google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

HENRI-GEORGES CLOUZOT - 10 FILMES ESSENCIAIS

henri-georges-clouzot-10-filmes

Um dos grandes nomes do cinema realizado na França entre os anos de 1940 e 1950. Controverso, seus filmes trazem uma visão pessimista do mundo, aliada a diálogos cáusticos e repletos de ironia. Deixou sua marca na história ao dirigir filmes como “O Salário do Medo” e “As Diabólicas”. 

Clouzot  foi um cineasta, roteirista e produtor francês. De uma carreira que fluiu a partir de um período num sanatório para se tratar de uma tuberculose a vários ataques cardíacos que atrapalharam a fluidez de sua carreira, Henri fez obras importantíssimas para a história do cinema. 

Abaixo, listamos os 10 filmes essenciais do diretor. Confira:
Sinopse:

O investigador Wenceslas Wens é designado para esclarecer o caso de um serial killer que deixa cartões de visitas em suas vítimas. A amante do inspetor, a atriz carreirista Mila Malou, resolve se promover ajudando o amado. Wens prende suspeitos, mas os crimes continuam acontecendo. Desde seu primeiro filme, Clouzot mostra sua visão negra e pessimista do mundo. A tensão dramática vai crescendo até o último segundo. A aposta em cena é nervosa e Clouzot oferece uma galeria de personagens bem delineados, contando com a ajuda de atores talentosos. 

Sinopse: 

Uma pequena cidade do interior é perturbada por uma grande quantidade de cartas anônimas assinadas "o Corvo". Espalham-se boatos, suspeitas e medo entre os moradores, que logo se voltam uns contra os outros em busca do autor misterioso. Dr. Rémi Germain, sombrio e mal visto pelos conservadores, é o primeiro alvo: ele é acusado de praticar abortos e de ser amante de Laura Vorzet, esposa do psiquiatra do hospital. Um a um, o médico-chefe e o administrador são atacados pelo "Corvo". Os rumores do povo recaem sobre a enfermeira Marie Corbin, cuja chegada gerou muitas inimizades. 

Sinopse: 

Jenny Lamour quer ter sucesso no music hall. Seu marido e acompanhante é Maurice Martineau, um homem simpático mas ciumento. Quando ele soube que Jenny está olhando para Brignon, um velho empresário, a fim de conseguir alguns compromissos, ele perde a paciência e ameaça Brignon com a morte. Mas Jenny foi de qualquer maneira para um encontro com o velho, assassinado na mesma noite. As investigações criminais são lideradas pelo inspetor Antoine ...

Sinopse: 

Partindo do clássico romance francês de Abbe Prevost, Clouzot faz uma adaptação para a França pós-Segunda Guerra Mundial onde Robert, um fazendeiro ativista, resgata a bela Manon dos moradores da vila que desejam linchá-la por ter colaborado com os nazistas. Os dois se mudam para Paris e quando encontram o irmão de Manon, que vive do mercado negro, acabam se envolvendo num mundo de exploração, prostituição e assassinato...

Sinopse: 

A trama, eletrizante, se passa em um país da América do Sul. Ali acompanhamos o cotidiano de Mario (Yves Montand), um estrangeiro que deseja voltar à França. Num contexto de poucas opções rentáveis surge uma proposta para que, junto com outros três homens, transportem um carregamento de nitroglicerina até um poço de petróleo de difícil acesso. Para isso, cada um dos quatro homens até então sem perspectivas receberá 2 mil dólares, quantia suficiente para relevarem o fato de que qualquer solavanco durante o trajeto poderá jogar os aventureiros pelos ares.

Sinopse: 

Christina é uma rica herdeira, proprietária e professora de um colégio, cuja administração acha-se a cargo de seu marido, Michel. Ele dirige o colégio com mãos de ferro, bate na mulher, a humilha, serve comida estragada no refeitório, é odiado por todos, professores e alunos, além de ser amante de Nicole, uma das professoras. Nicole procura Christina e lhe diz que ele só se casou com ela pelo seu dinheiro e que torce para que ela sofra infarto e, assim, ele possa herdar toda a sua fortuna. Em seguida, sugere um plano para, juntas, assassiná-lo.

Sinopse: 

Em 1955, Clouzot conseguiu convencer seu amigo Picasso a fazer um documentário de arte, onde ele registrava o momento da sua misteriosa criatividade. Para o filme, o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado.

Sinopse: 

Um psiquiatra, desesperado por dinheiro para manter sua prática vacilante, faz um acordo com um espião para esconder uma pessoa misteriosa em sua clínica em troca de um milhão de francos. Assim que o negócio é fechado, seu lugar é invadido por espiões do Oriente e do Ocidente, todos em busca de um cientista nuclear renegado. A própria sanidade do psiquiatra começa a desmoronar quando ele se submete à vigilância e ao engano absoluto.

Sinopse: 

Dominique Marceau (Brigitte Bardot) é julgada pela morte de seu amante Gilbert Tellier (Samy Frey) e aos poucos, durante o processo, todos os ângulos da imagem da ré começam a aparecer, de acordo com o ponto de vista de sete testemunhas do caso, cada qual com a sua própria verdade definitiva. Um excelente filme que sopra o vento da rebeldia e até mesmo dos grandes transtornos que agitaram a sociedade francesa dos anos 60.
O filme revelou o talento dramático de Brigitte Bardot, cuja atuação foi elogiada unanimemente pela crítica européia. Ela e Samy Frey tiveram um relacionamento amoroso depois do filme. Esse filme fez um estrondoso sucesso na França, sendo o filme de maior bilheteria da carreira da Bardot

Sinopse:

Stanislas Hassler é um entusiasta da arte moderna em sua galeria, repleta de obras de formas surpreendentes, cores e texturas, e onde transforma as exposições em eventos de mídia. Gilbert Moreau é um dos artistas cujas esculturas estão em exposição na galeria. Sua esposa, Josée, está intrigada com a Stanislas, que dedica seu tempo livre à fotografia em um apartamento que destaca seus gostos artísticos sofisticados. Mas, além de fotos ampliadas de amostras caligráficas, Stanislas está acumula uma coleção de fotografias que revelam um personagem perturbado.
Tecnologia do Blogger.