google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

FEBRE DE JUVENTUDE (1978) - FILM REVIEW

febre-de-juventude-1978-film-review.

Vida de fã

Febre de juventude mostra como a vida de uma fã pode ser recompensadora, mesmo passando por diversos problemas e constrangimentos. Numa cena, por exemplo, dois beatlemaníacos conversam sobre loucuras que fizeram. Um deles mostra um monte de grama, que Paul pisou e ao passar por ela, o rapaz catou o monte e levou o troféu. Para quem não compartilha da mesma paixão, isto não faz o menor sentido. 

Mas esta energia é que move o filme. Na história, que se passa em 1964, mostra os Beatles prestes a chegar nos Estados Unidos, e os jovens americanos estão completamente loucos. Esperançosos em fazer parte deste momento histórico estão seis adolescentes histéricos de Nova Jersey que não desistirão de verem o quarteto em pessoa. Embarcando na primeira viagem de suas vidas, os amigos chegam a Nova Iorque, onde eles estão determinados a superarem suas chances e ver a banda em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show.


A Beatlemania é um termo criado originalmente para descrever o intenso frenesi dos fãs dos Beatles, demonstrado principalmente por garotas adolescentes, nos locais em que a banda se apresentava durante seus anos iniciais de sucesso. O dia 13 de Outubro de 1963 pode ser considerado o início da Beatlemania, quando o grupo participou do show "Val Parnell's Sunday Night at the London Palladium, transmitido ao vivo pele rede de televisão ATV para 15 milhões de telespectadores. Os telejornais exibiam as manifestações das fãs enlouquecidas, o que recebeu o nome de "Beatlemania". Os Beatles tocaram apenas duas músicas, "She Loves You" e "Twist and Shout".


A direção ficou por conta do talentoso cineasta de Hollywood Robert Zemeckis, responsável pela série "De Volta para o Futuro" e o premiado "Forrest Gump". Após ganhar experiência na televisão como montador, Zemeckis formou em 1972 uma parceria com Bob Gale, colega da universidade que coescreveria seus primeiros filmes. Um dos premiados curtas-metragens de graduação da dupla (Field of Honor,1973) impressionou Steven Spielberg, que não só produziu o primeiro longa-metragem de Zemeckis, "Febre de Juventude" como encarregou os dois de escreverem o roteiro de seu "1941 - Uma Guerra Muito Louca" (curiosamente, considerado o pior filme de Spielberg !!!!). Inclusive, quatro das estrelas do filme : Bobby Di Cicco, Wendie Jo Sperber, Nancy Allen e Eddie Deezen , apareceriam em 1941, lançado um ano depois..


Ao longo de sua carreira Robert tem provado que pode trabalhar em uma trama séria cercada de efeitos especiais, façanha esta que muitos diretores não conseguem realizar, e também conquistar crítica e público alternando os mais variados estilos de filmes. Em "Febre de juventude" ele apenas flerta com suas trucagens que o deixaria famoso, como na cena em que os Beatles se apresentam ou mesmo na cena que eles estão no quarto e uma  fã, embaixo da cama, só vê seus sapatos além de ouvi-los conversando.

A estreia do diretor Zemeckis não foi bem vista pelo estúdio. Apesar do orçamento relativamente modesto do filme (aproximadamente US $ 2,8 milhões), a Universal Studios não se sentiu à vontade com a escolha de Spielberg, que bancou um diretor sem experiência. Para impedir que Zemeckis fosse demitido, o executivo Ned Tanen fez Spielberg concordar que, se Zemeckis fizesse alguma besteira durante as filmagens, Spielberg interviria e dirigiria o restante do filme. Dessa forma, a Universal dificilmente perderia.


Mais curioso ainda ‘foi o fato de que o projeto estava na Warner, que não aceitou um diretor incitante para tocar o projeto. E a culpa foi de... Brian de Palma, que iniciou carreira com eles fazendo o fracasso.

Warner Bros. não deixou Zemeckis dirigir, pois eles tinham uma política que os proibia de usar um diretor pela primeira vez; foi culpa de Brian De Palma depois que sua estreia por eles, "O homem de duas vidas" foi um fracasso. Spielberg levou o projeto para a Universal.

Brian De Palma visitou o set, já que ele estava noivo de Nancy Allen na época. E foi  ele sugeriu a piada em que Tony (Bobby Di Cicco) diz que as pessoas o confundem com Paul Newman, porque que ele também visitou o set para ver sua filha,  Susan Kendall Newman (que faz a Janis Goldman), que estava entre o elenco. Os atores  Wendie Jo Sperber (que faz a memorável Rosie Petrofsky, faleceu aos 47  vitimada por um câncer de mama) e  Marc McClure, são irmãos de Marty em "De volta para o futuro".


Febre de juventude é o mais anos 80 dos filmes anos 70 que verá na vida.  Típico "Sessão da tarde", para ver com dublagem clássica e lembrar do tempo que grandes obras primas do cinema poderiam ser curtidas na tevê aberta.


Obras-Primas do Cinema lançou: FEBRE DE JUVENTUDE. Filme dirigido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) e produzido por Steven Spielberg (A Lista de Schindler). “Febre de Juventude” retrata de forma brilhante o clima da Beatlemania histérica que contagiou os Estados Unidos misturando uma incrível doce nostalgia e irreverência lúdica! Edição remasterizada e com dublagem clássica além de 40 minutos de extras, explicando como nasceu a ideia do filme e o processo de produção. Edição limitada!

Disco 01:

Febre de juventude (I Wanna Hold Your Hand, 1978, 99 min)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Nancy Allen, Bobby Di Cicco, Marc McClure, Susan Kendall Newman, Theresa Saldana, Wendie Jo Sperber, Eddie Deezen, Christian Juttner, Will Jordan.



U+21F0.gif Extras:

Uma conversa com o Produtor o Diretor e o Co-roteirista de "Febre de Juventude" (42 minutos)

U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Febre de Juventude
Título Original: I Wanna Hold Your Hand
País de Produção: Estados Unidos
Ano de Produção: 1978
Gênero: Comédia | Romance
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Nancy Allen, Bobby Di Cicco, Marc McClure, Susan Kendall Newman, Theresa Saldana, Wendie Jo Sperber, Eddie Deezen, Christian Juttner, Will Jordan.
Idioma: Inglês (original) | Português (dublagem)
Legendas: Português - Inglês
Duração Aproximada: 99 minutos.
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Áudio: Dolby Digital 2.0
Vídeo: 1.85:1
Cor: Colorido
Faixa Etária: 12 Anos - Contém: Uso de entorpecentes lícitos.


Tecnologia do Blogger.