google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

VOLKER SCHLÖNDORFF - 10 FILMES ESSENCIAIS

volker-schlondorff-10-filmes-essenciais

Volker Schlöndorff é um cineasta alemão nascido em Wiesbaden.  Em 1956, sua família se mudou para Paris, onde Schlöndorff ganhou prêmios na escola por seu trabalho em filosofia. Formou-se em ciências políticas  enquanto estudava cinema no Institut des Hautes Études Cinematographiques, onde era amigo de Bertrand Tavernier e conheceu Louis Malle. Malle deu a ele seu primeiro emprego como seu assistente de direção no Zazie no metro.

Foi um membro proeminente do Novo Cinema Alemão dos anos 1960 e início dos anos 1970 e é nosso homenageado de hoje, com os 10 filmes essenciais.

Boa sessão:


Agosto de 1944. O exército aliado prepara a sua marcha em direção a Paris, ocupada pelos nazis desde 1940. Dietrich von Cholitz, o general alemão que governa a cidade, tem ordens diretas de Hitler para a destruir e nada o parece demover. As pontes sobre o Sena, assim como o Louvre, a Notre Dame, a Torre Eiffel e outros monumentos, estão armadilhados com explosivos prontos a detonar. Nada deverá ser deixado de pé. Raoul Nordling, cônsul sueco, encontra-se ali para chamar este homem à razão e tentar dissuadi-lo de executar ordens insanas que apenas levarão à morte mais inocentes. Parece que nada é possível fazer para mudar a decisão a não ser, talvez, a diplomacia…


O Guardião da Floresta focaliza a história do anti-herói Abel Tiffauges (John Malkovich), um cidadão francês de uma inocência que beira a idiotice. Torturado por padres de um orfanato católico quando criança e injustamente acusado de abuso sexual de menores, Abel escapa da cadeia ao ingressar no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939. Feito prisioneiro de guerra pelos alemães, Abel é seduzido pelos ideias e pela propaganda nazista e começa a trabalhar alegremente pela glória da Alemanha de Hitler. 


A República de Gileade é um estado totalitário que tenta usar a Bíblia para fundamentar seus atos. Qualquer mulher que comete um delito (homossexualidade está entre eles) é enviada para colônias penais, a não ser que seja fértil. Neste caso, se torna uma "aia", sendo obrigada a ter relações sexuais com quem o governo determina. Kate foi presa por tentar atravessar a fronteira, seu marido foi morto e ela nunca mais viu a filha. Ela é designada para ser a aia do Comandante, supremo chefe militar da República. Ao mesmo tempo, um movimento de resistência começa a desafiar o regime.


Willy Loman passou toda sua vida acreditando que ele e sua família atingiriam o poder, seriam ricos e muito felizes. Porém, lutando dia a dia como um caixeiro viajante, ele está prestes a perder seu emprego. Willy não consegue mais pagar suas contas e começa a perder o senso de realidade derivando por coisas de seu passado e mergulhando em uma crise profunda e desesperadora. Enquanto isso, toda sua família, Linda sua esposa e seus filhos Biff e Happy, tentam lutar contra sua autodestruição e os fantasmas de seu passado.


O jornalista Laschen é enviado para Beirute para cobrir a guerra civil local. Seus sentimentos sobre essa missão são influenciados pelo seu casamento disfuncional e a incompreensão desse conflito do Líbano. Um caso com uma alemã residente em Beirute e o contato direto com a violência desequilibram ainda mais as suas estruturas.


Quinze anos antes da Segunda Guerra Mundial, nasce em Danzig o menino Oskar Matzerath. Quando completa três anos, afasta-se definitivamente de seu mundo pequeno-burguês, recusando-se a crescer. Assim, assume o papel de "Oskarzinho" para poder escapar à beatice reinante no meio em que vive, representada principalmente pelos pais e o amante da mãe. Oskar se distancia cada vez mais do seu monstruoso cotidiano - uma sociedade que pouco a pouco vai mergulhando no facismo - e expressa seu protesto com enervantes rufares de tambor e gritos lancinantes. Só quando o "horror marrom" chega ao fim, e os alemães abandonam Danzig para se estabelecer no lado ocidental, é que Oskar decide crescer: agora deseja desempenhar um papel atuante no futuro que desponta.


O ano é 1919 e os Países Bálticos participam ativamente da Guerra Civil Russa. Uma aristocrata, a condessa Sophie de Reval, apaixona-se repentinamente por um oficial prussiano que está em conflito quanto à sua sexualidade. Esse envolvimento empurra Sophie numa espiral de depressão psicossexual e define seu papel na luta armada. Adaptação do livro homônimo de Marguerite Yourcenar.


Katharina Blum e Ludwig Göette se apaixonam à primeira vista em uma festa de carnaval e passam a noite juntos. Na manhã seguinte, o apartamento da jovem é invadido pela polícia. Ludwig desapareceu, mas Katharina é levada presa. Ela não sabia que tinha acabado de se envolver com um dos suspeitos de terrorismo mais procurados pela inteligência alemã. De um simples caso de polícia, a história de Katharina vira um escândalo nacional quando o repórter Werner Töetges, do jornal sensacionalista Zeitung, passa a cobrir o caso. Sem escrúpulos e em busca apenas de fatos chocantes para publicar – sendo verdade ou não – o jornalista passa a perseguir todas as pessoas que faziam parte da vida pessoal da jovem.


Em tempos medievais, na Alemanha, o comerciante Michael Kohlhaas ao ir para a feira local para vender seus cavalos, é forçado por um nobre, o latifundiário Von Tronka, para deixar parte da mercadoria como forma de pagamento para viajar através de sua terra, prometendo devolve-los quando a feira terminar. Quando ele retorna, o nobre recusa-se a devolve-los, Michael então tenta resolver o caso na justiça, mas um parente do nobre usa sua influência para encerrar o caso. Como última tentativa a mulher de Michael tenta convencer o nobre a devolver os cavalos mas é gravemente ferida.


Três estudantes de um internato militar, Reiting, Beineber e Törless, o protagonista, flagram seu colega Basini roubando dinheiro de um dos três, e decidem puni-lo com suas próprias mãos ao invés de denunciá-lo às autoridades do colégio. Começam a abusá-lo, primeiro fisicamente e depois psicológica e sexualmente, ao mesmo tempo em que o chantageiam ameaçando denunciá-lo. O tratamento abusivo que aplicam a Basini torna-se abertamente sexual e cada vez mais sádico; apesar disso, ele aguenta toda a tortura, mesmo quando, depois de ter sido privado de qualquer dignidade, ele é desacreditado por toda a turma. Adaptação de Schlöndorf do romance do escritor austríaco Robert Musil.
Tecnologia do Blogger.