google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JEAN CLAUDE VAN DAMME - 10 FILMES ESSENCIAIS

jean-claude-van-damme-10-filmes

Jean Claude Camille François Van Narenberg nasceu em 18 de outubro de 1960 na Bélgica. Por ser uma criança muito magra, o pai o colocou numa escola de karatê para ele se desenvolver. Aos 16 anos ele tornou-se campeão europeu de karatê, na categoria meio pesado. Muitos outros prêmios foram conquistados como o Campeonato Mundial que ocorreu na Flórida em 1979.

Depois de conhecer os EUA, apaixonou-se pelo fisiculturismo e ao voltar a Bruxelas, montou um academia chamada de “The California Gym”.  A academia foi um sucesso, mas ele queria mesmo era atuar em filmes hollywoodianos. 


Após participar como figurante em vários filmes, conseguiu seu primeiro papel de destaque no filme “Retroceder nunca, render-se jamais”. Dois anos após atuou como protagonista em “O Grande Dragão Branco” e desde então ficou conhecido do público

Enfrentou durante anos o seu vício com drogas o que acarretou consequências nos últimos anos tanto físicas quanto em seus pais.  Hoje em dia, é raro ver um filme bom com ele. Na série genial Jean Claude Van Johnson ele zoa sua própria decadência.

Mas sua história é digna de figurar nos 10 filmes essenciais. Confira, junto com as menções honrosas, que nada mais são que uma extensão da lista. 

Boa sessão:

O grande dragão branco
Direção: Newt Arnold

Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou boa parte da vida sendo treinado por Tanaka (Roy Chiao) para participar do kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Apesar de seus superiores no exército afirmarem que precisam dele, Frank ainda assim decide partir rumo à competição. Dois oficiais são enviados para segui-lo, mas Frank consegue despistá-los em Hong Kong. Ao iniciar o torneio Frank logo percebe que seu principal adversário será o atual campeão, Chong Li (Belo Yeung), que tem matado alguns de seus oponentes.


Kickboxer: O desafio do dragão 
Direção:  Mark DiSalle

Kurt Sloan (Jean-Claude Van Damme)  é um vagabundo para o irmão dele, Eric Sloan (Dennis Alexio), um campeão de kickboxing dos EUA. Kurt testemunha seu irmão ser paralisado no ring injustamente pelo campeão tailandês Tong Po (Michel Qissi) e jura vingança. Com a ajuda de Xion (Dennis Chan), um treinado de kickboxing que vive em uma área remota da Tailândia, Kurt treina e se prepara para a luta da sua vida.


Leão branco - lutador sem lei
Direção:  Sheldon Lettich

Lyon Gaultier abandona a Legião Estrangeira no Norte da África quando recebe a notícia da morte de seu irmão em Los Angeles. Depois de conseguir escapar de dois legionários enviados para trazê-lo de volta, Lion está determinado a encontrar o assassino de seu irmão. Para isso ele mergulha no submundo do circuito das lutas de rua para conseguir dinheiro e ajudar a família de seu irmão.


Duplo impacto
Direção:  Sheldon Lettich

Dois bebês gêmeos são separados quando seus pais são assassinados por um criminoso chinês. Anos depois, um deles, Chad, vive confortavelmente em Los Angeles, onde é professor de dança e artes marciais. O outro, Alex, após passar por muitos orfanatos na infância, tornou-se dono de um bar em Hong Kong e realiza algumas operações ilegais. Ao descobrir que possui um irmão, Chad vai a Hong Kong em busca do auxílio dele, para se vingar do homem que matou seus pais.


Soldado Universal
Direção:  Roland Emmerich

Luc Devereaux (Jean-Claude Van Damme) e Andrew Scott (Dolph Lundgren) integram uma equipe militar especial conhecida como "soldados universais". Esta equipe possui um projeto secreto de alta tecnologia cibernética, desenvolvida pelo governo, que visa a criação de guerreiros indestrutíveis, sem memória, insensíveis a dor e desprovidos de quaisquer sentimentos. Só que Devereaux e Scott, aos poucos, recuperam a memória. Desta forma ambos escapam do controle do governo, que logo busca um meio para capturá-los.


Vencer ou morrer
Direção:  Robert Harmon

Sam Gillen (Van Damme), é um foragido procurado pela policia que se refugia numa fazenda e, acaba conhecendo a bela viúva Clydie (Rosana Arquette), que está passando por grandes problemas por causa de um inescrupuloso construtor que quer a qualquer custo suas terras. Sam então entra em cena para defendê-la e acaba se envolvendo emocionalmente a ela e aos seus filhos. Com isso ele faz de tudo para protegê-los. Caçado pela polícia e pelos assassinos contratados pelo Construtor, Sam tem que se defender de qualquer maneira para sobreviver.


O alvo
Direção:  John Woo

Chance Bondreaux (Jean-Claude Van Damme) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler), uma advogada, a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação Chance descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um safári mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen), o chefe do negócio, e seus capangas.
Durante a realização de uma cena o ator Lance Henriksen sofreu um acidente e chegou a ter uma parte de seu corpo em chamas. Apesar disto Henriksen continuou atuando, sendo que esta cena e suas consequências, incluindo as reações de surpresa dos demais atores, foram inseridas no filme.


Time cop - O guardião do tempo
Direção: Peter Hyams

Quando a viagem no tempo é aperfeiçoada e pode ser utilizada com segurança, os criminosos se aproveitam dessa tecnologia para cometerem novos delitos. Um novo tipo de policiamento é criado para garantir que a invenção não seja usada de maneira abusiva. O policial Max Walker (Jean-Claude Van Damme), que trabalha nessa divisão, descobre que o político corrupto McComb (Ron Silver) quer usar a viagem no tempo para se tornar presidente. A perseguição começa quando o senador descobre que o policial esta em seu encalço para desmascara-lo.


Morte súbita
Direção: Peter Hyams

O inspetor de incêndios Darren McCord (Jean-Claude Van Damme) vai a um jogo de hockey com seus dois filhos. No jogo, o vice-presidente dos EUA é vítima de terroristas comandado pelo ex-agente da CIA Joshua Foss (Powers Boothe), que idealizou um esquema para fazer o presidente de refém e exigir dinheiro. Além disso, existem bombas escondidas no estádio prontas para serem detonadas no final do jogo. Darren descobre o plano quando sua filha é sequestrada pelos terroristas. Usando suas habilidades marciais ele precisa lidar com as bombas, com os terroristas, com o sequestro da filha e com o tempo.


Risco máximo
Direção:  Ringo Lam

As investigações de Alain Moreau (Van Damme) sobre a morte de seu irmão gêmeo o levam das belas paisagens do sul da França às sombrias ruas de Nova York e aos braços da belíssima namorada do irmão (Henstridge). Perseguido pela implacável máfia russa e agentes renegados do FBI, a dupla corre contra o tempo para solucionar a morte do irmão e trazer à tona uma conspiração internacional.

Menções honrosasCyborg: o dragão do futuro (o mais tosco entre os filmes legais do ator, mas o mais imperdível); Desafio Mortal, que o ator mesmo dirigiu, e na época disse que seria o Ben Hur dos filmes de luta; JCVD, que talvez seja o melhor filme de sua carreira, mas não consegui tirar nenhum dos citados acima para colocá-lo; Os Mercenários 2, que também é um dos seus melhores filmes, porém ele é o vilão (chamado Villain) e aparece muito pouco em cena (até porque, o filme tem outros 20 astros para dividir cena). 

Tecnologia do Blogger.