google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOHN HUSTON - 10 FILMES ESSENCIAIS

 john-huston-10-filmes-essenciais

Imagine se você pudesse olhar na sua ceia de Natal, e sentados à mesa estivessem Walter Huston, John Huston, Angelica Huston, Danny Huston e Jack Huston? Infelizmente este cenário nunca aconteceu porque Walter Huston partiu em 1950, quando Anjelica, Danny e Jack nem haviam nascido. Mas a ideia era imaginar uma família com tantos talentos juntos, numa mesa, comendo peru de Natal. 

John era um homem de muitos interesses além do cinema, como pintura, escultura, boxe, jogo, caça à raposa, entre outros. Era o pai da também atriz Anjelica Huston e de Tony, frutos do seu casamento com Ricki Soma, e do ator Danny Huston, fruto do seu relacionamento com Zoe Sallis. John ainda é pai de Pablo (com a atriz Evelyn Keyes). 

Huston começou a carreira de ator no teatro e estreou no cinema como roteirista em Uma casa dividida (1931). Sua estreia como diretor aconteceu em... Relíquia Macabra, no qual também foi roteirista. Ele era um rebelde excêntrico de proporções épicas, que reinou supremo como diretor, roteirista e ator de personagens em uma carreira que durou mais de cinco décadas. A lenda dez vezes indicada ao Oscar nasceu em John Marcellus Huston, em Nevada, Missouri, em 5 de agosto de 1906. Seus ancestrais eram ingleses, escoceses, irlandeses escoceses, alemães distantes e portugueses muito remotos.

Um gênio, com muitas histórias pessoais para contar além de muitas obras primas realizadas para os cinemas. Confira abaixo 10 filmes que precisa conhecer, antes de seguir para os próximos 20, claro.


➤Sinopse:

O detetive particular Sam Spade (Humphrey Bogart) está em seu escritório quando surge uma bela mulher, dizendo-se chamar Ruth Wonderly. Ela quer sua ajuda para que possam localizar Corinne, sua irmã mais nova que está sumida. Segundo a jovem, a irmã sumira após escrever-lhe uma carta na cidade de San Francisco, e ela crê que a garota foi seduzida por Floyd Thursby que a convenceu a fugir com ele para Nova York. O sócio de Sam, Miles Archer (Jerome Cowan) vai atrás de pistas sobre Corinne, mas acaba sendo morto. Sam vai em busca do assassino do colega, e interroga Ruth, que na verdade se chama Brigid O’Saughnessy (Mary Astor). Ela lhe confessa que está sendo perseguida pelo assassino de Miles. Sam descobre que os suspeitos, Joel Cairo (Peter Lorre), Kaspar Gutman (Sidney Greenstreet) e o capanga de Gutman, Wilmer (Elisha Cook Jr) estão em busca de uma relíquia conhecida como o Falcão Maltês.

➤Sinopse:

Dobbs (Humphrey Bogart) vagueia mendigando pelas ruas da cidade. Após conhecer Curtin (Tim Holt), outro americano em dificuldades, ambos passam algumas semanas trabalhando para um empreiteiro desonesto que desaparece sem pagá-los. Pernoitando num albergue, conhecem o velho garimpeiro Howard (Walter Huston), que lhes fala sobre a possibilidade de exploração de veios de ouro nas montanhas da Sierra Madre. Quando Curtin e Dobbs conseguem receber seu salário na marra e o último ganha um prêmio na loteria, os três apuram o capital necessário para iniciar a viagem em busca do ouro. Liderados pelo experiente Howard, o trio se embrenha pela floresta, conseguindo, após meses de árduo trabalho juntar uma pequena fortuna. Mas além da penúria, do isolamento e das constantes ameaças de bandidos, terão também que enfrentar a ganância e a cobiça, que gradativamente passa a se apossar de Dobbs, levando-o à beira da loucura.

➤Sinopse:

O major Frank McCloud chega ao hotel Key Largo com a missão de revelar ao seu proprietário, James Temple, que o seu filho morreu em combate. Aí conhece igualmente a bela Nora Temple, viúva do seu camarada de armas e descobre que o hotel está dominado por Johnny Rocco, um gangster deportado que escolheu o hotel como local de encontro com a quadrilha, com quem tem negócios de dinheiro falso. Rocco é reconhecido por Frank bem como por um delegado do xerife que ele captura. Rocco vê-se então obrigado a dominar todo o grupo sob a ameaça de armas, enquanto no exterior um terrível furação ameaça a zona.

➤Sinopse:

O Segredo das Jóias é considerado por muitos o filme que define o gênero ´noir´. Depois de muitos anos na prisão, Doc, aparentemente um tranquilo e aposentado ex-criminoso reabilitado, decide dar um último golpe. Suas tentativas de reunir a velha gangue vêm contra as intenções do seu sócio, que pretende começar no Kentucky uma fazenda de criação de cavalos com a sua parte do roubo. As tendências lascivas de Doc para mulheres jovens e curvelíneas não o levam a lugar nenhum, mas deleitam os espectadores com desempenhos estonteantes de Jean Hagem e Marilyn Monroe.

➤Sinopse:

Rose "Rosie" Sayer, irmã de um missionário servindo no meio da floresta queniana, extremamente religiosa, é obrigada a fugir com Charles "Charlie" Allnut, um navegador beberrão e ignorante, por causa dos ataques alemães durante a 1ª Guerra Mundial. Para isso eles usam o pequeno barco velho a vapor de Charlie, o "Rainha Africana". No meio da viagem, eles decidem se vingar dos alemães, afundando um navio de guerra a vapor, o "Louisa", que está navegando no lago Tanganyika. Só que para isso eles devem atravessar rios considerados não navegáveis, corredeiras, enfrentando animais perigosos, sanguessugas, quebras do barco velho, as bebedeiras de Charlie e os alemães pelas margens dos rios. Uma deliciosa diversão, cheia de bom humor, romance e, claro, muita aventura!

➤Sinopse:

Consumido por uma raiva completamente insana, Capitão Ahab (Gregory Peck) tem apenas um objetivo na vida - vinga-se de Moby Dick, a grande baleia branca que o feriu e desfigurou. O obcecado capitão de um baleeiro usa seu poder de comando como uma desculpa para navegar pelos sete mares em uma busca sem fim pelo seu objeto de ódio. Lutando contra uma tripulação amotinada, o calor tropical e tormentas violentas, Ahab finalmente encontra com sua inimiga e começa um confronto que irá culminar em uma luta épica de uma fúria sem fim... e um inevitável destino.

➤Sinopse:

No sul do Pacífico em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, o fuzileiro naval dos Estados Unidos cabo Allison era tripulante de um submarino quando houve um ataque dos japoneses, o que o deixou desacordado e perdido no mar dentro de um bote salva-vidas. Ele chega a uma ilha desabitada a 500 km ao norte das Fiji. Ao encontrar uma aldeia em ruínas ele conhece a freira irmã Angela, que estava ali havia quatro dias, fugindo de uma invasão japonesa. Os dois ficam amigos e iniciam a construção de uma jangada, mas o trabalho é interrompido pela chegada de tropas japonesas. Se escondem numa caverna até que os japoneses partem para uma batalha naval perto dali. Allison espera que a luta tenha sido vencida pelos aliados e aguarda o desembarque dos companheiros mas isso não acontece, deixando-o frustrado e em sua raiva assusta Angela ao dizer que poderão ficar ali durante anos.

➤Sinopse:

Dirigido com maestria por John Huston com um roteiro vencedor do Prêmio Pulitzer escrito por Arthur Miller, Os Desajustados é 'um drama excitante e instigante' (Film Daily) de honestidade, intensidade e puro brilho poético. Divorciada e desiludida, Roslyn Tabor (Marilyn Monroe) fica amiga de um grupo de 'desajustados', incluindo um caubói envelhecido (Clark Gable), um mecânico de coração partido (Eli Wallach) e um cansado cavaleiro de rodeios (Montgomery Clift). Apesar do estilo de vida imediatista, Roslyn experimenta pela primeira vez a liberdade, animação e paixão. Mas quando seu inocente idealismo entra em choque com o realismo cínico de seu novo grupo, Roslyn terá que arriscar perder sua amizade... e o único amor verdadeiro que já teve.

➤Sinopse:

Padre com a fé abalada ganha a vida conduzindo excursões de senhoras pelo México. Numa delas, ele se envolve com a sobrinha de uma das passageiras e vai parar em uma pousada onde, junto com a dona do lugar e uma estranha viajante, passa por situações que vão testar o seu limite.
Até a realização desse filme, Puerto Vallarta era um desconhecido vilarejo que não aparecia nos mapas. O rumoroso caso de Richard Burton com Elizabeth Taylor, que ia visitá-lo no set, chegava aos jornais do mundo todo. Hoje a cidade tem resorts luxuosos e é destino de milhares de turistas o ano todo.

➤Sinopse:

Narrado em flashback por um velho aparentemente perturbado (Caine) a Rudyard Kipling (Plummer), na redação de seu jornal, o filme conta a história de dois rudes ex-soldados britânicos, expulsos do exército, que no século XIX se dirigem à Índia, então sob domínio da Grã-Bretanha, em busca de aventuras e riqueza e acabam se tornando reis do povo da longínqua e inexplorada região do Cafiristão, onde nenhum homem branco havia posto os pés desde Alexandre, o Grande. 
Trata-se de uma história fundamentada na filosofia maçônica e trás dentro de seu contexto vários ensinamento da Ordem, sendo que vários participantes da obra são maçons, como o próprio Sean Connery. Um de seus principais ensinamentos alude à ambição dos Homens que em nome do poder e da vaidade acabam perdendo até mesmo o seu mais precioso bem, a vida.
Tecnologia do Blogger.