JOÃO E MARIA - NO CINEMA E TV

joao-e-maria-no-cinema-e-tv.

Não há como não se perder, ao relacionar João e Maria com 'Hansel e Gretel'. É como se chamassem Tony Stark no Brasil de Pedro. Para mim, nunca fez sentido. A história é de tradição alemã e foi publicada pelos Irmãos Grimm em 1812.O conto tem como personagens principais os dois irmãos Hansel e Gretel, que são abandonados pelos pais na floresta, enquanto procuram o lugar de volta para casa eles encontram um lugar com muitos doces e guloseimas, mas nele mora uma bruxa que os captura para comê-los no final. 

Grimm

Nascidos em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, os irmãos Grimm estudaram Direito junto ao seu pai, mas começaram a se dedicar integralmente à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado. No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores. Estudiosos incessantes do idioma alemão, atuaram em campos como História e Filologia. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa.


Este conto passou por significativas mudanças ao longo do tempo (eram demônios ao invés de uma bruxa, por exemplo). Nas primeiras cópias da coleção dos Irmãos Grimm não havia madrasta; a mãe persuadiu o pai a abandonar os seus próprios filhos. Esta mudança, como na Branca de Neve, parece ser uma atenuação deliberada da violência contra as crianças, para as mães modernas que não suportariam ouvir sobre mães que ferissem os próprios filhos.

O que Ray Harryhausen, Tim Burton, Lucio Fulci e Robert Eggers tem em comum? Veja abaixo:

Direção: Ray Harryhausen
Sinopse:

Um jovem casal de irmãos são sequestrados por uma bruxa canibal. Curta metragem dirigida pelo mestre Ray Harryhausen. Este filme está sendo preservado pelo The Academy Film Archive. 


Direção: John Paul
Sinopse:

Curiosa versão de João e Maria que usou stop-motion, fantoches e cenários esculpidos à mão para criar uma terra de fantasia de beleza sobrenatural. Situada na ópera clássica de Engelbert Humperdinck, de 1892, cantada por alguns dos artistas mais aclamados da década de 1950, essa produção  foi indicada ao Grammy. 

Direção: Tim Burton
Sinopse:

Filme feito para a TV, foi ao ar uma única vez, em 31 de outubro de 1983 às 22h30, pelo Disney Channel norte-americano. Só foi exibido novamente, na exposição de Tim Burton no Museu de Arte Moderna em Nova York. A história é o clássico conto de João e Maria, dos Irmãos Grimm. Filmado em 16mm, com um orçamento de 116 mil dólares, o filme contou com participação de atores japoneses e do icônico Vincent Price. A obra combina live action e stop-motion.

Direção: Len Talan
Sinopse:

Um pobre lenhador vive com sua mulher e seus dois filhos próximos a uma floresta negra , onde costumam desaparecer crianças. Eles são muito pobres e mal tem o que comer. Um dia , João e Maria se perdem na floresta e encontram uma casa toda feita de doces e biscoitos. São atraídos pela bruxa que dá a eles tudo o que quiserem comer. Mas eles não sabiam que a bruxa estava querendo engordá-los para depois comê-los! Ao descobrirem o plano da bruxa , João e Maria tentam escapar e libertar todas as outras crianças que também estavam presas com eles. E armam um plano contra a bruxa: pegar o seu tesouro e assim tirá-los da miséria.

Direção: Giovanni Simonelli, Lucio Fulci
Sinopse:

A história é completamente diferente do conto clássico dos irmãos Grimm: Hansel e Gretel, ao voltar para casa vindo da igreja, são atraídos, sequestrados e levados a uma clínica ilegal para a extração de órgãos e são, por fim, assassinados. Os criminosos não ficam impunes porque os espíritos das duas crianças retornam para se vingar.

Direção: Richard Slapczynski
Sinopse:  

Uma emocionante estória baseada no conto de fadas original alemão dos Irmãos Grimm. A estória conta sobre um menino e sua irmã que, na tentativa de resgatar seus amigos Bruxa Má para a floresta proibida, acabam se perdendo no caminho.

Direção: Gary J. Tunnicliffe
Sinopse:

Baseado no conto de João e Maria, o filme começa nos dias atuais, nos apresentando a duas crianças: Andrew (Thomas Curtis) e Katie (Dakota Fanning). É uma noite de tempestade e os dois irmãos pedem que seu pai conte uma história que os ajude a dormir. O pai acha um livro empoeirado e passa a narrar a história de Hensel (Jacob Smith) e Gretel (Taylor Momsen).

Direção: Pil-sung Yim
Sinopse:

Eun-soo se perdeu em uma remota estrada rural. Ele encontra uma misteriosa garota que oferece ajuda e o leva para sua casa no meio da floresta. Entretanto, quando ele chega lá, é aprisionado pelos irmãos bizarros da moça. Para se livrar disso, Eun-soo descobre que terá de recorrer à um conto de fadas que narra sua própria história.

Direção: Robert Eggers
Sinopse:

Baseado no clássico conto de fadas dos Irmãos Grimm, Hansel e Gretel é um filmes expressionista alemão mudo e estilizado, em preto e branco e com design detalhado, além de uma trilha sonora bastante estranha. Além de ter sido dirigido pelo diretor de "A bruxa" e O "Farol".

Direção: Tommy Wirkola
Sinopse:

João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra.

Direção: Duane Journey
Sinopse:

João e Maria são gêmeos abastados de um subúrbio. Um dia, Maria e seu namorado estão relaxando e usando drogas, quando o rapaz decide ir até a casa de um traficante local em busca de um novo entorpecente, o "Floresta Negra". Quem atende a porta é uma senhora simpática,mas que acaba revelando-se uma bruxa e faz com que os gêmeos precisem enfrentá-la para salvar o namorado de Maria. 

Direção: Oz Perkins
Sinopse:

Desta vez, as migalhas nos guiam por um caminho muito mais sombrio e perturbador. Durante um período de escassez, Maria e seu irmão mais novo, João, saem de casa e partem para a floresta em busca de comida e sobrevivência. É quando encontram uma senhora, cujas intenções podem não ser tão inocentes quanto parecem, que eles descobrem que nem todo conto de fadas tem final feliz.


Tecnologia do Blogger.