O MÉDICO E O MONSTRO NO CINEMA / TV


O médico e o monstro ou O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886. Na narrativa, um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde. A obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, quando em uma mesma pessoa existem tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra. O impacto do romance foi tal que se tornou parte do jargão inglês, com a expressão "Jekyll e Hyde" usada para indicar uma pessoa que age de forma moralmente diferente dependendo da situação.

Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde foi um sucesso imediato e uma das obras mais vendidas de Stevenson. Adaptações teatrais começaram a ser encenadas em Londres um ano após seu lançamento, e a partir de então o livro inspirou a realização de diversos filmes e peças. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou a obra como um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Frankenstein e Drácula. A obra está em domínio público e está disponível gratuitamente na Internet em língua inglesa.

Vamos aos filmes:

Direção: F.W. Murnau
Sinopse:

Filme perdido de Murnau. Apenas um pequeno fragmento do filme e o roteiro original se encontram a salvo na biblioteca do cinema alemão. As cópias do filme original foram destruídas a pedido da família de R.L.Steverson. Assim como ocorreu em Nosferatu, Murnau não conseguiu a autorização para rodar o filme, pois nos EUA já iria ser feito uma versão de O Médico e o Monstro e Steverson não queria tirar as atenções da versão americana.. Irritado, Murnau decidiu rodar o filme mesmo assim, simplesmente mudando o nome dos personagens: Dr Jekyll vira Dr Warren e Mr Hyde vira Mrs O Connor. Contudo, nada adiantou, Stevenson entrou com um processo e as cópias do filme foram destruídas.

Direção: John S. Robertson
Sinopse:

Cientista filantropo testa fórmula em si mesmo, com o intuito de provar que os instintos benévolos e malévolos de uma mesma pessoa podem ser retidos em corpos diferentes. Entretanto, com o passar do tempo, o avatar de sua maldade (sob o nome de Mr. Hyde) passa a dominá-lo por completo e fazer mal contra todos os que estão ao seu redor...

Direção: Rouben Mamoulian
Sinopse:

A Londres vitoriana é palco para uma das versões mais bizarras de Dr. Jekyll and Mr Hyde. Frederic March incorpora tão veemente o papel do homem-monstro que o coloca como a melhor interpretação do personagem de todos os tempos. A maquiagem impressiona e a representação de época também. Um clássico para ser guardado para sempre.

Direção: Victor Fleming
Sinopse:

Londres, século XIX. O médico e pesquisador Harry Jekyll (Spencer Tracy) crê que bem e mal existam em todas as pessoas. Jekyll tem muita determinação para provar sua teoria, que é criticada por quase todos que conhece, inclusive Charles Emery (Donald Crisp), o pai de sua noiva Beatrix (Lana Turner). Após trabalhar incansavelmente em seu laboratório, Jekyll elabora uma fórmula. Não querendo colocar em risco a vida de ninguém, ele mesmo a bebe. Como resultado seu lado demoníaco é revelado, que ele chama de Mr. Hyde. Mas o pior ainda estava por vir, pois inicialmente Jekyll acreditava poder controlar as aparições de Hyde, mas logo ele veria que estava totalmente enganado.

Direção: Seymour Friedman
Sinopse:

O filho do famoso Dr. Henry Jekyll está determinado a provar que a reputação de seu pai foi injustamente merecida. Ele se propõe a desenvolver a fórmula de seu pai, a fim de provar que ele era um cientista brilhante, em vez de um monstro assassino.

Direção: Edgar G. Ulmer
Sinopse:

Gloria Talbott é Janet, filha do terrível Dr Henry Jekyll, noiva de John Agar e durante seu aniversário de 21 anos descobre que talvez tenha herdado de seu pai uma certa loucura que se desenvolve em noites de lua cheia, e começa a acreditar que talvez seja culpada de uma série de assassinatos que vem ocorrendo na região, mas nem tudo é o que parece.

 Direção: Lance Comfort
Sinopse:

Henry Jeckle sempre foi o estranho e desajeitado, relegado a esperar por seu convite para participar de uma vida que nunca chegou. Até descobrir uma fórmula médica desenvolvida por um tio morto, que alegava transformar 'um homem tímido em um corajoso e destemido.

 Direção: Marino Girolami
Sinopse:

O professor Fabius encontrou uma maneira de transferir sua personalidade para outra pessoa e ele a transfere para o corpo de Giacinto Floria, um bom professor em uma faculdade de mulheres. O pobre Giacinto se torna um maníaco sexual para a perplexidade de sua namorada Mafalda..

Direção: Terence Fisher
Sinopse:

Londres, 1874. Henry Jekyll (Paul Massie) é um dedicado pesquisador que há 6 anos está casado com Kitty (Dawn Addams), mas lhe dá pouca atenção. Com isso ela se apaixonou por Paul Allen (Christopher Lee), o maior amigo de Jekyll. Paralelamente Henry desenvolve uma fórmula que faz vir à tona o lado negro de cada ser e, ao aplicar em si esta droga, Jekyll se altera não só psicologicamente como fisicamente. Logo ele está na Sphinx, uma casa noturna cara mas de má reputação. Lá encontra Kitty e Paul, que conversam com ele. Logo Jekyll está dançando com Kitty, que não imagina que este desconhecido que diz se chamar Edward Hyde é o seu marido, que ela tanto evita. Este encontro marca o início de várias tragédias.

Direção: Marino Girolami
Sinopse:

Professor Fábio realiza um experimento no gentil Professor Floria, de personalidade tranquila e torna-o um sedutor lascivo de estudantes .

Direção: Jesús Franco
Sinopse:

A jovem Melissa é convidada a passar o feriado de Natal no castelo de seu tio, o Dr. Conrad, mas o clima que ela encontra não é nada festivo: seu tio tem um comportamento frio e furtivo, e sua tia Ingrid está constantemente embriagada. A curiosidade de Melissa é despertada por uma foto de seu falecido pai, do qual ela nunca soube. Investigando o caso, ela descobre que seu tio é um discípulo do louco Dr. Orloff e controla por ondas de rádio um assassino ressuscitado, que usa como arma de vingança.

Direção: Charles Jarrott
Sinopse:

Esta adaptação feita para a televisão não perde tempo com preliminares. Nos primeiros 15 minutos o Dr. Henry Jekyll já experimenta em si mesmo uma mistura que ele  libera sem inibição suas  inclinações selvagens.

Direção: Roy Ward Baker
Sinopse:

Na busca pelo elixir da vida eterna, o Dr. Henry Jekyll começa a usar hormônios femininos retirados de cadáveres frescos fornecidos por Burke e Hare. Estes têm o efeito de alterar não só o seu comportamento (para pior), mas também de mudar seu gênero, transformando-o em uma linda porém diabólica mulher.

Direção: Stephen Weeks
Sinopse:

No início do século, um psiquiatra e pesquisador britânico, o Dr. Charles Marlowe (Lee, eficiente como sempre), resolve experimentar em si próprio um soro que tem a capacidade de suspender temporariamente os bloqueios e censuras morais. Sob o efeito da droga ele se torna o abominável Edward Blake, indivíduo capaz das mais incríveis monstruosidades.

Direção: Andy Milligan
Sinopse:

Mais uma refilmagem do clássico de R. Stevenson. Dr. William Jekyll (Denis de Marne) é um brilhante cientista cujas teorias revolucionárias sobre a natureza da maldade humana lhe renderam escárnio dos cantos mais conservadores de sua profissão. O médico devotado desenvolveu um soro que isola e identifica a parte do cérebro que produz o comportamento violento, e está trabalhando em um outro produto químico que irá bloquear todos os desejos anti-sociais, efetivamente curar o mal de uma vez por todas.

Direção: León Klimovsky
Sinopse:

Paul Naschy retorna como Lobisomem pela sexta vez. Enquanto ele procura por uma cura para sua transformação durante a lua cheia, ele visita o neto do infame Dr. Jekyll. 

Direção: David Winters
Sinopse:

Versão musical da história em que experimentos do Dr. Henry Jekyll com meios científicos de revelar o lado escuro escondido do homem acaba por liberar um assassino de dentro de si mesmo.

Direção: William Crain
Sinopse:

Um cientista negro tenta desenvolver uma fórmula regeneradora das células humanas,usando a si mesmo como cobaia. Mas algo dá errado e ele termina transformando-se numa espécie de vampiro albino com a mania de matar prostitutas. As investigações policiais levam a crer que trata-se de uma assassino de dupla personalidade.

Direção: Alastair Reid
Sinopse:

Uma dramática disputa entre o bem e o mal é o tema central desta famosa estória de Robert Louis Stevenson, que nos conta o drama de um cientista que utiliza a ele mesmo como cobaia de seus experimentos.

Direção: Adriano Stuart
Sinopse:

Renato Aragão faz o personagem Jegue, que trabalha com os amigos trapalhões como mecânicos num autódromo. Além disso, Jegue também descobriu a fórmula de um combustível que substitui o petróleo, é mais barato e eficiente. A invenção ainda precisa de uns ajustes, já que transforma Jegue numa espécie de monstro, mas o fato é que os árabes s árabes querem roubar a invenção e para isso sequestram Ritinha, namorada de Jegue.

Direção: Walerian Borowczyk
Sinopse:

A história se passa antes, durante e imediatamente após a festa de noivado do Dr.Henry Jekyll (Udo Kier) e Miss Fanny Osborne (Marina Pierro), com a presença de convidados respeitáveis - um general, um médico, um padre, um advogado -, o último dos quais informa que uma criança foi assassinada na rua. Enquanto os outros assistem à performance de uma jovem bailarina, Dr.Jekyll instrui o advogado para alterar seu testamento, deixando tudo para um certo Mr.Hyde. Pouco tempo depois, a dançarina é encontrada morta, e os convidados percebem que um deles deve ser um maníaco com um apetite sexual prodigioso.

Direção:Raj Tilak
Sinopse:

Dr. Wilson é uma pessoa bem respeitada num vilarejo pequeno. Logo um de seus experimentos vai torná-lo um monstro.

Direção: Alexander Orlov
Sinopse:

Dr. Jekyll fez uma descoberta sensacional - conseguiu separar-se de seu lado mal. Esta descoberta ele mantem em segredo até que Mr. Hyde, torna-se incontrolável ...

Direção: Gérard Kikoïne
Sinopse:

Quando as experiências de Henry Jekyll's com cocaína saem fora do controle ele se transforma no hediondo Jack Hyde.

Direção: David Wickes
Sinopse:

O médico e pesquisador Harry Jekyll (Michael Caine) crê que bem e mal existam em todas as pessoas. Jekyll tem muita determinação para provar sua teoria, que é criticada por quase todos que conhece. Após trabalhar incansavelmente em seu laboratório, Jekyll elabora uma fórmula. Não querendo colocar em risco a vida de ninguém, ele mesmo a bebe. Como resultado seu lado demoníaco é revelado, que ele chama de Mr. Hyde. Mas o pior ainda estava por vir, pois inicialmente Jekyll acreditava poder controlar as aparições de Hyde, mas logo ele veria que estava totalmente enganado.

Direção: David Price
Sinopse:

Richard Jacks, desenvolve fórmulas de perfumes. Mas o que ele gosta mesmo é de ficar misturando estranhas poções e ver no que dá. Um dia, ele descobre um velho livro de fórmulas que pertenceu ao seu bisavô, um cientista doido chamado Dr. Jekyll. Richard decide fazer uma experiência e toma uma fórmula especial que ele mesmo criou. Os resultados vão surgindo aos poucos, seus cabelos começam a crescer... sua voz fica mais fina... os lábios estão mais sedutores... Richard agora é mulher! E uma mulher que coloca sua vida de pernas pro ar. Richard não tem outra saída: ou acaba com essa mulher ou ela acaba com ele.

Direção: Colin Budds
Sinopse:

Jovem cirurgião e sua esposa vão passar a lua-de-mel em Hong Kong, mas acabam ficando no meio de uma guerra entre gangues. Ela acaba morrendo e ele sobrevive, mas passa pelas mãos de um médico que lhe dá uma fórmula que o transforma em um justiceiro, que irá vingar a morte de sua esposa.

 Direção: Mark Redfield
Sinopse:

O Dr. Henry Jekyll faz experimentos científicos com intuito de revelar o lado oculto e sombrio do homem, mas ele acaba libertando o lado assassino dele próprio.

Direção: Maurice Phillips
Sinopse:

Dr. Jekyll enfrenta uma realidade apavorante quando deixa seu lado obscuro vir à tona através de uma poção que o transforma no sinistro Mr. Hyde. Nova versão da clássica historia "O Médico e o Monstro". Este filme foi produzido para a TV.

Direção: John Carl Buechler
Sinopse:

Dr. Jekyll conseguiu curar um macaco de uma grave doença no coração e resolve testar a fórmula em seres humanos. A cobaia? Ele mesmo, o que resulta em graves conseqüências. Ele se transforma em outra pessoa. Uma demoníaca, brutal e primitiva sombra de si mesmo, chamada Sr. Hyde. Dr. Jekkyl torna-se um paranoico esquizofrênico, sofrendo de desvios de personalidade, sem se dar conta de que Sr. Hyde é uma manifestação do seu “eu” interior.

Direção: Nick Stillwell
Sinopse:

Um casal, Jekyll (Bryan Fisher) e Mary (Katrina Matthews), faz experiências com o ecstasy, procurando uma droga que modifique suas personalidades. Mas testam a droga em si mesmos e o rapaz vira um assassino.

Direção: Matt Lipsey, Douglas Mackinnon
Sinopse:

Enquanto pesquisava a cura para o câncer, Dr. Henry Jekyll cria um alter-ego gerado por computador, Mr. Hyde, uma criatura de apetites e impulsos incontroláveis que vai em uma onda de assassinatos e, finalmente, tenta destruir o seu próprio criador...

Direção: Scott Zakarin
Sinopse:

Enquanto pesquisava a cura para o câncer, Dr. Henry Jekyll cria um alter-ego gerado por computador, Mr. Hyde, uma criatura de apetites e impulsos incontroláveis que vai em uma onda de assassinatos e, finalmente, tenta destruir o seu próprio criador...

Direção: Paolo Barzman
Sinopse:

Filme baseado na clássica obra da literatura universal, o Médico e o Monstro. Conta a história de um médico que está pesquisando uma rara planta amazônica que tem a propriedade de separar a alma das pessoas, trazendo à tona o lado obscuro de cada um. Ao mesmo tempo, uma série de assassinatos brutais começa a acontecer pela cidade. O médico sabe que não se trata de uma simples coincidência, já que na verdade ele libertou seu lado maligno com os experimentos, que agora passa a dominá-lo cada vez mais forte. É quando começa uma luta interna para tentar trazer o lado bom de volta, mas as coisas se tornam cada vez mais difíceis.

Criador: Charlie Higson
Sinopse:

Em Londres, na década de 1930, o jovem Robert Jekyll decide ir atrás da resposta para uma maldição que ele carrega a anos. Vindo de uma família adotiva, ele é um jovem bem instruído, mas sente uma a necessidade de saber sobre a origem de sua família de sangue. Até que descobre sobre o Dr. Jekyll, seu avó, que pode levá-lo mais perto do que ele procura.
A série teve 10 episódios.

Direção: B. Luciano Barsuglia
Sinopse:

Os lados bom e mal do ser humano entram em rota de colisão causando um terrível confronto em mais uma adaptação da clássica história de Stevenson.


Obras-Primas do Cinema lançou a COLEÇÃO AMICUS PRODUCTIONS VOL. 2. Mais 6 clássicos da Amicus produzidos entre as décadas de 1960 e 1970, nesta seleção, estão presentes grandes estrelas do cinema de horror que incluem Christopher Lee, Peter Cushing, Suzanna Leigh, Barbara Parkins, Richard Todd, Ian Bannen dentre outros. Edição limitada em Digistak com 3 DVD's, 6 cards e mais de 1h de extras!

Disco 01:

O Asilo do Terror (Asylum 1972| 1.78:1 | 89 minutos)
Direção: Roy Ward Baker. Elenco Principal: Barbara Parkins, Richard Todd, Sylvia Syms.

U+21F0.gif Sinopse:
Um jovem doutor terá que descobrir qual, entre quatro pacientes de um manicômio, é o ex-diretor da instituição. Cada um dos pacientes irá lhe contar sua história e o motivo de sua internação, dando lugar aos quatro relatos sobrenaturais que compõem esta antologia.

As Profecias do Dr. Terror (Dr. Terror's House of Horrors | 1965 | 2.35:1 | 98 minutos)
Direção: Freddie Francis. Elenco Principal: Christopher Lee, Peter Cushing, Neil McCallum.

U+21F0.gif Sinopse:
Durante uma viagem de trem, o destino de cinco homens é definido pelas cartas do Dr. Terror, que anunciam experiências terríveis.


Disco 02:

Vozes do Além (From Beyond the Grave | 1974 | 1.66:1 | 98 minutos)
Direção: Kevin Connor. Elenco Principal: Peter Cushing, Ian Bannen, Ian Carmichael.

U+21F0.gif Sinopse:
Quatro histórias ligadas a uma sinistra loja de antiguidades onde quatro diferentes fregueses adquirem artefatos enganando, de alguma forma, o seu proprietário, com consequências desastrosas: a primeira história é sobre um rapaz que compra um espelho habitado por um demônio que precisa alimentar-se de sangue; a segunda é sobre um homem explorado pela esposa que se relaciona com a filha de um veterano de guerra; a terceira mostra um homem sendo assombrado por um demônio que se aloja sobre o seu ombro e a quarta história é sobre uma porta que abre uma passagem para outra dimensão.

A Fera Deve Morrer (The Beast Must Die | 1974 | 1.78:1 | 92 minutos)
Direção: Paul Annett. Elenco Principal: Calvin Lockhart, Peter Cushing, Marlene Clark.

U+21F0.gif Sinopse:
Tom Newcliffe, um excêntrico esportista milionário convida um grupo de seis pessoas para passar um fim de semana em sua mansão para participar de uma brincadeira macabra. Ao se apresentar ao grupo acompanhado por seu mordomo, Newccliffe avisa que um dos presentes é um lobisomem que se revelará nesta noite de lua cheia. Um dos mais importantes filmes de Peter Cushing onde o expectador também faz parte do jogo e terá -assim como os convidados- oportunidades de desvendar o mistério.



Disco 03:

A Picada Mortal (The Deadly Bees | 1966 | 1.78:1 | 84 minutos)
Direção: Freddie Francis. Elenco Principal: Suzanna Leigh, Frank Finlay, Guy Doleman.

U+21F0.gif Sinopse:
Uma cantora pop, entra em colapso durante a gravação de um clipe. Estressada, ela é enviada a uma fazenda em uma ilha isolada para relaxar. No entanto, a cantora descobre que o dono da fazenda, Hargrove, está desenvolvendo um tipo especial de abelhas, capazes de matar uma pessoa em segundos.

O Soro Maldito (I, Monster | 1971 | 1.78:1 | 77 minutos)
Direção: Stephen Weeks. Elenco Principal: Christopher Lee, Peter Cushing, Mike Raven.

U+21F0.gif Sinopse:
No início do século, um psiquiatra e pesquisador britânico, o Dr. Charles Marlowe, resolve experimentar em si mesmo um soro que tem a capacidade de suspender temporariamente os bloqueios e censuras morais. Sob o efeito da droga ele se torna o abominável Edward Blake, indivíduo capaz das mais incríveis monstruosidades.

U+21F0.gif Extras:

• Entrevistas com Milton Subotsky, Roy Ward Baker, Charlotte Wardpling, Charlotte Rampling, James Villiers, Megs Jenkins e Tony Curtis (diretor de arte) e Teresa Bolland. (18 minutos)
• Entrevista com Fiona Subotsky cônjuge de Milton Subotsky. (9 minutos)
• Comentário em áudio sobre os lobsomens no cinema pelo historiador Troy Howarth (18min)
• Entrevista com o diretor Paul Annett (12 minutos)
• Galeria de Imagens para o filme "As Profecias do Dr. Terror" (7min)



https://www.tudosobreseufilme.com.br/2016/09/medico-e-o-monstro-no-cinema-tv.html

Tecnologia do Blogger.