram guiados pelos mestres Jacques Tourneur (3 filmes), Mark Robson (4 filmes) e Robert Wise (3 filmes). 

➤Direção: Jacques Tourneur
Sinopse:

Irena Dubrovna (Simone Simon) é uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se casa com Oliver Reed (Ken Smith). Irene vive obcecada pela ideia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas. Seu temor mostra ter fundamento ao sentir ciúmes de Alice Moore (Jane Randolph), que está íntima de Oliver. Ela tenta convencer o marido que se transformará em uma pantera, sendo que ele a manda para Louis Judd (Tom Conway), um psiquiatra para avaliar o problema da sua mulher, sem imaginar realmente o que está acontecendo.

➤Direção: Jacques Tourneur
Sinopse:

Performer de um nightclub no Novo México, Kiki Taylor, encorajada pelo gerente, inclui na sua atuação um leopardo como estratégia publicitária. Mas o animal foge devido ao barulho e às luzes do clube e passado alguns dias surgem cadáveres mutilados na vila. Tudo indica que se trata de ataques do leopardo, mas Kiki não se convence disso.

Direção: Mark Robson
Sinopse:

Tom Merriam é contratado para a tripulação do navio Altair como terceiro oficial sob ordens do capitão Stone. No início, as coisas vão bem, mas depois de algumas estranhas mortes de membros da tripulação, Merriam acredita que Stone é um louco psicopata obcecado com autoridade. Ele tenta contar aos outros, mas ninguém lhe dá atenção e sua tentativa só faz com que Stone fique com raiva. 

Direção: Mark Robson
Sinopse:

Mary Gibson (Kim Hunter) é uma ingênua orfã que decide ir à Manhattan em busca da sua irmã mais velha Jacqueline (Jean Brooks). Ao encontrá-la, Mary descobre que ela entrou para uma seita satânica, e que as pessoas da seita querem levá-la a cometer suicídio com o argumento de que ela traiu o grupo de adoradores do diabo. Assim, Jacqueline terá que fugir por Nova York de figuras estranhas e de suas próprias neuroses, que a atormentam. Só que quando ela chega ao limite, ela fica prestes a cometer uma terrível besteira.

➤Direção: Jacques Tourneur
Sinopse:

Betsey Connell (Frances Dee) é uma jovem enfermeira canadense contratada para cuidar de Jessica Holland (Christine Gordon), a mulher de um poderoso fazendeiro das Índias Ocidentais. Ela pensa que a esposa do seu patrão sofre de um tipo de paralisia mental resultante de uma febre tropical, já que ela costuma vagar pela torre da casa sem falar nada. Para tentar ajudar a moça ela vai recorrer a um costume africano da ilha caribenha: O vodu.

➤Direção: Robert Wise
Sinopse:

Na França ocupada durante a guerra franco-prussiana de 1870, uma linda jovem lavadeira, Elizabeth Rousset, compartilha uma carruagem em Rouen com um grupo de nobres e homens de negócios condescendentes e suas esposas, um agitador político e um jovem padre a caminho de sua nova missão. Quando param para pernoitar em uma aldeia controlada pelo tenente prussiano von Eyrick, conhecido por seus colegas oficiais como "Mademoiselle Fifi", sentimentos como solidariedade e patriotismo são postos à prova.

 ➤Direção: Robert Wise
Sinopse:

Amy Reed é a solitária filha de 6 anos de Oliver e Alice. Ela deixa o pai sempre preocupado, pois é uma menina com uma imaginação muito fértil e não sabe diferenciar fantasia da realidade, o que acaba fazendo com que não tenha amigos de sua faixa etária. Oliver se preocupa porque a filha começa a exibir tendências psicopatas semelhantes às de Irena, a falecida esposa de Oliver. Alice e a Srta. Callahan, a professora de Amy, tentam ajudar, mas ela prefere a companhia da idosa Julia Farren, uma ex-atriz louca que vive em uma mansão com Barbara, sua filha neurótica que sente um ciúme doentio de Amy, ao ponto de planejar machucar a menina.

Direção: Mark Robson
Sinopse: 

A praga de 1912 e a guerra deixam a Europa livre, entre outros países, a Grécia. Ali, o exigente e torturado general Nikolas Pherides, logrou uma importante vitória, o que não lhe impede de empurrar seus homens ao suicídio por comportamentos que acha desonrosos. Pouco depois, em companhia de um jornalista americano, visita uma ilha perto onde está enterrada sua esposa. Ambos deverão permanecer forçosamente na ilha com os habitantes de uma casa, devido uma plaga de Septicemia.

 ➤Direção: Robert Wise
Sinopse:

Na Edinburgo de 1831, o Dr. MacFarlane contrata um cocheiro para desenterrar corpos e trazê-los para que possa fazer suas experiências. Com o aumento da segurança nos cemitérios, o cocheiro torna-se um assassino para conseguir os corpos e Joseph, um vigia, flagra uma das mortes e aborda Gray, o qual sugere uma parceria para que não o entregue às autoridades.

Direção: Mark Robson
Sinopse: 

Nell Bowen, a espirituosa protegida do rico Lord Mortimer, se interessa na condição do notório Asilo St. Mary's of Bethlehem, conhecido como Bedlam. Com a ajuda do Quaker Hannay, ela tenta ajudar a reformar Bedlam, mas o cruel Sims, que dirige o lugar, deseja a todo custo tirá-la do caminho.

Importante:

A Versátil lançou “Obras-Primas do Terror vol. 12”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que traz 6 clássicos do gênero produzidos entre as décadas de 40 e 60, com destaque para as inéditas versões restauradas de “O Homem-Leopardo” e “Ódio que Mata”. Mais de três horas de extras, incluindo um sétimo filme: o raro “O Espectro do Vampiro” (“The Vampire’s Ghost”, 1945), de Lesley Selander. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

☛ O HOMEM-LEOPARDO
(The Leopard Man, 1943, 66 min.)
De Jacques Tourneur. Com Dennis O’Keefe, Margo, Jean Brooks.

⇨ SinopseUm leopardo usado num número musical foge e, dias depois, corpos mutilados aparecem na cidade. Mas será ele o assassino? Mais uma obra-prima do horror do mestre Jacques Tourneur e do produtor Val Lewton, os criadores de Sangue de Pantera.

☛ UM BALDE DE SANGUE
(A Bucket of Blood, 1959, 65 min.)
De Roger Corman. Com Dick Miller, Barboura Morris, Antony Carbone.

⇨ SinopseWalter Paisley sonha em ser artista. Um dia mata acidentalmente o gato da vizinha e o cobre de gesso, e acaba aclamado como um grande escultor. Obra-prima do humor negro do mestre Roger Corman (A Orgia da Morte) que satiriza o movimento beat.


Disco 2:

☛ SPIDER BABY
(Spider Baby or, the Maddest Story Ever Told, 1967, 84 min.)
De Jack Hill. Com Lon Chaney Jr., Carol Ohmart, Quinn K. Redeker.

⇨ SinopseNuma mansão, homem cuida de três órfãos dementes. Tudo muda quando parentes gananciosos decidem visitá-los. Cômico e ao mesmo tempo sinistro, esse cult de Jack Hill (Coffy) é um dos filmes de terror mais bizarros de todos os tempos.

☛ A DAMA DE ESPADAS
(The Queen of Spades, 1949, 95 min.)
De Thorold Dickinson. Com Anton Walbrook, Edith Evans, Yvonne Mitchell.

⇨ SinopsePara ganhar sempre nas cartas, uma velha condessa vende a alma ao diabo. Um oficial, também fanático por cartas, decide matá-la para tentar descobrir seu segredo. Obra-prima do filme de fantasma baseada em obra do poeta russo Aleksandr Púchkin.

Disco 3:

☛ ÓDIO QUE MATA
(The Lodger, 1944, 84 min.)
De John Brahm. Com Laird Cregar, Merle Oberon, George Sanders.

⇨ SinopseNa enevoada Londres do século XIX, a dona de uma pensão suspeita que seu novo inquilino é Jack, o Estripador. Com atmosfera gótica, esse ótimo remake de O Inquilino, de Alfred Hitchcock, traz um dos psicopatas mais emblemáticos do cinema.

☛ A TORRE DOS MONSTROS
(The Black Sleep, 1956, 82 min.)
De Reginald Le Borg. Com Basil Rathbone, Lon Chaney Jr., Bela Lugosi.

⇨ SinopseSir Joel Cadman, um cientista maluco, sequestra pessoas para abrir seus cérebros na tentativa de descobrir um modo de curar o tumor da esposa. Saborosa homenagem aos filmes de terror da Universal que marcou a despedida de Bela Lugosi.

Informações técnicas da edição:

Títulos em português: O Homem-Leopardo, Um Balde de Sangue, Spider Baby, A Dama de Espadas, Ódio que Mata, A Torre dos Monstros, O Espectro do Vampiro
Títulos originais: The Leopard Man, A Bucket of Blood, Spider Baby, The Queen of Spades, The Lodger, The Black Sleep, The Vampire’s Ghost
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra
Ano de produção: 1943-1967
Gênero: Terror
Direção: Jacques Tourneur, Roger Corman, Jack Hill, Thorold Dickinson, John Brahm, Reginald Le Borg, Lesley Selander
Elenco: Dennis O’Keefe, Margo, Jean Brooks, Dick Miller, Barboura Morris, Antony Carbone, Lon Chaney Jr., Carol Ohmart, Quinn K. Redeker, Anton Walbrook, Edith Evans, Yvonne Mitchell, Laird Cregar, Merle Oberon, George Sanders, Basil Rathbone, Bela Lugosi, Akim Tamiroff, John Carradine, John Abbott, Charles Gordon, Peggy Stewart
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 476 min.
Região: All (0)
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: Filme “O Espectro do Vampiro” (The Vampire’s Ghost, 1945), de Lesley Selander (59 min.),  Especiais sobre os filmes (197 min.)

Adquira aqui 
”Versátil





Tecnologia do Blogger.