google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FEDERICO FELLINI - 10 FILMES ESSENCIAIS


federico-fellini-10-filmes-essenciais

Fellini está entre os 10 grandes autores do cinema. Fazia-o com tanta singularidade que o universo em que suas produções passavam ganharam o apelido de "felliniano". O italiano nascido em Rimini, pequena cidade litorânea da Itália, iniciou sua carreira como como caricaturista e no jornalismo satírico em Florença, na revista de humor Marc Aurelio. Tempos depois passou a escrever roteiros, até que entrou para o cinema como assistente de Roberto Rossellini, Pietro Germi e Alberto Lattuada, adquirindo conhecimento da mecânica da produção audiovisual.

Como era imaginável, a lista abaixo é injusta. Filmes ausentes serão sentidos. Mas o nosso objetivo sempre foi proporcionar uma experiência inicial para quem gostaria de assistir filmes do diretor. Para iniciados, quase todos são essenciais.

Confira agora os 10 para assistir hoje !!!

➤Sinopse:

Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras e conquistas amorosas. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, à pressa, é obrigado a casar. 

➤Sinopse:

Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò (Anthony Quinn), estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo (Richard Basehart), provocando ciúmes em Zampanò.

Curiosidades:

Primeiro vencedor da categoria "melhor filme estrangeiro" no Oscar.

➤Sinopse:

A prostitua Cabíria (François Périer) vaga pelas ruas de Roma em busca do amor verdadeiro. Durante suas aventuras, ela conhece diversos pretendentes, mas passa por muitas desilusões. Mesmo assim, ela segue otimista de que um dia vai encontrar seu par perfeito. 

Curiosidades: 

Cabíria já havia aparecido no cinema no filme Abismo de Um Sonho (1952), também de Fellini.

➤Sinopse:

Em Roma, no início dos anos de 1960, o jornalista Marcello vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Curiosidades:

O produtor Dino De Laurentiis deixou o projeto após o diretor Federico Fellini se recusar a escalar o ator Paul Newman como o personagem Marcello Rubini.
O filme criou o termo "paparazzi", que acabou sendo incluído no vocabulário mundial.

➤Sinopse:

Guido Anselmi é um famoso realizador à procura de descanso e um pouco de evasão numas famosas termas. Realidade e imaginação misturam-se na sua mente e o lugar que o deveria curar e relaxar, enche-se das personagens que fazem parte da sua vida. No set abandonado do último filme, começam a reaparecer as personagens da sua vida: Guido, no meio deles com o megafone, dá ordens e todos obedecem em harmonia, de mãos dadas, formando uma cordão humano que desfila com alegria sob as notas das marchas dos gladiadores.

Curiosidades:

O título Oito e Meio é uma referência à carreira do próprio Federico Fellini, que até então já havia dirigido 6 longa-metragens, 2 episódios de filme e havia co-dirigido um longa-metragem.

➤Sinopse:

Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Seus pais e sua família a distraem um mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido, ela adora ingenuamente, tem sido infiel, se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser de extraordinária riqueza interior.

➤Sinopse:

Um retrato da Roma antiga mostrado pelo olhar de Encolpio. Depois de ser rejeitado pelo belo e jovem escravo Gitone, que ele disputava com seu amigo Ascito, Encolpio começa uma jornada na qual encontra todo tipo de gente e de coisas. São 25 episódios que mostram a roma antiga e tratam de temas muito sexuais. Dentre os acontecimentos que Encolpio presencia, ele ve um desfile de prostitutas e também uma orgia organizada por um homem que menosprezou a mulher para poder ter favores sexuais oferecidos por um jovem garoto.

Curiosidades:

Gian Luigi Polidoro registrou o título Satyricon para o seu filme primeiro. Federico Fellini então lutou para que ele pudesse ficar com o nome, mas perdeu a causa na justiça. Por causa disso o título do filme foi mudado para Satyricon de Fellini.
A United Artists pagou mais de 1 milhão para a distribuição dos direitos do filme Satyricon de Gian Luigi Polidoro, para que assim eles o mantivessem fora do mercado até que o filme de Fellini já estivesse lançado.

 ➤Sinopse:

Na década de 1930 e 40, o jovem Fellini deixa sua pequena cidade italiana para ir para Roma viver em uma pensão e se divertir com as pessoas. Em uma outra história, o mais velho Fellini volta para fazer um filme sobre Roma. Ele nos leva a um passeio pelos particularidades da cidade, como engarrafamentos no Coliseu e o sistema de metrô que esconde criptas subterrâneas. Fellini compara a Roma antiga e a nova.

➤Sinopse:

Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.

Curiosidades:

O diretor Federico Fellini por diversas vezes negou que Amarcord fosse um filme autobiográfico, mas concordou que há passagens semelhantes com eventos por ele vividos em sua infância.

➤Sinopse:

Junho de 1914. O navio Gloria N. deixa Nápoles levando as cinzas da cantora lírica grega Edmea Tutea, que serão jogadas no mar da Grécia. Entre os passageiros estão diversos artistas e nobres, de vários países. Durante a viagem o navio acolhe refugiados sérvios, o que traz problemas quando ele é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que tinha declarado guerra à Sérvia recentemente.

Curiosidades:

O funeral exibido no filme é uma referência ao da cantora Maria Callas, ocorrido em 1977. 
Não há trilha sonora original, apenas sendo usadas músicas de Verdi, Puccini e Rossini


FELLINI 100 ANOS
ED. LIMITADA DE ANIVERSÁRIO COM 6 CARDs
(Box Com 3 DVDs)

Como homenagem ao centenário de nascimento do mestre Federico Felllini (1920-1993), a Versátil apresenta FELLINI 100 ANOS, caixa em luva reforçada com 5 DVDs que reúne 6 clássicos do lendário diretor italiano em inéditas versões recentemente restauradas, incluindo quase sete horas de vídeos extras, com destaque para uma série de documentários e depoimentos. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

☛ A ESTRADA DA VIDA
(La strada, 1954, 108 min.)
Com Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart.

⇨ SinopseA ingênua Gelsomina é vendida pela mãe ao brutamontes Zampanò, artista de rua que se apresenta arrebentando correntes. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Inédita versão restaurada com quase duas horas de extras inéditos.

Disco 2:

☛ A TRAPAÇA
(Il bidone, 1955, 113 min.)
Com Broderick Crawford, Richard Basehart, Giulietta Masina.

⇨ SinopseNa Itália dos anos 50, três desiludidos vigaristas vivem de pequenos golpes, aproveitando-se da ingenuidade dos camponeses.

☛ OS PALHAÇOS
(I clowns, 1970, 92 min.)
Com Riccardo Billi, Federico Fellini, Gigi Reder.

⇨ SinopseFellini expressa sua paixão por palhaços e pelo mundo do circo mesclando memórias de infância com entrevistas com célebres profissionais do meio.



Disco 3:

☛ ENSAIO DE ORQUESTRA
(Prova d’orchestra, 1978, 72 min.)
Com Balduin Baas, Clara Colosimo, Elizabeth Labi.

⇨ SinopseNuma capela romana, agora um oratório, músicos chegam para um ensaio e acabam se revoltando contra o autoritário maestro alemão da orquestra.

Disco 4:

☛ CIDADE DAS MULHERES
(La città delle donne, 1980, 139 min.)
Com Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Bernice Stegers.

⇨ SinopseDurante uma viagem, Snàporaz é seduzido por uma mulher. Seguindo-a, ele viverá uma fantasia, entre o sonho e o pesadelo, na cidade das mulheres.

Disco 5:


☛ BOCCACCIO '70
(Idem, 1962, 204 min.)
De Fellini, Monicelli, Visconti, De Sica. Com Peppino De Filippo, Anita Ekberg.

⇨ SinopseInspirando-se no “Decameron”, de Boccaccio, quatro mestres do cinema italiano criaram uma comédia inesquecível em quatro episódios sobre a mulher contemporânea.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: A Estrada da Vida, A Trapaça, Os Palhaços, Ensaio de Orquestra, Cidade das Mulheres, Boccaccio '70
Títulos originais: La Strada, Il Bidone, I Clowns, Prova d’Orchestra, La città delle donne, Boccaccio '70
País de produção: Itália
Ano de produção: 1954-1980
Gênero: Drama, Comédia, Documentário
Direção: Federico Fellini, Luchino Visconti, Mario Monicelli, Vittorio De Sica
Elenco: Anthony Quinn, Giulietta Masina, Richard Basehart, Broderick Crawford, Riccardo Billi, Federico Fellini, Gigi Reder, Balduin Baas, Clara Colosimo, Elizabeth Labi, Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Bernice Stegers, Anita Ekberg, Peppino De Filippo
Idioma: Italiano
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.78:1
Tempo de duração: 728 min.
Região: 4
Colorido e Preto & Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: Documentários e especiais sobre os filmes (397 min.), Trailers (9 min.)

Adquira aqui 
”Versátil



Tecnologia do Blogger.