10 FILMES QUE RETRATAM A FAMOSA BATALHA DO ÁLAMO

10-filmes-sobre-a-batalha-do-alamo
A Batalha do Álamo, ocorrida entre 23 de fevereiro e 6 de março de 1836, foi um evento crucial na Revolução do Texas, nos Estados Unidos. Depois de um cerco de treze dias, as tropas mexicanas sob o comando do presidente general Antonio López de Santa Anna lançaram um ataque sobre a missão Álamo, perto de San Antonio de Béxar (atual San Antonio, Texas). Todos os defensores texanos foram mortos. A crueldade percebida durante a batalha inspirou muitos americanos, tanto colonos do Texas quanto aventureiros dos Estados Unidos, a se juntarem ao exército texano. Estimulado por um desejo de vingança, os texanos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.Você pode ler a matéria completa do cerco aqui: ÁLAMO
E abaixo, 10 filmes para conhecer o conflito

Direção: Thomas Albin

O filme é baseado no romance histórico de mesmo nome de Theodosia Harris, e apresenta um elenco incluindo Sam De Grasse, Douglas Fairbanks , Walter Long e Alfred Paget .
A produção é um drama histórico que mostra a crise no México, de 1835 a 1836, e a imortal queda do Álamo, que acabou resultando na independência texana.
Em 22 de fevereiro de 1836, Santa Anna e seu exército chegam a San Antonio. Santa Anna envia um mensageiro com uma mensagem: "Se você se recusar a entregar o Álamo, todo homem será colocado à espada". Enquanto isso, a muitos quilômetros de distância na Convenção do Texas, o General Sam Houston assina a declaração de independência do Texas do México.
O cerco e o destino de todos é trágico, mas suas vidas foram imortalizadas pela lendária batalha de resistência do grupo cercado.

Direção: Harry L. Fraser

No início da primavera de 1833, o ressentimento  dos colonos americanos no Texas contra a opressão imposta pelo General (e ditador) Santa Anna  é latente. Quando é emitido um decreto que os americanos não podem entrar mais no Texas, William H. Wharton, chefe impetuoso de um grupo determinado a lutar pela independência, adverte Stephen F. Austin que o tempo para apaziguar é passado. Austin, responsável por trazer os americanos para o Texas como colonos, lembra Wharton que a revolta de um colonizador contra o México desonraria seu nome e os acordos que ele mantinha com o governo mexicano. Wharton propõe que Austin vá para a Cidade do México para pedir a Santa Anna que dê voz aos texanos em seu próprio governo.

Direção: George Nichols Jr.

A história do menino Sam Houston começa no Tennessee, onde aprende as primeiras lições sobre os meandros da política. Seguem-se os seus dois mandatos como governador daquele estado, seu primeiro casamento (que resultou em divórcio), as viagens ao Arkansas (onde foi adotado pelos índios Cherokees), e o segundo casamento. Em seguida, seu envolvimento com a independência do Texas, que lhe deu um nome na História.
As melhores sequências são as da Batalha de San Jacinto e do cerco ao Alamo, durante a Revolução do Texas, na primeira metade do século XIX. Nessas e em outras cenas de ação, destaca-se o trabalho do premiado dublê Yakima Canutt.
O filme recebeu três indicações ao Oscar, inclusive na categoria Melhor Trilha Sonora, composta por Victor Young.

Direção: Budd Boetticher

Em 1836, John Stroud, um dos rebeldes do Texas que estão cercados no Forte Álamo, recebe a notícia de que a sua região foi atacada pelos mexicanos. Ele ganha um sorteio com outros homens e sai do forte para tentar ajudar sua família e as de seus companheiros. Ao chegar lá só encontra o filho mexicano de um de seus empregados. Seu rancho está queimado e sua esposa e filhos estão mortos. O garoto lhe diz que os responsáveis pelo ataque foram milicianos americanos que se aliaram aos mexicanos contra os rebeldes. Stroud leva o garoto até a cidade de Franklin, onde é preso como desertor e covarde.
Na cadeia encontra um dos homens que atacaram sua família e que foi reconhecido pelo garoto mexicano. Quando o miliciano foge da cadeia com a ajuda de seu grupo, Stroud vai com ele, tentando se vingar na primeira chance.

Direção: Norman Foster

Histórias sobre a vida do famoso rei das fronteiras americano Davy Crockett são retratadas nesse filme que é uma compilação editada dos três primeiros episódios da minissérie televisiva Davy Crockett: The Indian Fighter, Davy Crockett Goes to Congress e The Alamo, estrelada por Fess Parker como Davy Crockett
Crocket e seu amigo George Rrussell lutam na Creek Indian War. Depois Crockett entra para o congresso e traz sua postura inacabada à Câmara dos Representantes. Por fim, a jornada de Crockett e Russell até o Texas e sua participação no confronto final na batalha do Álamo.

Direção: Frank Lloyd

Durante a década de 1830, Jim Bowie é um famoso aventureiro norte-americano que se tornara cidadão mexicano ao se casar com uma espanhola e lutar ao lado do General Santa Ana, a quem considerava um amigo próximo. Ao viajar pelo Texas ele se encontra com colonos norte-americanos que estavam ali atraídos por promessas de terras ofertadas pelo governo, mas que agora estão ressentidos por acharem que seus direitos não estão sendo respeitados e que Santa Ana quer governar o México como um tirano.
Apesar de simpatizar com os compatriotas ele causa desconfianças por sua amizade com o general. Bowie retorna a sua região e se encontra com o militar governante, conseguindo que ele liberte Stephen F. Austin, que fora até ali com as reivindicações dos colonos e ficara prisioneiro. Logo a seguir, Bowie fica sabendo que a mulher e o filho morreram de doença que contraíram enquanto ele esteve fora. Desnorteado, vaga pelo país por um tempo até que irrompe a revolução armada contra Santa Ana e ele resolve lutar ao lado dos compatriotas e com isso encontrar seu destino na lendária Batalha do Álamo.

Direção: John Wayne

Em 1836, o general Santa Anna (Ruben Padilla) e o exército mexicano estão varrendo o Texas. Para poder detê-lo, o general Sam Huston (Richard Boone) precisa de tempo para criar uma resistência. Tentando obter este tempo, ele ordena que o coronel William Travis (Laurence Harvey) defenda uma pequena missão a todo custo na rota dos mexicanos. A pequena tropa de Travis recebe o reforço de grupos que acompanham Jim Bowie (Richard Widmark) e Davy Crockett (John Wayne), mas a situação se torna desesperadora. Travis deixa claro que não haverá vergonha se eles partirem enquanto podem, mas cento e oitenta e dois homens decidem fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

Direção: Jerry Paris

Quando sua namorada lhe diz que seus homens não o seguiriam até uma casa de má reputação, Max, um general do exército mexicano, decide realizar um grande ato de heroísmo. Ele leva seus homens pela fronteira para o Texas e captura novamente o Álamo. Isso perturba muito os texanos. A Guarda Nacional do Texas é enviada para retomar a missão. Normalmente, isso seria fácil, já que os homens de Max deixaram todas as suas munições no México, mas o Departamento de Estado insiste que ninguém seja morto e, portanto, a Guarda Nacional também vai com armas descarregadas.

Direção: Burt Kennedy

San Antonio de Bexar, 23 de fevereiro de 1836. Uma festa acontece para comemorar o aniversário de George Washington, apesar de estarem em guerra com o México. O coronel William Barrett Travis (Alec Baldwin) e o coronel David Crockett (Brian Keith) vão ao encontro do coronel Jim Bowie (James Arness) e sugerem que a festa logo termine, pois o general mexicano Antonio de Padua Lopez de Santa Anna (Raul Julia), que tem 2 mil soldados, e espera reforços, ali estará em no máximo 3 dias. Bowie lhe diz que na verdade a situação é mais grave, pois estão vindo do México atravessando uma área seca, assim talvez Lopez já esteja ali no outro dia. 
Travis e Bowie divergem em quase tudo, mas numa coisa concordam: San Antonio é a porta de entrada do Texas, então é preciso mantê-la bem fechada para Sam Houston (Lorne Greene) ter a chance de formar um exército. O QG de campanha está a 16 quilômetros de San Antonio e, para tentar resistir, os americanos preparam da melhor maneira o Álamo, uma fortificação que fica bem perto de San Antonio, a 800 metros. Mas eles sabem que deter o exército de Lopezé uma tarefa quase impossível, pois contam com menos de 200 homens para defender o Álamo.

Direção:John Lee Hancock

Em 1836, o General Sam Houston organiza um exército rebelde para liberar o Texas da norma brutal do ditador mexicano General Santa Anna. Embora em número bem maior, o Exército voluntário do General Houston inclui figuras folclóricas como Jim Bowie e Davy Crockett. Enquanto as forças de Santa Anna avançam em Santo Antonio, o lendário general e seus homens se preparam para uma batalha final em uma missão heroica chamada Álamo.
Inicialmente Ron Howard dirigiria O Álamo, mas devido a divergências com a Disney sobre seu orçamento decidiu por ser apenas um de seus produtores. O orçamento aprovado pelo estúdio foi a metade do que pedia Howard. Russell Crowe chegou a ser contratado para interpretar o general Sam Houston, mas deixou o projeto após a desistência de Ron Howard em dirigir o filme.

Tecnologia do Blogger.