MICHAEL MANN - 10 FILMES ESSENCIAIS


michael-mann-10-filmes-essenciais

Michael Mann nasceu em 5 de fevereiro de 1943 em Chicago , Illinois .  Filho de Esther e Jack Mann, ele se formou pela Universidade de Wisconsin-Madison, onde se interessou por história, filosofia e arquitetura.

Foi então que ele viu o filme de Stanley Kubrick , Dr. Fantástico, e despertou sua paixão pelo cinema.  Mais tarde, Michael Mann se estabeleceu em Londres e depois de se formar na London Film School, começou a trabalhar em pequenas produções, documentários e comerciais para a televisão. 

Casado com Summer Mann desde 1974, ele é pai de quatro filhos, incluindo Ami Canaan Mann, também diretor e produtor de cinema.

Veja os 10 filmes essenciais do diretor:


Profissão:ladrão

Frank (James Caan) é um ex-presidiário que ganha a vida de fato realizando roubos ousados de jóias e arrombando cofres. Solitário, ele nunca se apegava a ninguém até conhecer Jesse (Tuesday Weld), uma garçonete que pratica pequenos golpes. Obcecado a mudar o rumo de sua vida, ele faz um pacto com Leo (Robert Prosky), chefe do crime organizado, e concorda em participar de um perigoso golpe, mas acaba envolvido em uma trama que coloca sua vida em risco.
Adaptado do romance “The Home Invaders”, escrito por Frank Hohimer. Ele é realmente um ladrão profissional. Hohimer estava na prisão enquanto o filme era produzido.
James Belushi, William Petersen, Dennis Farina, John Kapelos e Robert Prosky estrearam suas carreiras no cinema neste filme.


Caçador de assassinos

Afastado do FBI por conta de um colapso nervoso, o agente Will Graham (William Petersen) é convocado novamente para auxiliar na captura de um perigoso serial killer que tem aterrorizado a cidade. Com especial habilidade em desvendar mentes criminosas, ele precisará contar também com as dicas do último homem que prendeu, responsável por provocar sua crise: o Dr. Hannibal Lecktor (Brian Cox).
Baseado no primeiro livro de Thomas Harris sobre o Dr. Hannibal Lecter, "Dragão Vermelho" (Red Dragon), publicado em 1981.Dragão Vermelho (2002) é a refilmagem da obra por Brett Ratner.
O filme teria o mesmo nome do livro, Dragão Vermelho, mas após o fracasso de O Ano do Dragão (1985) o produtor Dino De Laurentiis preferiu evitar a palavra.


O último dos moicanos

No século 18, em meio à guerra entre franceses e ingleses no continente norte-americano, homem branco criado pelos índios tenta defender sua tribo dos ataques. Mas o pior conflito desse homem se dá quando ele apaixona-se pela filha de um oficial britânico. Baseado em romance de James Fenimore Cooper.
O ator Daniel Day-Lewis é famoso por ir ao extremo na preparação para os seus papéis. Para este filme, ele viveu durante um tempo em um lugar selvagem que poderia ter sido o local onde seu personagem vivia, caçando, pescando e vivendo fora de lugares urbanos alguns meses antes das gravações.


Fogo contra fogo

Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando.
A versão de Fogo Contra Fogo exibida pela NBC na televisão americana não foi autorizada pelo diretor Michael Mann, que solicitou que nos créditos do filme seu nome fosse alterado para Alan Smithee. O motivo foi que Mann se ofereceu à NBC para colocar 17 minutos de cenas extras no filme, para que ele pudesse ter quatro horas de duração com comerciais, mas a NBC não aceitou a proposta e ainda retirou 40 minutos do filme para que ele pudesse ser exibido com três horas de duração, incluindo os comerciais.


O informante

Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.


Ali

Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.
O ator Will Smith ganhou cerca de 16 quilos de peso para poder interpretar Muhammad Ali no filme.
Charles Sufford, que interpreta o lutador George Foreman, é boxeador de verdade e recebeu permissão do diretor Michael Mann para realizar seus golpes de forma mais real possível nas cenas de luta.


Colateral

Max (Jamie Foxx) trabalha como motorista de táxi há 12 anos, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles. Porém, em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Vincent (Tom Cruise), um homem que pega o táxi como se fosse um passageiro qualquer. Porém Vincent é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal. Vincent precisa matar 5 testemunhas-chave do processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max precisa ainda lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento, já que Vincent pode usá-lo para proteção pessoal.


Miami Vice

James "Sonny" Crockett (Colin Farrell) e Ricardo Tubbs (Jamie Foxx) são detetives que trabalham juntos, investigando o tráfico de drogas nos Estados Unidos. Após um plano do FBI dar errado, eles são chamados para uma operação secreta que tem por objetivo capturar Arcángel de Jesús Montoya (Luis Tosar), poderoso traficante que controla seus negócios diretamente do Haiti. Sonny e Tubbs se disfarçam como transportadores, no intuito de serem os responsáveis pela entrada das drogas de Montoya nos Estados Unidos. Em meio às negociações Sonny se envolve com Isabella (Gong Li), braço-direito de Montoya.


Inimigos públicos

John Dillinger (Johnny Depp) era um criminoso audacioso e violento, mas que atraía a opinião pública ao seu favor, principalmente, porque dizia retirar das instituições financeiras o dinheiro que elas roubavam do cidadão. Seus assaltos a bancos e fugas rápidas enlouqueciam a polícia que não tinha condições de enfrentá-lo. Assim, prender o assaltante tornou-se uma obsessão do então burocrata J. Edgar Hoover (Billy Crudup), que disposto a tudo para fortalecer o famoso F.B.I., coloca Dillinger como o inimigo público número um. Para ajudar em sua missão, Hoover contrata o policial Melvin Purvis (Christian Bale) e o deixa igualmente obcecado pela captura do bandido, que se apaixona por Billie Frechetti (Marion Cotillard) e acaba complicando a sua vida.

























Tecnologia do Blogger.