FANTASMA DA ÓPERA NO CINEMA / TV

fantasma-da-opera-no-cinema-tv

Gaston Louis Alfred Leroux  foi um escritor francês. As suas obras eram basicamente livros de mistério influenciadas por Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle. Mas foi a obra O Fantasma da Ópera que o tornou imortal, tendo sido publicada em 1911. Curiosamente, nas primeiras semanas foi ignorada pelo público. A obra foi escrita depois de Leroux ter visitado a Ópera de Paris e ter conhecido o seu lago subterrâneo, que realmente existe, e quase se perder no labirinto de portas e escadas que é esse teatro.

Em 1896, houve um acidente com o lustre da Ópera de Paris que caiu sobre a plateia lotada. Ao que parece, foi obra de um militante anarquista que colocou uma bomba no lustre. Juntando a esses ingredientes uma boa dose de imaginação, Leroux criou sua obra-prima.

Veja abaixo as adaptações de sua obra, para o cinema e tv:
Direção: Rupert Julian

Na majestosa Ópera de Paris, um fantasma que vive nas catacumbas do teatro se apaixona pela famosa cantora lírica, Carlotta (Mary Fabian). Ele tem ciúmes dela com outro homem e quer que ela desista do seu papel de Marguerite, em Fausto. Ela vai para incursões no submundo do teatro acompanhada pelo misterioso homem. Depois ele choca Carlotta quando tira sua máscara, e revela seu rosto de caveira pela primeira vez.
Edward Sedgwick dirigiu algumas cenas depois que o diretor Rupert Julian abandonou o set depois de uma discussão calorosa com a equipe e com o elenco.
Lon Chaney, o Fantasma, fez sua própria maquiagem.

Direção: Weibang Ma-Xu

Uma companhia de ópera ocupa um teatro abandonado. Dez anos antes Song Danping (Jin Shan), grande estrela da música, aparentemente morreu no local. Danping, agora um desfigurado morador da coxia, surge e conta sua trágica história para um jovem talento da companhia.
Primeiro filme de terror da China. Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider .

Direção: Arthur Lubin

Paris, 1860. Erique Claudin (Claude Rains), um famoso violinista do teatro Ópera, tem suas composições originais roubadas. Após cometer um assassinato e ter seu rosto desfigurado, Claudin se vê cada vez mais longe da amada, a cantora Christine Dubois (Susanna Foster). Logo a Ópera de Paris é tomada por uma onda de misteriosas mortes e todos começam a culpar o lendário fantasma...
A atriz Deanna Durbin estava escalada para viver Christine Dubois, mas acabou desistindo do papel, que foi posteriormente assumido por Susanna Foster.

Direção: Enrique Carreras

Um dançarino cômico, junto com seus amigos e sua esposa, planejam uma peça para reivindicar um teatro de opereta, mas um dos parceiros pretende montar outro negócio. Como se isso não bastasse, dois fantasmas aparecerão no teatro, junto com um coquetel de monstros, criaturas e personagens da literatura de terror.

Direção: Fernando Cortés

Um garçom e um cantor decidem fazer um show em um antigo teatro habitado por fantasmas. Ao longo da trama são ouvidas "esperança Fumar" Viladonat e Carzo, "Na Taboleiro de baiana" Ary Barroso, "como antes" Di Paola e Panzeri, "La Lola" Marta de la Luz del Mar " Doña Mariquita "de Jacinto Guerrero," Bueno Días María "de Moreu e Alguero e" El Relicario "do maestro Padilla.

Direção: Terence Fisher

Após ser visitada por um suposto fantasma, cantora de ópera abandona a produção, gerando desconforto e a ira do frustado e ambicioso diretor. Após sua saída, outra cantora é contratada, passa a ouvir estranhas vozes e acaba demitida pelo diretor por não ceder as suas investidas amorosas. Paralelamente seu companheiro acaba se interessando pelo caso e envolve-se no estranho mistério do fantasma da ópera.

Direção: René Cardona

As atrizes do teatro local estão sendo mortas uma após a outra sempre por sufocamento e deixando estranhas pistas deixando a polícia impotente e com falta de ideias, o inspetor encarregado das investigações decide tomar medidas desesperadas e chamar o herói Santo para uma mão amiga.
Referido por muitos como "o maior desportista mexicano de sempre", El Santo lutou durante quase cinco décadas e foi ator por um bom tempo, sendo um herói do folclore do México. Ele estrelou em filmes e se tornou personagem de revistas em quadrinhos. Conta-se que El Santo nunca removia sua máscara, mesmo em casa.

Direção: Renato Polselli

O jovem e enérgico líder da trupe de teatro garantiu um antigo local para produzir sua nova empreitada.O idoso zelador do teatro pede que o grupo saia imediatamente por conta de um mal que fica À espreita. Mas não adianta e para a surpresa do grupo, um vampiro reside no lugar e descobre que uma das pessoas da trupe é a reencarnação da mulher que ele amou uma vez.

Direção: Brian De Palma

Depois que o produtor fonográfico Swan (Paul Williams) rouba a música do compositor Winslow Leach (William Finley) e o entrega para uma de suas bandas, Leach entra no escritório de Swan. Mas Swan pega Leach e o acusa de comercializar drogas, o que o leva à prisão. Leach foge e tenta novamente sabotar o império de Swan, mas um acidente desfigura sua face. Leach se transforma no "Fantasma" para arruinar Swan enquanto salva a cantora Phoenix (Jessica Harper) de uma terrível tragédia.

Direção: Gene Levitt

Alguns famosos estúdios de Hollywood estão falidos, e o que para alguns promotores seria uma forma fácil de liquidá-los, torna-se um pesadelo no qual muitos deles serão assassinados de uma forma misteriosa. Como resultado disso, a lenda de um homem misterioso mascarado que vive nos estúdios e jura para protegê-lo dos danos que podem causar toma forma.

Direção: Robert Markowitz

A diva da Budapest Opera House comete suicídio depois que a proprietária arruiná sua carreira por ter rejeitado sua luz brilhar, mas seu marido, que acreditava-se que estava morto em um incêndio, esta bem vivo e planeja se vingar de todos aqueles que considera responsáveis ​​pelo suicídio de sua amada.
 Ele havia sido salvo do incêndio por um apanhador de ratos, que o leva para um covil debaixo da ópera. Cinco anos depois, ele se torna O Fantasma da Ópera, uma figura mascarada que causa estragos no elenco. 
 Direção: Al Guest,  Jean Mathieson

O filme é uma versão animada do conto clásico de Gaston Leroux  "O Fantasma da Ópera". Christine tem agido de forma estranha nos últimos dias. Ela alterna entre o protagonismo de uma nova ópera e a arrogância com as pessoas, enquanto um fantasma mascarado à espreita nas sombras assombra o mundo dos homens, vingando-se de pessoas ruins , cujo lado bom foi prejudicado por torturas de infância.
Direção: Dwight Little

Uma cantora de ópera em ínicio de carreira se vê transportada para Londres na época vitoriana e aos braços de um maestro solitário e desfigurado, determinado a transformá-la em uma estrela. Christine (Jill Schoelen) a cantora "Garganta de Ouro", consegue atingir o sucesso através dos arranjos de seu protetor (Robert Englund)... Até que ela descobre que ele tem cometido vários assassinatos obscuros e inexplicáveis em sua honra, e que ele não vai parar até completar sua grande obra-prima... de sangue!
Direção: Tony Richardson

Christine é uma talentosa cantora enviada pelo Conde De Chagny para cantar na Ópera de Paris após ser treinada por Gerard Carriere. Mas o novo gerente,Richard Cholet e sua esposa Carlotta,a substituta soprano gorda,colocam-na para trabalhar no figurino onde um homem foi assassinado pelo fantasma que perambula pelo lugar. O Fantasma,na verdade,é Erik - um mascarado solitário abandonado no subterrâneo da ópera !

Direção: Darwin Knight

França, 1900. Quando jovem, Christine é informada por seu pai do "Espírito da Música" - um anjo da guarda que chega a um grupo seleto com o dom da "música perfeita". Dez anos depois, Christine - agora uma promissora cantora na Paris Opera House - é finalmente visitada pelo "Espírito" da história de seu pai, que promete dar a ela a maior voz que o mundo já conheceu. 
Uma versão de Fantasma da Ópera filmada ao vivo no palco durante uma apresentação na Flórida.

Direção: Álvaro Fugulin,  Atílio Riccó,  Del Rangel

Uma sucessão de crimes acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando Cristina Andreatti (Carolina Ferraz) se prepara para estrear "Marília de Dirceu", ópera inédita assinada pelo maestro Antônio Medeiros (Sérgio Britto). Só que a ópera, de fato, pertence ao músico Rodrigo Alfredo do Vale (Cláudio Marzo), supostamente morto há vários anos.
Alfredo está vivo habitando os porões do teatro, ocultando seu rosto desfigurado. Um fantasma. Ele se apaixona por Cristina ao mesmo tempo que tem que provar que não é autor dos crimes acontecidos em série nos ensaios da ópera.
Minissérie brasileira, adaptada da obra homônima de Gaston Leroux e exibida pela Rede Manchete entre 15 de outubro e 29 de novembro de 1991.

Direção: Ronny Yu

Os membros de uma companhia de ópera itinerante chegam a um teatro caindo aos pedaços e que está abandonado há 10 anos, desde que aconteceu a suposta morte da estrela da ópera, o cantor Song Danping. O jovem astro da companhia ensaia sozinho no teatro quando é surpreendido por uma bela voz, que o ajuda a cantar. Essa voz vinha de Song Danping, que no momento não passa de um homem fugitivo com um rosto desfigurado. Ele conta sua história ao jovem cantor, que ele foi perseguido e machucado pelo dono de um feudo enfurecido com o amor de Song pela sua filha. Desde então, ele se esconde no teatro esperando alguém que possa assumir realmente seu lugar na ópera. Esse alguém é o jovem da companhia, que também vai servir de ponte entre Song e seu amor perdido.

Direção: Dario Argento

Paris, fim do século XIX. Um bebê abandonado no esgoto é salvo por ratos. Já adulto, ele vive em segredo debaixo do teatro Ópera, cuidando dos animais e tocando órgão. Um dia, ao ouvir a bela voz da cantora substituta Christine Daaé, se apaixona perdidamente. Para conquistá-la, promete fazer dela a estrela principal, a qualquer custo. Christine fica dividida entre a devoção do Fantasma e os cuidados do Barão Raoul de Chagny, que a corteja. Ao mesmo tempo, misteriosos assassinatos começam a acontecer nos subterrâneos do teatro.

Direção: Joel Schumacher

O Fantasma, em seu esconderijo em baixo de uma casa de ópera em Paris, no Século 19, planeja uma forma de se aproximar da vocalista Christine Daae. Ele, usando uma máscara para esconder um defeito congênito, consegue os papéis principais para a estrela, mas ela se apaixona pelo benfeitor das artes, Raoul. Apavorado com a ideia de sua ausência, o Fantasma cria um plano para manter Christine ao seu lado, enquanto Raoul tenta derrubar o esquema.

Direção: Joel Schumacher

O Fantasma, em seu esconderijo em baixo de uma casa de ópera em Paris, no Século 19, planeja uma forma de se aproximar da vocalista Christine Daae. Ele, usando uma máscara para esconder um defeito congênito, consegue os papéis principais para a estrela, mas ela se apaixona pelo benfeitor das artes, Raoul. Apavorado com a ideia de sua ausência, o Fantasma cria um plano para manter Christine ao seu lado, enquanto Raoul tenta derrubar o esquema.


Obras-Primas do Cinema lançou em digistak com 3 DVD’s “COLEÇÃO ESTÚDIO HAMMER VOL. 3”. Seis grandes clássicos da Hammer todos remasterizados além de mais de 1 hora de extras, contendo entrevista com John Carpenter sobre o filme “Terror que Mata”, making of e muito mais. Edição limitada em digistak com 3 DVD’s e 6 Card’s!

Disco 01:

Terror que Mata (The Quatermass Xperiment, 1955, 1.66:1, 82min)
Direção: Val Guest. Elenco Principal: Brian Donlevy, Jack Warner, Margia Dean.

U+21F0.gif Sinopse:

Ao retornar de uma missão no espaço, astronauta é dominado por um fungo alienígena que o transforma em monstro assassino. Quando balas e bombas falham, um cientista se torna esperança da humanidade.

O Homem que Enganou a Morte (The Man Who Could Cheat Death, 1959, 1.66:1, 83min)
Direção: Terence Fisher. Elenco Principal: Anton Diffring, Hazel Court, Christopher Lee.

U+21F0.gif Sinopse:

Cientista descobre como ficar jovem eternamente através de um soro e transplante de glândulas, realizado a cada 10 anos, que são retirados de vítimas jovens saudáveis.

Disco 02:

Sangue no Sarcófago da Múmia (Blood from the Mummy's Tomb, 1971, 1.66:1, 94min)
Direção: Seth Holt, Michael Carreras. Elenco Principal: Andrew Keir, Valerie Leon, James Villiers.

U+21F0.gif Sinopse:

Uma expedição arqueológica traz de volta a Londres o caixão de uma rainha egípcia conhecida por seus poderes mágicos. Seu espírito retorna na forma de uma jovem e coisas estranhas começam a acontecer.


O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera, 1962, 2.00:1, 85min)
Direção: Terence Fisher. Elenco Principal: Herbert Lom, Heather Sears, Edward de Souza.

U+21F0.gif Sinopse:

Compositor com rosto desfigurado se esconde nos subterrâneos da cidade e aterroriza um teatro. Ele sequestra Christine Charles, uma jovem cantora de ópera, a quem dá aulas de canto em segredo.

Disco 03:

A Serpente (The Reptile, 1966, 1.66:1, 90min)
Direção: John Gilling. Elenco Principal: Noel Willman, Jennifer Daniel, Ray Barrett.

U+21F0.gif Sinopse:

Uma epidemia mortal está se espalhando pelo vilarejo de Clagmoor Heath. Ao anoitecer as vítimas são encontradas espumando pela boca e com ferimentos brutais em seus pescoços. Após seu irmão de tornar mais uma vítima, Harry Spalding viaja à Clagmoor para a investigar a misteriosa morte de seu irmão. Com pouca ajuda dos moradores do vilarejo, Harry segue uma trilha de intriga macabra que o leva ao sinistro Dr. Franklyn, sua estranha, porém bela filha e um horrível segredo de família.

A Patrulha Fantasma (Captain Clegg, 1962, 2.00:1, 83 min)
Direção: Peter Graham Scott. Elenco Principal: Peter Cushing, Yvonne Romain, Patrick Allen.

U+21F0.gif Sinopse:

O Capitão Collier e sua tripulação são chamados para uma localidade onde há suspeitas de contrabando, porém o local guarda um misterioso segredo nos seus pântanos assombrados por fantasmas que afastam os curiosos de lá.

U+21F0.gif Extras:

Entrevista com John Carpenter para o filme “Terror que Mata” (9 minutos)
“Da realidade pra Ficção” – Especial sobre “Terror que Mata” (11 minutos)
Entrevista com o crítico Kim Newman para o filme “O Homem que Enganou a Morte (17 minutos)
O Conto da Serpente (22 minutos)
Por dentro de “Sangue no Sarcófago da Múmia” (18 minutos)

U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Coleção Estúdio Hammer Vol. 3
País de Produção: Inglaterra
Ano de Produção: 1955-1971
Gênero: Horror.
Direção: Terence Fisher; Val Guest; Seth Holt; Michael Carreras; John Gilling; Peter Graham Scott
Elenco: Peter Cushing, Brian Donlevy, Christopher Lee, Noel Willman, Herbert Lom, Andrew Keir, Jack Warner, Heather Sears, Jennifer Daniel, Valerie Leon, Anton Diffring, Yvonne Romain, Margia Dean, Hazel Court, James Villiers, Edward de Souza, Ray Barrett, Patrick Allen.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada: 517 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.66:1 - 1.85:1
Cor: Colorido e Preto e Branco
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos. Contém: Violência e Morte.

Tecnologia do Blogger.