ALF, O E.TEIMOSO 1ª TEMPORADA (1986) - SÉRIE REVIEW

alf-o-eteimoso-1-temporada-1986-serie

Como apaixonado pelo cinema e pelas séries de tv dos anos 80, acho incrível como as sitcoms funcionavam. Eram bregas, repetitivas e por vezes, com atores que deixavam a desejar, hora por inexperiência, hora por má vontade mesmo. Não tinham nada de geniais e chegavam a ser pobres em termos orçamentários.

Se compararmos com quase tudo que é feito hoje em dia, chega a ser vergonhoso. Como comparar, por exemplo, a transformação de um Hulk (Bixby/ Ferrigno) com a do Mark Ruffalo em Vingadores? Ou mesmo do Capitão Marvel da série com o filme Shazam? Mas aí vão dizer: como é que uma série como Hulk, Capitão Marvel e Alf, o ETeimoso, que é o objeto do review de hoje, são tão procuradas, amadas e desejadas por colecionadores? Como os remakes de MacGyver e Magnum não fizeram o sucesso esperado, se tornando enlatados esquecíveis? A resposta é simples: charme.


Os anos 80 era uma década brega, mas extremamente charmosa.  Quem falava mal de um Arnold Schwarzenegger ou Sylvester Stallone, não imaginava como seus filmes tinham charme, algo inexistente nos dias de hoje.

Alf, o E.Teimoso nasceu nesta época. E como tal, é de um charme só. Hoje, seria produzido com algum CGI ultrarrealista, mas na época era um bicho de pelúcia, e para nossa sorte, com a dublagem de Orlando Drummond, numa das vozes mais memoráveis da história da dublagem brasileira.

Na série, ALF (Alien Life Form ou Forma de Vida Alienígena) é uma figura do planeta Melmac que segue um sinal de rádio amador para a Terra, caindo na garagem dos Tanners. Eles são uma família suburbana de classe média  na Califórnia . A família é formada pelo assistente social Willie (Max Wright ), sua esposa Kate (Anne Schedeen), sua filha adolescente Lynn (Andrea Elson), filho mais novo Brian (Benji Gregory) e seu gato Lucky (que a ALF deseja comera todo custo).



Sem saber o que fazer, os Tanners levam ALF para dentro de casa, e escondem de todos, incluindo seus vizinhos intrometidos Trevor e Raquel Ochmonek (John La Motta e Liz Sheridan), até ele pode consertar sua espaçonave.

Ele acaba se tornando um membro permanente da família, embora o choque cause boa parte dos problemas. Mesmo assim, o amor mútuo surge. ALF conquista seu terreno aos poucos, e novas amizades (e confusões) vão surgindo pelo caminho.


Como tudo começou...


O produtor Bernie Brillstein foi abordado para ver a audição de Paul Fusco com um fantoche, mas inicialmente gostou muito da ideia, já que gerenciou  Jim Henson por anos,  considerando como o melhor criador de marionetes no showbiz.  Henson infelizmente morreu precocemente aos 53 anos devido á uma pneumonia, mas deixando um legado na área inviolável, principalmente com a série Muppets.

O breve desempenho de Fusco como ALF conquistou Brillstein, que achou que o personagem era hilário e forte o suficiente para ser o foco de uma série. Fusco co-produziu a série com Tom Patchett, que co-criou, escreveu e dirigiu a série.


Para evitar o desgaste do  boneco principal, os artistas ensaiaram com uma versão primitiva do ALF, apelidada de "RALF" ("Rehearsal Alien Life Form").  Fusco não gostava de ensaiar, e frequentemente substituía sua mão ou RALF pelo verdadeiro boneco ALF durante os ensaios. 

O artista por baixo da fantasia de Alf era Mihaly Michu Meszaros, cuja altura era de 83 centímetros. Michu atuou por 11 episódios do seriado. Ele morreu aos 76 anos, em 2016, em decorrência de problemas de saúde. O ator sofreu um derrame em 2008. Michu era húngaro e começou sua carreira artística no circo. O artista ganhou tanta fama interpretando Alf que ficou amigo de Michael Jackson, com quem fez o comercial da Pepsi em 1992. Além disso, foi incluído na capa do álbum Dangerous (1991).

Para evitar revelar os segredos do show, e por causa de suas exigências técnicas, o show foi gravado em um estúdio fechado sem audiência. Uma faixa de risada foi usada para fazer parecer que foi gravada na frente de uma platéia ao vivo. O tom desbocado do personagem rendeu problemas com censura, corte de cenas e maiores classificações nos episódios. 

A série de TV originalmente foi ao ar com 99 episódios, três dos quais com duração de uma hora e o resto de meia hora, mas posteriormente os episódios longos foram divididos em dois episódios separados de meia hora, elevando o número total de episódios para 102.  Foi exibida pela primeira vez em 22 de setembro de 1986 e transmitida originalmente pela NBC entre 1986 e 1990.


No Brasil, estreou na Rede Globo com o nome ALF, o ETeimoso em 1987 aos domingos no horário do almoço, 12h. Auge do sucesso, ALF teve dois VHS lançados pela Lorimar Home Vídeo em 1987, cada qual contendo quatro episódios da primeira temporada da série (veja as imagens abaixo).

No final da década de 90, teve uma rápida passagem pela Rede Bandeirantes, onde era exibido de segunda á sexta, às 20h00, antecedendo o programa Documento Especial. Foi exibida no Canal 21 entre os anos de 2000 e 2001. Inicialmente aos sábados, às 19h30. Depois de segunda à sexta-feira, na faixa das 14h. Em 2004 passou a ser transmitida aos sábados pelo SBT, e depois de segunda a sexta, às 13h15.


Na TV paga, a série esteve no final da década de 90 na Warner Channel e na Nickelodeon de segunda à sexta, no bloco noturno Nick at Nite (com o nome Alf, O É Teimoso), das 01h30 às 02h30 e sábados e domingos à 00h00. Também foi apresentada a partir do 2 de novembro de 2015 de segunda à sexta, às 21h30 pelo canal por assinatura TCM.

Cancelamento turbulento


Nos anos desde que o show foi cancelado, Max Wright e Anne Schedeen disseram que as tensões estavam muito altas no set. As exigências técnicas eram grandes e nenhum dos atores gostava de interpretar papéis de apoio para um boneco que sempre tinha as melhores falas. No último dia de trabalho, Max foi embora do estúdio, assim que a gravação terminou sem se despedir de ninguém.


Segundo relatos, durante a quarta temporada, as tensões no set eram tão altas que Max Wright atacou o boneco  ALF e gritou "Coloquem  paus em todos nós. Somos todos marionetes!" John LaMotta disse em uma entrevista que achava que Alf era "uma merda" e "e o pior trabalho que já fez".

O episódio final foi planejado com um gancho. Na época em que foi filmada, a NBC ainda estava decidindo se deveria ou não cancelá-lo. O formato tinha a intenção de ajudar a persuadir a NBC a dar mais uma chance ao programa. O que não aconteceu, mas o que pouca gente sabe é que seis anos depois, O Projeto ALF finalmente encerrou a história. 

Foi fortemente criticado pelos fãs devido à ausência da família Tanner no filme e ao fracasso em dar uma conclusão adequada à série.


Na época, esse era um dos sitcoms mais caros de 30 minutos para produzir, devido a todos os elementos técnicos exigidos e horários de gravação longos. Para ajudar a recuperar os custos, a NBC licenciou o personagem para brinquedos, cereal matinal e uma série de TV animada.

Há indícios fortes que ALF retornará, desta vez com CGI, na forma de remake ou continuação da série, já clássica. Alguém duvida que faltará o elemento principal?

To Be Continued ...

Veja o "Antes e depois" dos personagens principais 

Como toda série episódica, há participações especiais de atores iniciantes na época ou já consagrados. Então, fizemos um antes e depois apenas dos personagens centrais. Confiram como estão ou estavam até sua data de falecimento.






A Screen Vision lançou Alf, o E.Teimoso - 1ª Temporada (DVD) em mais uma edição imperdível. 

O extraterrestre Alf é do planeta Melmac. Ele recebe um sinal de rádio vindo da Terra e vai parar na garagem da residência da família Tanner. Passado o susto, o alienígena conquista o pessoal da casa com seu bom humor e se torna um membro muito querido da família, que precisa ter cuidado para que ninguém descubra que ele vive na residência, principalmente a Alien Task Force (organização que caça extraterrestres).

DISCO 1:Piloto, Estranhos na Noite, A Procura da Sorte, O Plano Anti-Bomba, O Negócio é Batalhar
DISCO 2:Somente Para Seus Olhos, Ronda, Socorro, Não Tente Me Mudar, Pulo de Coragem
DISCO 3:Pode Dirigir Meu Carro, Férias Desastrosas, Alf, O Economista, Reunião de Família
DISCO 4:Novela Interessante, Uma Nova Filosofia, Procure Lembrar (Parte 1), Procure Lembrar (Parte 2), A Canção
DISCO 5:Coisa Selvagem, Paixão Por Você, Através das Janelas, Não é Fácil Ser Diferente 
DISCO 6:O Jogador, Ciência Estranha, La Cucaracha, Venha Voar Comigo

ELENCO:

Mihaly 'Michu' Meszaros: ALF (disfarce) / Paul Fusco: ALF (voz) / Max Wright: Willie Tanner / Anne Schedeen: Kate Tanner / Andrea Elson: Lynn Tanner / Benji Gregory: Brian Tanner / John LaMotta: Trevor Ochmonek / Liz Sheridan: Raquel Ochmonek / Jim J.Bullock: Neal Tanner / Paul Dooley: Whizzer / Andrea Covell: Jody / Bill Daily: Larry / Anne Meara: Dorothy / Josh Blake: Jake Ochmonek


⇒ Informações do produto:

Formato:DVD
Título Original: ALF
Origem:NACIONAL
Legendas: INGLÊS - PORTUGUÊS - ESPANHOL
Distribuidora: VINYX (DVD)
Coleção: SCREEN VISION
Idioma Original: INGLÊS - ESTEREO 2.0
Idioma do Áudio: INGLÊS/PORTUGUÊS - DOLBY DIGITAL 2.0
Ano de Produção: 1986
País de Produção: ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Classificação Indicativa: Livre
Região: 4
Quantidade de Discos:  6
Sistema de Cores: Colorido
Formato da Tela: STANDARD (323)
Sistema: NTSC
Duração: 650 Minutos



Tecnologia do Blogger.