google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARCERIAS NO CINEMA: TIM BURTON E JOHNNY DEPP

os-filmes-de-tim-burton-e-johnny-depp

Tim Burton começou sua trajetória gótica no cinema em 1985 com... As grandes aventuras de Pee-wee.  O filme mostrava o  esquisitão Pee-Wee (Paul Reubens) como uma criança presa no corpo de um homem, e acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando ele parte em busca do seu bem mais precioso: Sua bicicleta. Ela, que fora roubada em plena luz do dia, desapareceu na imensidão dos Estados Unidos, e Pee-Wee vai percorrer o país para tentar achá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras. Motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso. Tudo isso cruza o caminho de Pee-Wee, que no final descobrirá o improvável lugar onde estava sua amada bicicleta.


Papel perfeito para Johnny Depp não? Desde a adolescência Johnny Depp decidiu que queria ser guitarrista, em vez de passar os seus dias na escola. Aos 16 formou o primeiro grupo, os The Flames, que depois mudou para The Kids e finalmente para Six Gun Method. Pouco depois de chegar a Los Angeles, em 1983, conheceu Lori Anne Allison, com quem se casou. Foi Lori quem o apresentou a Nicolas Cage, que por sua vez lhe conseguiu a ida ao casting para o seu primeiro filme, A Hora do pesadelo.

Até 1990, Burton realizou ainda Os fantasmas se divertem e Batman. Depp fez "Férias do barulho", "Queimando-se lentamente" e "Platoon". O universo conspirou para que ambos se encontrassem e fizessem Edward - mãos de tesoura. Nasciam aí os personagens excêntricos do ator, os quais o marcaria para sempre. Hoje, de tão estigmatizado, é difícil assistir um filme como O professor ou O Turista porque neles Depp é... Depp. Não está sob uma pesada maquiagem realizando os trejeitos amalucados e já conhecidos.  Da mesma forma, ao assistirmos Grandes olhos ou Dumbo, ficamos com a sensação de que algum corvo vai aparecer em algum momento. Ou mesmo Depp, fazendo algum monstro. 


2003 foi o ano que tudo mudou para Depp. Piratas do Caribe fez o mundo descobrir o talento do ator (ele inclusive concorreu ao Oscar), mas Sparrow foi uma maldição na vida do ator. Em uma entrevista, lá nos anos 90, ele disse que não faria um blockbuster porque isto o arruinaria. Depp não poderia estar mais certo. 

Durante a década, ele atuou em 3 "Piratas" e 4 Burtons. E entre um e outro, fez um ou dois filmaços e outros questionáveis. De 2010 em diante, sua carreira e vida pessoal foram ladeira abaixo. Inclusive em 2016 ele retornou para um segundo Alice (sem Burton e sem o mesmo sucesso) e 2017 para um quinto "Piratas", filmes estes que representaram a busca do ator por se reencontrar. 


Até mesmo Burton errou feio com a bomba Sombras da noite, em 2012, com Depp. Fase ruim para ambos. Burton fez um longa do seu curta Frankenweenie, que também não foi unanimidade. Então ele se reinventou com Grandes olhos, O Lar das crianças peculiares e Dumbo. Mas Burton parece ter perdido a veia gótica que ele traduzia em cena tão bem com Depp. E a continuação de Fantasmas se divertem, anunciada com Burton na direção, só reforça a ideia de que a dupla caminha, lado a lado, rumo ao fundo do poço. 

Dado ao fracasso de Sombras da noite, é pouco provável que façam isto de mãos dadas. Mas o cinema é como uma caixa de chocolates...

E como sabemos no cinema de Burton, há uma fábrica deles... 


Não dá para deixar de mencionar a dupla que Burton fez com Helena Bonham Carter. Em 2001, Bonham Carter iniciou um relacionamento com o diretor americano, que ela conheceu enquanto filmava Planeta dos macacos  (considerado um dos seus piores filmes, se não "o"). Carter iniciou assim uma "fase Burton" no cinema, que se encerraria na bomba... Sombras da noite, em 2012.  Em 2014 eles se separaram.

Leia abaixo curiosidades dos filmes que a dupla Depp/Burton fizeram juntos bem como detalhes de cada obra.

➤Sinopse:

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Curiosidades:

☞ Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr. chegaram a ser considerados para o papel principal. Até o rei do pop, Michael Jackson se interessou pela vaga.
☞ Tim Burton chegou a pedir para Robert Smith, vocalista da banda The Cure, compor a trilha sonora de Edward Mãos de Tesoura. O diretor enviou uma cópia do roteiro para o músico, mas Robert estava muito ocupado gravando o disco "Disintegration" e nunca tinha ouvido falar de Burton, então recusou a proposta. Danny Elfman (que também foi vocalista de uma banda popular dos anos 80, o Oingo Boingo) ficou responsável pela função.
☞ O personagem Edward diz apenas 169 palavras ao longo de todo o filme.
☞ Johnny Depp teve de perder aproximadamente 11 kilos para interpretar Edward.
☞ A primeira versão do roteiro abordava a trama de Edward na forma de um musical.
☞ Foi em Edward Mãos de Tesoura que o ator Vincent Price (1911–1993) fez sua última atuação no cinema. Curiosamente, sua participação no filme se encerra com uma cena de morte.
☞ Tim Burton considera Edward Mãos de Tesoura o seu melhor filme.

➤Sinopse: 

Devido aos hábitos excêntricos e filmes estranhos, o diretor Ed Wood não é bem-vindo em Hollywood. No entanto, com a ajuda do ator Bela Lugosi, uma ex-atriz famosa, um elenco dedicado e um grupo de desajustados que acreditam na visão de Ed, o cineasta acredita ser capaz de transformar seus sonhos em realidade. Apesar da falta de sucesso, Ed e seus amigos conseguem criar uma série cativante de filmes com um orçamento extremamente baixo.

Curiosidades:

☞ O ator Conrad Brooks era um dos atores do verdadeiro Ed Wood. No filme ele aparece como personagem, representado por Brent Hinkley, e atuando como um barman.
☞ Durante a cena entre Orson Welles e Ed Wood, Welles comentava que estava fazendo um filme com Charlton Heston, que seria rodado no México. Trata-se de uma referência a A Marca da Maldade, de 1958.

➤Sinopse:  

Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Curiosidades:

☞ Originalmente, Kevin Yagher estava cotado para dirigir o longa que acabou no comando de Tim Burton.
☞ A personagem Katrina Van Tassel foi oferecida para Winona Ryder, mas a atriz recusou o papel.
☞ A cidade de Sleepy Hollow foi criada em apenas três meses. Na época da produção, este era o maior set construído na Inglaterra.

 ➤Sinopse:  

Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Curiosidades:

☞ Refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).
☞ Martin Scorsese, Gary Ross, Rob Minkoff e Michael Caton-Jones estiveram cotados para dirigir o filme.
☞ Robin Williams, Dustin Hoffman, Nicolas Cage, Steve Martin, Christopher Walken e Michael Keaton estiveram cotados para interpretar o personagem Willy Wonka.
☞ Johnny Depp ficou tão impressionado com o desempenho de Freddie Highmore em Em Busca da Terra do Nunca (2004) que convenceu o diretor Tim Burton a dá-lo o papel de Charlie Bucket.
☞ Em entrevistas Johnny Depp declarou que se inspirou na fase de reclusão do diretor Howard Hughes e também no glamour dos astros de rock dos anos 70 para compôr o personagem Willy Wonka.
☞ O personagem Dr. Wonka foi criado especialmente para o filme, na intenção de dar ao personagem Willy Wonka um pouco de história familiar.
☞ A Nestlé providenciou 1850 barras de chocolate verdadeiro para os sets de filmagens.
☞ Foram usados 206.563 galões de chocolate falso para compôr o rio de chocolate.

 ➤Sinopse:  

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Curiosidades:

☞ Trata-se da 1ª animação em stop-motion a utilizar o programa Apple's Final Cut em sua edição.

 ➤Sinopse:   

Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

Curiosidades:

☞ Em 1973 o autor Christopher Bond criou a peça "Sweeney Todd", sendo o primeiro a dar ao personagem um motivo para seus atos além da ganância pura. A peça de Bond foi adaptada para um musical da Broadway em 1979, por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.
☞ Os primeiros intérpretes de Sweeney Todd e a sra. Lovett na Broadway foram Len Cariou e Angela Lansbury.
☞ Meryl Streep, Cyndi Lauper, Annette Bening, Toni Collette e Emma Thompson estiveram cotadas para a personagem sra. Lovett.
☞ Helena Bonham Carter teve aulas de canto e de cozinha para se preparar para sua personagem.
Para provar sua capacidade para a personagem e afastar acusações de nepotismo, Helena Bonham Carter enviou a Stephen Sondheim 12 fitas de audição em que estava cantando. O compositor ficou impressionado com o material e aprovou sua inclusão no elenco.
☞ Helena Bonham Carter estava grávida de seu segundo filho com Tim Burton durante as filmagens.
☞ Em sua audição Sacha Baron Cohen cantou a trilha sonora completa de Um Violinista no Telhado (1971) para o diretor Tim Burton.
☞ Para se preparar para seu personagem Sacha Baron Cohen contratou seu barbeiro pessoal como consultor, tendo até 16 horas de aulas sobre como manusear a navalha e barbear outra pessoa
☞ Anne Hathaway chegou a ser escalada para interpretar Johanna, mas o diretor Tim Burton optou por substituí-la por Jayne Wisener, nunca tinha feito um filme até então.
☞ Durante o 1º mês de filmagens Johnny Depp teve que se ausentar por 10 dias dos sets devido a uma doença contraída por sua filha, que a levou ao hospital. Para que a produção não ficasse parada neste período Tim Burton rodou cenas em que a presença de Depp não era necessária.
☞ Este é o quinto de diversos filmes em que o diretor Tim Burton e a atriz Helena Bonham Carter trabalham juntos. Os anteriores foram Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010).
☞ No início das filmagens estava prevista a inclusão da cena em que as vítimas de Sweeney Todd cantam a música "The Ballad of Sweeney Todd", que abre e encerra a versão teatral da história. Esta canção chegou a ser gravada, mas Tim Burton decidiu por excluí-la por considerá-la teatral demais para o filme.
☞ Ao término da canção "A Little Priest" os personagens Sweeney Todd e sra. Lovett ficam na mesma pose vista no material promocional usado na versão original da peça teatral na Broadway.
☞ Esta é a oitava adaptação para o cinema da história de Sweeney Todd. As anteriores foram Sweeney Todd (1926), Sweeney Todd (1928), Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (1936), Bloodthirsty Butchers (1970), Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (1982), O Barbeiro de Londres (1998) e Sweeney Todd (2006). As três últimas das listadas foram feitas para a TV.

 ➤Sinopse:   

Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).

Curiosidades:

☞ A atriz Mia Wasikowska (Um Ato de Liberdade) derrotou várias candidatas para interpretar Alice, entre elas Amanda Seyfried e a polêmica Lindsay Lohan, que fez de tudo para conquistar o papel. Dakota Blue Richards iria fazer um teste para a protagonista Alice com Tim Burton, mas foi dispensada porque o diretor queria uma intérprete adulta para a personagem. Curiosamente, a escolhida Mia Wasikowska é apenas quatro anos mais velha.
☞ Tim Burton e Johnny Depp focaram suas atenções e "desenharam" vários esboços do personagem Chapeleiro Maluco, porque tinham em mente que queriam fazer algo mais profundo do que já tinha sido feito no passado.

 ➤Sinopse:  

1752. Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (Bella Heathcote), a tutora do jovem David (Gulliver McGrath).

Curiosidades:

☞ Versão para o cinema da série de televisão Sombras da Noite (1966-1971).
☞ Barnabas Collins, personagem principal do filme Sombras da Noite, apenas apareceu na série de TV no episódio 211. Ele foi criado na intenção de melhorar a audiência, que andava baixa. Até este momento a série girava em torno da personagem Victoria, a misteriosa governanta da mansão Collinwood.
☞ A história do filme se passa em 1972. Trata-se de um ano após o encerramento da série de TV na qual ele é baseado, exibida entre 1966 e 1971.
☞ O ator Michael Sheen (Tron - O Legado) teve seu nome cotado para interpretar Roger Collins, mas Jonny Lee Miller, vilão da última temporada do seriado Dexter foi o escolhido.
☞ As atrizes Anne Hathaway, Lindsay Lohan e Jennifer Lawrence fizeram teste para o papel de Angelique, mas foi Eva Green quem acabou levando.
☞ Esse é o oitavo reunindo a dupla Tim Burton e Johnny Depp. Os outros foram: Edward Mãos de Tesoura (1990); Ed Wood (1994); A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); A Noiva Cadáver (2005) e Sweeny Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010).
☞ Burton convidou Christopher Lee, o eterno Drácula, para trabalhar com ele pela quinta vez. Neste filme, Lee interpreta o personagem Clarney. Os dois estiveram juntos em Alice no País das Maravilhas (2010), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e A Noiva-Cadáver (2005).
☞ Após quase 20 anos sem trabalhar juntos, Michelle Pfeiffer retoma o trabalho com Burton, iniciado em Batman - O Retorno (1992).
☞ Essa é a sétima colaboração entre o diretor Tim Burton e sua esposa Helena Bonham Carter. As outras foram: Alice no País das Maravilhas (2010), Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), A Noiva-Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) e Planeta dos Macacos (2001).
☞ Os jovens atores Chloë Grace Moretz e Gulliver McGrath repetem num curto espaço de tempo um trabalho juntos. O outro foi o recente A Invenção de Hugo Cabret (2011).
☞ Jonathan Frid, intérprete de Barnabas Collins na série de TV, aparece em uma pequena ponta no filme, como um dos convidados na festa realizada em Collinwood. Sombras da Noite foi seu último filme, já que o ator faleceu em 13 de abril de 2012, aos 87 anos.
☞ O filme teve locações na região de Surrey e nos estúdios de Buckinghamshire, na Inglaterra, Reino Unido.




Tecnologia do Blogger.