google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O QUE É TURKSPLOITATION


Nesta sessão, tento colocar os principais conceitos cinematográficos, dos menos aos mais importantes. E hoje, vou falar um pouco da Turksploitation e citar os filmes mais imperdíveis.

Antes vou contar uma história pessoal. Certa vez, baixei um filme com imagem de VHS, que parecia satirizar Star Wars. Mas logo no início, a trilha do “Caçadores da arca perdida” e eu fiquei sem entender nada, já que existe a questão dos direitos autorais. Minutos depois, percebi que não era sátira. O diretor realmente levava a sério a história que estava contando.

Não demora muito, o personagem principal vai fazer um treinamento Jedi no deserto, e se seguem cenas de passar mal de rir. Literalmente. Tentei rever o filme umas 3 vezes, mas eu não conseguia parar de rir. As situações são tão engraçadas, que você esquece que está diante de uma produção horrível em todos os sentidos.

O filme era o Star Wars turco.


Bom, corri para procurar outros, e descobri um cinema sem identidade, muito divertido, mas era reconhecido apenas pelo nome do filme que copia, somado ao nome "turco". Assim, Badi, virou E.T. turco, por exemplo. Este rótulo foi dado para estas adaptações de filmes para cinema e séries de televisão feita pelos turcos e não autorizados, especialmente dos blockbusters de Hollywood, produzidos nas décadas de 1970 e 1980.

Filmados sempre com orçamentos irrisórios, com figurinos precários e atores de quinta categoria e no maior "descaramento", ignorando o copyright, os filmes Turksploitation usavam um enredo simples e grande inventividade ao invés de primor técnico, sempre se apoiando no absurdo que era fazer uma espécie de remake de algum clássico, porém utilizando apenas os personagens principais.


O termo foi "cunhado" por um entusiasta do gênero, Ali Murat Guven, um jornalista turco.

Abaixo, 10 filmes essenciais. Se joguem sem medo. É uma viagem pelo cinema turco de que jamais esquecerá. As sinopses são tão ruins, que preferi colocar só as imagens, para ninguém desistir de assistir. Duvida? Leia a do Superman turco: Nascido de um paraíso repleto de enfeites de Natal, o Superman turco luta contra a multidão para salvar o dia!











Resumindo: o cinema turco desta época é a Cannon que tanto conhecemos, mas com um pouco menos de noção:






Tecnologia do Blogger.