google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MELODIA IMORTAL (1956) - FILM REVIEW

melodia-imortal-1956-film-review

O filme

Quando li a sinopse de Melodia imortal, me pareceu uma versão de Nasce uma estrela, só que com gêneros trocados. Ledo engano. Melodia imortal é muito mais arrebatador, com uma história muito mais trabalhada, com as nuances que uma vida real (trágica principalmente) tem.  Na trama, o recém-formado em farmacologia Eddy Duchin desiste da carreira e viaja de Boston até Nova Iorque durante a década de 1920 procurando por Leo Reisman, líder de orquestra, e de quem recebera o que pensara ser um convite de emprego como pianista. 

Quando eles se encontram, Reisman, porém nega o convite e não lhe dá o emprego. Mas a rica socialite Marjorie Oelrichs, que contratara a orquestra para uma festa, ouve Duchin ao piano e pede ao maestro um "segundo piano" pois não queria que a música fosse interrompida, dando a chance dele exibir seu talento. Pouco tempo depois, Duchin e Oelrichs iniciam um romance e os dois se casam. Ele se torna um músico reconhecido. Mas uma doença da mulher interrompe o casamento. Duchin fica perdido e resolve viajar pelo mundo e até se alistar na Segunda Guerra Mundial.


Ele abandonou tudo, inclusive o filho novo com parentes de Marjorie. Mas ao voltar da guerra, ele resolve tentar seguir em frente, superar os traumas, reconquistar seu filho e dar chance a um novo amor. Mas, definitivamente, o destino parece não gostar do músico. e um novo acontecimento infeliz toma forma em suas vidas.  

Power criou um personagem inesquecível, com olhar sincero, ciente do seu talento, mas que vai ruindo conforme os problemas vão ocorrendo.  O próprio Eddie conseguiu muito por conta do seu carisma. E não foi diferente com Tyrone. Esta é comovente história de um homem que descobre tarde demais a verdadeira essência da vida.

Kim Novak está belíssima, dois anos antes de se tornar uma das musas de Hitchcock com o filme "Um corpo que cai". Curiosamente o estúdio tinha outras preferências. Tanto  Joan Fontaine quanto Eva Marie Saint foram testadas para o papel de Marjorie, mas o George Sidney preferia o Kim Novak por ser mais jovem .

Marie tinha impressionado a muitos, em 1954, com Sindicato de Ladrões, filme de Elia Kazan vencedor de 8 Oscares (Eva inclusive levou o dela). Já Joan Fontaine já havia concorrido a três Oscares por Rebecca - uma mulher inesquecível (1940), Suspeita (1941), ambos com direção de Hitchcock e De amor também se morre (1943). Ela venceu por Suspeita. Mas como dito acima, Novak era mais nova (Fontaine era 16 anos mais velha e Marie, 9) e levou o papel.


Um filme de rara emoção embalado por uma magnífica trilha sonora contendo músicas inesquecíveis de Cole Porter, Goerge Gerswin, Frederic Chopin e Oscar Hammerstein.

História real

A triste história de Eddy Duchin é real. Em 9 de fevereiro de 1951, Duchin morreu aos 41 anos de idade no Memorial Hospital em Manhattan de leucemia mielóide aguda . Ele foi cremado e suas cinzas foram espalhadas no Oceano Atlântico. A costumeira redenção final não acontece, e caso se envolva com a história, o final é chute na boca do estômago.


Duchin curiosamente foi interpretado (brilhantemente) pelo ator Tyrone Power, que também faleceu precocemente, aos 44 anos, enquanto terminava as filmagens de Salomão e a Rainha de Sabá, de King Vidor. Ele já havia filmado quase toda a produção, quando teve um infarto fulminante, gravando uma cena com George Sanders. Ele foi substituído por Brynner. 

Os personagens de "Sr. e Sra. Sherman Wadsworth" são versões ficcionais do Sr. e Sra. W. Averall Harriman, tio e tia de Marjorie Duchin. Averell Harriman foi o herdeiro da fortuna ferroviária de seu pai, George Herriman , e dedicou a maior parte de sua vida ao serviço público, incluindo passagens como embaixador dos EUA na União Soviética e nas negociações de paz de Paris durante a Guerra do Vietnã. Na época em que "Melodia imortal" foi lançado, Harriman estava no meio de seu mandato (1955-1959) como governador de Nova York e foi candidato à indicação presidencial democrata naquele ano.


Duchin veio ao Brasil e por US$ 5 mil apresentou-se por uma semana no Copacabana Palace, na época o melhor hotel da América do Sul, com seu Golden Room com as maiores atrações do mundo.  No filme é mostrado ele tocando a famosa música brasileira "Aquarela do Brasil" composta por Ary Barroso. Eddy também apareceu em 3 filmes Noites da Broadway (de 1933), A Praia da alegria (de 1935) e Astros em Desfile (de 1937).

Margie Oelrichs (1918-1937), que morreu de peritonite e complicações pós-maternidade (interpretada por Kim Novak, no auge de seus 23 anos).

Peter Duchin

Após a morte de seus pais, ele foi criado por amigos íntimos da família, o estadista W. Averell Harriman e sua esposa, Marie Norton Harriman . Duchin formou sua primeira banda profissional, que tocou no St. Regis Hotel em Nova York, em 1962, graças em parte ao nome de sua família.


De 1985 a 1989, Duchin teve uma parceria profissional com Jimmy Maxwell, líder da banda de jazz da sociedade tradicional em Nova Orleans. Atualmente esta com 82 anos.

O diretor

George Sidney foi um diretor americano que fez sua carreira basicamente na Metro. Trabalhou com diversos gêneros. Os pais de Sidney eram atores e Sidney começou a atuar quando criança no palco e em filmes mudos. Ele também trabalhou como músico.

Ele conseguiu um emprego na MGM como mensageiro e foi galgando posições até dirigir  testes e segunda unidade. Começou a dirigir curtas em 1936. Seu primeiro longa veio em 1941 com Inimigos do Batente.


Ele fez marcantes musicais, além de passear por vários outros gêneros.  Sidney deixou a MGM justamente para fazer "Melodia imortal" que foi um grande sucesso do ano. Ele voltaria ao estúdio que o formou na década seguinte, onde continuou carreira até encerrá-la com "A Moedinha do amor" em 1967.

Faleceu em 2002, aos 85, deixando um legado de filmes inesquecíveis.


Classicline lançou esta obra emocionante para colecionadores e curiosos, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir. Só clicar no nome da empresa e aproveitar...



Tecnologia do Blogger.