10 FILMES SOBRE REENCARNAÇÃO

Reencarnação é o processo pelo qual o espírito, estruturando um corpo físico, retorna, periodicamente, ao plano material. Esse processo tem como objetivo auxiliar o espírito reencarnante a evoluir. Evidentemente,  segundo diversos pensamentos religiosos.

No cinema foi tema de alguns ótimos filmes. Separamos 10 dicas imperdíveis, alguns inclusive, baseados em fatos reais.


O caso de Bridey Murphy
Direção: Noel Langley

O hipnotista amador Morey Bernstein (Louis Hayward) faz um experimento com Ruth Simmons (Teresa Wright), esposa de um amigo seu. Em transe, ela regressa a uma suposta vida passada, falando com sotaque irlandês e se identificando como Bridey Murphy, uma mulher ruiva que teria vivido em Cork e Belfast no século XIX. Fascinado, Bernstein decide investigar se a irlandesa realmente existiu.


A lenda de Lylah Clare
Direção:  Robert Aldrich

O descobridor de talentos Bart Langner tenta recriar a lenda de Lylah Clare, estrela de cinema morta em condições enigmáticas na noite de seu casamento com o diretor Lewis Zarken. Langler descobre uma nova atriz, sósia de Clare, e a escala para interpretá-la numa cinebiografia, porém o destino parece lhes reservar algumas surpresas.


A reencarnação de Peter Proud
Direção:  J. Lee Thompson

Peter Proud é um professor atormentado por pesadelos terríveis. Ao investigar as origens dos estranhos sonhos, conclui que é a reencarnação de outra pessoa, e viaja para Massachussets, disposto a encontrar sua antiga esposa e filha da vida passada, que ainda vivem. Na viagem, o professor visita lugares que lhes são estranhamente familiares, e a própria mulher que supostamente fora sua esposa reconhece que aquele homem lembra muito seu falecido marido. Porém, logo Proud descobrirá que resolver seus problemas não é tão simples quanto parece.


As duas vidas de Audrey Rose
Direção: Robert Wise

Janice e Bill (Marsha Mason) Templeton  (John Beck) vivem em Nova York com sua filha de 11 anos, Ivy (Susan Swift). Um dia, a calmaria em suas vidas é interrompida pela chegada de um estranho misterioso, Elliot Hoover (Anthony Hopkins). Confundido com um pedófilo, o homem logo diz que seu interesse em Ivy é paternal: ele acredita que a menina seja a reencarnação de sua própria filha, que morreu em um terrível acidente.


O céu pode esperar
Direção: Warren Beatty

Joe Pendleton, jogador do time de futebol americano Los Angeles Rams, morre em um acidente de carro. Na vida após a morte, Joe descobre que seu anjo guardião o tirou de seu corpo prematuramente, e ele ainda tem mais anos para viver na Terra. Incapaz de retornar para seu corpo, Joe assume a forma de um ganancioso multimilionário, Leo Farnsworth. Como Farnsworth, Joe tenta retornar para o futebol e se apaixona pela ativista ambiental, Betty Logan.


Minhas vidas
Direção: Robert Butler

A premiada e talentosa atriz do cinema Shirley MacLaine, ousou fazer nos anos 80 o que nenhum ator de primeiro escalão, à exceção de Tom Cruise, ousaria fazer: manifestar a crença em fenômenos sobrenaturais. Para isso, ousou dedicar um dos vários de seus livros autobiográficos a expor sua jornada rumo ao mundo interno, chegando ao ápice de descrever uma emancipação de sua alma enquanto relaxava numa agradável banheira. Este desdobramento ou viagem astral pode ser conferido, junto com outros relatos, em quase trezentos minutos desta bela e ainda atual série para a TV americana.


Voltar a morrer
Direção: Kenneth Branagh

Em 1949, Margaret Strauss (Emma Thompson), a esposa de Roman Strauss (Kenneth Branagh), um compositor europeu, é assassinada. O marido é considerado culpado pelo crime e é condenado à morte. Quarenta anos depois, Grace (Emma Thompson), uma mulher assustada com amnésia e sem proferir uma palavra, tem sonhos que a remetem para a época do assassinato. É quando Gray Baker (Kenneth Branagh), um detetive, fica intrigado com algumas perguntas que ficaram sem respostas e começa a tentar entender quem é esta mulher e que mistério envolve sua vida. Mas quando ela é hipnotizada e começa a retroceder no tempo, a verdade passa a ser algo muito perigoso.


Lembranças de outra vida
Direção: Carlo Carlei

Thomas Johnson (Matthew Modine) é um homem obcecado por trabalho, que morre em um acidente e volta à vida no corpo de um cachorro. Relembrando quem era na vida passada, ele volta para sua mulher e filho para protegê-los do homem que causou o acidente. Através da vida de cachorro, ele se dá conta que não foi um pai tão bom assim.


Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas (2010)
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.


Quatro vidas de um cachorro
Direção: Lasse Hallström

Um cachorro morre e reencarna várias vezes na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo.
O filme é baseado no best seller do mesmo nome, escrito por W. Bruce Cameron e publicado em 2010. O livro ficou 49 semanas na lista de mais lidos do New York Times.



A Versátil Vídeo Spirite lançou o aguardado Minhas Vidas, premiado filme espiritualista baseado no best-seller escrito por Shirley MacLaine, no qual a famosa atriz de Hollywood fala sobre reencarnação, vidas passadas, mediunidade, perispírito, entre outros temas. Esta Edição Especial em DVD duplo traz a versão integral, com mais de quatro horas, desta superprodução indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Informações técnicas da edição:

Título: Minhas Vidas
Título original: Out on a Limb
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1987
Gênero: Drama
Direção: Robert Butler
Elenco: Shirley MacLaine, Charles Dance, John Heard, Anne Jackson, Jerry Orbach
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legendas: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 240 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 14 anos
Extras: sem extras


A Versátil Vídeo Spirite também lançou o inédito A Reencarnação de Peter Proud. Baseada no best-seller de Max Ehrlich, essa produção espiritualista é dirigida pelo renomado J. Lee Thompson e traz no elenco os astros Michael Sarrazin, Margot Kidder e Jennifer O’Neill. Nos extras, a apresentadora do programa Portal de Luz, Marjorie Aun, comenta o filme à luz da Doutrina Espírita.

Informações técnicas da edição:

Título: A Reencarnação de Peter Proud, com extras espíritas
Título Original: The Reincarnation of Peter Proud
Direção: J. Lee Thompson
Elenco: Michael Sarrazin, Jennifer O’Neill, Margot Kidder, Nora Hayes, Tony Stephano, Norman Burton, Anne Ives
Ano de Produção: 1975
Duração: 105 minutos
Cor: Colorido
Tipo de Diálogo: Adulto
Formato da Tela: Fullscreen 1.33:1
Gênero: Suspense
Faixa Etária: 18 anos
País de Produção: Estados Unidos
Legenda: Português
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Região: 4
Extras: A reencarnação segundo o Espiritismo, Depoimento de Marjorie Aun

Tecnologia do Blogger.