google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946) - FILM REVIEW

felicidade-nao-se-compra-film-review

"Felicidade não se compra" é um dos mais belos filmes da história do cinema. Dirigido pelo inspirado (e inspirador) Frank Capra, o filme mostra George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensando em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações do banqueiro Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia. Fazendo-se visível e identificando-se, ele conta de sua missão, e ante o ceticismo de seu protegido, que se sentia um fracassado, o amigo espiritual mostra a sua importância na vida de amigos, familiares e de pessoas da sua cidade através de flashbacks.

O diretor Frank Capra costumava dizer que esse era o favorito de todas as suas realizações. E olha que ele fez obras como "Aconteceu naquela noite", "O galante Mr. Deeds", "Adorável vagabundo" e "Do mundo nada se leva". Capra foi nomeado seis vezes para o Oscar de melhor diretor, vencendo 3. A obra foi classificada como o filme mais inspirador de todos os tempos pelo American Film Institute 


Curiosamente, James Stewart quase não participou do filme. Ele havia dado uma pausa na carreira para servir na segunda guerra. Em 1941, já com status de estrela, James Stewart foi o primeiro ator a alistar-se na Força Aérea Americana, tendo lutado como Brigadeiro. Foi Lionel Barrymore quem convenceu James Stewart a participar de "A felicidade não se compra". Stewart inicialmente recusara o projeto, preferindo descansar um pouco mais após seu retorno (um detalhe: seu filho adotivo, Ronald Stewart, foi morto em 8 de junho de 1969 em combate na Guerra do Vietnã).

James Stewart citou George Bailey como o personagem favorito que ele já interpretou, mas afirmou em várias entrevistas que Meu Amigo Harvey (1950) foi o filme favorito em que ele estrelou. George Bailey foi originalmente desenvolvido em outro estúdio, com Cary Grant em mente para o papel. Quando Frank Capra entrou no projeto, ele o reescreveu para se adequar a Stewart.


O filme foi um fracasso quando foi lançado nos cinemas em 1946. Ele estreou apenas uma semana depois de outro clássico de William Wyler, Os melhores anos de nossas vidas, que explicou por que este filme foi uma decepção nas bilheterias e no Oscar (enquanto o primeiro concorreu a 5 Óscares e perdeu TODOS, o segundo papou 7 dos 8 que disputou). Mas ao longo dos anos o reconhecimento veio e da forma mais inesperada.  Devido a um erro administrativo no escritório de direitos autorais da NTA, eles não foram renovados quando expiraram em 1974.  Tornou-se domínio público, e com isto passou a ser exibido até em praças, principalmente entre o  Dia de Ação de Graças e o Natal. A popularidade do filme aumentou, tornando-o parte dos acontecimentos de final de ano, algo como o show do Roberto Carlos no final do ano, na Rede Globo. Nos anos 90, após batalhas judiciais desgastantes, eles conseguiram readquirir os direitos da obra.


Telefones, bolas de beiseball e um cenário fumegante.

James Stewart ficou bastante nervoso com a cena do beijo no telefone, porque foi seu primeiro na tela desde seu retorno a Hollywood após a guerra. Sob o olhar atento do diretor Frank Capra , Stewart filmou a cena sem ensaios e funcionou tão bem que parte foi cortada porque era apaixonada demais para passar pelos censores.

Para a cena que exigia que Donna Reed jogasse uma pedra pela janela da casa de Granville, o diretor Frank Capra contratou um atirador para realizar o arremesso. Para surpresa de todos, Reed quebrou a janela sozinha. Ela Jogara beisebol no ensino médio e tinha um forte arremesso.

O cenário da cidade de Bedford Falls foi construído em dois meses e foi um dos maiores já feitos para um filme americano. Cobria quatro acres do Rancho Encino da RKO. Incluía 75 lojas e prédios, uma rua principal, um distrito fabril e uma grande área residencial. A rua principal tinha 300 metros de comprimento, ou seja, três quarteirões inteiros da cidade.


Curiosamente, tanto James Stewart e quanto Donna Reed vieram de pequenas cidades; Stewart, de Indiana, Pensilvânia, e Reed, de Denison, Iowa. Ela demonstrou suas raízes rurais ao ganhar uma aposta com Lionel Barrymore quando ele a desafiou a ordenhar uma vaca no set.

ColorTreta
Em 1986, uma versão colorida do filme foi lançada cercada de muita controvérsia. A gênese veio de um acordo renegado entre Frank Capra e a Colorization Inc.. a produtora desta versão. Capra deveria ter investido metade no trabalho de coloração em troca de controle criativo. No entanto, Colorization percebeu que, como o filme se tornou de domínio público, eles poderiam fazer todo o trabalho e deixar Capra de fora.  Esta versão foi retirada da distribuição em 1993 (Capra faleceu 2 anos antes), quando os direitos autorais do filme foram restaurados, mas uma nova versão colorida foi produzida sob a autorização da Paramount Pictures e lançada em 2007.

Foi a primeira e a última vez que Frank Capra produziu, financiou, dirigiu e co-escreveu um de seus filmes.


Legado

Nos últimos anos, o índice de suicido aumento vertiginosamente. Há inúmeros fatores que provocam esta elevação que não cabe aqui discutir, mas o fato é que a Prevenção ao suicídio se tornou essencial para tentar reverter o quadro. Aqui no Brasil há um número específico para as pessoas ligarem (188) já que  o indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.

O que o filme nos mostra, da forma mais emocionante possível, é que estas vidas chegam a um ponto de não enxergarem mais sua importância, nem para a sociedade ou para elas mesmas. E a história enfatiza a importância do aparecimento de "anjos" para ajudar os potenciais suicidas a enxergarem melhor seu lugar no mundo.



Classicline mais lançou esta obra inesquecível e atual, para colecionadores e curiosos, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir. Só clicar no nome da empresa e aproveitar...

A edição vem em um belo digistak com dois discos, contendo a versão original e uma colorizada.


Tecnologia do Blogger.