google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES ENVOLVENDO TERREMOTOS PARA ASSISTIR HOJE

10-filmes-envolvendo-terremotos

O terremoto se dá quando há uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas. A maior parte dos sismos ocorre nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos.


Nos cinemas, os terremotos sacudiram as telas desde o cinema mudo. Como cinema catástrofe tem grande apelo ao público, muitos filmes foram feitos ao longo dos anos. Alguns, como 2012, envolvem várias manifestações da natureza, como furacão, maremoto e terremoto. Tentei pegar 10 filmes em que só os terremotos são foco da trama.

Boa sessão:

Direção: Maurice Tourneur
Sinopse:

Boris fugiu para a Rússia durante a Revolução com as jóias da coroa, a fim de revendê-los e ajudar seus compatriotas famintos obtidos com o dinheiro. Vigaristas internacionais, Jules Carstock, Hansen e Fogarty, querem aproveitar as jóias para revender para Hammond, um milionário. Mas quando Hansen conhece uma jovem mulher, Mary, durante a viagem, então ele resolve mudar sua vida, mais aí que as coisas se complicam ainda mais. Em Yokohama, um terremoto arrasa a cidade.

➤Direção: Felix E. Feist
Sinopse:

O filme é vagamente baseado no romance de S. Fowler Wright. Uma série de terremotos destrói a costa do Pacífico dos Estados Unidos, provocando um enorme tsunami que atinge Nova York. A onda deixa a cidade submersa e quase toda a população se afoga. Os que sobrevivem precisam reconstruir suas vidas, sabendo que a civilização nunca mais será a mesma.

Direção: W.S. Van Dyke
Sinopse:

Mary Blake (Jeanette MacDonald) consegue um emprego como cantora no salão de jogos do machista Blackie Norton (Clarl Gable). Porém, quando ela recebe uma proposta para trabalhar como cantora de ópera, o chefe não a libera para sair do contrato de dois anos que assinou.

Clark Gable e Jeanette MacDonald não se davam muito bem durante a filmagem, e evitavam um ao outro completamente fora do set. D.W. Griffith dirigiu várias cenas sem nunca ser creditado. Para criar a natureza destrutiva do terremoto, conjuntos inteiros foram construídos em elevadores e agitadores hidráulicos que foram então levantados e balançados violentamente.
    
Direção: Mark Robson
Sinopse:

Quando um grande terremoto acontece em Los Angeles, os vários residentes da cidade lutam contra o caos e a destruição. O arquiteto Stewart Graff está discutindo com a exigente esposa, Remi Royce-Graff, quando o desastre acontece. Mais tarde, ao procurar por sua amiga e paquera Denise Marshal, eles começam um caso. Os dramas pessoais continuam e a cidade está ameaçada por tremores posteriores e, possivelmente, terremotos mais fortes.


Direção: Larry Elikann
Sinopse:

Depois de uma série de pequenos tremores em Los Angeles, a dra. Clare Winslow, uma especialista em sismologia local, aponta a localização e a hora exata de quando o tão esperado terremoto – “The Big One” – atingirá o sul da Califórnia. Com esta informação, ela deve alertar as autoridades da cidade para liberar essas informações para o público em geral. Além disso, ela espera que sua família esteja fora de perigo quando o terremoto acontecer. Subtramas mostram como outras famílias e pessoas lidam com os tremores que atingem o iminente “Big One”.

Diretor: Mikael Salomon
Sinopse:

O que aconteceria se a mais conhecida cidade do mundo fosse completamente destruída por um terremoto? É o que você descobrirá neste emocionante filme, feito originalmente para a TV. Um forte e prolongado abalo sísmico arrasa Nova York, avenidas afundam, prédios gigantescos caem como castelos de areia, o metrô descarrilha, até a Estátua da Liberdade é engolida pelo mar. Com a tragédia, a vida de quatro famílias, entre elas a do prefeito, muda para sempre. É hora de testar a coragem e a solidariedade que há em cada um.

Direção: Feng Xiaogang
Sinopse:

Em 27 de julho de 1976, um enxame de libélulas toma a cidade de Tangshan. Os habitantes se surpreendem e imaginam que um desastre se aproxima. Pouco depois, um forte terremoto provoca a morte de aproximadamente 240 mil pessoas. O horror estava apenas começando para Yuan Ni. Em instantes ela perdeu a casa, um marido amoroso e se viu diante de uma autêntica escolha: Fang Deng e Fang Da, seus filhos gêmeos de 7 anos, ficaram soterrados e ela precisará escolher, no meio dos escombros, qual dos dois filhos deve salvar. Passado alguns anos, a mãe ainda guarda um sentimento de culpa. Mas quando um novo terremoto atinge a cidade de Sichuan, o passado voltará a fazer parte do presente dos sobreviventes.

Direção: Nicolás López
Sinopse:

Um grupo de turistas se diverte em um clube noturno subterrâneo no Chile, quando um terremoto afeta a região. Eles pensam que a maior dificuldade será sair dos escombros, mas algo muito pior espera por eles na superfície.
A ideia de Aftershock veio de uma conversa entre o diretor chileno Nicolas Lopez e o diretor e produtor americano Eli Roth. Lopez relatou ao amigo o caos no Chile após o violento terremoto de 2010, dizendo que a pior consequência da tragédia foi o comportamento selvagem das pessoas logo após a catástrofe.

Direção: Brad Peyton
Sinopse:

Depois que a famosa “Falha de San Andreas” finalmente cede, provocando um terremoto de magnitude 9 na Califórnia, um piloto de helicóptero de busca e resgate (Dwayne Johnson) e sua ex-esposa fazem juntos o caminho de Los Angeles para São Francisco tentando salvar sua única filha.

➤Direção: John Andreas Andersen
Sinopse:

Em 1904, um terramoto de 5.4 na escala de Richter abalou a cidade de Oslo. O epicentro foi o Rifte de Oslo, que atravessa a capital Norueguesa. Há registos diários de atividade sísmica neste rifte e há indícios de que terramotos de grande escala possam vir a ocorrer nesta zona, ainda que os geólogos não o possam confirmar com certeza. Quando? Ninguém sabe - mas sabemos que a densidade populacional e de infra-estruturas de Oslo a tornam expressivamente mais vulnerável hoje do que em 1904.

Menções honrosas: Dois filmes feitos para tv, que são achados facilmente no you tube, mas com imagens péssimas: O dia que a terra se moveu (1974), E a terra tremeu (1990);


Tecnologia do Blogger.