INVASORES DE CORPOS (1978) - FILM REVIEW

invasores-de-corpos-1978-film-review

Curioso como vários filmes usam sub textos para mostrar que o homem é o inimigo do homem, como diria o pensador Robert Burton. No caso de Invasores de corpos, um inspetor do serviço de saúde, Matthew Bennell (Donald Sutherland), e uma colega de trabalho, Elizabeth Driscoll (Brooke Adams), começam a reparar que as pessoas à sua volta estão se comportando de forma bem estranha. Gradativamente, o número de invasores aumenta e eles vão se tornando menos cuidadosos. Bennell, ao testemunhar uma tentativa de “substituição”, descobre que alienígenas clones estão tomando os lugares dos humanos, quando estes dormem. Agora, ele percebe que terá que fugir com seus amigos, antes que todos tornem vítimas do mesmo destino.


Interessante como o filme, ainda que seja um remake de Vampiros das almas, e este fazia bastante sentido na época que foi feito, o novo filme ganhou uma roupagem mais universal. Se um refletia os medos e a paranoia americana, o segundo demonstra mais consciência de que o verdadeiro inimigo do homem é ele mesmo.

O contexto histórico do primeiro filme tinha o cenário do pós-guerra. Com o fim da Segunda Guerra em 1945, travada entre os países do Eixo (que eram basicamente, Alemanha, Itália e Japão) contra os Aliados (resto do mundo...). A vitória (óbvia?) dos Aliados, gerou um virtual novo conflito, novamente pelo poder e controle: a Guerra Fria, entre os vitoriosos EUA e URSS.


É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativado nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas". Nesta época houve toda a questão espacial, gerando muitas teorias de conspiração, inclusive uma de que os EUA não foram à Lua como exibido na Tv, sendo aquilo um filme dirigido por Stanley Kubrick (!!) para iludir as pessoas sobre a suposta superioridade  norte americana na corrida espacial . Para quem não lembra, a URSS já havia mandado Yuri Gagarin no espaço, saindo na frente da corrida.


A guerra, como dito, não ocorreu. Mas os efeitos da Guerra Mundial e da iminência de um novo conflito geraram pavor, tensão e paranoia na população. E as manifestações artísticas, eram fortemente influenciadas por esta questão. E o cinema não ficou de fora, claro. O conflito foi reinterpretado em vários e vários filmes, principalmente nos filmes de ficção. Geralmente tratavam de temas como morte coletiva, monstros radioativos, testes nucleares, bases subterrâneas, mísseis, satélites, supercomputadores e até mesmo o "botão vermelho".

E tanto em Vampiros de Almas quanto em Invasores de corpos, os alienígenas vão substituindo os corpos, numa alusão clara à influência causada por líderes, capazes de direcionar povos contra povos. Nosso momento político atual é bem assim. Parecem que as pessoas foram substituídas por clones, onde qualquer traço de racionalidade foi removido.


O diretor Philip Kaufman era fã do filme de 1956. Ele não havia lido o romance, mesmo após concordar em dirigir o remake. Sua ideia era de contar um filme com elementos do primeiro, mas sem necessariamente ser um remake completo. O diretor de fotografia foi Michael Chapman, que fez obras como Taxi Driver e Touro indomável. Ele realizou um trabalho interessante, fazendo um filme em cores com características de um noir com o clima do primeiro filme. O som ficou a cargo do competente Ben Burtt, responsável por trazer ao mundo aqueles magníficos sons de Star Wars. Em Invasores de corpos ele foi responsável também por aquele estranho grito, que foi uma mistura de elementos e ruídos até de animais.

O responsável pelos stunts foi David R. Ellis, falecido em 2013. Ele foi o famoso dublê que jogava nas 11. Além de um trabalho extenso na coordenação de dublês, foi ator, diretor (Premonição 2, Celular: um grito de socorro, Serpentes a bordo, Premonição 4, Terror na água 3D ), diretor de segunda unidade (47 Ronins, Mestre dos mares, Mar em fúria, Jogos patrióticos, Atração fatal ).


O filme também tem diversos cameos. Kevin McCarthy, que interpretou o Dr. Miles Bennell no primeiro filme, faz uma breve aparição como um velho gritando freneticamente "Eles estão chegando!" passando pelos carros na rua. Don Siegel, que dirigiu o primeiro, aparece como um motorista de táxi que alerta a polícia sobre a tentativa de Matthew e Elizabeth de fugir da cidade. Robert Duvall também é visto brevemente como um padre sentado em um balanço na cena de abertura. Kaufman aparece em dois papéis: como um homem de chapéu que incomoda o personagem de Sutherland em uma cabine telefônica, e a voz de um dos personagens que Sutherland fala ao telefone. Sua esposa, Rose Kaufman, tem um pequeno papel na festa como a mulher que discute com o personagem de Jeff Goldblum. Chapman aparece como zelador no departamento de saúde.



O filme estreou nos EUA em 22 de dezembro de 1978. Em 18 de novembro de 1978, 918 pessoas morreram em um misto de suicídio coletivo e assassinatos em Jonestown, uma comuna fundada por Jim Jones, pastor e fundador do Templo Popular, uma seita pentecostal cristã de orientação socialista. Apesar de promover curas "milagrosas" fraudulentas, Jones promoveu ideais igualitários, como impor vestuário modesto para os frequentadores de cultos, distribuição de comida gratuita e mesmo o fornecimento de carvão para famílias mais pobres no inverno, o que atraiu um imenso contingente de fiéis de perfis raciais mais diversos.

Portanto, Invasores de corpos chegou num momento preciso na história, mostrando justamente o que eu citei na primeira linha lá em cima:  homem é o inimigo do homem.

A curiosa foto abaixo, nos faz pensar: o que realmente mudou nestes anos?



Classicline lançou esta obra, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir.


Tecnologia do Blogger.