google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SAMUEL FULLER - 10 FILMES ESSENCIAIS

samuel-fuller-10-filmes-essenciais

Samuel Michael Fuller nasceu em 12 de agosto de 1912. Ele cresceu em uma família judia. Depois de emigrar para os Estados Unidos, o nome da família foi mudado de Rabinovitch para Fuller. Seu pai, Benjamin Rabinovitch, morreu em 1923, quando ele tinha onze anos.  

Com apenas dezessete anos, já estava trabalhando como repórter. A partir de 1936, ele começou a colaborar nos roteiros de várias produções "B" e, entre 1942 e 1945, lutou com o Big Red One, a divisão de infantaria norte-americana número 1 no norte da África e na Europa. Por seus serviços, ele recebeu a Estrela de Bronze e a Estrela de Prata. "A verdadeira glória da guerra", Samuel Fuller disse, "é sobreviver a ela."

Em 1949 ele estreou como cineasta. Fuller teve uma carreira que ganhou respeito ao longo dos anos. Seu nível bem regular fez com que ele recebesse a atenção devida. 

Confirma abaixo seus 10 filmes essenciais e as menções honrosas. 

➤ Sinopse:

Durante a Guerra da Coreia, um general americano recebe ordens para recuar sua divisão além do rio, tendo que atravessar uma ponte aberta ao fogo inimigo. Ele decide tentar enganar os inimigos e deixa na retaguarda um pelotão de 48 homens, colocando-o numa passagem estreita nas montanhas, com ordens de "fazerem bastante barulho" para serem tomados por um regimento e com isso ganharem tempo para que o corpo principal de 15.000 homens consiga atravessar a ponte em segurança. O cabo Denno reluta em tomar o comando do pelotão,  mas percebe que esse momento pode chegar quando seus comandantes começam a morrer nos seguidos bombardeios e enfrentamentos.

➤ Sinopse:

Skip McCoy é um batedor de carteiras, que furta uma bolsa de uma passageira no metrô. Dentre os objetos roubados está um microfilme a ser contrabandeado para o exterior por espiões comunistas, o que era desconhecido da mulher, Candy. Agentes americanos que a seguiam para identificar os espiões percebem a ação criminosa mas não conseguem deter a fuga de Skip. O ladrão depois é localizado com a ajuda da informante da polícia chamada Moe. Mesmo pressionado pela polícia e pelos agentes, Skip só pensa em enganar todos e chantagear os comunistas para conseguir um bom dinheiro pelo microfilme.

➤ Sinopse: 

Em 1954, um trem de armamentos militares é assaltado por uma quadrilha de gângsteres estadunidenses que age no Japão. A morte de um sargento estadunidense na ação criminosa coloca a polícia do Exército no caso: então, um militar se disfarça de amigo de um bandido ferido pelos cúmplices, e consegue se infiltrar na quadrilha dos assaltantes com a ajuda de uma mulher japonesa.

➤ Sinopse:

Em 1954, durante a Guerra da Indochina Francesa, um grupo de mercenários é recrutado para viajar pelo território inimigo com a missão de detonar um depósito de armas. Lucky Legs aceita liderar o grupo em troca de poder levar seu filho para os Estados Unidos. O pai racista da criança também faz parte do grupo.

➤ Sinopse: 

Jessica Drummond é uma poderosa rainha do gado que se orgulha de possuir "40 armas" à sua disposição, e por isso mantém uma pequena cidade do Velho Oeste sob um reinado de horror. Seu irmão Brockie, um jovem encrenqueiro, está sempre arranjando confusão na cidade, e, numa delas, atira num dos cidadãos e é preso por Griff Bonnell e seus irmãos - três defensores da lei que passavam pelo local em outra missão, mas que resolvem combater o império de injustiça imposto por Jessica e seus pistoleiros.

➤ Sinopse: 

Considerado um caso perdido, o problemático Tolly Devlin (Cliff Robertson) presencia algo que vai marcar sua vida para sempre. O jovem delinquente de quatorze anos acaba assistindo a morte de seu pai sem poder fazer nada contra os assassinos. Duas décadas depois, Tolly fica sabendo que os sujeitos que mataram seu pai são gângsters de prestígio na região. Para se vingar, Tolly se infiltra na máfia para realizar sua tão desejada vingança.

➤ Sinopse: 

Um jornalista ambicioso se compromete a resolver um assassinato cometido dentro de um asilo - o que ele considera uma grande chance para conquistar o Prêmio Pulitzer Para isso, ele precisa infiltrar-se entre os pacientes, sendo internado como louco dentro da instituição. Só que o convívio com os outros pacientes, e com a rotina do sanatório, provocarão dramáticas mudanças no presunçoso repórter.

➤ Sinopse: 

Kelly (Constance Towers) resolve mudar de vida e vai trabalhar como enfermeira de um hospital infantil para deficientes físicos numa pequena cidade. Mas, em Grantville, ela descobrirá que a perfeição e a tranquilidade do lugar escondem pessoas mesquinhas e doentes, que podem até machucar as mais indefesas criaturas.
Tanto este filme como o filme anterior de Samuel Fuller, Paixões Que Alucinam, tiveram os certificados de cinema do Reino Unido rejeitados e permaneceram indisponíveis até 1990.


Lee Marvin é um sargento que conduz seu pelotão lutando desde o Norte da África até a Normandia, cruzando toda a Europa. Ao mesmo tempo que participam de importantes eventos do conflito, o pelotão se envolve em diversos incidentes cotidianos dos civis, involuntariamente envolvidos no horror da guerra. Esse grupo soldados lutará contra seus problemas e convicções pessoais para nada mais do que sobreviver.
Como um condecorado combatente acompanhando a famosa Primeira Infantaria americana durante a Segunda Guerra Mundial, Fuller sobreviveu ao conflito.


Baseado no romance de Ronald F. Maxwell, conta a estória de um cão que fora treinado a vida toda para atacar pessoas negras, se tornando um retrato dos famoso ‘cães brancos’ da África do Sul. Quando a jovem aspirante a atriz Julie o adota, nada sabia sobre sua condição, e o tempo passa sem nada ocorrer. Mas, aos poucos, ela percebe o comportamento racista do cão e o entrega a um treinador de animais para filmes e seu parceiro Keys, ele próprio negro, para que eles tentem reeducar o animal. A questão é: será isto possível?

 ☞ Menções honrosas: Eu matei Jesse James (1949), Capacete de Aço (1951), Renegando o meu sangue (1957), O Quimono escarlate (1959)

Tecnologia do Blogger.