WILLOW NA TERRA DA MAGIA (1988) - FILM REVIEW

willow-na-terra-da-magia-1988-film-review

Os diretores Chris Miller e Phil Lord deixaram o comando de Solo: Uma História Star Wars em 2016, e o longa passou para as mãos de Ron Howard. Solo,que  como sabem foi uma bomba e isto foi culpa de um certo anão chamado Willow.

A escolha de Ron parecia arbitrária. Se olharmos seus últimos filmes, parecia um tiro no escuro, já que ele acerta na mesma rapidez que erra com seus filmes. Willow talvez seja o primeiro grande filme realizado pelo diretor, que foi produzido por George Lucas e a Lucasfilm.


Ron Howard estava procurando fazer um filme de fantasia. Ele estava na Industrial Light & Magic durante a fase de pós-produção de Cocoon (1985), quando foi abordado pela primeira vez por George Lucas para dirigir Willow. Ele já havia estrelado as Loucuras de Verão de Lucas (1973), e Lucas sentiu que ele e Howard tinham um relacionamento simbiótico semelhante ao que ele gostava com Steven Spielberg.

Vários grandes estúdios de cinema recusaram a chance de distribuí-lo e co-financiá-lo com a Lucasfilm porque acreditavam que o gênero de fantasia não teria mais sucesso. Isso se deve em grande parte a filmes como O Dragão e o Feiticeiro (1981), Krull (1983), A Lenda (1985) e Labirinto, a Magia do Tempo (1986).


George Lucas esperava que o filme ganhasse tanto dinheiro quanto ET: O Extraterrestre (1982), mas enfrentou concorrência de filmes como  Crocodilo Dundee II (1988), Quero ser grande (1988) e Rambo III (1988). Não foi um fracasso financeiro; com fortes vendas internacionais de home vídeo.

O lucro final arrecadado com o filme de 167 milhões de dólares não foi satisfatório (até pelo altíssimo custo na época, de 35 milhões de dólares), por isso o escritor George Lucas continuou a história de Willow em livros, em vez de sequências do filme. São três livros conhecidos coletivamente como "The Chronicles of the Shadow War", onde os escritores Chris Claremont e George Lucas dividem os créditos..


Mas o resultado aquém nas bilheterias não afetou a relação de George com Howard, que inclusive ofereceu ao diretor a condução do filme Ameaça Fantasma, em 1999, que recusou. Esta confiança vem não só da amizade, mas porque Willow é um filmaço como não se faz mais hoje em dia. Aliás, nos anos 80 dominavam este tipo de produção, que lembra Conan com Caravana da coragem.

Na história, Willow Ufgood (Warwick Davis), um pequeno fazendeiro Nelwin que sonha em ser um feiticeiro. Num belo dia, seus filhos encontra um neném boiando como Moisés num rio, e sua família decide ficar com ele, até descobrirem da pior forma que a criança é caçada. Willow se torna guardião do bebê pertencente aos Daikinis, guerreiros temidos pelos Nelwin. De acordo com a profecia, a criança deverá destruir a malvada feiticeira Bavmorda (Jean Marsh) e acabar com seu reinado de terror, a menos que a bruxa possa destruir a criança primeiro. Willow começa uma perigosa e fabulosa jornada para manter a criança a salvo, junto a dois duendes, um guerreiro rebelado e uma feiticeira bondosa que vive no corpo de um animal.


Warwick Davis tinha apenas 17 anos durante as filmagens. George Lucas escreveu o papel principal especificamente para Warwick Davis depois de conhecê-lo no set de O Retorno do Jedi (1983).Na preparação para o filme, Warwick teve que aprender fazer um novo sotaque, como cuidar de um bebê, como andar a cavalo, como lutar com espadas e como realizar mágica. O futuro sogro de Warwick Davis , Peter Burroughs e  sua futura esposa, Samantha Davis, aparecem como aldeões de Nelwyn. Ele é casado com ela até hoje e tem três filhos.

Val Kilmer e Joanne Whalley se apaixonaram durante a produção, se casando em 1988, ficando juntos até o divórcio em 1996. Durante este tempo ela adotou o Kilmer no nome, que pode ser conferido em produções que ela atuou na época. Eles tiveram dois filhos.


As gêmeas de seis meses que interpretam Elora Danan eram jovens demais para ter uma cabeleira cheia. Eles usam uma peruca, que foi aplicada com xarope, pois o adesivo normal seria muito duro para a pele dos bebês. Elas nunca mais atuaram em nenhum outro filme ou programa de TV depois de Willow (1988). Kate Greenfield foi para a Universidade De Montfort para estudar Ciências Forenses e não se sabe o que Ruth Greenfield fez desde Willow (1988).

Um bebê de 13 quilos feito com animatronics capaz de mover a cabeça e abrir a boca foi usado nas cenas de ação. Este bebê pesava mais do que o bebê real por conta do equipamento. E um bebê mais flexível foi usado nas cenas em que Willow cai com ele.


Como podem imaginar, os bebês cresceram durante a produção e eles tiveram que rebolar. O segundo diretor assistente, Gerry Toomey , recomendou sua sobrinha recém-nascida, Rebecca Bearman, embora ela nunca tenha sido creditada. A cena em que o bebê está doente em Burglekutt não foi escrita no roteiro. Willow andava mancando, o que deixou Rebecca enjoada. Quando ela foi levantada, vomitou sobre a cabeça dele, e foi tão engraçado que eles a mantiveram no filme.

Os animais que lembram javalis eram na verdade Rottweilers em máscaras de borracha e roupas. A trilha sonora de James Horner foi tão marcante na época, que foi frequentemente usada em trailers nos anos 80 e 90, com uma taxa de licenciamento de US$ 10.000 da MGM e da Lucasfilm. No filme podemos ver Kenny Baker (o R2-D2 de Star Wars), que interpretou um músico de Nelwyn, assim como seu parceiro de comédia de longa data, Jack Purvis .


No final das contas, com este pedigree Star Wars, Willow nunca poderia ter sido um erro. Mas ainda que pouco lembrado, é um filme que envelheceu muito bem.


Obras-Primas do Cinema lançou SESSÃO ANOS 80 VOL. 7. Neste novo e fantástico volume, contém mais 4 clássicos de uma das eras mais incríveis do cinema! Uma adorável mistura de comédia, aventura e romance com uma boa dose de nostalgia. Todos remasterizados e com dublagem em português, acomodados em uma bela embalagem em digipak com 4 cards!  

Disco 01:

Loverboy: Garoto de Programa (Loverboy, 1989, 1.85:1, 99min)
Direção: Joan Micklin Silver. Elenco Principal: Patrick Dempsey, Kate Jackson, Robert Ginty

U+21F0.gif Sinopse:

Randy conseguiu um emprego como entregador de pizza, mas ele acaba se tornando também fornecedor para as necessidades amorosas das belas e frustradas mulher de Beverly Hills. Lá ele encontra a fogosa e erótica Alex, a controlada Dra. Palmer e Mônica, uma aspirante a fotógrafa que se sente feia e desprezada. Para a surpresa de seus pais frustrados, de repente Randy se torna o homem que todas as mulheres desejam. E o que essas mulheres desejam é mais do que uma simples pizza.

Sobre Ontem à Noite (About Last Night..., 1986, 1.85:1, 113min)
Direção: Edward Zwick. Elenco Principal: Rob Lowe, Demi Moore, Jim Belushi

U+21F0.gif Sinopse:

Rapaz que foge das relações sérias e moça que não quer se entregar a qualquer um acabam indo para a cama depois de uma festa. E o que parecia impossível acontece: eles querem viver juntos, para surpresa dos amigos e até deles mesmos.


Disco 02:

Trânsito Muito Louco (Moving Violations, 1985, 1.85:1, 90min)
Direção: James Toback. Elenco Principal: John Murray, Jennifer Tilly, James Keach

U+21F0.gif Sinopse:

Acima.

Willow: Na Terra da Magia (Willow, 1988, 2.39:1, 126min)
Direção: Ron Howard. Elenco Principal: Val Kilmer, Joanne Whalley, Warwick Davis

U+21F0.gif Sinopse:

Willow Ufgood (Warwick Davis), um fazendeiro e aprendiz de mago, e Madmartigan (Val Kilmer), um grande esgrimista, saem em jornada numa terra devastada pela magia e monstros para salvar a vida de uma pequena princesa. De acordo com a profecia, essa bebê pode dar fim ao reinado da ‘Rainha Bavmorda’ que atormenta a região.


U+21F0.gif Extras:

Making of de "Sobre Ontem à Noite"
Cenas Deletadas de “Willow: Na Terra da Magia”

U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Sessão Anos 80 - Volume 07
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1985 - 1989
Gênero: Comédia - Aventura
Direção: Joan Micklin Silver; Edward Zwick; James Toback; Ron Howard.
Elenco: Patrick Dempsey, Val Kilmer, Robert Downey Jr., Demi Moore, Molly Ringwald, Jim Belushi, Dennis Hopper, Kate Jackson, Robert Ginty, Rob Lowe, Joanne Whalley, Warwick Davis.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (original) - Português (dublagem).
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada:  428 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.78:1 - 1.85:1 - 2.39:1
Cor: Colorido
Classificação Indicativa: 16 Anos. Contém: Nudez, Violência, Consumo de entorpecentes.





Tecnologia do Blogger.