google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O QUE FOI A OZPLOITATION AUSTRALIANA

 

Há diversas formas de expressões cinematográficas ao longo dos anos. Algumas mais conhecidas outras menos. O cinema australiano nos trouxe a Ozploitation, com filmes de baixo orçamento e muitas vezes renegados pelos críticos. A etimologia da palavra explicita seu significado: oz vem de "Austrália" e ploitation vem de "exploração". Muitos não sabem que informalmente, a Austrália é referida com apenas as três primeiras letras (Aus) e a pronúncia é Oz. 

O período do auge foi, basicamente, do início da década de 70 ao final dos 80, tendo obviamente, filmes fora deste período, principalmente remakes ou releituras de obras da época. Ozploitation foi bem abrangente em termos de gêneros; Desde à Sexploitation ao horror. Mas nenhum filme foi mais icônico e famoso mundialmente como Mad Max, que foi abordado na época de três maneiras bem distintas nos três filmes marcantes de George Miller e ainda foi feita uma continuação em 2015 com extremo reconhecimento de público e crítica (concorreu a 10 Oscars e venceu 6 !!!). 


Ao contrário de gêneros, subgêneros e movimentos com códigos estabelecidos e convenções como Noir, Expressionismo, Slasher, o Ozploitation não se refere a um estilo específico de cinema. Seu principal requisito é que ele seja simplesmente um filme de gênero australiano.  No entanto, um fator importante nesses filmes foi a maneira como eles exploraram os estereótipos e aspectos da cultura australiana para atingir o público dentro e fora da Austrália. 

O cinema australiano capengava nos anos 60, com poucas coisas (ótimas) sendo feitas. Com a Ozploitation, choveram produções, dando início à "Era de Ouro" do cinema australiano. Fatores diversos propiciaram o surgimento deste boom, como  grandes reduções de impostos oferecidas pelo governo australiano para aqueles que financiaram os filmes. Outro fator responsável foi a introdução da classificação R (superior a 18 anos). Isso criou um mercado que muitos cineastas australianos estavam ansiosos para explorar, havendo desta forma, um considerável aumento dos filmes sexploitation.


Como todo movimento, há o período de queda, que aconteceu nos anos 80. Mas já nos anos 90, o cinema australiano renasceu, mas com outros tipos de produções como Babe - O Porquinho Atrapalhado, Shine - Brilhante e Priscila, a Rainha do Deserto.

O período introdução desta nova onda Australiana foi, portanto, em 1971, com a introdução da classificação R. Porém, a origem do termo é bem mais recente. Há 11 anos, um documentário chamado "Além de Hollywood: O Melhor do Cinema Australiano!", dirigido por Mark Hartley, que explora, obviamente, a importância daquele período cinematográfico da Austrália. Nele, há diversas entrevistas com pessoas envolvidas com o cinema, sendo Quentin Tarantino uma delas.  Na entrevista, ele mesclou "Aussie" (termo que designa o australiano, tipo "brazuca" para os brasileiros) com "esploitation", formando "aussiesploitation". O diretor Mark Hartley encurtou para  "Ozploitation".


Como de costume, montei uma lista de referências para quem quiser começar a maratonar filmes "Oz". Geralmente faço uma pequena lista com 10, mas como é um conceito curto, porém abrangente, fiz uma lista com 20.

Boa sessão:

Direção: Ted Kotcheff
➤Sinopse:

Um professor cansado da vida que leva, tira folga do trabalho e viaja para encontrar a mulher com quem teve um caso tempos atrás. Mas no caminho, passa por uma cidade em que calor é insuportável, e onde todas as pessoas aparentam ser vítimas da perdição. O difícil vai ser esse homem sair desse lugar "possuído" pela jogatina e pela cerveja.

Direção: Tim Burstall
➤Sinopse:

Stork, um jovem magro e estranho, está preocupado com a sua incapacidade de manter um emprego e perder sua virgindade. Ele acaba indo morar com três amigos e uma garota de espírito livre que transa com todos os seus amigos acaba na cama com ele. Os problemas começam quando a menina engravida e não faz a menor ideia de quem seja o pai.

Direção: Nicolas Roeg
➤Sinopse:

Duas crianças são abandonadas pelo pai louco que, pouco antes de se suicidar, tenta matá-las em meio a uma região desabitada do deserto australiano. À mercê do destino e com poucos recursos para sobrevivência, o garoto e a menina passam a ser auxiliados por um aborígene, que vive sozinho pelo deserto para cumprir um ritual de sua tribo.

Direção: Tim Burstall
➤Sinopse:

Alvin (Graeme Blundell) é um pacato australiano, sem grandes atrativos, mas que descobre ser o improvável objeto de desejo feminino. O filme acompanha-o desde seus tempos de escola, seu primeiro trabalho – vendedor de colchão d’água - até ele se tornar jardineiro de um convento. Mesmo assim, desperta desejo sexual nas freiras, que querem fornicar com ele. Enquanto Alvin procura por um amor verdadeiro, qualquer mulher que o encontra passa a ser dominada por uma compulsão sexual inexplicável.

Direção: Peter Weir
➤Sinopse:

Em uma pequena cidade na Austrália rural, motoristas são induzidos a acidentes automobilísticos pelos moradores e os sobreviventes são levados a um hospital psiquiátrico local e lá são lobotomizados. Um dos sobreviventes, durante a recuperação, se envolve com a família do prefeito e, após uma fracassada estadia no hospital como funcionário, é promovido como fiscal de estacionamento com a obrigação de conter uma gangue de rebeldes em quatro rodas que usa os destroços dos carros acidentados como material de reciclagem para seus veículos exóticos.

Direção: Sandy Harbutt
➤Sinopse:

Quando vários membros do clube de motociclistas Grave Diggers são assassinados, o detetive de Sydney Stone (Ken Shorter) é enviado para investigar. Liderados pelo Undertaker (Sandy Harbutt), um veterano da guerra do Vietnã, os Grave Diggers permitem que Stone se faça de membro de uma gangue. Deixando para trás a namorada Amanda (Helen Morse), Stone começa a se identificar com Undertaker e seu amigos. Em meio a violentos confrontos com os Black Hawks, uma gangue rival, Stone descobre uma conspiração por trás dos assassinatos.

Direção: Philippe Mora
➤Sinopse:

Mad Dog Morgan - Um bandido sem escrúpulos ou um herói rebelde? Em meados de 1800, o imigrante irlandês Mad Dog Morgan (Dennis Hopper) parte para a Austrália em busca de fortuna. Enfrentando enormes dificuldades, como racismo e prisão, ele se transforma num criminoso com sede de vingança perseguido por caçadores de recompensas. A história verdadeira do lendário Mad Dog Morgan... um episódio que sacudiu a história!

Direção: Colin Eggleston
➤Sinopse:

Buscando a salvação de seu relacionamento desgastado, um casal do subúrbio toma uma decisão: vão passar o fim de semana longe de tudo e de todos, no meio da floresta, para voltar aos bons tempos. O problema é que, ao chegarem, acabam destruindo parte da natureza do local, fazendo com que a fauna e flora se revoltem e busquem por vingança.

Direção: Richard Franklin
➤Sinopse:

Após a chocante morte da sua mãe e do amante dela, o sinistro Patrick (Robert Thompson) permanece em coma em um pequeno hospital particular, sendo que sua única ação involuntária é cuspir. Quando uma bela e jovem enfermeira, recém separada do marido, começa a trabalhar no local, parece que Patrick começa a usar poderes psíquicos para manipular eventos na vida ela.

Direção:  Fred Schepisi
➤Sinopse:

Austrália, fim do século XIX. Jimmie Governor (Tommy Lewis), um mestiço aborígene, é maltratado diariamente por seus empregadores brancos. Passa fome, é humilhado e obrigado a abandonar sua família. Paciente e humilde, Jimmie não suporta mais a situação e toma uma atitude.
Adaptação de romance de Thomas Keneally, que é baseado na história real de Jimmy Governor. Keneally também é autor do livro em que foi baseado o filme A Lista de Schindler (1993)

Direção: George Miller
➤Sinopse:

Num futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes perpetrados por violentas gangues. Max é um jovem policial e junto com seus companheiros patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz. A morte de um membro pelas mãos de Max dá início a uma série de crimes cruéis cometidos contra sua família e o melhor amigo. Assim, Max só tem uma escolha: vingança.

Direção: Ian Barry 
➤Sinopse:

Um terremoto na zona rural da Austrália causa o vazamento de resíduos nucleares, contaminando a água da região num raio de quilômetros. Um cientista ferido no acidente tenta alertar o público, mas seu chefe tem outros interesses em mente. Também chamado de "Contaminação".

Direção: Simon Wincer
➤Sinopse:

O senador Rast é um homem muito poderoso. Mas ele não é nada comparado ao extraordinário poder do estranho enigmático que misteriosamente vem "visitá-lo". Possuindo sobrenaturalidade mágica e habilidades psíquicas milagrosas, o visitante peculiar, mas aparentemente benevolente, rapidamente adquire um fascínio sobre o senador e sua família. Mas um apoiador político que deseja poder também está disputando o controle do promissor senador. E ele mataria o influente estranho, sem questionar, por esse poder. Mas ele e o senador estão prestes a ser iluminados.

Direção: Richard Franklin 
➤Sinopse:

Nas solitárias estradas da Austrália, um caminhoneiro viaja sossegado cumprindo seus deveres. Ele não sabe que um perigoso assassino de mulheres está a solta e praticando crimes na região. Sua paz acaba de vez, quando sua amiga é sequestrada pelo assassino. Ao dar queixa à polícia do sequestro, sua situação se torna ainda mais complicada já que ele passa a ser suspeito. Agora, ele precisa encontrar o verdadeiro criminoso para limpar sua barra, e ainda antes que o pior aconteça à sua amiga.Também chamado de "Enigma da Estrada".

Direção: Tony Williams
➤Sinopse:

Na Austrália, jovem muda-se para uma casa de repouso para idosos que pertenceu à sua falecida mãe. Lá encontra o diário da mãe e percebe que misteriosos acontecimentos mencionados por ela nas páginas do diário começam a se tornar realidade - inclusive bizarros assassinatos.
Também chamado de "Asilo do Terror" ou "Mais Próximo do Terror".

Direção: Brian Trenchard-Smith
➤Sinopse:

Numa sociedade fascista do futuro, regida por uma sangrenta ditadura, todos os cidadãos que se rebelam contra o governo autoritário são imediatamente encaminhados a um "centro de modificação de comportamento" - na verdade, um violento campo de concentração, onde são humilhados, torturados e forçados a trabalhar. Um dos prazeres do chefe do campo é selecionar os melhores prisioneiros para servirem de alvo em caçadas humanas. O problema é que um dos alvos selecionados é o revolucionário Paul Anders, que começa a virar o jogo a favor dos prisioneiros.

Direção: Russell Mulcahy
➤Sinopse:

Jornalista americana Beth Winters (Judy Morris), na Austrália, faz matéria sobre a matança de javalis pela indústria local com intuito de abastecer o mercado de carne para cães. Ao chegar a um pequeno e distante povoado acaba desaparecendo. Seu marido, Carl (Gregory Harrison), resolve investigar o mistério por trás do desaparecimento da esposa, mas encontra resistência nos habitantes locais, principalmente de dois estranhos irmãos, ao mesmo tempo que estranhas e violentas mortes começam a ocorrer e um caçador chamado Jake Cullen (Judy Morris) devota a sua vida a encontrar a criatura que matou seu neto.

Direção: Arch Nicholson
➤Sinopse:

A professora australiana Sally Jones (Rachel Ward) e seus alunos estão em mais um dia comum na escola quando são sequestrados e coagidos a entrarem em uma van por homens mascarados - eles usam assustadoras máscaras de animais e Papai Noel. Os bandidos levam Sally e as crianças para uma gruta e os deixam lá para resolverem as demandas do resgate. Só que as espertas crianças conseguem escapar para o meio do mato. Quando os sequestradores descobrem a sua localização, a professora e os jovens chegam ao seu limite, sendo obrigados a responder com crueldade e fúria diante de seus opressores. 

Direção: Mario Andreacchio
➤Sinopse:

Na Austrália, uma jovem comanda um santuário animal de vida selvagem. Quando três caçadores de cangurus aparecem no local, ela é confrontada e entra em apuros quando eles decidem matar os animais do santuário. Porém, pela jovem ser atraente, eles decidem se divertir com ela primeiro, mas eles podem se "divertir" mais do que esperavam.

Direção: Arch Nicholson
➤Sinopse:

Um policial corajoso está disposto a fazer de tudo para matar uma terrível criatura que vive no subsolo de um cemitério. Isso porque o animal, gigante e que aparente ser um jacaré, matou seu parceiro e melhor amigo. O problema é que atrás da criatura também está um cientista que deseja fazer testes de seu poder de cura.

Tecnologia do Blogger.