ROY WARD BAKER - 10 FILMES ESSENCIAIS


Roy Ward Baker foi um cineasta inglês. Fez tantos bons filmes que ficou difícil ser justo numa lista de 10 filmes. Deixei de fora filmes como O aniversário, Almas desesperadas e Homem de outubro. Mas o cineasta se destacou no cinema fantástico, então as recomendações se basearam justamente nestas obras. 

De 1934 a 1939, ele trabalhou para a Gainsborough Pictures. Ele serviu no Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos seus superiores na época era escritor Eric Ambler , que insistiu em Bake, dando a sua primeira grande chance dirigir O homem de outubro , em 1947.

Ele trabalhou para a televisão durante os anos 1960 e início dos anos 1970.  Se aposentou em 1992. Em 2000, Baker publicou suas memórias, Director's Cut: Uma memória de 60 anos no cinema. 

Roy Ward Baker morreu em 5 de outubro de 2010 aos 93 anos. 


Rastros do inferno

Durante uma viagem ao Deserto de Mojave, o milionário Donald Carson III, tendo quebrado a perna por conta de uma queda de cavalo, foi abandonado e deixado para morrer por sua esposa adúltera, Geraldine, e pelo engenheiro  Joe Duncan. Eles deixam o homem ferido com um cobertor, uma cantil e uma arma antes de partir, supostamente para procurar ajuda médica. À medida que as horas passam e Carson percebe a verdade de sua situação, ele promete viver o suficiente para se vingar de sua esposa e de seu cúmplice.


Somente Deus por testemunha

Em 10 de abril de 1912, o RMS Titanic, era considerado o maior, mais veloz, mais luxuoso e mais seguro transatlântico do mundo. A sua jornada seria de Southampton, na Inglaterra, para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Após quatro noites navegando pelo oceano, o insubmergível Titanic, cruza tragicamente com um gigantesco iceberg. Morreram 1.500 passageiros e pouco mais de 700 sobreviveram. Esta versão inglesa, da tragédia que abalou o mundo, está entre as mais respeitadas superproduções sobre o Titanic.


Uma sepultura na eternidade

Uma ossada é descoberta durante a abertura de um novo túnel para o metrô de Londres. Um antropólogo, doutor Roney, declara que estes ossos pertencem ao "elo perdido" entre os macacos e os homens. No entanto, os trabalhadores descobrem também um dispositivo que parece uma bomba. O coronel Breen, especialista em explosivos, é enviado ao local, juntamente com o seu novo colega, o professor Bernard Quatermass. Ele logo descobre que o objeto é uma cápsula marciana que está enterrada em Londres há cerca de cinco milhões de anos. Os habitantes de Londres ficam ameaçados.


Carmilla - a vampira de  Karnstein

Quando uma misteriosa condessa viaja para o exterior para visitar um amigo doente, o general Spielsdorf oferece-se para cuidar de sua filha Carmilla. O que o general não imagina é que Carmilla é a reencarnação de uma terrível vampira que inicia um ritual macabro para saciar sua sede de sangue. O filme deu início a mais uma série da Hammer que explora a personagem criada pelo escritor irlandês Joseph Sheridan LeFanu, que posteriormente ficou conhecida como "Trilogia Karnstein". Os filmes seguintes são "Luxúria de Vampiros" (Lust of the Vampire) e "As Filhas de Drácula" (Twins of Evil).


O conde Drácula

O conde Drácula, o mais cruel vampiro da história, renasce das cinzas para atormentar os moradores de um pequeno vilarejo da Inglaterra. Um jovem fugitivo da polícia esconde-se no castelo do vampiro sem saber o que o esperava. O povo revoltado invade o castelo e tentar destruir o antro de perversão do monstro. Porém, o príncipe das trevas está mais terrível que nunca e dará início a um ritual sádico e perverso em busca de vingança. 
Christopher Lee mais uma vez representa seu mais importante papel no cinema, no filme considerado o mais violento da série.


O médico & irmã do monstro

Na busca pelo elixir da vida eterna, o Dr. Henry Jekyll começa a usar hormônios femininos retirados de cadáveres frescos fornecidos por Burke e Hare. Estes têm o efeito de alterar não só o seu comportamento (para pior), mas também de mudar seu gênero, transformando-o em uma linda porém diabólica mulher.
Mais um filme baseado na obra de Robert Louis Stevenson, considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX.


Asilo do terror

Chegando ao lúgubre sanatório Dunsmoor para uma entrevista, o Dr. Martin é informado de que o diretor, Dr. Starr, enlouqueceu. O Dr. Rutheford submete Martin a um teste para o emprego: deve visitar vários internos no andar superior do asilo e descobrir qual deles é o Dr. Starr. Martin então, guiado pelo enfermeiro-chefe Max, entrevista a jovem Bonnie, que lhe conta ter sido atacada pela esposa esquartejada do seu amante (“Frozen Fear”), o alfaiate Bruno, que afirma ter sido contratado para fazer um estranho terno para ressuscitar os mortos (“The Weird Taylor”), a viciada Barbara, que jura que sua amiga imaginária Lucy matou seu irmão (“Lucy Comes to Stay”), e o médico Dr. Byron, que faz pequenos robôs com entranhas humanas dotados de consciência (“Mannikins of Horror”).


Cripta dos sonhos

Cinco desconhecidos entram em um elevador e vão parar no subsolo de um edifício sem que ninguém tenha apertado o botão correspondente àquele andar. Ao saírem, descobrem-se em uma espécie de clube e a porta do elevador se fecha atrás deles, deixando-os sozinhos. Sem nada para fazer, cada um resolve contar seu pesadelo recorrente. São cinco histórias: Encontro à meia-noite, Trabalho limpo, Um truque enrolado, Barganha mortal e Desenhado e esquartejado.


Os gritos que aterrorizam

Em 1795, uma antiga maldição ameaça a mansão dos Fengriffen, onde vão morar Catherine, recém-casada, e Sir Charles. Fantasmas, mão decepada que parece ter vida, mortes misteriosas, caveira com olhos de sangue. Catherine fica grávida e esta pode ser a vingança final.
A versão americana não tem duas cenas do lançamento original em inglês: a descoberta de Peter Cushing de um cadáver sem olhos e o de Ian Ogilvy , que esmagou o esqueleto contra uma lápide.


A lenda dos 7 vampiros

Em viagem a China, o professor Van Helsing faz uma palestra numa universidade e conta a lenda de uma vilarejo amaldiçoado onde todo ano, durante 7 luas, sete vampiros surgem para aterrorizar as aldeias próximas. Mas a lenda torna-se realidade quando Drácula devolve vida aos Sete Vampiros de Ouro. Com isso, o famoso caçador de vampiros Van Helsing é persuadido por uma família de experts em Kung Fu para ajudá-los a salvar os moradores da ameaça dos mortos-vivos.





A Versátil lançou OBRAS-PRIMAS DO TERROR VOL. 8, digistack com 3 DVDs que reúne seis inéditos clássicos de horror dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Espanha e da Itália, incluindo a versão restaurada de “A Casa Sinistra”, raro filme do ciclo de terror da Universal nos anos 30, e quase duas horas de extras. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

A CASA SINISTRA (The Old Dark House, 1932, 72 min.)
De James Whale. Com Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton

⇨ Sinopse: Em busca de abrigo para fugir de uma tempestade, um casal de viajantes e um amigo são acolhidos na velha mansão de uma estranha família. Brilhante comédia de terror gótica do mestre do gênero James Whale (“A Noiva de Frankenstein”).

A MALDIÇÃO DA CAVEIRA (The Skull, 1965, 83 min.)
De Freddie Francis. Com Peter Cushing, Patrick Wymark, Jill Bennett.

⇨ SinopseUm colecionador adquire a caveira do Marquês de Sade e descobre que ela é possuída por um espírito maligno. Primeira produção de horror da Amicus, estúdio britânico rival da Hammer, esse terror psicológico é baseado em história de Robert Bloch (“Psicose”).


Disco 2:

A FILHA DO DEMÔNIO (La Setta/The Sect, 1991, 117 min.)
De Michele Soavi. Com Kelly Curtis, Herbert Lom, Mariangela Giordano..

⇨ SinopseUma solitária professora descobre um poço no porão de sua casa, e logo se vê perseguida por um sangrento culto satânico. Com produção e roteiro do mestre Dario Argento e trilha de Pino Donaggio (“Vestida para Matar”), esse é mais um ótimo terror gótico do italiano Soavi (“Pelo Amor, Pela Morte”).

O MÉDICO E A IRMÃ MONSTRO (Dr. Jekyll & Sister Hyde, 1974, 97 min.)
De Roy Ward Baker. Com Ralph Bates, Martine Beswick, Gerald Sim.

⇨ SinopseNa Inglaterra da Era Vitoriana, um cientista testa em si mesmo um soro que o transforma numa sensual psicopata. Produzida pela Hammer, esta é uma bizarra versão do clássico da literatura de terror escrito por Robert Louis Stevenson.

Disco 3:

O DIA DA BESTA (El Día de la Bestia, 1995, 99 min.)
De Álex de la Iglesia. Com Alex Angulo, Armando de Razza, Santiago Segura.

⇨ SinopseUm padre católico se junta a um fã de Black Metal e a um ocultista italiano para tentar impedir o nascimento da Besta e, consequentemente, o fim do mundo. Bizarro e divertido cult-movie espanhol do talentoso Álex de la Iglesia (“A Comunidade”).

UM LUGAR TRANQUILO NO CAMPO (Un Tranquilo Posto di Campagna /A Quiet Place in the Country, 1970, 106 min.)
De Elio Petri. Com Franco Nero, Vanessa Redgrave, Georges Géret.


⇨ SinopseUm pintor famoso, atormentado por pesadelos com sua amante e agente literária, decide sair da cidade e alugar uma casa no campo. Obra-prima do grande Elio Petri (“A Classe Operária Vai ao Paraíso”) que mistura elementos de giallo e de terror psicológico.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: A Casa Sinistra, A Maldição da Caveira, A Filha do Demônio, O Médico e a Irmã Monstro, O Dia da Besta, Um Lugar Tranquilo no Campo
Títulos originais: The Old Dark House, The Skull, La Setta, Dr. Jekyll and Sister Hyde, El día de la Bestia, Un Tranquilo Posto di Campagna / A Quiet Place in the Country
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Espanha
Ano de produção: 1932-1995
Gênero: Terror
Direção: James Whale, Freddie Francis, Michele Soavi, Roy Ward Baker, Álex de La Inglesia, Elio Petri
Elenco: Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton, Peter Cushing, Patrick Wymark, Jill Bennett, Kelly Curtis, Herbert Lom, Mariangela Giordano, Ralph Bates, Martine Beswick, Gerald Sim, Alex Angulo, Armando de Razza, Santiago Segura, Franco Nero, Vanessa Redgrave, Georges Géret
Idioma: Inglês, Italiano, Espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 574 min.
Região: 4
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 18 anos
Extras: Especiais e depoimentos sobre os filmes da coleção (112 min.)




Tecnologia do Blogger.