google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROBERT ALTMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS

robert-altman-10-filmes-essenciais

Robert Bernard Altman foi um cineasta norte-americano e considerado um dos melhores artesãos do cinema. Dono de um estilo próprio, adquiriu fãs fieis ao longo dos anos.

Nascido em 20 de fevereiro de 1925, na cidade de Kansas City, nos Estados Unidos, Altman começou a explorar o mundo das artes e da música desde pequeno, quando estudava no colégio Rockhurst. Mas, suas experiências com som foram abandonadas quando ingressou na Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, e se tornou um co-piloto de B-24. 

Enquanto servia na Força Aérea na Califórnia, teve contato com o mundo cinematográfico de Hollywood. Mudou-se para Los Angeles, com a ideia de se preparar para ser diretor.Uma das características de Altman era transmitir em suas produções uma visão crítica da sociedade americana.

Faleceu em 20 de novembro de 2006, aos 81 anos, em Los Angeles, Califórnia, de falência respiratória provocada por um câncer. Robert Altman foi casado três vezes e deixou cinco filhos. 

Sinopse

A história é sobre uma unidade médica militar (sigla MASH – Mobile Army Surgical Hospital ou em tradução livre “Hospital Cirúrgico Móvel do Exército”) que opera durante a guerra da Coreia mas com alusões a guerra do Vietnam que estava em andamento na época do lançamento do filme.  Neste cenário, dois cirurgiões do hospital móvel do exército vivem atormentados pela enorme tensão causada pelo grande número de soldados feridos que chegam a todo instante dos campos de batalha. Eles passam a recorrer a álcool, rebeldia e mulheres como forma de obter algum alívio para as suas preocupações.
Com o sucesso alcançado deu origem a aclamada série homônima, exibida originalmente entre 1972 a 1983.
O filme ganhou uma de cinco indicações para o Óscar, inclusive de Melhor Filme. Venceu como melhor argumento adaptado

Sinopse:

Logo após ao início do século XX, John McCabe, um homem com um passado misterioso, vai até um remoto povoado do oeste americano para montar o primeiro prostíbulo da comunidade. Inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece Constance Miller, uma cafetina, que o convence que, se o bordel for mais luxuoso, os clientes, após experimentarem algo melhor, gostarão de ter uma prostituta mais bonita e camas com lençóis de linho. Constance propõe que McCabe entre com o dinheiro e ela administre o prostíbulo. Ela então usa o dinheiro de John para construir um bordel que se torna o principal centro de crescimento da localidade, mas isto chama a atenção de forasteiros, que querem comprar o negócio de McCabe.

Sinopse

A escritora Cathryn convence seu marido a levá-la à casa de campo da família, onde ela pretende terminar seu livro. Porém, presa entre a culpa obsessiva provocada pelos fantasmas de seu passado e a excitação da lembrança de seus amantes, ela começa a manifestar sintomas cada vez mais evidentes de esquizofrenia. Enquanto passado e presente, fantasia e realidade, vivos e mortos se confundem, Altman nos empurra para um turbilhão de loucura e claustrofobia, onde as coisas nem sempre serão o que parecem ser.

Sinopse:

O detetive Philip Marlowe (Elliott Gould) não está muito certo de que seu amigo Terry Lennox (Jim Bouton) tenha assassinado a própria esposa. Para não ser injusto com o amigo, Marlowe é evasivo em seus depoimentos a polícia. Quando seu Lennox desaparece, ele é preso por não estar cooperando com as investigações. Assim que sai da cadeia, Marlowe começa a fazer investigações por conta própria. Algumas pistas o levam à bela Eileen Wade (Nina Van Pallandt), que havia contratado-o para que ele encontrasse seu marido, o escritor alcoólatra Roger (Sterling Hayden). Marlowe descobre o que casal mora na mesma rua onde viviam Lennox e sua falecida esposa. Mas essas são apenas algumas peças de um complicado quebra-cabeça.

Sinopse:

Um jogador para baixo em sua sorte está ligada com a liberdade de espírito Elliot Gould em primeiro lugar para ter algum divertimento, mas depois fica em dívida quando Gould toma uma viagem não programada para Tijuana.Como um último ato de desespero, ele peões maioria de suas posses e vai para Reno para o jogo de poker de uma vida.Um set de filmagem, principalmente em casinos e corridas, como os dois ganham e perdem (mas, principalmente, ganhar), assaltado e embebedar.

Sinopse:

A história de vários personagens ligados ao mundo da música se cruza na cidade de Nashville, capital do Tennessee. Barbara Jean é considerada a rainha do local, mas está à beira de um colapso; Linnea e Delbert Reese mantém um casamento instável e possuem filho deficiente; Opal é um jornalista britânico a trabalho na cidade. Clássico dirigido por Altman, indicado em cinco categorias do Oscar e ganhador da estatueta de melhor canção - ''I'm Easy'', de Keith Carradine.

Sinopse:

Pinky Rose (Sissy Spacek) é uma jovem que acaba de conseguir um emprego em um spa de idosos. Mildred "Millie" Lammoreaux (Shelley Duvall), que já trabalha no local, é encarregada de orientar Pinky sobre o serviço. Ela se encanta com Millie e logo se torna sua amiga. Ironicamente ninguém gosta dela, mas Millie tenta passar a imagem de ser muito popular. Millie divide seu apartamento com uma colega, mas quando esta se casa ela passa a dividir com Pinky o apartamento. Pinky fica cada vez mais dependente de Millie, mas a ligação obsessiva ameaça se romper quando ela vê que Millie levou para o apartamento Edgar Hart (Robert Fortier), um cowboy que é marido de Willie Hart (Janice Rule), uma artista local, que está grávida. Isto provoca uma forte discussão entre Pinky e Millie, que gera um grave fato que, por sua vez, provoca uma grande mudança de comportamento de ambas.

Sinopse

Griffin Mill, um executivo de estúdio, é responsável por uma série de fracassos de bilheterias. Devido a isso está recebendo várias ameaças anônimas. Pressionado por esses fatos, Griffin acaba assassinando sem querer o roteirista, porque acha que ele é quem está lhe ameaçando. Agora Griffin precisa enganar a polícia e escapar das investigações sobre o crime.
A cena de abertura, que dura 6,5 minutos, traz pessoas conversando sobre tomadas longas em antigos filmes. Para realizar esta cena foram rodadas 15 tomadas, com a terceira sendo utilizada no filme.
As cenas de Jeff Daniels jogando golfe e Patrick Swayze mostrando alguns golpes de karatê foram filmadas, mas terminaram sendo cortadas na edição final do filme.

Sinopse:

Muitos personagens vagamente conectados se cruzam neste filme, baseado nas histórias de Raymond Carver. Garçonete Doreen Piggot (Lily Tomlin) acidentalmente atropela um menino com seu carro. Logo após o acidente, a criança entra em coma. No hospital, o avô do menino (Jack Lemmon) conta histórias a seu filho, Howard (Bruce Davison), sobre seu passado. Enquanto isso, o padeiro (Lyle Lovett) começa a perseguir a família quando eles não vão buscar o bolo de aniversário do menino.

Sinopse:

Gosford Park é a magnífica casa de campo onde Sir William McCordle (Michael Gambon) e sua esposa, Lady Sylvia (Kristin Scott Thomas), juntam amigos e parentes para uma festa no fim de semana. Eles convidaram um grupo eclético, que inclui uma condessa (Maggie Smith), um herói da 1ª Guerra Mundial, o ídolo britânico Ivor Novello (Jeremy Northam) e um produtor americano de filmes, que faz os longas de Charlie Chan. Enquanto os convidados ocupam os luxuosos aposentos de cima, seus empregados juntam-se aos criados da casa na cozinha e nos corredores nos andares de baixo. Mas nada é o que se parece: nem entre os ricos convidados almoçando e jantando em seus enormes cômodos, nem nos sótãos e oficinas onde seus empregados trabalham para o conforto de seus empregadores. Nesse cenário luxuoso, uma série de eventos que misturam gerações, classes, sexo e estórias pessoais trágicas culminam em um misterioso assassinato.

➤ Menções honrosas: Van Gogh - Vida e obra de um gênio (1990), A honra secreta (1984), Cerimônia de casamento (1978), Renegados até a última rajada (1974), Voar é com os pássaros (1970)

Tecnologia do Blogger.