JACK, O ESTRIPADOR NO CINEMA E TV

jack-o-estripador-no-cinema-e-tv

Jack, o Estripador foi um serial killer que atuou em Londres em 1888. Nunca foi descoberto e isto deu margem para inúmeras especulações, além de leituras e releituras através das artes. Nos cinemas, muitas versões chegaram desde sempre, não só sobre a história do personagem, como copycats e filmes baseados nos assassinatos. 

Separei as versões mais interessantes a serem conhecidas. Boa sessão:


Direção: Paul Leni, Leo Birinsky
➤Sinopse:

Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa de Bagdá Harun al Raschid; Ivan, O Terrível e Jack, O Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.

Direção: Alfred Hitchcock
➤Sinopse:

Um serial killer inicia uma série de assassinatos em Londres, tendo como elemento comum o fato de suas vítimas serem todas mulheres loiras. Um novo hóspede, Jonathan Drew (Ivor Novello) chega ao hotel do casal Bounting (Marie Ault e Arthur Chesney), em Bloomsbury e aluga um quarto. O homem tem estranhos hábitos, como o de sair em noites nevoentas. A filha dos Bounting, Daisy (June), também loira, está noiva de Joe Chandler (Malcolm Keen), um detetive. Quando Joe encontra Jonathan, logo fica enciumado deste flertar com Daisy e o prende, acusando-o de ser o temível Jack, o Estripador.

Direção: Georg Wilhelm Pabst
➤Sinopse:

A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön (Fritz Kortner), diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente. Mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: o cônjuge tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa (Francis Lederer). Durante uma violenta discussão sobre essa situação, Lulu acaba matando o marido para se defender. Agora ela precisa fugir, e decide fazer isso na companhia de seu enteado.


Direção: Maurice Elvey
➤Sinopse:

Um maníaco, que persegue e assassina mulheres na rua à noite, está aterrorizando Londres. Michael Angeloff, um músico Húngaro, se hospeda na pensão dos pais de Daisy Bunting e um romance se desenvolve entre a jovem e Angeloff. Os aterrorizantes assassinatos continuam e as circunstâncias gradualmente apontam o dedo da suspeita para Angeloff, enquanto a única pista que a polícia tem é que o assassino é um músico estrangeiro. Este foi o primeiro remake com som do filme clássico do cinema mudo dirigido por Hitchcock inspirado na lenda de Jack, o Estripador. Ivor Novello, que interpretou o protagonista e liderou a equipe escrevendo o roteiro, estava no original também.

Direção: John Brahm
Sinopse:

Um homem misterioso chamado Slade (Laird Cregar) aluga um apartamento em Londres, e logo uma onda de assassinatos começa nas proximidades. No entanto, Kitty (Merle Oberon), uma atriz ingênua, ignora os avisos sobre os crimes - ou o homem que pode ter cometido, e ela logo se torna objeto de obsessão de Slade.

Direção: Hugo Fregonese
Sinopse:

Londres, 1888. Na noite do terceiro assassinato de Jack, o Estripador, um investigador especialista em patologia, se hospeda na pousada dos Harley, fazendo uso do sombrio sótão para fazer experiências. A Sra. Harley acha Slade a cada dia mais estranho e suspeito, enquanto sua sobrinha Lily, o acha cada vez mais interessante e atraente. Lily pode estar correndo perigo...

Direção: Monty Berman, Robert S. Baker
➤Sinopse:

Um serial killer está assassinando mulheres no distrito de Whitechapel, em Londres. O inspetor da Scotland Yard O'Neill (Byrne) recebe a visita de seu velho amigo, o detetive de Nova York Sam Lowry (Patterson), que concorda em ajudar na investigação. Durante o processo, Sam se sente atraído por Anne Ford (McDowall), mas seu tutor Dr. Tranter (Le Mesurier), não aprova. A polícia aproxima-se lentamente do assassino quando o público fica mais alarmado. A identidade do assassino é revelada.


Direção: Edwin Zbonek
➤Sinopse:

Um novo Jack, o Estripador está à solta em Londres. A polícia e outros funcionários do governo estão preocupados com o fato de que uma peça sobre as atividades do Estripador possa ter sido, no mínimo, a inspiração para a erupção de assassinatos. De fato, a polícia vê o ator que se apresenta como Jack, o Estripador, todas as noites como seu principal suspeito. Esse ator ficou tão obcecado por seu papel que se espalhou pela vida cotidiana?

Direção: James Hill
➤Sinopse:

Famoso filme com os personagens criados por Arthur Conan Doyle, onde Sherlock Holmes segue a trilha do serial killer Jack o Estripador, que na obscura Londres do séc.XIX deixou  toda a população aterrorizada com a brutalidade de seus crimes, como em outros filmes em que Sherlock Holmes vai a caça de Jack, ele encontrará sociedades secretas, aristocracia corrupta, mas nada disso vai impedir o genial detetive de resolver este mistério

Direção: Peter Sasdy
Sinopse:

Uma jovem, descoberta na cena de um terrível assassinato, é levada por um bondoso psiquiatra freudiano. Quando o doutor começa a investigar seu passado, ele descobre que a garota é filha do infame Jack, o Estripador. Aparentemente os instintos assassinos da garota são instigados pela lembrança de seu maldoso pai. Angharad Rees vive Anna, a filha problemática, Eric Poter é dr. Pritchard, e Dora Bryan é a senhora Golding, a falsa médium. Este criativo e bem interpretado thriller é considerado um dos melhores filmes de horror do cinema inglês.

Direção: José Luis Madrid
➤Sinopse:

Vários assassinatos ocorreram em Londres. Todas as vítimas são prostitutas e o assassino está usando as mesmas técnicas que Jack, o Estripador. Peter Dockerman, ex-acrobata e marido de uma das vítimas é o principal suspeito. Mas quem quer que seja o assassino tem tendências canibais e se a Scotland Yard não resolver os assassinatos rapidamente, as evidências podem virar um jantar.

Direção: Jesús Franco
Sinopse

Versão do cineasta cult Jess Franco sobre a trajetória do famoso serial killer londrino Jack, O Estripador. Aqui, o criminoso é o médico Dr. Dennis Orloff. Traumatizado pelos abusos da mãe, que era prostituta, ele se vinga assassinando e mutilando garotas de programa pelas ruas de um bairro pobre de Londres, uma forma de vingar os abusos impostos por sua mãe.

Direção: Bob Clark 
Sinopse

Jack, o estripador, está metendo o terror no pobre bairro londrino de Whitechapel, enquanto Holmes e seu fiel parceiro Dr. Watson acompanham os assassinatos pelos jornais e estranham o fato da Scotland Yard ainda não tê-los contatados (procedimento comum nos casos considerados intrincados), até que um grupo de moradores do bairro supracitado pede ajuda ao notório detetive. Envolvido no caso, nosso herói acaba descobrindo uma estranha conspiração que envolve componentes da Casa real e a Maçonaria por trás da série de assassinatos, ou seja, algo muito maior que o simples ato de um louco.

Direção: Nicholas Meyer
Sinopse

A cidade está em pânico em razão das mortes cometidas por Jack, o Estripador (David Warner), mas o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell) está entusiasmado em mostrar aos seus amigos uma invenção extraordinária, que ainda não foi testada: uma máquina do tempo. Entretanto, se o viajante não tiver uma chave específica a máquina retornará sozinha de onde partiu, como um pombo-correio. Neste momento chega a polícia dando uma busca no local, pois o perigoso assassino se encontra nas proximidades. Logo descobrem provas comprometedoras de que John Lesley Stevenson, um dos convidados do escritor, é o criminoso, mas ele desapareceu como por encanto. 

De repente Wells entende o que aconteceu: ele tinha usado a máquina do tempo para escapar, mas como não tinha a chave a invenção voltou ao ponto de partida. Ele então vê na máquina que Stevenson foi para 1979. Decidido a capturá-lo, Wells vai parar exatamente em São Francisco, onde encontra um mundo muito diferente daquele em que vivia. Mas além de procurar o assassino para levá-lo à justiça ele se apaixona por Amy Robbins (Mary Steenburgen), funcionária de um banco.

Direção: Walerian Borowczyk
Sinopse

A história de uma jovem bailarina sexualmente sedutora que se eleva na sociedade através de relações com homens ricos, mas depois cai na pobreza e na prostituição, culminando num encontro com Jack, o estripador. O filme é uma releitura do clássico Caixa de Pandora.
.

Direção: David Wickes
➤Sinopse:

Finalmente é mostrada a verdadeira face do mais lendário criminoso inglês. Todo o mistério de Jack, O Estripador, é desvendado nesta superprodução, feita a partir da Scotland Yard só agora liberados. Mantendo intenso suspense do início ao fim, o filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard. Corpos encontrados esquartejados, com requintada crueldade, deixam atônitas a população e a polícia. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério. Apesar dos obstáculos, chega ao criminoso, mas o caso é abafado.

Direção: Rowdy Herrington
➤Sinopse:

100 anos depois de Jack, o Estripador aterrorizar Londres com a mais sangrenta onda de crimes da história da Inglaterra, um matador perturbado decide imitá-lo duplicando seus assassinatos em cada detalhe.James Spader vive papel duplo.Ele é Rick e John Westford, irmãos gêmeos com personalidades totalmente distintas.John é um médico dedicado Rick faz o tipo rebelde. Quando John é morto, tudo indica que ele estivesse por trás da nova onda de crimes, mas Rick sabe que seu irmão não era o imitador do Estripador. Ele tenta provar que John foi assassinado pelo verdadeiro Jack, que está de volta e com sede de sangue!

Direção: Janet Meyers
➤Sinopse:

É o ano de 1888 e Londres foi tomada pela mais cruel e misteriosa onda de crimes da história. Mulheres são estranguladas e assassinadas por um maníaco que ninguém consegue encontrar, um assassino serial que ataca com implacável precisão.

Sob extrema pressão da família real, o chefe da Scotland Yard destaca seu melhor agente para o caso. A única testemunha do inspetor James Hanson é uma bela garota, ex-prostituta que as autoridades consideram descartável, e pela qual Hanson logo se apaixona. Boatos sobre a investigação acabam chegando aos membros da família real, mas quem poderia imaginar que o principal suspeito estava entre eles? Em uma sociedade onde os privilegiados sempre escapam.

Direção: Miguel Faria Jr
➤Sinopse:

Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt (Maria de Medeiros) pela primeira vez se apresenta no Brasil, deixando a elite do país ainda mais interessada na cultura francesa. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador D. Pedro II (Cláudio Marzo), que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza (Cláudia Abreu), desaparecera misteriosamente. Sarah então sugere que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) para investigar o caso, sugestão esta prontamente seguida. Enquanto isso, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta (Marco Nanini).

 Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas para capturar o perigoso assassino, que passa a cometer crimes seguidamente, Holmes e seu fiel parceiro Watson (Anthony O'Donnell) desembarcam no Rio de Janeiro sem esperar os perigos que os esperam: feijoadas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.

Direção: Albert Hughes, Allen Hughes
➤Sinopse:

Em 1888 a cidade de Londres vive um horror sem precedentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion). 

Desconfiando que tais acontecimentos sejam na verdade uma "caçada" às garotas de Whitechapel, o caso logo chama a atenção de Frederick Abberline (Johnny Depp), um brilhante e perturbado inspetor de polícia que muitas vezes usa de seus poderes psíquicos para solucionar casos. Abberline se envolve cada vez mais com o caso e aos poucos se apaixona perdidamente por Mary, mas quanto mais se aproxima da verdade mais Whitechapel fica perigosa para Abberline, Mary e suas companheiras.


Obras-Primas do Cinema lançou JACK, O ESTRIPADOR. Edição especial com uma minissérie e dois filmes de um dos maiores casos da história! As obras presentes nesta coleção tentam narrar de forma artística e ficcional o famoso caso de “Jack, o Estripador”, que ocorreu na ‘Londres Vitoriana’ durante o século XIX, onde várias mulheres foram mortas brutalmente. Os eventos com essas atrocidades tiveram bastante repercussão mundial e até hoje não se tem uma conclusão de quem foi o famoso assassino com o pseudônimo de “Jack, o Estripador”. Coleção inédita com luva especial, 2 DVD’s e 3 card’s e mais 30 minutos de extras, incluindo uma entrevista de com um autor do livro “Jack the Ripper: The Murders and the Movies”.

Disco 01:

Jack - O Estripador (Jack the Ripper | 1988 | 1.78:1 | 190 minutos)
Direção: David Wickes. Elenco Principal: Michael Caine, Armand Assante, Ray McAnally

U+21F0.gif Sinopse:

Todo o mistério de Jack, O Estripador é desvendado nesta superprodução, feita a partir da Scotland Yard só agora liberados, mantendo intenso suspense do início ao fim! O filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard, corpos esquartejados são encontrados com requintada crueldade, deixam atônitas a população da época e a polícia. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério, apesar dos obstáculos, chega ao criminoso, mas o caso é abafado.



Disco 02:

Assassinato Por Decreto (Murder by Decree |1979 | 1.85:1 |124 minutos)
Direção: Bob Clark. Elenco Principal: Christopher Plummer, James Mason, David Hemmings

U+21F0.gif Sinopse:

Jack, o estripador, deixa as pessoas com medo no pobre bairro londrino de Whitechapel, enquanto Holmes e seu fiel parceiro Dr. Watson acompanham os assassinatos pelos jornais e estranham o fato da Scotland Yard ainda não tê-los contatados (procedimento comum nos casos considerados intrincados), até que um grupo de moradores do bairro supracitado pede ajuda ao notório detetive. Envolvido no caso, nosso herói acaba descobrindo uma estranha conspiração que envolve componentes da Casa real e a Maçonaria por trás da série de assassinatos, ou seja, algo muito maior que o simples ato de um louco.

Jack, o Estripador (Jack the Ripper | 1959 | 1.66:1 | 84 minutos)
Direção: Robert S. Baker, Monty Berman. Elenco Principal: Lee Patterson, Eddie Byrne, Betty McDowall

U+21F0.gif Sinopse:

Um assassino em série está matando mulheres no distrito de Whitechapel em Londres. Um policial americano é trazido para ajudar a Scotland Yard a resolver o caso.



U+21F0.gif Extras:

Trechos alternativos (10 minutos)
Entrevista com Denis Meikle, autor de "Jack the Ripper: The Murders and the Movies" (10 minutos)
Especial Jack, o Estripador (13 minutos)

U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Jack, o Estripador
País de Produção: Inglaterra
Ano de Produção: 1959 - 1988
Gênero: Suspense - Drama - Crime
Direção: David Wickes; Bob Clark; Robert S. Baker; Monty Berman.
Elenco: Michael Caine, Christopher Plummer, James Mason, Lee Patterson, Armand Assante, David Hemmings, Ray McAnally, Eddie Byrne, Betty McDowall.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada:  398 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.66:1 - 1.78:1 - 1.85:1
Cor: Colorido e Preto e Branco
Código Interno: OP-294
Código de Barras: 7898570944038
Classificação Indicativa: 16 Anos. Contém: Violência; Conteúdo impactante; Consumo de entorpecentes lícitos.



Tecnologia do Blogger.