20 GIALLOS QUE TEM NOME DE ANIMAIS NO TÍTULO DO FILME


20-giallos-que-tem-nome-de-animais

Curioso como diversos títulos deste sub-gênero tem nomes de animais no título não? Quase podemos dizer que Dario Argento puxou a fila...

Para quem não sabe, Giallo (em italiano: amarelo) é um gênero literário e cinematográfico italiano de suspense e romance policial que teve seu auge entre as décadas de 1960 e 1980. O nome é uma referência às páginas amarelas das revistas pulp italianas, publicadas a partir de 1929.O primeiro filme do gênero foi A mulher que sabia demais, de Mario Bava, lançado em 1963.

Abaixo listei 20 filmes que o nome dos animais aparecem. E naturalmente, são filmes que valem muito a pena serem assistidos.

Boa sessão:

Uma hiena no cofre
Direção: Cesare Canevari

Quatro notórios ladrões de bancos, Klaus da Alemanha, Albert da França, Juan da Espanha e Carina de Tânger se encontram em um castelo isolado para roubar um grande número de diamantes escondidos por seu antigo e falecido chefe Boris cuja esposa italiana Anna está no castelo realizando uma festa. Porém eles estão escondidos em um cofre superprotegido.
O pássaro das plumas de cristal
Direção: Dario Argento

O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante), que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa - provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.
O gato de nove caudas
Direção: Dario Argento

Um repórter e um jornalista cego, já aposentado, tentam resolver uma série de assassinatos. Os crimes estão conectados a experimentos feitos por uma indústria farmacêutica em pesquisas secretas. No andamento das investigações, os dois acabam virando alvos do assassino.
Uma lagartixa num corpo de mulher
Direção: Lucio Fulci

Carol Hammond é filha do conhecido advogado Edmond Brighton, candidato à eleição, e esposa do jovem advogado Frank, que trabalha no escritório de seu sogro. A mulher parece passar uma vida tranquila e monótona, mesmo que ela seja obcecada pela figura da bela Julia Durer, uma vizinha dedicada a uma vida dissoluta. Durante uma sessão da psiquiatra, Carol conta que havia sonhado em matar Julia e, no mesmo dia, a mulher é encontrada morta exatamente como sonhou.
Quatro moscas sobre o veludo cinza
Direção: Dario Argento

O músico Roberto Tobias está sendo seguido há dias por um homem que não conhece. Ao confrontá-lo num teatro abandonado, acaba matando acidentalmente o desconhecido, e no mesmo momento uma figura mascarada fotografa o crime. A partir de então, Tobias começa a ser perseguido implacavelmente por um vilão que não pretende matá-lo, mas enlouquecê-lo aos poucos com a lembrança da culpa do ato que cometeu. 
Uma borboleta com as asas ensanguentadas
Direção: Duccio Tessari

A trama começa com o descobrimento de um corpo severamente esfaqueado em um parque. As suspeitas caem então em um apresentador de programas esportivos. Porém, outros dois assassinatos semelhantes acabam deixando as autoridades em dúvidas quanto ao verdadeiro culpado.
A raposa do rabo de veludo
Direção: José María Forqué

Ruth e Michel se separam após Ruth encontrar outro homem, Paul. Ruth e Paul em um dia ensolarado, viajam para um vila junto à praia para passar o verão. Eles estão tendo um ótimo tempo juntos, e então coisas estranhas começam a acontecer, o que faz Ruth pensar que Michel está por trás disso.
A cauda do escorpião 
Direção: Sergio Martino

Milionário morre num estranho acidente de avião, deixando um seguro de 1 milhão de dólares no nome da esposa. Para receber o dinheiro, ela deve viajar até Atenas, mas é seguida por um assassino que deixa uma trilha de vítimas.
O ventre negro da tarântula
Direção: Paolo Cavara

Um policial investiga uma série de assassinatos ocorridos em um salão de beleza - todos com um toque peculiar de perversão: o assassino paralisa suas vítimas com uma agulha, que indefesas, assistem a sua própria morte. Trazendo de volta a figura do assassino vestido com capa de couro e chapéu, assim como no clássico Blood and Black Lace, de Bava.
O homem mais venenoso que uma cobra
Direção: Bitto Albertini

Tony, o treinador de um time de hóquei sueco, retorna aos Estados Unidos após o assassinato de seu irmão, com a intenção elucidar o incidente. Depois de algumas investigações, Tony suspeita de George MacGreves, ex-parceiro de seu irmão e agora engajado em uma missão no Quênia. 
A iguana com a língua de fogo
Direção: Riccardo Freda

Uma garota é brutalmente assassinada e seu corpo é descoberto mais tarde no porta-malas do carro de um diplomata. Um detetive da polícia começa a investigar o caso e se envolve com a filha do suspeito. Enquanto isso, o misterioso assassino começa a cobrir sua identidade matando outras pessoas relacionadas ao crime.
O sorriso da hiena
Direção: Silvio Amadio

Depois de assistir ao funeral de sua mãe, Nancy chega na residência da família. Sua chegada é recebida com surpresa por seu padrasto, Marco, e Gianna, uma amiga de sua mãe que está hospedada no quarto de hóspedes. Marco não conhecia Nancy e esperava que ela fosse mais jovem. Logo fica claro para Nancy que Marco e Gianna foram os autores de um crime horrível, que eles simularam como suicídio. 
A gata no cio
Direção: Nello Rossati

La gatta in calore viaja nos assuntos escuros e eróticos de uma dona de casa frustrada, desempenhado pela linda Eva Czemerys. Anna (Eva Czemerys) lida com humilhação psicológica extremamente dolorosa neste filme, onde tem um relacionamento com seu vizinho abusivo; namorado demente e seu amigos desprezíveis. 
O segredo do bosque dos sonhos
Direção: Lucio Fulci

A trama de desenvolve em um vilarejo siciliano, que fica à beira da histeria quando um maníaco inicia uma série de cruéis assassinatos envolvendo um grupo de crianças. Instaura-se um estado de paranóia generalizada, onde todos são suspeitos. Andrea (Tomas Milian), um jornalista obstinado, tenta desvendar a identidade do assassino, enquanto a bela Patrizia (Barbara Bouchet) luta para inocentar-se das suspeitas que recaem sobre ela.
Os crimes do gato preto
Direção: Sergio Pastore

Um misterioso assassino está matando modelos de moda usando um gato preto com garras mergulhadas numa substância toxica. Um compositor, cuja namorada foi a primeira a ser morta, Peter Oliver (Anthony Steffen), ouve uma conversa por alguém que acredita que possa ser o assassino, mas há uma complicação, o compositor é cego não poderia ver o suposto assassino.
Sete mortes nos olhos de um gato
Direção: Antonio Margheriti

Em uma pequena aldeia escocesa, os corpos horrivelmente assassinados continuam girando acima. A suspeita recai sobre os moradores de um castelo nas proximidades, que é assombrada por uma maldição envolvendo um gato assassino.
Uma libélula para cada morto
Direção: León Klimovsky

Um misterioso e elegante vigilante em um casaco com capuz e calças vermelhas tem eliminado as prostitutas e viciados de Milão e deixando uma pequena escultura de libélula, um símbolo de vício, em cada corpo como marca registrada. Cabe ao inspetor Paolo Scaporalla (Paul Naschy) impedi-lo, com a ajuda de sua namorada Silvana (Erika Blanc), cujas conexões com o mundo da moda fornecem informações valiosas. 
Gatos vermelhos em um labirinto de vidro
Direção: Umberto Lenzi 

Um ônibus de turismo com diversos passageiros faz uma viagem através de Barcelona. Ao longo das paradas, um misterioso assassino vestindo luvas e capa de chuva vermelhas ataca e mata alguns deles, assinando seus crimes de forma bizarra: ele arranca e guarda um dos olhos das vítimas.
O gato de olhos de jade
Direção: Antonio Bido

Uma jovem dançarina chamada Mara testemunha o assassinato de um farmacêutico e torna-se perseguida por um assassino com cara de gato. Ela é relocada com o namorado Luca para proteção de testemunha. E as mortes continuam acontecendo e assombrando a região.
O pássaro sangrento 
Direção: Michele Soavi

Um diretor de teatro decadente planeja atrair a atenção da mídia encenando um musical que narra a vida de Irving Wallace, um assassino em série, depois que uma das integrantes da equipe é assassinada. O grupo se reúne num depósito para ensaios noturnos, sem saber que quem está no palco, interpretando o psicopata que usa uma máscara de coruja, não é um ator, mas sim o verdadeiro Irving Wallace - que fugiu de um manicômio das proximidades.



A Versátil lançou “Giallo Vol. 5”, digistack com 2 DVDs que reúne 4 clássicos inéditos do suspense sangrento italiano dirigidos por especialistas no gênero, como Lucio Fulci e Umberto Lenzi, além de uma hora de vídeos extras. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1:

O estripador de Nova York
(Lo Squartatore di New York, 1982, 93 min.)
De Lucio Fulci. Com Jack Hedley, Almanta Suska, Howard Ross.

⇨ Sinopse: Nova York, um detetive e um psicanalista caçam um brutal serial killer de mulheres. Um dos filmes mais polêmicos já realizados, esse giallo extremamente violento é uma das obras seminais do mestre Fulci.

Sete orquídeas manchadas de sangue
(Sette Orchidee Macchiate di Rosso, 1972, 92 min.)
De Umberto Lenzi. Com Antonio Sabato, Uschi Glas, Marina Malfatti.

⇨ Sinopse: Um misterioso assassino está matando jovens mulheres com violência, deixando sempre um adorno em formato de meia-lua junto aos cadáveres. Um exemplo clássico de giallo de um importante diretor do gênero.


Disco 2:

Uma borboleta com as asas ensanguentadas
(Una Farfalla con le Ali Insanguinate, 1972, 99 min.)
De Duccio Tessari. Com Helmut Berger, Giancarlo Sbraglia, Ida Galli.

⇨ Sinopseacima

Em busca do prazer
(Amuck! / Alla Ricerca del Piacere, 1972, 101 min.)
De Silvio Amadio. Com Farley Granger, Barbara Bouchet, Rosalba Neri.

⇨ SinopseMulher se infiltra como secretária na casa de um famoso escritor em Veneza para investigar o paradeiro de sua amante. Giallo com muito erotismo e a presença marcante das estrelas Barbara Bouchet e Rosalba Neri.


A Versátil lançou também o Giallo Vol. 6, digistack com 2 DVDs que reúne 4 clássicos inéditos do suspense sangrento italiano dirigidos por especialistas no gênero, como Sergio Martino (“Todas as Cores da Escuridão”) e Duccio Tessari (“Uma Borboleta com as Asas Ensanguentadas”), além de uma hora e meia de extras. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1:

A cauda do escorpião
(La Coda dello Scorpione, 1971, 95 min.)
De Sergio Martino. Com George Hilton, Anita Strindberg, Alberto de Mendoza.

⇨ Sinopse: acima

A mulher do lago
(La Donna del Lago, Itália, 1965, 95 min.)
De Luigi Bazzoni. Com Peter Baldwin, Valentina Cortese, Virna Lisi.

⇨ Sinopse: Homem chega a uma pequena cidade do interior da Itália em busca de uma mulher que aparentemente se suicidou. Protogiallo de fascinante atmosfera, esta pequena obra-prima é um marco na evolução do gênero em meados dos anos 60.


Disco 2:

A morte caminha à meia-noite
(La Morte Accarezza a Mezzanotte, 1972, 102 min.)
De Luciano Ercoli. Com Nieves Navarro, Simón Andreu, Pietro Martellanza. 

⇨ SinopseModelo toma uma droga experimental e, em suas visões, acaba testemunhando um assassinato. Seu pesadelo aumenta quando começa a ser perseguida pelo assassino. Excelente giallo com uma inesquecível protagonista feminina. 

Os assassinos só matam aos sábados
(La Morte Risale a Ieri Sera, 1970, 97 min.)
De Duccio Tessari. Com Frank Wolff, Raf Vallone, Gabriele Tinti. 

⇨ SinopseUm inspetor de polícia investiga a morte de uma moça de 25 anos com problemas mentais, filha de um viúvo solitário que deseja vingança. Brilhante mistura de giallo e poliziottesco com forte comentário social.


Tecnologia do Blogger.