15 FILMES SOBRE ATIRADORES QUE PRECISA CONHECER


15-filmes-sobre-atiradores

Basicamente, um sniper é um atirador, que costumeiramente é ou foi membro da elite das forças armadas e é especializado em tiros de longa distância e precisão.No cinema, foi representado várias vezes e normalmente em filmes tensos e envolventes.
O atirador que usa um rifle de precisão pode ou não ser um sniper, como podemos ver em alguns filmes em que ele é um terrorista matando pessoas aleatoriamente.
Veja abaixo 15 dicas sobre o tema:


Direção: Edward Dmytryk
➤Sinopse:

Eddie Miller, jovem psicopata, está convencido de que precisa eliminar todas as morenas bonitas que cruzarem seu caminho. Entre uma morte e outra, ele tenta pateticamente livrar-se dessa obsessão, enquanto Frank Kafka, policial cansado de tudo, recebe a missão de dar fim a esses crimes

Direção: Jerry Jameson
➤Sinopse:

Um estudante de engenharia e ex-fuzileiro naval, matou sua própria esposa e sua mãe e depois matou mais 14 pessoas, ferindo outras 31 pessoas em um tiroteio na Universidade do Texas em Austin na tarde de 1 de agosto de 1966.
Filme baseado num fato verídico, um garoto chamado Charles Whitman que num momento de loucura, assustou a América.

Direção: Larry Peerce
➤Sinopse:

Um atirador psicótico criou um plano sórdido e aparentemente infalível para matar milhares de pessoas de uma só vez: promover sua matança em um estádio de futebol de Los Angeles durante um grande a final do campeonato. No entanto a polícia, liderada pelo capitão Peter Holly (Charlton Heston), descobre o que vai acontecer e parte direto para o local. O problema é que já pode ser tarde demais.

Direção: Luis Llosa
➤Sinopse:

Durante uma missão para matar o rebelde panamenho Miguel Alvarez, o veterano atirador americano Thomas Beckett perde seu parceiro, Doug Papich, vítima da bala de um assassino. O substituto de Papich é Richard Miller, que é melhor classificado do que Beckett, mas não tem experiência de campo, o que os coloca em conflito. Largados na selva, a dupla tem uma semana para encontrar e matar Alvarez.

Direção: Luc Besson
➤Sinopse:

Mathilda tem apenas 12 anos de idade mas já conhece o lado obscuro da vida: seu pai abusivo guarda drogas para policiais corruptos e a mãe a negligencia. O vizinho Léon gosta de cuidar de plantas, mas é um assassino de aluguel para o gângster Tony. Quando sua família é assassinada por um agente antidrogas desonesto, Mathilda se une a um relutante Léon para aprender o negócio mortal e vingar a morte da família.

Direção: Richard Donner
➤Sinopse:

Um veterano assassino profissional, que é considerado o melhor no ramo, pensa em sair do negócio, mas resolve aceitar como último trabalho eliminar uma hacker. Ele acaba sendo traído pelo contratante, passando então a ser caçado por um jovem assassino que planeja matá-lo para ficar no seu lugar. Entretanto, esta situação obriga-o a se unir à mulher que pretendia matar.

Direção: David Attwood
➤Sinopse:

A guerra civil toma conta de Sarajevo. A população não consegue escapar da fúria destruidora dos confrontos armados. Todos são obrigados a lutar pela causa em que acreditam... ou somente para salvar a própria vida. Companheiros inseparáveis, os atiradores olímpicos iugoslavos Vlado (Linus Roache, de As Asas do Amor) e Slavko (Vicente Perez, de O Corvo – Cidade dos Anjos) estão prestes a ter suas vidas transformadas em um inferno, quando um deles descobre que o atirador de elite que deve matar não é ninguém menos que seu melhor amigo. Baseado em fatos reais.

Direção: Jean-Jacques Annaud
➤Sinopse:

Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.


Direção: Joel Schumacher
➤Sinopse:

Morador de Nova York, Stuart 'Stu' Shepard (Colin Farrell) é um publicitário mal-sucedido e pouco confiável. Todos os dias usa a única cabine telefônica da 8ª Avenida para evitar que Kelly (Radha Mitchell), sua mulher, saiba que ele tem um caso com Pamela McFadden (Katie Holmes). Em um dia que parecia comum, ele liga para Pam e logo depois ouve o telefone tocar. Stu atende instintivamente e fala com alguém que conversa em tom ameaçador. Caso desligue a ligação ou deixe a cabine telefônica, será um homem morto.

Direção: Tom McLoughlin
➤Sinopse:

Nas proximidades de Washington, centro político e nervoso dos Estados Unidos, um atirador inicia uma série de terríveis assassinatos. As pessoas são violentamente mortas em plena rua, sem aviso nem piedade. No dia 3 de outubro de 2002, um homem que apenas cortava a grama, perto de uma calçada, é brutalmente abatido por um tiro certeiro. Nas próximas 24 horas, o atirador ainda fará outras vítimas e colocará em estado de alerta todo o Departamento de Polícia de Washington, comandado pelo chefe de polícia Charles Moose (Charles S. Dutton). Velhos, crianças, homens, mulheres... ninguém parece estar a salvo, e Moose empreenderá uma caçada desesperada para capturar o assassino, antes que ele faça sua próxima vítima. Baseado em fatos reais, "D.C. Sniper - 23 dias de Medo" é um filme eletrizante, tristemente verídico, 

Direção: Sam Mendes
➤Sinopse:

Swoff (Jake Gyllenhaal) é a terceira geração de sua família a servir ao exército. Ele passa pelo campo de treinamento antes de ser designado para lutar no Iraque, onde precisa carregar seu fuzil e cerca de 50 quilos de equipamento nas costas através de desertos escaldantes. Estando em local que não entende, lutando contra um inimigo que não consegue ver e sem entender direito o porquê de estar ali, Swoff e seus companheiros de batalhão sobrevivem à adversidade local usando o humor negro e o sarcasmo.

Direção: Antoine Fuqua
➤Sinopse:

Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg) é um ex-atirador de elite dos Marines, que se afastou do trabalho após uma traição. Isolado em um refúgio remoto nas montanhas, Bob é encontrado pelo coronel aposentado Isaac Johnson (Danny Glover). Johnson lhe diz que o país precisa de sua ajuda, já que a vida do presidente está em risco e apenas suas habilidades em tiro de longa distância podem impedir que esta ameaça se concretize. Inicialmente relutante, Bob aceita o trabalho. Porém logo ele descobre que tudo é na verdade uma armação patrocinada por Johnson.

Direção: Clint Eastwood
➤Sinopse:

História real de Chris Kyle, atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos. Durante a guerra do Iraque, sua missão era uma só- proteger seus companheiros. Seu dever fez dele um dos maiores atiradores da história americana. Sua precisão salva inúmeras vidas, mas também o torna um alvo preferencial. Quando Kyle finalmente volta para casa, ele descobre que não tem como deixar a guerra para trás.

Direção: Sergey Mokritskiy
➤Sinopse:

O filme conta a história da mítica Lyudmila Pavlichenko, uma franco-atiradora soviética durante a II Guerra Mundial, conhecida como "Lady Death", e a quem se atribui a morte de 309 soldados alemães. Sendo até hoje considerada a atiradora feminina mais bem sucedida na história, Lyudmila foi uma das pessoas responsáveis por mudar o rumo da história mundial.


Direção: Doug Liman
➤Sinopse:

Em pleno campo de batalha, dois soldados americanos descobrem que estão na mira de um atirador iraquiano. Eles não sabem onde o inimigo se esconde, nem podem se comunicar um com o outro, já que o adversário está interceptando a conversa dos americanos via rádio comunicador. Exposto no campo de batalha ou atrás de uma pequena parede de pedra, eles terão de contornar suas poucas chances para encontrar uma maneira de sair vivos.

Menções honrosas: Resgate do Soldado Ryan e Nascido para matar. Em ambos os casos, um sniper faz um estrago no filme. No soldado Ryan, ele faz parte do grupo que parte em busca do Ryan. No filme de Kubrick, a sniper mata quase um pelotão inteiro na parte final da produção.


A Versátil lançou também “Filme Noir vol. 14”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos do gênero, incluindo as inéditas versões restauradas dos três mais icônicos filmes da dupla Alan Ladd e Veronica Lake, além do raro “O Assassino Anda Solto” (The Killer Is Loose, 1955), de Budd Boetticher, nas quase três horas de extras. Edição Limitada com 6 cards.
  
Disco 1:

CAPITULOU SORRINDO (The Glass Key, 1942, 85 min.)
De Stuart Heisler. Com Alan Ladd, Veronica Lake, Brian Donlevy.

⇨ SinopseUm político corrupto se vê acusado de assassinato por um gângster de quem recusou a ajuda durante sua campanha de reeleição. Baseado em romance de Dashiell Hammett (“O Falcão Maltês”), este foi um dos primeiros filmes noir.

ALMA TORTURADA (This Gun for Hire, 1942, 81 min.)
De Frank Tuttle. Com Alan Ladd, Veronica Lake, Robert Preston.  

⇨ SinopseQuando o assassino Philip Raven mata a tiros um chantagista e sua bela namorada, ele é pago com notas marcadas por seu traiçoeiro empregador, que está trabalhando com espiões estrangeiros. Do romance de Graham Greene.


Disco 2:

A DÁLIA AZUL (The Blue Dahlia, 1948, 100 min.)
De George Marshall. Com Alan Ladd, Veronica Lake, William Bendix.

⇨ SinopseUm ex-piloto da Segunda Guerra é suspeito de ter assassinado sua esposa infiel. Com roteiro do mestre da literatura hard-boiled Raymond Chandler, este filme noir de mistério é um dos mais emblemáticos do período.

VOLÚPIA DE MATAR (The Sniper, 1952, 87 min.)
De Edward Dmytryk. Com Arthur Franz, Adolphe Menjou, Gerald Mohr.

⇨ SinopseUm franco-atirador mata moças enquanto a polícia tenta compreender o seu perfil psicológico para prendê-lo. Admirador por Martin Scorsese, este filme noir é muito bem dirigido por Edward Dmytryk (“Até à Vista, Querida”). 

Disco 3:

À SOMBRA DA GUILHOTINA (The Black Book / Reign of Terror, 1949, 89 min.)
De Anthony Mann. Com Robert Cummings, Richard Basehart, Richard Hart.

⇨ SinopseDurante a Revolução Francesa, Robespierre procura desesperadamente por seu “Livro Negro” que traz com os nomes de quem será guilhotinado. Noir histórico da parceria do diretor Anthony Mann e do diretor de fotografia John Alton..

SATÃ PASSEIA À NOITE (So Dark the Night, 1946, 70 min.)
De Joseph H. Lewis. Com Steven Geray, Micheline Cheirel, Eugene Borden

⇨ SinopseCassin, um detetive de Paris, vai passar férias no campo, onde chama a atenção da filha dos donos da estalagem, mas ela tem um namorado ciumento. O que acontecerá a Cassin? Filme “B” do inventivo Joseph H. Lewis (“Mortalmente Perigosa”).


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Capitulou Sorrindo, Alma Torturada, A Dália Azul, Volúpia de Matar, À Sombra da Guilhotina, Satã Passeia a Noite, O Assassino Anda Solto
Títulos originais: The Glass Key, This Gun For Hire, The Blue Dahlia, The Sniper, The Black Book / Reign of Terror, So Dark the Night, The Killer Is Loose
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1942-1956
Gênero: Policial
Direção: Stuart Heisler, Frank Tuttle, George Marshall, Edward Dmytryk, Anthony Mann, Joseph H. Lewis, Budd Boetticher
Elenco:   Alan Ladd, Veronica Lake, Brian Donlevy, Robert Preston, William Bendix, Arthur Franz, Adolphe Menjou, Gerald Mohr, Robert Cummings, Richard Basehart, Richard Hart, Steven Geray, Micheline Cheirel, Eugene Borden, Joseph Cotton, Rhonda Fleming, Wendell Corey
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 512 min.
Região: 4
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: Filme “O Assassino Anda Solto” (The Killer is Loose, 1955), de Budd Boetticher (73 min.)
Especiais sobre os filmes da coleção e trailers (112 min.)

Adquira aqui 
”Versátil



Tecnologia do Blogger.