10 TRILOGIAS ASIÁTICAS ESSENCIAIS

10-trilogias-asiaticas-essenciais

Não é incomum surgirem na história do cinema grandes trilogias. Há casos que se perdem, já que se tornam franquias, como a trilogia Bourne, que são 4 filmes e um spin-off. Não é apenas uma decisão baseada em lucros, pois grandes histórias merecem mais atenção nas telas. Há outros casos que a trilogia veio com o tempo, de forma natural, como Poderoso chefão.
Hoje vamos revisitar 10 grandes trilogias do cinema asiático. Levamos em conta toda a história do cinema para fazer a lista de indicações. 
Boa sessão:


Pai e filha (1949)
➤Direção: Yasujirô Ozu

Noriko (Setsuko Hara) tem 27 anos de idade e ainda vive com o seu velho pai, o senhor Somiya (Chishu Ryu). O pai é um professor viúvo que deseja casar sua filha, que de acordo com a sociedade, está na hora de entrar em um casamento. Só que Noriko quer continuar cuidado do pai e vivendo com ele para que o velho homem não se sinta sozinho. Ele então, vai fingir estar se casando de novo para que a filha não tenha culpa de se casar e ir embora.

Também fomos felizes (1951)
➤Direção: Yasujirô Ozu

No período de superação da Segunda Grande Guerra no Japão, a família Mamiya vive uma vida normal e feliz. Vivendo dentro das normas sociais, chega a hora de escolher um pretendente para a jovem filha Noriko (Setsuko Hara). Enquanto os familiares e amigos dela se empenham em uma busca para encontrar um rapaz satisfatório, ela própria não se entusiasma tanto com a ideia e decide seguir de acordo com suas próprias e pensamentos, fazer seus próprios planos.

Era uma vez em Tóquio (1953)
➤Direção: Yasujirô Ozu

Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.


Canção da estrada (1955)
Direção: Satyajit Ray

Em um pequeno vilarejo em Bengala, Apu (Subir Bannerjee) é um menino que vive em uma família bem pobre, junto com a irmã Durga, os pais, e a velha tia. A vida da família é permeada de sofrimentos, eles mal têm dinheiro para comer e Durga (Uma Das Gupta) costuma roubar algumas coisas do vizinho rico. O pai viaja para um novo emprego, o que traz esperança à família, mas quando ele volta cheio de presentes Durga morreu de pneumonia, pouco depois da tia também ter morrido.

O invencível (1956)
Direção: Satyajit Ray

Após a morte do pai, Apu (Smaran Ghosal) e sua mãe (Karuna Bannerjee) vão morar com um parente em Bengali. Bastante inteligente, o menino consegue uma bolsa de estudos em Calcutá. O sucesso e independência do filho alegram e entristecem a mãe de Apu, que sofre ao ficar sozinha, longe dele.
A história de Apu tem muitas semelhanças com a vida do diretor Satyajit Ray. O filme, no entanto, é baseado no romance autobiográfico de Bibhutibhushan Bandyopadhyay.

O mundo de Apu (1959)
Direção: Satyajit Ray

Apu (Soumitra Chatterjee) é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. O amigo Pulu (Swapan Mukherjeeo) o convida para um casamento, onde uma grande confusão acontece e Apu acaba casado com a noiva, Aparna (Sharmila Tagore). Os dois seguem para Calcutá, mas um trágico destino os aguarda.
Sharmila Tagore tinha apenas 14 anos quando fez o filme. Foi sua estreia cinematográfica.


Samurai - O guerreiro dominante (1954)
➤Direção: Hiroshi Inagaki

Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrentar uma batalha. Vendo-se perdedores, os dois procuram abrigo numa casa isolada onde vive a viúva Oko e sua filha Akemi. Oko acaba seduzindo Matahachi, que cai na tentação da mulher e se esquece de seu noivado com Otsu. Logo Oko, Matahachi e Akemi partem para viver em outro local, enquanto Takezo resolve voltar ao seu vilarejo. Lá ele narra os acontecimentos à família de Matahachi, que além de não aceitar os fatos ainda condena o jovem Takezo por traição. Ele será salvo da morte por um monge que irá ensinar ao rapaz o código dos samurais. O destino acaba colocando Otsu e Takezo no mesmo caminho. Apaixonada, ela promete a ele que irá esperar seu retorno como um cavaleiro errante.

Samurai dominante II: Morte no templo Ichijoji (1955)
➤Direção: Hiroshi Inagaki

Anos depois de começar sua jornada para tornar-se um grande espadachim, Musashi volta a Kyoto para desafiar o líder da maior escola de esgrima da região. Para provar seu valor e suas habilidades, ele cai de propósito numa emboscada armada pelos seguidores da Escola Yashioka. Enquanto isto, seus feitos são observados atentamente por Sasaki Kojiro, um lutador brilhante e habilidoso, que acredita-se capaz de derrotar Musashi.

Samurai dominante III: Duelo na Ilha Ganryujima (1956)
➤Direção: Hiroshi Inagaki

Musashi decide abandonar sua vida como guerreiro errante, e passa a viver nos arredores de uma vila cultivando vegetais. Não demora até que Otsu e Akemi o encontrem, e passem a disputar seu amor. Paralelamente Musashi é desafiado por Sasaki Kojiro, com quem promete duelar dentro de um ano. Nesse meio tempo, enquanto se prepara para o duelo, o samurai é forçado a enfrentar um grupo de bandidos que ataca a vila que o acolheu, e conforme o dia de seu maior desafio se aproxima, vê-se obrigado a tomar uma resolução que concilie ou não seu amor por Otsu e sua paixão pelo caminho do guerreiro.


Guerra e humanidade I - Não há amor maior (1959)
➤Direção: Masaki Kobayashi

Kaji, um administrador civil pacifista, foi nomeado supervisor de um campo de prisioneiros na Manchúria durante a 2ª Grande Guerra. Seus problemas começam quando o tratamento humanitário com os trabalhadores das minas e os prisioneiros de guerra que Kaji supervisiona irrita seus superiores.

Guerra e humanidade II - Estrada para a eternidade 
➤Direção: Masaki Kobayashi

A trilogia humanista de Kobayashi continua tendo, neste segundo filme, o idealista Kaji sendo mandado à longínqua Manchúria e com as mais selvagens atrocidades ocorrendo durante a Segunda Guerra Mundial. Ao descobrir que os soldados são cruelmente maltratados pelo seu sargento e oficiais, Kaji resolve fazer um protesto.

Guerra e humanidade III - Uma prece de soldado
➤Direção: Masaki Kobayashi

Nesta parte final da trilogia, Kaji é o único sobrevivente de sua unidade e acaba se rendendo ao exército Soviético. Ele é preso na Sibéria, onde espera melhor tratamento do que recebeu de seu próprio exército, mas, ao contrário, é acusado de assassinato e ameaçado de execução. Kaji tenta, desesperadamente, recuperar sua liberdade.


A noite do vampiro/ A boneca vampira (1970)
Direção: Michio Yamamoto 

Após voltar para reencontrar a amada, o namorado descobre que ela morreu em um acidente de carro. Após passar a noite na mansão da sogra por causa de uma forte chuva que o impede de voltar para casa, ele começa a ter visões com a morta-viva. Descobrimos posteriormente que as causas da morte foram estranhas, que vários eventos sobrenaturais ocorreram após a morte dela e que, talvez, o túmulo dela esteja vazio.

Lago de Drácula (1971)
Direção: Michio Yamamoto 

A trama gira em torno de uma pequena vila estabelecida perto de um lago. Um caixão é entregue “erroneamente” por ali e misteriosamente após a chegada dele uma série de eventos estranhos ocorrem por ali. Paralelo a isso, uma jovem da vila começa a ter lembranças de um obscuro sonho que teve quando criança envolvendo um castelo e um vampiro, indicando que talvez ela possa ter uma ligação com o que está acontecendo.

Maldição de Drácula (1974)
Direção: Michio Yamamoto 

O professor Shiraki (Toshio Kurosawa) chega numa escola de garotas numa pequena cidade para lecionar. Porém, ao conhecer o diretor (Shin Kishida), fica surpreso ao ser informado que deverá substituí-lo no cargo. Mas esse será o menor de seus desafios, pois além de enfrentar pesadelos onde é atormentado por vampiros, estão ocorrendo misteriosos desaparecimentos das estudantes, levando-o juntamente com o médico da escola, Doc Shimimura (Kunie Tanaka), a investigar o mistério que assombra o lugar.


Dias selvagens (1990)
➤Direção: Wong Kar-Wai

1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta bêbada, não é sua mãe biológica. Ela se recusa a dizer quem é sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres se apaixonam por ele, que se mostra incapaz de decidir com quem deseja ficar.

Amor à flor da pele (2000)
➤Direção: Wong Kar-Wai

Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.

2046 - Os segredos do amor (2004)
➤Direção: Wong Kar-Wai

O escritor Chow Mo-Wan (Tony Leung Chiu Wan) retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de playboy e conquistador. Chow inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, que fica em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado pelas lembranças dos anos que passou em Cingapura, Chow escreve uma história de ficção científica chamada "2046". Na história os passageiros de um trem fazem uma interminável viagem rumo a um destino misterioso, onde esperam reencontrar suas memórias perdidas.


Cidade do desencanto (1989)
➤Direção: Hou Hsiao-Hsien

Taiwan, 1945. Primeiros anos de República da China. O filme acompanha a derrocada da família do patriarca Lin Ah-lu (Li Tian-lu). Wen-heung (Sung Young Chen), o primogênito, lida com o nascimento de seu primeiro filho enquanto administra o restaurante que é a fonte de renda da família. Wen-leung (Jack Kao), com problemas psicológicos causados pela guerra, logo começa a fazer negócios com a máfia de Xangai. Wen-ching (Tony Leung Chiu Wai), o caçula surdo, é membro atuante da resistência. Um outro irmão nunca mais voltou da guerra nas Filipinas. Em fevereiro de 1947 mais de 20 mil habitantes são mortos numa rebelião e em 1949 a família de Lin encontra-se tragicamente modificada.

O mestre das marionetes (1993)
➤Direção: Hou Hsiao-Hsien

Na primeira metade do século XX, jovens trabalham em um teatro de fantoches e, posteriormente, fazem carreira como um dos principais grupos de Taiwan. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, os governantes japoneses de Taiwan começam a usar o tradicional teatro de bonecos para a sua propaganda de guerra.

Bons homens, boas mulheres (1995)
➤Direção: Hou Hsiao-Hsien

Liang Ching tem o diário roubado. Quando as páginas são reenviadas à jovem, ela é forçada a rever um período difícil de sua vida. As dores de duas gerações são postas sobre ela: enquanto se prepara para interpretar uma personagem envolvida em uma guerrilha anti-japonesa num filme que se passa na China dos anos 1940, as páginas de seu diário evocam seus tempos passados, quando era viciada em drogas e mantinha um relacionamento amoroso com um homem da máfia.


Conflitos internos (2002)
➤Direção: Alan Mak, Wai Keung Lau

Chan Wing Yan (Tony Leung Chiu Wai) é um jovem policial que recebe uma missão ousada e perigosa: trabalhar como agente disfarçado na máfia local. Enquanto isso, Lau Kin Ming, um recém chegado na vida do crime, é recrutado para se infiltrar na polícia. Anos depois seus mentores vão iniciar uma violenta caçada para encontrar o "rato" em suas respectivas organizações.

Conflitos internos II (2003)
➤Direção: Alan Mak, Wai Keung Lau

Onze anos antes do primeiro filme em 1991, o Inspetor Wong Chi-Shing discute a morte de seu primeiro parceiro com Hon Sam. Ming, um jovem enérgico e cruel, acaba de assassinar o chefão do submundo do crime de Hong-Kong. Com o pai morto, o seu filho Ngai que não tem o menor conhecimento da arte de matar é obrigado a substituir o pai e tomar conta do seu legado.

Conflitos internos III (2003)
➤Direção: Alan Mak, Wai Keung Lau

Dez meses após a morte de Yan, Ming é reintegrado nos Assuntos internos. Na cena policial aparece Wing cuja missão é revelar espiões infiltrados da tríade e também ele com ligações à organização. Ming inicia uma investigação clandestina sobre Wing.


Love Exposure (2008)
➤Direção: Sion Sono

A história gira em torno de Yu, um garoto cujo pai é um católico obcecado por pecados e confissões. O único jeito de Yu chamar a atenção de seu pai é se tornando um pecador, e assim ele se torna um especialista em tirar fotos por debaixo da saia de mulheres. Desse modo ele conhece Yoko, uma menina que sofrera abuso do pai, por quem se apaixona...

Cold Fish (2010)
➤Direção: Sion Sono

Shamoto (Mitsuru Fukikoshi) foi espancado até a submissão pelas exigências da vida mundana. Ele tem um estranho relacionamento com sua segunda esposa que ainda não foi aceita por sua filha adolescente e rebelde, Mitsuko. A única alegria na vida de Shamoto é uma loja de pequenos peixes tropicais.

Culpada por romance (2011)
➤Direção: Sion Sono

Kazuko é uma policial que foi chamada para investigar um assassinato em que a vítima foi esquartejada e suas partes unidas a pedaços de manequins. Enquanto Kazuko tenta descobrir a história da vítima, se depara com uma história tão chocante quanto o crime em si, a história de duas mulheres que, apesar de demonstrarem grande inocência e delicadeza, guardam os mais obscuros desejos dentro de si.


Mr. Vingança (2002)
➤Direção: Park Chan-Wook

Ryu (Shin Ha-Kyun) é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a sequestrar a filha de 4 anos do empresário Dong-Jin (Song Kang-Ho) para custear a cirurgia de transplante. Mas o sequestro não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro.

Old Boy (2003)
➤Direção: Park Chan-Wook

Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Lady Vingança (2005)
➤Direção: Park Chan-Wook

Aos 19 anos Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek e põe em prática seu minucioso plano.


A Versátil lançou  “Vampiros no Cinema vol. 4”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 4 inéditos filmes asiáticos de vampiro, incluindo a versão restaurada de “Sede de Sangue”, do premiado diretor coreano Park Chan-wook (“Oldboy”), e a cult trilogia vampiresca do japonês Michio Yamamoto, além de quase uma hora de extras. Edição Limitada com 4 cards.
  
Disco 1:

SEDE DE SANGUE (Bakjwi, 2009, 134 min.)
De Park Chan-wook. Com Song Kang-ho, Kim Ok-bin, Choi Hee-jin. 

⇨ SinopseApós passar por um tratamento experimental, padre se torna vampiro, sendo atormentado por um desejo insaciável de sangue e de sexo. Park Chan-wook (“Lady Vingança”) subverte o gênero nesse filme que recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.


A BONECA VAMPIRA (Yurei yashiki no kyofu: Chi wo su ningyo, 1970, 71 min.)
De Michio Yamamoto. Com Kayo Matsuo, Akira Nakao, Atsuo Nakamura. 

⇨ SinopseKeiko e sua amiga tentam encontrar seu irmão desaparecido, após ele ter sumido ao visitar Yuko, sua namorada. Primeira parte da inusitada trilogia de vampiros japoneses produzida pela Toho no início dos anos 1970. 

Disco 2:

O LAGO DE DRÁCULA (Noroi no yakata: Chi o suu me, 1971, 82 min.)
De Michio Yamamoto. Com Midori Fujita, Choei Takahashi, Sanae Emi. 

⇨ SinopseUm médico investiga os assassinatos de várias mulheres num resort à beira de um lago. Sua investigação o leva a acreditar na existência de um vampiro. Segunda parte da trilogia que marca a estreia do “vampiro japonês”, o ator Shin Kishida.

A MALDIÇÃO DE DRÁCULA (Chi o suu bara, 1974, 83 min.)
De Michio Yamamoto. Com Toshio Kurosawa, Mariko Mochizuki, Kunie Tanaka.  

⇨ SinopseProfessor vai dar aulas numa escola de meninas no interior do Japão, sem saber que a instituição é dirigida por um vampiro.  Com forte atmosfera gótica e referências aos filmes da Hammer, este terror conclui a trilogia dos vampiros nipônicos. 

EXTRAS: Especiais (43 min.), Trailers (10 min.)


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Sede de Sangue, A Boneca Vampira, O Lago de Drácula, A Maldição de Drácula
Títulos originais: Bakjwi, Yurei yashiki no kyofu: Chi wo su ningyo, Noroi no yakata: Chi o suu me, Chi o suu bara
País de produção: Coreia do Sul, Japão
Ano de produção: 1971-2009
Gênero: Terror
Direção: Park Chan-wook, Michio Yamamoto
Elenco: Shin Kishida, Toshio Kurosawa, Mariko Mochizuki, Kunie Tanaka, Midori Fujita, Choei Takahashi, Kayo Matsuo, Akira Nakao, Atsuo Nakamura, Song Kang-ho, Kim Ok-bin, Choi Hee-jin
Idioma: Coreano, Japonês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração:  370 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 18 anos

Adquira aqui 
”Versátil




Tecnologia do Blogger.