10 FILMES QUE RETRATAM A FAMOSA BATALHA DO ÁLAMO

10-filmes-sobre-a-batalha-do-alamo
A Batalha do Álamo, ocorrida entre 23 de fevereiro e 6 de março de 1836, foi um evento crucial na Revolução do Texas, nos Estados Unidos. Depois de um cerco de treze dias, as tropas mexicanas sob o comando do presidente general Antonio López de Santa Anna lançaram um ataque sobre a missão Álamo, perto de San Antonio de Béxar (atual San Antonio, Texas). Todos os defensores texanos foram mortos. A crueldade percebida durante a batalha inspirou muitos americanos, tanto colonos do Texas quanto aventureiros dos Estados Unidos, a se juntarem ao exército texano. Estimulado por um desejo de vingança, os texanos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.Você pode ler a matéria completa do cerco aqui: ÁLAMO
E abaixo, 10 filmes para conhecer o conflito

Direção: Thomas Albin

O filme é baseado no romance histórico de mesmo nome de Theodosia Harris, e apresenta um elenco incluindo Sam De Grasse, Douglas Fairbanks , Walter Long e Alfred Paget .
A produção é um drama histórico que mostra a crise no México, de 1835 a 1836, e a imortal queda do Álamo, que acabou resultando na independência texana. 
Em 22 de fevereiro de 1836, Santa Anna e seu exército chegam a San Antonio. Santa Anna envia um mensageiro com uma mensagem: "Se você se recusar a entregar o Álamo, todo homem será colocado à espada". Enquanto isso, a muitos quilômetros de distância na Convenção do Texas, o General Sam Houston assina a declaração de independência do Texas do México.
O cerco e o destino de todos é trágico, mas suas vidas foram imortalizadas pela lendária batalha de resistência do grupo cercado.

Direção: Harry L. Fraser

No início da primavera de 1833, o ressentimento  dos colonos americanos no Texas contra a opressão imposta pelo General (e ditador) Santa Anna  é latente. Quando é emitido um decreto que os americanos não podem entrar mais no Texas, William H. Wharton, chefe impetuoso de um grupo determinado a lutar pela independência, adverte Stephen F. Austin que o tempo para apaziguar é passado. Austin, responsável por trazer os americanos para o Texas como colonos, lembra Wharton que a revolta de um colonizador contra o México desonraria seu nome e os acordos que ele mantinha com o governo mexicano. Wharton propõe que Austin vá para a Cidade do México para pedir a Santa Anna que dê voz aos texanos em seu próprio governo.

Direção: George Nichols Jr.

A história do menino Sam Houston começa no Tennessee, onde aprende as primeiras lições sobre os meandros da política. Seguem-se os seus dois mandatos como governador daquele estado, seu primeiro casamento (que resultou em divórcio), as viagens ao Arkansas (onde foi adotado pelos índios Cherokees), e o segundo casamento. Em seguida, seu envolvimento com a independência do Texas, que lhe deu um nome na História.
As melhores sequências são as da Batalha de San Jacinto e do cerco ao Alamo, durante a Revolução do Texas, na primeira metade do século XIX. Nessas e em outras cenas de ação, destaca-se o trabalho do premiado dublê Yakima Canutt.
O filme recebeu três indicações ao Oscar, inclusive na categoria Melhor Trilha Sonora, composta por Victor Young.

Direção: Budd Boetticher

Em 1836, John Stroud, um dos rebeldes do Texas que estão cercados no Forte Álamo, recebe a notícia de que a sua região foi atacada pelos mexicanos. Ele ganha um sorteio com outros homens e sai do forte para tentar ajudar sua família e as de seus companheiros. Ao chegar lá só encontra o filho mexicano de um de seus empregados. Seu rancho está queimado e sua esposa e filhos estão mortos. O garoto lhe diz que os responsáveis pelo ataque foram milicianos americanos que se aliaram aos mexicanos contra os rebeldes. Stroud leva o garoto até a cidade de Franklin, onde é preso como desertor e covarde.
Na cadeia encontra um dos homens que atacaram sua família e que foi reconhecido pelo garoto mexicano. Quando o miliciano foge da cadeia com a ajuda de seu grupo, Stroud vai com ele, tentando se vingar na primeira chance.

Direção: Norman Foster

Histórias sobre a vida do famoso rei das fronteiras americano Davy Crockett são retratadas nesse filme que é uma compilação editada dos três primeiros episódios da minissérie televisiva Davy Crockett: The Indian Fighter, Davy Crockett Goes to Congress e The Alamo, estrelada por Fess Parker como Davy Crockett
Crocket e seu amigo George Rrussell lutam na Creek Indian War. Depois Crockett entra para o congresso e traz sua postura inacabada à Câmara dos Representantes. Por fim, a jornada de Crockett e Russell até o Texas e sua participação no confronto final na batalha do Álamo.

Direção: Frank Lloyd

Durante a década de 1830, Jim Bowie é um famoso aventureiro norte-americano que se tornara cidadão mexicano ao se casar com uma espanhola e lutar ao lado do General Santa Ana, a quem considerava um amigo próximo. Ao viajar pelo Texas ele se encontra com colonos norte-americanos que estavam ali atraídos por promessas de terras ofertadas pelo governo, mas que agora estão ressentidos por acharem que seus direitos não estão sendo respeitados e que Santa Ana quer governar o México como um tirano.
Apesar de simpatizar com os compatriotas ele causa desconfianças por sua amizade com o general. Bowie retorna a sua região e se encontra com o militar governante, conseguindo que ele liberte Stephen F. Austin, que fora até ali com as reivindicações dos colonos e ficara prisioneiro. Logo a seguir, Bowie fica sabendo que a mulher e o filho morreram de doença que contraíram enquanto ele esteve fora. Desnorteado, vaga pelo país por um tempo até que irrompe a revolução armada contra Santa Ana e ele resolve lutar ao lado dos compatriotas e com isso encontrar seu destino na lendária Batalha do Álamo.

Direção: John Wayne

Em 1836, o general Santa Anna (Ruben Padilla) e o exército mexicano estão varrendo o Texas. Para poder detê-lo, o general Sam Huston (Richard Boone) precisa de tempo para criar uma resistência. Tentando obter este tempo, ele ordena que o coronel William Travis (Laurence Harvey) defenda uma pequena missão a todo custo na rota dos mexicanos. A pequena tropa de Travis recebe o reforço de grupos que acompanham Jim Bowie (Richard Widmark) e Davy Crockett (John Wayne), mas a situação se torna desesperadora. Travis deixa claro que não haverá vergonha se eles partirem enquanto podem, mas cento e oitenta e dois homens decidem fazer uma resistência heroica no forte Álamo.

Direção: Jerry Paris

Quando sua namorada lhe diz que seus homens não o seguiriam até uma casa de má reputação, Max, um general do exército mexicano, decide realizar um grande ato de heroísmo. Ele leva seus homens pela fronteira para o Texas e captura novamente o Álamo. Isso perturba muito os texanos. A Guarda Nacional do Texas é enviada para retomar a missão. Normalmente, isso seria fácil, já que os homens de Max deixaram todas as suas munições no México, mas o Departamento de Estado insiste que ninguém seja morto e, portanto, a Guarda Nacional também vai com armas descarregadas.

Direção: Burt Kennedy

San Antonio de Bexar, 23 de fevereiro de 1836. Uma festa acontece para comemorar o aniversário de George Washington, apesar de estarem em guerra com o México. O coronel William Barrett Travis (Alec Baldwin) e o coronel David Crockett (Brian Keith) vão ao encontro do coronel Jim Bowie (James Arness) e sugerem que a festa logo termine, pois o general mexicano Antonio de Padua Lopez de Santa Anna (Raul Julia), que tem 2 mil soldados, e espera reforços, ali estará em no máximo 3 dias. Bowie lhe diz que na verdade a situação é mais grave, pois estão vindo do México atravessando uma área seca, assim talvez Lopez já esteja ali no outro dia. 
Travis e Bowie divergem em quase tudo, mas numa coisa concordam: San Antonio é a porta de entrada do Texas, então é preciso mantê-la bem fechada para Sam Houston (Lorne Greene) ter a chance de formar um exército. O QG de campanha está a 16 quilômetros de San Antonio e, para tentar resistir, os americanos preparam da melhor maneira o Álamo, uma fortificação que fica bem perto de San Antonio, a 800 metros. Mas eles sabem que deter o exército de Lopezé uma tarefa quase impossível, pois contam com menos de 200 homens para defender o Álamo.

Direção:John Lee Hancock

Em 1836, o General Sam Houston organiza um exército rebelde para liberar o Texas da norma brutal do ditador mexicano General Santa Anna. Embora em número bem maior, o Exército voluntário do General Houston inclui figuras folclóricas como Jim Bowie e Davy Crockett. Enquanto as forças de Santa Anna avançam em Santo Antonio, o lendário general e seus homens se preparam para uma batalha final em uma missão heroica chamada Álamo.
Inicialmente Ron Howard dirigiria O Álamo, mas devido a divergências com a Disney sobre seu orçamento decidiu por ser apenas um de seus produtores. O orçamento aprovado pelo estúdio foi a metade do que pedia Howard. Russell Crowe chegou a ser contratado para interpretar o general Sam Houston, mas deixou o projeto após a desistência de Ron Howard em dirigir o filme.


A Versátil lançou “Cinema Faroeste Vol. 8”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne seis clássicos do gênero dirigidos por mestres como Robert Altman, Jacques Tourneur, William Wellman, Budd Boetticher, Anthony Mann e Delmer Daves, incluindo as inéditas versões restauradas de “Jogos & Trapaças” e “Consciências Mortas”, acompanhados aqui por uma hora e meia de extras. Edição Limitada com 6 cards.  

Disco 1:

JOGOS & TRAPAÇAS: QUANDO OS HOMENS SÃO HOMENS (McCabe & Mrs. Miller, 1971, 121 min.)
De Robert Altman. Com Warren Beatty, Julie Christie, Rene Auberjonois.

⇨ SinopseUm jogador e uma prostituta se tornam sócios numa isolada cidade mineira no Velho Oeste. Com canções de Leonard Cohen e fotografia deslumbrante de Vilmos Zsigmond, esse faroeste revisionista é a obra-prima de Robert Altman. Inédita versão recentemente restaurada, com mais de uma hora de extras.

O GAÚCHO (Way of a Gaucho,1952, 90 min.)
De Jacques Tourneur. Com Rory Calhoun, Gene Tierney, Richard Boone.

⇨ SinopseArgentina, 1875. Após matar um homem, um gaúcho é sentenciado a servir ao exército, mas ele deserta e se torna líder de uma quadrilha. Repleto de imagens poéticas, esse faroeste argentino é dirigido magistralmente por Tourneur.


Disco 2:

CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1942, 75 min.)
De William Wellman. Com Henry Fonda, Dana Andrews, Mary Beth Hughes. 

⇨ SinopseQuando um grupo de vigilantes captura três homens suspeitos de matar um fazendeiro da região, eles discutem se devem ou não linchá-los. Obra-prima humanista do mestre Wellman (“Céu Amarelo”) e um dos grandes faroestes do cinema. Inédita versão recentemente restaurada acompanhada por um ótimo extra. 

SANGUE POR SANGUE (The Man from the Alamo, 1953, 80 min.)
De Budd Boetticher. Com Glenn Ford, Julie Adams, Chill Wills. 

⇨ SinopseDurante o cerco de Álamo, John Stroud é enviado para uma cidade para proteger seus habitantes e precisa se infiltrar num grupo de renegados. Faroeste menos conhecido do minimalista Budd Boetticher (“O Homem que Luta Só”), um dos grandes do gênero.

Disco 3:

O TIRANO DA FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955, 98 min.)
De Anthony Mann. Com Victor Mature, Guy Madison, Robert Preston. 

⇨ SinopseUm caçador trabalha como batedor para um forte remoto do exército, onde ele testemunha a decisão de um coronel de lutar contra os Sioux. Um dos filmes do sensacional ciclo de faroestes dirigidos pelo mestre Anthony Mann (“O Homem do Oeste”). 

OS HOMENS DAS TERRAS BRAVAS (The Badlanders, 1958, 83 min.)
De Delmer Daves. Com Alan Ladd, Ernest Borgnine, Kathy Jurado. 

⇨ SinopseLibertados da Prisão de Yuma, um pistoleiro quer mudar de vida enquanto seu parceiro, um ladrão, busca vingança. Remake faroeste do clássico filme noir “O Segredo das Joias” com direção do mestre Delmer Daves (“Galante e Sanguinário”).

Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Jogos & Trapaças: Quando os Homens São Homens, O Gaúcho, Consciências Mortas, Sangue por Sangue, O Tirano da Fronteira, Os Homens das Terras Bravas
Títulos originais: McCabe & Mrs Miller, Way of a Gaucho, The Ox-Bow Incident, The Man from the Alamo, The Last Frontier, The Bandlanders
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1942-1971
Gênero: Faroeste
Direção: Robert Altman, Jacques Tourneur, William Wellman, Budd Boetticher, Anthony Mann, Delmer Daves
Elenco: Warren Beatty, Julie Christie, Rene Auberjonois, Rory Calhoun, Gene Tierney, Richard Boone, Henry Fonda, Dana Andrews, Mary Beth Hughes, Glenn Ford, Julie Adams, Chill Wills, Victor Mature, Guy Madison, Robert Preston, Alan Ladd, Ernest Borgnine, Kathy Jurado.
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 2.35:1
Tempo de duração: 547 min.
Região: 4
Preto & Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos
Extras: Especiais sobre “Jogos & Trapaças” e “Consciências Mortas” (87 min.), Trailers (6 min.)

Adquira aqui
”Versátil


Tecnologia do Blogger.