PARCERIAS DO CINEMA: RANDOLPH SCOTT E BUDD BOETTICHER

randolph-scott-e-budd-boetticher

Do seu ao inferno.

A trajetória de Budd no cinema passou por dois momentos distintos. Ele começou carreira lá em 1944 e entre 1956 e 60 fez uma série de 7 filmes antológicos com Randolph Scott. O nome de Budd ganhou o mundo.

Porém, com o fim do ciclo com Scott, uma maré complicada tomou conta da sua vida. Ele se mudou para o México em 1961 para filmar um documentário sobre Carlos Arruza. Numa sucessão de desastres, ele foi preso, colocado em um asilo de loucos, quase morreu duas vezes, foi internado em hospitais, sua esposa divorciou-se dele e Arruza mais três integrantes de sua equipe técnica morreram em um acidente de carro. Na sequência, associou-se a Audie Murphy, mas disso resultou apenas um filme, pois Murphy também morreu em um acidente de avião. Sem ofertas de trabalho, passou a criar cavalos em seu rancho, em Ramona, onde veio a falecer de câncer em 2001.

Sua carreira e sua vida particular foram do céu ao inferno.Mas ele nos deixou um legado de grandes filmes, sendo 7 deles essenciais para conhecer a carreira do diretor. Confira abaixo:


➤Sinopse: 

O ex-xerife Ben Stride (Randolph Scott) está em busca dos sete homens que assaltaram um banco e mataram sua esposa. Ele se sente culpado pelo assassinato por não ter conseguido manter seu emprego. No seu caminho para a Califórnia ele encontra com um casal que sabe de seu plano de vingança, que quer acompanhá-lo para roubar o dinheiro dos sete homens.

 ➤Sinopse: 

Após perder seu cavalo em uma aposta, o solitário cowboy Pat Brennan pega carona em uma carruagem na qual viajam os recém-casados Willard e Doretta Mims. Mas eles acabam caindo nas mãos de bandidos que, ao descobrirem que Doretta é filha de um homem rico, decidem sequestrá-los e cobrar resgate. A tensão crescerá nas 24 horas seguintes, principalmente quando os sequestradores deixam transparecer que não irão libertar as vítimas mesmo com o pagamento do resgate.

 ➤Sinopse: 

Bart Allison, chega à pequena cidade de Sundown, no oeste americano, para saciar sua sede de justiça. Ele acredita que Tate Kimbrough (John Carroll) seja o responsável pela morte de sua esposa três anos antes. O problema é que, embora tenha suspeitas sobre isso, ele não consegue chegar na certeza absoluta. De qualquer modo tentará levar Tate para um acerto de contas final. 

 ➤Sinopse: 

Tom Buchanan cavalga pelo Texas em direção a seu futuro lar no México. Ao chegar a Agrytown, cidade fronteiriça tão corrupta que até os irmãos Agry, donos do lugar, tentam trair-se mutuamente, é preso de imediato e posto na mesma cela que Juan de la Vega, jovem acusado de matar um dos tiranos locais. Ao se inteirar das motivações de Juan, Buchanan trama para colocar os bandidos uns contra os outros.

➤Sinopse: 

Ben Brigade (Randolph Scott), caçador de recompensas, captura o valioso pistoleiro Billy John (James Best) e segue para Santa Cruz, onde o entregará às autoridades e receberá o prêmio. No caminho Brigade agrega uma mulher (Karen Steele) e mais dois traiçoeiros bandidos ao grupo, tenta defender-se dos constantes ataques indígenas e é perseguido pelo irmão de Billy, Frank (Lee Van Cleef).

 ➤Sinopse:  

Durante a Guerra de Secessão, o Capitão John Hayes reativa a linha de diligências Overland Stage Lines para enviar o ouro californiano para as tropas da União. Clay Putnam deseja roubar um desses carregamentos e enviá-lo para os Confederados. Clay é casado com Norma, antigo amor de Hayes, o que pode ser um problema. Além disso, seus capangas desejam o ouro para si mesmos.

 ➤Sinopse:  

Loner Cody (Randolph Scott) é contratado por um rico fazendeiro para recuperar a esposa raptada, Mrs. Lowe (Nancy Gates), e ao consegui-lo, terá um longo caminho de volta até a fazenda. No trajeto de volta para levar a garota a seu marido, um fora-da-lei e seus capangas se unem a ele somente por interesse à grande quantia em dinheiro oferecida como prêmio pela recuperação da garota. Com os índios em pé-de-guerra e os bandidos como antigos inimigos, tudo se encaminha para uma série de explosivos tiroteios. Agora, ele terá que lutar para salvar suas vidas...


A Versátil lançou também CINEMA FAROESTE vol. 9, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne seis clássicos estrelados por Randolph Scott, um dos maiores astros do gênero, incluindo as inéditas versões restauradas de “Cavalgada Trágica”, “Entardecer Sangrento” e “Os Conquistadores”. Duas horas e meia de vídeos extras sobre os filmes da coleção, Scott e sua parceria com Budd Boetticher. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

CAVALGADA TRÁGICA (Comanche Station, 1960, 73 min.)
De Budd Boetticher. Com Randolph Scott, Nancy Gates, Claude Akins.

⇨ SinopsePistoleiro é contratado por um fazendeiro para encontrar a esposa sequestrada. Mas o resgate será mais difícil que imagina... Penúltimo filme de Scott e um dos melhores de sua parceria com o diretor Budd Boetticher. Apresentação de Clint Eastwood.

ENTARDECER SANGRENTO (Decision at Sundown, 1957, 77 min.)
De Budd Boetticher. Com Randolph Scott, John Carroll, Karen Steele.

⇨ SinopseUm homem chega à Sundown com um objetivo: matar aquele que julga ser responsável pela morte da sua mulher. Ótimo filme de vingança do ciclo de faroestes Ranown de Boetticher com Scott. Apresentação de Taylor Hackford.


Disco 2:

UM HOMEM DE CORAGEM (Westbound, 1959, 69 min.)
De Budd Boetticher. Com Randolph Scott, Virginia Mayo, Karen Steele. 

⇨ SinopseUm veterano da Guerra Civil luta para proteger um carregamento de ouro de um oficial confederado. Sexto dos sete filmes dirigidos por Bud Boetticher com Randolph Scott. Uma verdadeira raridade. 

7 HOMENS MAUS (The Walking Hills, 1949, 78 min.)
De John Sturges. Com Randolph Scott, Ella Raines, William Bishop.

⇨ SinopseUm grupo de caçadores de tesouro procuram por uma carga de ouro enterrada há muitos anos no deserto do Vale da Morte. Com direção do grande John Sturges (“Sete Homens e um Destino”), este é o único faroeste moderno com Randolph Scott. Também conhecido como “Areias Movediças”. 

Disco 3:

OS CONQUISTADORES (Western Union, 1941, 95 min.)
De Fritz Lang. Com Robert Young, Randolph Scott, Dean Jagger.

⇨ SinopseQuando Edward Creighton começa a construção da ferrovia Western Union, que unirá o Oeste ao Leste dos EUA, contrata um ex-bandido e um inspetor novato. Ótimo faroeste do mestre alemão Fritz Lang (“M – O Vampiro de Düsseldorf”).

ÁGUAS SANGRENTAS (Coroner Creek, 1948, 90 min.)
De Ray Enright. Com Randolph Scott, Marguerite Chapman, George Macready.

⇨ SinopseUm homem está determinado a se vingar dos responsáveis pela morte de sua noiva. Violento para a época, esse faroeste de vingança é um dos melhores trabalhos de Scott no gênero. Um filme a ser redescoberto.



Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Cavalgada Trágica, Entardecer Sangrento, Um Homem de Coragem, 7 Homens Maus, Os Conquistadores, Águas Sangrentas
Títulos originais: Comanche Station, Decision at Sundown, Westbound, The Walking Hills, Western Union, Coroner Creek
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1941-1960
Gênero: Faroeste
Direção: Budd Boetticher, John Sturges, Fritz Lang, Ray Enright
Elenco: Randolph Scott, Nancy Gates, Claude Akins John Carroll, Karen Steele, Virginia Mayo, Ella Raines, William Bishop, Dean Jagger, Robert Young, Marguerite Chapman, George Macready
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 482 min.
Região: 4
Preto & Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: Especiais sobre os filmes (144 min.), Trailers (6 min.)

Adquira aqui 
”Versátil



Tecnologia do Blogger.