10 FILMES DE HORROR SOBRE CULTOS E SEITAS PARA ASSISTIR HOJE


10-filmes-de-horror-cultos-e-seitas

No cinema é comum explorarem seitas e cultos afim de trazer, principalmente, estranheza e horror à película. Assisti vários filmes que pincelavam cultos ou seitas em alguns momentos, como Indiana Jones e o templo da perdição e De olhos bem fechados. Mas sem dúvidas, é no cinema de horror que eles ganham maior destaque.

Basicamente, "seita" é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção". Já o "culto" é um conjunto de ritos que se prendem à adoração ou homenagem a divindades em qualquer de suas formas e em qualquer religião, como também a antepassados ou outros seres sobrenaturais.

Abaixo 10 filmes essenciais, e com um detalhe a ser observado: coloquei as duas versões de Suspíria por uma razão simples - são filmes totalmente diferentes, mas necessários.

Boa sessão


A sétima vítima

Quando sua irmã mais velha Jacqueline desaparece, Mary Gibson é forçada a deixar sua escola particular e viajar para Nova Iorque para procurar por ela. Ingênua, ela não está completamente certa de como encontrá-la. Eventualmente ela conhece Gregory Ward, marido da irmã e um misterioso psiquiatra, Dr. Louis Judd que afirma saber o paradeiro de Jacqueline. O que ela não percebe é que sua irmã se envolveu com adoradores do diabo que agora querem eliminar-lhe por ter revelado a sua existência.


O bebê de Rosemary

Rosemary e seu marido se mudam para um novo apartamento em Nova Iorque, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos estranhos de agir; eles logo invadem a privacidade de Rosemary, de forma que começa a incomodá-la. Há algo por trás disso tudo e Rosemary, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.


As bodas de satã

Duc de Richleau(Christopher Lee )é um duque francês que está preocupado com o comportamento estranho de seu amigo,Simon(Patrick Mower). O duque tem toda razão de estar preocupado: a menos que sejam tomadas medidas drásticas, perderá sua alma para Satanás dentro de três dias...
O filme é baseado em um conto do Dennis Wheatley, inclusive ele teve o Aleister Crowley como consultor para criação da sua história.


Homem de palha

O policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie, procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, que vai contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.


Corrida com o diabo

Frank, Roger e suas esposas partem em um belo trailer para férias no Colorado, onde pretendem esquiar e praticar motocross. Uma noite, num local isolado onde acamparam, eles testemunham um ritual satânico de sacrifício humano. Como o xerife da cidade não encontra provas para comprovar suas alegações, ele acaba aconselhando-os a seguirem viagem. Porém, sua viagem não será mais a mesma dali por diante: eles são continuamente atacados por membros do culto e estão constantemente sob tensão. A cada minuto, suas vidas correm novos perigos...


Suspíria

Suzy (Jessica Harper) é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.


Santa sangre

Fenix (Axel Jodorowsky) e seus pais eram artistas de circo, mas uma tragédia com toques de traição e fanatismo religioso destruiu a estranha família. Eternamente traumatizado, ele passa um tempo internado num hospital psiquiátrico, mas de lá é retirado pela mãe, Concha (Blanca Guerra), que passa a manipulá-lo.


A filha do demônio

Uma violenta onda de grotescos assassinatos em Frankfurt é posta em prática por uma seita de adoradores do Demônio. Após quase atropelar um idoso que porta uma estranha caixa, uma jovem professora decide levá-lo para casa. O que ela não sabe é que os assassinatos, o resgate do idoso e sua vida atual estão fortemente ligados por um plano que pode envolver um futuro permanente dentro da seita.


Mártires

Lucie, uma menina de dez anos que desapareceu meses atrás, é encontrada em uma estrada, desorientada, sem lembrar de nada que aconteceu. Seu corpo está todo maltratado e as razões de seu desaparecimento são um mistério. Internada em um hospital pelos traumas causados, ela faz amizade com outra menina chamada Anna. Quinze anos depois dessa terrível experiência, Lucie embarca em uma sangrenta vingança contra os seus opressores, ou quem ela acredita que são.


Suspíria

Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia (Chloë Grace Moretz) desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc (Tilda Swinton), Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara (Mia Goth), que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.





A Versátil lançou OBRAS-PRIMAS DO TERROR VOL. 8, digistack com 3 DVDs que reúne seis inéditos clássicos de horror dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Espanha e da Itália, incluindo a versão restaurada de “A Casa Sinistra”, raro filme do ciclo de terror da Universal nos anos 30, e quase duas horas de extras. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

A CASA SINISTRA (The Old Dark House, 1932, 72 min.)
De James Whale. Com Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton

⇨ Sinopse: Em busca de abrigo para fugir de uma tempestade, um casal de viajantes e um amigo são acolhidos na velha mansão de uma estranha família. Brilhante comédia de terror gótica do mestre do gênero James Whale (“A Noiva de Frankenstein”).

A MALDIÇÃO DA CAVEIRA (The Skull, 1965, 83 min.)
De Freddie Francis. Com Peter Cushing, Patrick Wymark, Jill Bennett.

⇨ SinopseUm colecionador adquire a caveira do Marquês de Sade e descobre que ela é possuída por um espírito maligno. Primeira produção de horror da Amicus, estúdio britânico rival da Hammer, esse terror psicológico é baseado em história de Robert Bloch (“Psicose”).


Disco 2:

A FILHA DO DEMÔNIO (La Setta/The Sect, 1991, 117 min.)
De Michele Soavi. Com Kelly Curtis, Herbert Lom, Mariangela Giordano..

⇨ Sinopseacima

O MÉDICO E A IRMÃ MONSTRO (Dr. Jekyll & Sister Hyde, 1974, 97 min.)
De Roy Ward Baker. Com Ralph Bates, Martine Beswick, Gerald Sim.

⇨ SinopseNa Inglaterra da Era Vitoriana, um cientista testa em si mesmo um soro que o transforma numa sensual psicopata. Produzida pela Hammer, esta é uma bizarra versão do clássico da literatura de terror escrito por Robert Louis Stevenson.

Disco 3:

O DIA DA BESTA (El Día de la Bestia, 1995, 99 min.)
De Álex de la Iglesia. Com Alex Angulo, Armando de Razza, Santiago Segura.

⇨ SinopseUm padre católico se junta a um fã de Black Metal e a um ocultista italiano para tentar impedir o nascimento da Besta e, consequentemente, o fim do mundo. Bizarro e divertido cult-movie espanhol do talentoso Álex de la Iglesia (“A Comunidade”).

UM LUGAR TRANQUILO NO CAMPO (Un Tranquilo Posto di Campagna /A Quiet Place in the Country, 1970, 106 min.)
De Elio Petri. Com Franco Nero, Vanessa Redgrave, Georges Géret.


⇨ SinopseUm pintor famoso, atormentado por pesadelos com sua amante e agente literária, decide sair da cidade e alugar uma casa no campo. Obra-prima do grande Elio Petri (“A Classe Operária Vai ao Paraíso”) que mistura elementos de giallo e de terror psicológico.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: A Casa Sinistra, A Maldição da Caveira, A Filha do Demônio, O Médico e a Irmã Monstro, O Dia da Besta, Um Lugar Tranquilo no Campo
Títulos originais: The Old Dark House, The Skull, La Setta, Dr. Jekyll and Sister Hyde, El día de la Bestia, Un Tranquilo Posto di Campagna / A Quiet Place in the Country
País de produção: Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Espanha
Ano de produção: 1932-1995
Gênero: Terror
Direção: James Whale, Freddie Francis, Michele Soavi, Roy Ward Baker, Álex de La Inglesia, Elio Petri
Elenco: Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton, Peter Cushing, Patrick Wymark, Jill Bennett, Kelly Curtis, Herbert Lom, Mariangela Giordano, Ralph Bates, Martine Beswick, Gerald Sim, Alex Angulo, Armando de Razza, Santiago Segura, Franco Nero, Vanessa Redgrave, Georges Géret
Idioma: Inglês, Italiano, Espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 574 min.
Região: 4
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 18 anos
Extras: Especiais e depoimentos sobre os filmes da coleção (112 min.)





Tecnologia do Blogger.