google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

HENRI VERNEUIL - 10 FILMES ESSENCIAIS

henri-verneuil-10-filmes-essenciais

Henri Verneuil foi um dos mais celebrados diretores do cinema francês, mas muitos não sabem que ele nasceu na Romênia e com o nome de Achod Malakian. Sua família emigrou para a França em 1924, aos quatro anos de idade. 

Um salto no tempo e 23 anos depois ele convence o ator Fernandel, já então famoso, a participar de um documentário sobre Marselha (cidade natal do ator). Trata-se de Escale au soleil, o primeiro filme do jovem Verneuil. 

Em 1949, consegue emprego em Paris, como assistente de direção.  Um ano depois, estreia no oficio de realizar longas. 

Em 1991, Verneuil realizou Mayrig, com Omar Sharif e Claudia Cardinale, baseado no romance em que narra a saga de sua família. Lançado em 1985, alguns anos após a morte de sua mãe, o livro foi traduzido em 37 línguas. Em 1992, Verneuil realiza a continuação de Mayrig - "Rua Paraíso", que encerrou a carreira do cineasta. Em 1996, recebeu o César pelo conjunto de sua obra. Hanri Verenuil faleceu em 11 de janeiro de 2002, em uma clínica de Bagnolet, na periferia de Paris, aos 81 anos.

Leia agora os 10 filmes essenciais do diretor:

Sinopse:

Aos 73 anos, o ex-presidente francês Émile Beaufort ainda desempenha um papel central na vida política do país. Agora, escrevendo suas memórias, ele pode fazer um balanço de sua carreira e analisar sua relação com Philippe Chalamont, o provável novo presidente.

Sinopse: 

Junho 1944 na Normandia. Albert Quentin, ex-oficial da marinha na China, bebe para "viajar" e reviver suas aventuras passadas. Dono de hotel, ele jura para a mulher Suzanne, durante um bombardeio, de nunca voltar a beber se seu estabelecimento fosse poupado.... Os anos passam, Quentin é um homem sóbrio. Até a chegada de Gabriel Fouquet, um jovem que irá mudar sua visa por alguns dias...

Sinopse: 

Charles é um gângster sexagenário recém saído da prisão encontra dificuldades em Sarcelles. Sua esposa Ginette lhe propõe mudarem para o sul, abrirem um comércio e viver dias felizes, porém, Charles só consegue imaginar um tipo de aposentadoria: bronzeado e ao sol. Para isso, ele deve dar um novo golpe, o último, o golpe “de uma vida” e, dessa vez, será o melhor: o cassino de Cannes. Tudo está pronto e só lhe falta um cúmplice, pois ele não pode dar o golpe sozinho. Então, ele contata um jovem ladrão que conheceu na prisão, Francis Verlot. 

Sinopse::  

Marrocos, 1963. Um novato é encarregado de fazer um transporte de carga valiosa em um caminhão novo. Porém, um dos caminhoneiros veteranos leva a carga ele mesmo, enganando a empresa e seu melhor amigo, que passa a persegui-lo pelas estradas. O plano do fugitivo é vender a mercadoria por conta própria, fugindo então com sua noiva.

Sinopse:

Em junho de 1940, durante a evacuação de Dunkirk das tropas aliadas para a Inglaterra, o sargento francês Julien Maillat e seus homens debatem se vão evacuar para a Grã-Bretanha ou ficar e lutar contra as tropas alemãs que estão se aproximando de todas as direções. Maillat tenta se unir ao exército inglês em seu navio, mas não consegue. A solução é sobreviver com seus colegas soldados no meio do caos e horror da Guerra.

Sinopse:

Roménia 1939. Johann Moritz, um simples camponês, é falsamente rotulado como um judeu e enviado para um campo de concentração nazista. O homem responsável pela deportação é Nicolai Dobresco, um policial do distrito, que cobiça Suzanna, a mulher de Johann. A fim de salvar sua casa de ser confiscada como propriedade judaica, ela é forçada a se divorciar.  Dezoito meses mais tarde Johann escapa para a Hungria, mas as organizações de refugiados judeus se recusam a ajudá-lo, porque ele insiste que não é judeu. Capturado, é ironicamente considerado por um coronel nazista e obrigado a alistar-se como um soldado da SS.

Sinopse:

Leon Alastray, misto de herói e bandido. Está com a cabeça a prêmio e é conduzido pelo padre John até o povoado de San Sebastian. O local está deserto, seus moradores estão escondidos nas montanhas, fugindo de ataques dos índios Yaquis, que constantemente invadem o povoado, roubando todo seus suprimentos. Porém, quando o padre é morto, eles confundem o fora-da-lei com o padre.

Sinopse:

Roger Santet (Alain Delon) é um assassino que é resgatado da prisão pelo Clã Siciliano liderado pelo já idoso Vittorio Manalese (Jean Gablin). Com a ajuda de Sanet, o mafioso trama realizar o roubo mais ambiciosos que já planejou: roubar 50 milhões em jóias sequestrando o avião que as transporta em sua rota trai a confiança de Vittorio ao seduzir sua bela nora (Irina Demick). Os dois iniciam então um incansável jogo de gato e rato em um duelo de inteligência e valentia que prenderá sua atenção até o último segundo!

Sinopse:

Vlassov, um experiente espião soviético, deserta para o Ocidente trazendo consigo uma lista de funcionários que atuam como agentes duplos. Se ele estiver dizendo a verdade, cada país alinhado aos EUA tem algum infiltrado atuando em seu mais alto escalão. A notícia repercute seriamente e agora cabe aos membros da Inteligência Allan Davies e Philip Boyle solucionar o caso.

Sinopse:

Logo após ser reeleito o presidente Marc Jarry (Gabriel Cattand) é morto. Após um ano de investigações, a comissão Heiniger concluiu que o assassino tinha sido Karl Eric Daslow, um louco que agiu sozinho. Entretanto o procurador Henri Volney (Yves Montand), que fazia parte da comissão, se recusa a assinar o relatório final e começa investigar o caso com sua equipe. Logo ele percebe que o assassinato de Jarry foi obra de uma conspiração muito bem tramada.

Menções honrosas: 

Mayrig (1991), Medo sobre a cidade (1975),  Os ladrões (1971),  Vidas sem destino (1956) 
Tecnologia do Blogger.