20 WESTERNS QUE RETRATAM O PONTO DE VISTA DA MULHER

20-westerns-feministas
O Western americano é um ambiente aonde o machismo imperava. E poucas vezes o cinema ousou mostrar uma mulher à frente dos homens, tomando decisões e resolvendo situações mais complexas.
Hoje vamos lembrar alguns destes filmes, tão importantes numa época que "representatividade" é uma das palavras mais pronunciadas nas redes sociais.

Como diz o ditado: - Não existem mulheres duronas, apenas homens molengas...

Hannie Caulder

Boa diversão:

A escandalosa

Direção: George Sherman

O andarilho Sam Bass (Howard Duff) aparece em Denton, Texas à procura de trabalho.Logo atrai a atenção de uma dona de loja, irmã do xerife (Dorothy Hart) e de uma mulher selvagem, Calamity Jane (Yvonne de Carlo). Sam fica rico em uma aposta de corrida de cavalos. Mas sua sorte aparentemente boa com cavalos e mulheres o levarão ao desastre. Será que ele vai ser forçado a uma vida de crime?

Almas em fúria

Direção: Anthony Mann

Por volta de 1870, numa grande fazenda no Novo México, o viúvo e poderoso barão do gado "T. C." Jeffords entra em conflito com sua filha de personalidade forte Vance quando ele traz para casa uma nova esposa, a astuta dama Flo Burnett. A situação ruim atinge o auge quando T.C enforca um amigo mexicano de Vance, o que a leva a sair de casa e por em prática um plano para tomar a fazenda de seu pai, com a ajuda do esperto banqueiro Rip Darrow.

Johnny Guitar

Direção: Nicholas Ray

Vienna é a dona do saloon, constantemente ameaçada pelos rancheiros que querem sua propriedade por causa da passagem da ferrovia. O minerador Dancin'Kid é acusado de matar num assalto à diligência um dos rancheiros, irmão de Emma. Vienna chama seu ex-amante e pistoleiro Johnny Guitar, para ajudá-la a manter os rancheiros afastados. Emma, que ama Dancin'Kid, tem ciúmes dele com Vienna e quer enforcá-la, acusando-a de participar do crime que matou seu irmão. As duas se confrontam numa última luta inusitada e mortal.

Dragões da violência

Direção: Samuel Fuller

Jessica Drummond é uma poderosa rainha do gado que se orgulha de possuir "40 armas" à sua disposição, e por isso mantém uma pequena cidade do Velho Oeste sob um reinado de horror. Seu irmão Brockie, um jovem encrenqueiro, está sempre arranjando confusão na cidade, e, numa delas, atira num dos cidadãos e é preso por Griff Bonnell e seus irmãos - três defensores da lei que passavam pelo local em outra missão, mas que resolvem combater o império de injustiça imposto por Jessica e seus pistoleiros.

Dívida de sangue

Direção: Elliot Silverstein

Jane Fonda é Cat Ballou, uma ex-professora transformada em fora-da-lei. A história começa quando ela volta para sua cidadezinha, depois de estudar fora, e fica sabendo que seu pai está sendo ameaçado por uma empresa que quer suas terras. Quando ele é assassinado pelo matador Tim Strawn (Lee Marvin), Cat decide buscar vingança e recruta Kid Shelleen (também interpretado por Lee Marvin), homem que já foi um temível pistoleiro mas que foi derrubado pelo alcoolismo. Nat King Cole e Stubby Kaye aparecem várias vezes no meio do filme usando suas músicas para comentar a história.

A pistoleira de Virginia

Direção:  Lina Wertmüller,  Piero Cristofani

Abusada e dominada por homens, Belle Starr resolve sair de casa indo para o velho oeste, aprende a fumar, a usar armas, a jogar e torna-se uma fora da lei. Conhece Larry Blackie que é procurado pela justiça e com quem tem um relacionamento conturbado. Juntos, envolvem-se em um assalto que não da certo. Belle tem que resgatar Larry, embora ele seja grato por isto, ele prefere seguir o seu próprio caminho. No entanto, ele da esperança para a garota de que um dia eles voltem a cruzar novamente numa mesa de pôquer e então... quem sabe?

Era uma vez no Oeste

Direção: Sergio Leone

Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma outra mulher, de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

100 rifles


Direção: Tom Gries

Yaqui Joe (Burt Reynolds) auxilia os índios em sua luta contra a opressão do governo roubando armas. Isso faz com que o xerife Lyedecker (Jim Brown) o cace. Ao mesmo tempo, Sarita (Raquel Welch) busca vingar-se do general governante (Fernando Lamas) responsável pela morte de seu pai. O trio então, acabará associando-se em defesa dos indígenas.
Esse filme foi um dos primeiros a exibir uma cena de sexo interracial. O casal foi interpretado pelo afro-americano Jim Brown e a branca americana Raquel Welch.

As petroleiras

Direção: Christian-Jaque  Guy Casaril

Depois de assaltarem vários bancos, Frenchie King (Brigitte Bardot) e suas irmãs decidem abandonar as armas e administrar um rancho que ganharam como herança. Mas Marie Sarrazin (Claudia Cardinale) e seus quatro irmãos descobrem que as terras de Frenchie escondem uma pequena fortuna: Petróleo. Razão para iniciar uma violenta batalha pela posse das terras.

Hannie Caulder

Direção: Burt Kennedy

No Oeste selvagem, um trio de bandidos e irmãos foge após um sangrento assalto a banco e busca refúgio no rancho de Hannie Caulder após matarem seu marido. A garota é violentada pelos três criminosos e deixada para morrer, mas sobrevive e se alia a um famoso caçador de recompensas, Thomas Luther Price, para aprender a atirar antes de partir em busca de vingança.

Uma balada para Jo

Direção: Maggie Greenwald

Baseado em uma história real, este é o conto de Josephine Monaghan, uma jovem de meados do século 19, que é jogada para fora da casa de seus pais depois de ter sido seduzida pelo fotógrafo da família e dar a luz a um filho ilegítimo. Josephine aprende rapidamente que mulher jovem, bonita e sozinha é uma combinação ruim para a vida no oeste selvagem. Em seu desespero para sobreviver, Josephine se disfarça como "Jo", um homem jovem, e se esforça para fazer uma vida para si mesma em uma suja cidade da fronteira.

Quatro mulheres e um destino

Direção: Jonathan Kaplan

As prostitutas Cody, Anita, Eileen e Lily trabalham em um bar do Velho Oeste. Um dia, Anita é quase molestada por um coronel rude e bêbado. Para impedir o estupro, Cody atira no homem, o que desperta a fúria da comunidade local, que quer enforcar moça. Elas são perseguidas por detetives, as economias de Cody são roubadas por um bandido e Eileen é injustamente presa por assalto a banco. Agora, as restantes três meninas precisam decidir se libertam primeiro a amiga ou seus fundos

Rápida e mortal

Direção: Sam Raimi

O vilarejo de Redemption recebe, todos os anos, um concurso de pistoleiros organizado por John Herod. Ellen vai ao evento disposta a enfrentar Herod, que destruiu sua vida no passado. Assim que chega à vila, ela conhece o pastor Cort, que decidiu nunca mais apontar uma arma para ninguém. Porém, Herod sabe que Cort é um dos principais pistoleiros da região e tenta convencê-lo a também participar do concurso.

Desaparecidas

Direção: Ron Howard

Em pleno século XIX Samuel Jones (Tommy Lee Jones) decide voltar para casa, após muitos anos ausente, numa tentativa de fazer as pazes com sua filha Maggie (Cate Blanchett). Maggie não vê o pai desde quando era criança, mas precisa de sua ajuda quando sua filha mais velha é sequestrada por Chidin (Eric Schweig), um psicopata que possui poderes místicos. Chidin já sequestrou outras crianças, sendo o responsável por uma grande quantidade de mortos no Novo México. Juntos, Samuel e Maggie precisam encontrá-la antes que Chidin atravesse a fronteira com o México.

Bandidas

Direção: Joachim Rønning, Espen Sandberg

México, 1880. Sara Sandoval (Salma Hayek) é a bela filha de um rico banqueiro. Maria Alvarez (Penélope Cruz) é a bela filha de um camponês. Elas aparentemente não têm nada em comum, mas o destino faz com que se tornem as mais perigosas e sensuais assaltantes de banco do país. Com a ajuda de Quentin Cooke (Steve Zahn), um inspetor de polícia idealista, Sara e Maria combatem Tyler Jackson (Dwight Yoakam), o representante do Banco de Nova York que está tentando tomar ilegalmente as terras da população local.

O atalho

Direção: Kelly Reichardt

No Estado de Oregon, em 1845, três famílias contratam o viajante Stephen Meek para levá-los em uma longa viagem até as montanhas Cascade. No entanto, depois de alguns dias de trajeto, eles percebem que estão perdidos no deserto. Com fome e com sede, eles encontram um índio, que afirma conhecer o caminho, e se oferece para ajudá-los. Mas será que podem confiar neste desconhecido?

Bravura indômita

Direção: Ethan Coen, Joel Coen

O pai de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), de apenas 14 anos, foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin). Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás dele. Inicialmente ele recusa a oferta, mas como precisa de dinheiro acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf (Matt Damon), um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.

Dívida de sangue

Direção: Tommy Lee Jones

1854. Por mais que seja forte e independente, Mary Bee Cuddy (Hilary Swank) guarda uma profunda mágoa devido à solidão que sente. Ela precisa levar três mulheres insanas até o Iowa, onde poderão viver em paz. No caminho ela encontra Georges Briggs (Tommy Lee Jones), um criminoso que tem sua vida salva por Mary Bee. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.

Um refúgio

Direção:  Daniel Barber

No fim da Guerra Civil Americana, Augusta (Brit Marling), sua irmã Louise (Hailee Steinfeld), e sua escrava Mad (Muna Otaru) estão sozinhas na fazenda. Todos os homens da propriedade foram lutar na guerra. Augusta adoece e precisa ir à cidade. Ela é perseguida por dois Yankees. Eles vão até a fazenda atrás dela. As mulheres precisam lutar com todas suas forças para sobreviver.

Em busca da justiça

Direção:  Gavin O'Connor

Jane Hammond (Natalie Portman) é a esposa de Bill (Noah Emmerich), um dos maiores bandidos da região. Um dia ele volta casa depois de levar oito tiros dos integrantes de sua própria gangue, que se voltaram contra ele. Com o marido à beira da morte, Jane decide se vingar. Com isso, a solução foi pedir ajuda a Dan Frost (Joel Edgerton), um ex-namorado que ainda a ama e detesta Bill.
O filme foi filmado no início de 2013, mas ó foi lançado em fevereiro de 2016, quase três anos após a filmagem.


A Versátil lançou “Cinema Faroeste Vol. 6”, digistack com 3 DVDs que reúne seis faroestes revisionistas, incluindo as inéditas versões restauradas de “Disparo para Matar” e “A Vingança de um Pistoleiro”, dois cult-movies do diretor independente Monte Hellman, e uma hora e meia de extras, entre documentários e depoimentos. Edição Limitada com 6 cards. 

Disco 1:

DISPARO PARA MATAR (The Shooting, 1966, 81 min.)
De Monte Hellman. Com Millie Perkins, Jack Nicholson, Will Hutchins.

Sinopse: Moça misteriosa contrata dois mineiros para ajudá-la a seguir alguém, mas eles percebem que há algo errado quando um pistoleiro junta-se ao grupo. O primeiro dos ousados e fascinantes faroestes B produzidos por Jack Nicholson e Monte Hellman.

A VINGANÇA DE UM PISTOLEIRO (Ride in the Whirlwind, 1966, 82 min.)
De Monte Hellman. Com Jack Nicholson, Cameron Mitchell, Millie Perkins.

Sinopse: Três vaqueiros, confundidos com membros de uma gangue fora-da-lei, são perseguidos implacavelmente por um grupo de vigilantes. Produzido, escrito e protagonizado por Jack Nicholson, esse é um dos faroestes seminais dos anos 60.

Disco 2:

A VINGANÇA DE ULZANA (Ulzana’s Raid, 1972, 103 min.)
De Robert Aldrich. Com Burt Lancaster, Bruce Davison, Jorge Luke.

Sinopse: Quando índios apaches desertores liderados pelo terrível Ulzana massacram camponeses, um tenente da cavalaria é enviado para enfrentá-los. Faroeste revisionista brutal e surpreendente do mestre Aldrich (“A Morte num Beijo”).


OS 3 DISCÍPULOS DA MORTE (The Spikes Gang, 1974, 97 min.)
De Richard Fleischer. Com Lee Marvin, Gary Grimes, Ron Howard.

Sinopse: Três jovens fazendeiros ajudam um assaltante de banco ferido, que os ensina os caminhos do crime. Subestimado faroeste que traz uma visão realista do Velho Oeste, com uma grande atuação do astro Lee Marvin.

Disco 3:

HANNIE CAULDER – DESEJO DE VINGANÇA (Hannie Caulder, 1971, 85 min.)
De Burt Kennedy. Com Raquel Welch, Robert Culp, Ernest Borgnine.

Sinopse: Mulher contrata caçador de recompensas para ensiná-la a atirar para que possa se vingar dos três bandidos que a estupraram e mataram seu marido. Polêmico faroeste de vingança que serviu de inspiração para Kill Bill, de Quentin Tarantino.

ASSIM NASCE UM HOMEM (The Culpepper Cattle Co., 1970, 92 min.)
De Dick Richards. Com Gary Grimes, Billy Green Bush, Luke Askew.

Sinopse: Ben, um adolescente que sonha em ser vaqueiro, pede a Frank Culpepper para se juntar a seus homens para conduzir gado. Ele aprenderá o quão violenta e difícil é a vida de um vaqueiro. Ótimo faroeste revisionista de formação.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Disparo para Matar, A Vingança de um Pistoleiro, A Vingança de Ulzana, Os 3 Discípulos da Morte, Hannie Caulder – Desejo de Vingança, Assim Nasce um Homem
Títulos originais: The Shooting, Ride in the Whirlwind, Ulzana’s Raid, The Spikes Gang, Hannie Caulder, The Culpepper Cattle Co.
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1966-1974
Gênero: Faroeste
Direção: Monte Hellman, Robert Aldrich, Richard Fleischer, Burt Kennedy, Dick Richards
Elenco: Millie Perkins, Jack Nicholson, Will Hutchins, Cameron Mitchell, Burt Lancaster, Bruce Davison, Lee Marvin, Gary Grimes, Ron Howard, Raquel Welch, Robert Culp, Ernest Borgnine, Billy Green Bush, Luke Askew
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 540 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras:  

Especiais, depoimentos e documentários sobre os filmes (92 min.)



Tecnologia do Blogger.