TOP 10 FILMES SOVIÉTICOS DA HISTÓRIA DO CINEMA


top-10-filmes-sovieticos

É um desafio master fazer uma lista de indicações de filmes de cada país. Soa até pretensioso definir toda a história do cinema de um país numa lista de 10 filmes apenas. Mas gosto de desafios e vamos começar pelo cinema soviético.

Os primeiros filmes vistos no Império Russo foram trazidos pelos irmãos Lumière , que exibiram filmes em Moscou e São Petersburgo em maio de 1896. Nesse mesmo mês, o cinegrafista da Lumière, Camille Cerf, fez o primeiro filme na Rússia, registrando a coroação de Nicolau II. no Kremlin .

Aleksandr Drankov produziu o primeiro filme narrativo russo chamado Stenka Razin , com base em eventos contados em uma canção popular. Ele foi dirigido por Vladimir Romashkov . Isto em 1908. Ladislas Starevich fez o primeiro filme de animação russo (e o primeiro filme de fantoche de stop motion com uma história) em 1910. Nos anos a seguir, muitos filmes foram voltados para a propaganda do estado. 

A lista abaixo contém 10 filmes essenciais, além de outros 10 que julgo importantíssimos (alguns eu gosto de rever até mais do que os da primeira parte). De qualquer forma, é uma lista honesta, que tentei ser menos injusto possível (o que certamente não acontecerá numa lista de filmes americanos). 

Boa sessão:

Direção: Sergei Eisenstein
Sinopse:

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. 

DireçãoSergei Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Sinopse:

O intenso processo revolucionário da Rússia desde 1917 até a tomado do poder pelos bolcheviques. O país passou do governo provisório de Kerensky, instaurado depois do regime czarista, para as primeiras vitórias de Lênin e seus seguidores, até quando ele foi preso em julho. No final de outubro, os bolcheviques entraram em cena, em dez dias que abalaram o mundo.

Direção: Dziga Vertov
Sinopse:

Um documentário que mostra um dia normal, bastante típico. Um cinegrafista (Michail Kaufman) filma um dia despretensioso na vida da cidade moderna: Primeiro as ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois os habitantes de Moscou, ou de outra cidade soviética no trabalho ou no lazer. São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana.

DireçãoSergei Eisenstein
Sinopse:

Rússia, primeira metade do século XIII. Em um momento difícil da sua história, o país é invadido em uma frente pelos cavaleiros teutônicos e por outra pelos tártaros. Como resultado, a pátria é saqueada e a moral da população rebaixada. Finalmente, o deprimido e instável príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky é chamado para liderar seu povo na luta contra os opressores.

Direção: Mikhail Kalatozov
Sinopse:

Em Moscou, o jovem casal Veronika (Tatyana Samoylova) e Boris (Aleksey Batalov) estão profundamente apaixonados. Com a Segunda Guerra Mundial, Boris entra no exército e é enviado para a linha da frente no dia antes do aniversário de Veronika, e eles não têm a chance de se despedir um do outro. Enquanto aguardava ter notícias de Boris, Veronika é estuprada pelo primo dele, Mark (Aleksandr Shvorin) e acabam casando. Porém, ela jamais esquece Boris e continua esperando por ele.

Direção: Sergei Bondarchuk
Sinopse:

Adaptação épica do clássico homônimo da literatura mundial, de autoria de Liev Tolstói. O início do século dezenove é tomado por grandes acontecimentos. Cada vez mais próximas da fronteira russa, as tropas de Napoleão Bonaparte prometem fazer vale os intentos expansionistas de seu líder, trazendo guerra para o solo russo. Enquanto isso, uma complexa história de amor se desenvolve entre a Condessa Natasha Rostova e o Conde Pierre Bezukhov, casado com outra mulher.

Direção: Andrei Tarkovski
Sinopse:

A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.

Direção: Andrei Tarkovski
Sinopse:

O famoso psiquiatra Kris Kelvin (Donatas Banionis) vai à estação espacial Solaris com uma importante missão científica: decidir se deve o trabalho realizado de investigação sobre um misterioso planeta deve continuar. Ao chegar à estação Kelvin já é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da tripulação, sendo que outros dois, Snaut (Jüri Järvet) e Sartorius (Anatoli Solonitsyn), estão à beira da loucura. Com o tempo o próprio Kelvin passa a se sentir estranho, tendo transes oníricos onde vê sua ex-esposa Hari (Natalya Bondarchuk), falecida há anos.

Direção: Akira Kurosawa
Sinopse:

O capitão Vladimir Arseniev (Yuri Solomin) é enviado pelo governo soviético para explorar e reconhecer as montanhas da Mongólia, juntamente com uma pequena tropa. Em meio a expedição eles encontram Dersu Uzala (Maksim Munzuk), um caçador que vive apenas nas florestas. Percebendo que Dersu conhece bastante o local, o que pode facilitar o trabalho, o capitão lhe oferece que acompanhe a tropa até o término da missão. É o início de uma forte amizade entre o capitão e Dersu, que aos poucos demonstra suas habilidades.

Direção: Elem Klimov
Sinopse:

Bielorrússia, 1943. O jovem camponês Florya (Aleksei Kravchenko) é cooptado por um despreparado grupo de guerrilheiros antinazistas. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e decide retornar ao seu vilarejo. Chegando lá depara-se com o desolador cenário de um massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais fortes.


DireçãoSergei Eisenstein
Sinopse:

O filme, baseado em uma greve fortemente reprimida ocorrida na Rússia pré-revolucionária no início do século XX, mostra com um teor político e através de ideias refinadas de cinema em seus primeiros passos experimentais, o cotidiano da fábrica, as injustiças cometidas pelos empregadores e fiscais de trabalho, a ação da greve, os dias ociosos fora do trabalho, a redação da lista de exigências pelos trabalhadores, o “contra-ataque” dos acionistas da fábrica e o massacre aos manifestantes.

DireçãoVsevolod Illarionovich Pudovkin
Sinopse:

Na cidade operária de Sormovo, um ferreiro bêbado, fura-greves, é morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho. A viúva (interpretada por Vera Baranovskaia, pupila de Stanislavsky) acreditando agir corretamente, ajuda os investigadores, porém, seu filho é preso e ela se arrepende profundamente. Com isso ela participa de uma manifestação revolucionária de solidariedade proletária.

DireçãoSergei Eisenstein
Sinopse:
Século XVI. Ivan IV (Nikolai Tcherkassov), arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Casa-se com Anastasia (Lyudmila Tselikovskaya) e logo planeja ataques para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem esquecer também dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor.

DireçãoSergei Eisenstein
Sinopse:

Segunda parte: Ivan, já maduro, volta para Moscou, onde os Boiardos continuam sua luta contra ele, tramando assassiná-lo. Encontram apoio em Froisiana, tia do Czar, que se torna aliada devido ao desejo de ver seu filho idiota ascender ao trono - a qualquer preço. Ivan, contudo, antecipa-se ao complô urdido contra ele e parte para a eliminação dos inimigos com astúcia e dureza.

DireçãoSergei Bondarchuk
Sinopse:

Sergei Bondarchuk interpreta Andrey Sokolov, um cidadão soviético que é capturado pelos nazistas. Entre tanto sofrimento, a única coisa que o mantém vivo é a esperança reencontrar seus familiares. Quando Sokolov é libertado, depara-se com os eventos terríveis que ocorreram em seu país e com seus conterrâneos.
Adaptação do romance homônimo de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Prêmio Nobel de Literatura em 1965.

DireçãoGrigori Tchoukhrai
Sinopse:

Durante a Segunda Guerra Mundial, o soldado do Exército Vermelho russo Alyosha Skvortsov recebe uma medalha por destruir dois tanques alemães, e a troca por uns dias de folga para visitar sua mãe. Durante sua jornada, o jovem militar enfrenta várias dificuldades, e conhece a bela Shura, por quem se apaixona.

Direção: Sergei Parajanov
Sinopse:

A vida do poeta armênio Sayat Nova através de sua perspectiva poética, interpretada por seus admiradores russos, durante o início da Guerra Fria. Sentimentos e pensamentos extremamente abstratos e subsequentes tentam compor o cerne das poesias do autor.
O filme evoca a infância do poeta e a sua juventude, os seus dias de trovador na corte do rei Heraclius II da Geórgia e os seus últimos dias passados num mosteiro.

Direção:  Larisa Shepitko
Sinopse:

A viagem de dois guerrilheiros soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial. Famintos e incapazes de adquirir suprimentos, os dois soldados marcham para uma aldeia próxima para conseguir comida. Mas os alemães já lá estavam, tendo eles então que se arriscarem no território inimigo, uma viagem que marcará profundamente suas almas e suas vidas.

Direção: Andrei Tarkovski
Sinopse:

Em um país não nomeado, a suposta queda de um meteorito criou uma área com propriedades estranhas, onde as leis da física e da geografia não se aplicam, chamada de Zona. Dentro da Zona, segundo reza uma lenda local, existe um quarto onde todos os desejos são realizados. Com medo de uma invasão da população em busca do tal quarto, autoridades vigiam o local e proíbem a entrada de pessoas. Apenas alguns têm a habilidade de entrar e conseguir sobreviver lá dentro, são os "Stalkers". Um escritor e um cientista querem entrar e contratam um stalker para guiá-los lá dentro. No caminho até o quarto, vão passar por rotas misteriosas e muitas vezes, mutáveis.

Direção: Nikita Mikhalkov
Sinopse:

Rússia, verão de 1936. Kotov, um herói revolucionário e comandante do exército russo, está passando uma temporada em sua casa de campo junto de sua filha e de sua esposa. Tudo corre bem até a chegada de seu velho amigo Dimitri, um homem charmoso que logo ganha as atenções das mulheres da casa. No entanto, Kotov sabe a verdade sobre o velho conhecido e, no meio do governo de Stalin, sabe que há algum perigoso segredo escondido por trás da aparente visita social de Dimitri.


CPC Umes filmes, em sua cruzada para abastecer o mercado com filmes soviéticos, lançou vários filmes da lista acima, que podem ser adquiridos no próprio site da empresa a preços bem acessíveis. É só clicar no link e ser feliz. Abaixo, a imagem dos filmes lançados.






Tecnologia do Blogger.