VOLKER SCHLÖNDORFF - 10 FILMES ESSENCIAIS

volker-schlondorff-10-filmes-essenciais

Volker Schlöndorff é um cineasta alemão nascido em Wiesbaden.  Em 1956, sua família se mudou para Paris, onde Schlöndorff ganhou prêmios na escola por seu trabalho em filosofia. Formou-se em ciências políticas  enquanto estudava cinema no Institut des Hautes Études Cinematographiques, onde era amigo de Bertrand Tavernier e conheceu Louis Malle. Malle deu a ele seu primeiro emprego como seu assistente de direção no Zazie no metro.

Foi um membro proeminente do Novo Cinema Alemão dos anos 1960 e início dos anos 1970 e é nosso homenageado de hoje, com os 10 filmes essenciais.

Boa sessão:
Sinopse:
Agosto de 1944. O exército aliado prepara a sua marcha em direção a Paris, ocupada pelos nazis desde 1940. Dietrich von Cholitz, o general alemão que governa a cidade, tem ordens diretas de Hitler para a destruir e nada o parece demover. As pontes sobre o Sena, assim como o Louvre, a Notre Dame, a Torre Eiffel e outros monumentos, estão armadilhados com explosivos prontos a detonar. Nada deverá ser deixado de pé. Raoul Nordling, cônsul sueco, encontra-se ali para chamar este homem à razão e tentar dissuadi-lo de executar ordens insanas que apenas levarão à morte mais inocentes. Parece que nada é possível fazer para mudar a decisão a não ser, talvez, a diplomacia…
Sinopse:

O Guardião da Floresta focaliza a história do anti-herói Abel Tiffauges (John Malkovich), um cidadão francês de uma inocência que beira a idiotice. Torturado por padres de um orfanato católico quando criança e injustamente acusado de abuso sexual de menores, Abel escapa da cadeia ao ingressar no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939. Feito prisioneiro de guerra pelos alemães, Abel é seduzido pelos ideias e pela propaganda nazista e começa a trabalhar alegremente pela glória da Alemanha de Hitler. 
Sinopse:

A República de Gileade é um estado totalitário que tenta usar a Bíblia para fundamentar seus atos. Qualquer mulher que comete um delito (homossexualidade está entre eles) é enviada para colônias penais, a não ser que seja fértil. Neste caso, se torna uma "aia", sendo obrigada a ter relações sexuais com quem o governo determina. Kate foi presa por tentar atravessar a fronteira, seu marido foi morto e ela nunca mais viu a filha. Ela é designada para ser a aia do Comandante, supremo chefe militar da República. Ao mesmo tempo, um movimento de resistência começa a desafiar o regime.
Sinopse:

Willy Loman passou toda sua vida acreditando que ele e sua família atingiriam o poder, seriam ricos e muito felizes. Porém, lutando dia a dia como um caixeiro viajante, ele está prestes a perder seu emprego. Willy não consegue mais pagar suas contas e começa a perder o senso de realidade derivando por coisas de seu passado e mergulhando em uma crise profunda e desesperadora. Enquanto isso, toda sua família, Linda sua esposa e seus filhos Biff e Happy, tentam lutar contra sua autodestruição e os fantasmas de seu passado.
Sinopse:

O jornalista Laschen é enviado para Beirute para cobrir a guerra civil local. Seus sentimentos sobre essa missão são influenciados pelo seu casamento disfuncional e a incompreensão desse conflito do Líbano. Um caso com uma alemã residente em Beirute e o contato direto com a violência desequilibram ainda mais as suas estruturas.
Sinopse: 

Quinze anos antes da Segunda Guerra Mundial, nasce em Danzig o menino Oskar Matzerath. Quando completa três anos, afasta-se definitivamente de seu mundo pequeno-burguês, recusando-se a crescer. Assim, assume o papel de "Oskarzinho" para poder escapar à beatice reinante no meio em que vive, representada principalmente pelos pais e o amante da mãe. Oskar se distancia cada vez mais do seu monstruoso cotidiano - uma sociedade que pouco a pouco vai mergulhando no facismo - e expressa seu protesto com enervantes rufares de tambor e gritos lancinantes. Só quando o "horror marrom" chega ao fim, e os alemães abandonam Danzig para se estabelecer no lado ocidental, é que Oskar decide crescer: agora deseja desempenhar um papel atuante no futuro que desponta.
Sinopse: 

O ano é 1919 e os Países Bálticos participam ativamente da Guerra Civil Russa. Uma aristocrata, a condessa Sophie de Reval, apaixona-se repentinamente por um oficial prussiano que está em conflito quanto à sua sexualidade. Esse envolvimento empurra Sophie numa espiral de depressão psicossexual e define seu papel na luta armada. Adaptação do livro homônimo de Marguerite Yourcenar.
Sinopse: 

Katharina Blum e Ludwig Göette se apaixonam à primeira vista em uma festa de carnaval e passam a noite juntos. Na manhã seguinte, o apartamento da jovem é invadido pela polícia. Ludwig desapareceu, mas Katharina é levada presa. Ela não sabia que tinha acabado de se envolver com um dos suspeitos de terrorismo mais procurados pela inteligência alemã. De um simples caso de polícia, a história de Katharina vira um escândalo nacional quando o repórter Werner Töetges, do jornal sensacionalista Zeitung, passa a cobrir o caso. Sem escrúpulos e em busca apenas de fatos chocantes para publicar – sendo verdade ou não – o jornalista passa a perseguir todas as pessoas que faziam parte da vida pessoal da jovem.
Sinopse: 

Em tempos medievais, na Alemanha, o comerciante Michael Kohlhaas ao ir para a feira local para vender seus cavalos, é forçado por um nobre, o latifundiário Von Tronka, para deixar parte da mercadoria como forma de pagamento para viajar através de sua terra, prometendo devolve-los quando a feira terminar. Quando ele retorna, o nobre recusa-se a devolve-los, Michael então tenta resolver o caso na justiça, mas um parente do nobre usa sua influência para encerrar o caso. Como última tentativa a mulher de Michael tenta convencer o nobre a devolver os cavalos mas é gravemente ferida.
Sinopse: 

Três estudantes de um internato militar, Reiting, Beineber e Törless, o protagonista, flagram seu colega Basini roubando dinheiro de um dos três, e decidem puni-lo com suas próprias mãos ao invés de denunciá-lo às autoridades do colégio. Começam a abusá-lo, primeiro fisicamente e depois psicológica e sexualmente, ao mesmo tempo em que o chantageiam ameaçando denunciá-lo. O tratamento abusivo que aplicam a Basini torna-se abertamente sexual e cada vez mais sádico; apesar disso, ele aguenta toda a tortura, mesmo quando, depois de ter sido privado de qualquer dignidade, ele é desacreditado por toda a turma. Adaptação de Schlöndorf do romance do escritor austríaco Robert Musil.


A Versátil lançou “Clássicos Sci-Fi Vol. 5”, digistack com 3 DVDs que reúne 6 filmes de ficção-científica, incluindo as inéditas versões restauradas dos excelentes “Alphaville” e “eXistenZ”, dos mestres Jean-Luc Godard e David Cronenberg, além de uma hora e meia hora de extras, com destaque para muitos especiais sobre esses dois cults do cinema. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

Alphaville
(Alphaville, une Étrange Aventure de Lemmy Caution, 1965, 99 min.)
De Jean-Luc Godard. Com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff.
O agente Lemmy Caution chega a Alphaville, com a missão de destruir a inteligência artificial que comanda a cidade. Em sua única incursão pela ficção-científica, Godard realiza um fascinante tech noir (filme noir futurista).

Westeworld - onde ninguém tem alma
(Westworld, 1973, 89 min.)
De Michael Crichton. Com Yul Brynner, Richard Benjamin, James Brolin.
Dois amigos vão passar férias num parque temático que recria, com robôs, o Velho Oeste. Tudo vai bem até que uma das máquinas sai do controle... O escritor Michael Crichton ("Jurassic Park") dirigiu esse clássico que deu origem à série de TV.

Disco 2:

ExistenZ
(Idem, 1999, 97 min.)
De David Cronenberg. Com Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm.
Perseguida por fanáticos religiosos, uma designer de games de realidade virtual precisa se refugiar no seu revolucionário jogo eXistenZ. Cronenberg mais uma vez explora magistralmente as fronteiras natural/artificial e humano/mecânico.


É proibido procriar
(Z.P.G., 1972, 95 min.).
De Michael Campus. Com Oliver Reed, Geraldine Chaplin, Don Gordon.
Num futuro distante, o mundo está superpovoado e poluído. Desesperados, os países proíbem nascimentos por 30 anos. Porém, um casal tem um bebê. Interessante distopia inglesa que antecipa "Fuga no Século 23".

Disco 3:

A decadência de uma espécie
(The Handmaid’s Tale, 1990, 109 min.)
De Volker Schlöndorff. Com Natasha Richardson, Faye Dunaway, Aidan  Quinn.
A poluição tornou 99% da população da Terra estéril. Uma jovem fértil é forçada a servir sexualmente um comandante, que deseja engravidá-la. Primeira adaptação de "O Conto da Aia" ("The Handmaid’s Tale"), de Margaret Atwood.

O diabo, a carne e o mundo
(The World, the Flesh and the Devil, 1959, 94 min.)
De Ranald MacDougall. Com Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer.
Após ficar dias preso numa mina devido a um deslizamento, homem descobre, ao sair, que a humanidade foi dizimada por um holocausto nuclear. Com forte comentário racial, este é um dos primeiros filmes pós-apocalípticos do cinema.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Alphaville, Westworld – Onde Ninguém Tem Alma, eXistenZ, É Proibido Procriar, A Decadência de uma Espécie, O Diabo, a Carne e o Mundo
Títulos originais: Alphaville, une Étrange Aventure de Lemmy Caution, Westworld, eXistenZ, Z.P.G., The Handmaid’s Tale, The World, the Flesh and the Devil
Un Flic, Touchez pas au Grisbi, La Désordre et la Nuit, Classe Tous Risques, Mort d’un Pourri, Série Noire
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá
Ano de produção: 1959-1999
Gênero: Ficção-científica
Direção: Jean-Luc Godard, Michael Crichton, David Cronenberg, Michael Campus, Volker Schlöndorff, Ranald MacDougall
Elenco: Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamiroff, Yul Brynner, Richard Benjamin, James Brolin, Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, Oliver Reed, Geraldine Chaplin, Don Gordon, Natasha Richardson, Faye Dunaway, Aidan  Quinn, Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer
Idioma: Inglês, Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.78:1, Fullscreen 1.37:1
Tempo de duração: 583 min.
Região: 0 (multizonal)
Colorido e Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

Extras: 

Especiais sobre os filmes (82 min.), Trailers (10 min.)

Tecnologia do Blogger.