google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES DA MINISSÉRIE CLÁSSICA JESUS DE NAZARÉ


10-curiosidades-jesus-de-nazare

Jesus de Nazaré é uma das mais famosas versões sobre a vida de Cristo. Ela traça um painel desde antes do seu nascimento até a crucificação, contando de forma detalhada a vida de Jesus (pelo menos, a parte descrita na Bíblia). Com um elenco estelar que incluiu sete vencedores do Oscar: Christopher Plummer, Laurence Olivier, Sir Peter Ustinov, Anne Bancroft, Anthony Quinn, Rod Steiger e Ernest Borgnine e seis indicados ao Oscar: James Mason, Ian Holm, Ian Bannen, James Earl Jones, Valentina Cortese e Ralph Richardson, a minissérie foi um grande sucesso na época. 

Separamos 10 curiosidades sobre a produção que foi lançada em home vídeo em uma edição belíssima (veja abaixo). Boa leitura:



1) Jack Sparrow?
A maquiagem para os olhos de Robert Powell consistia em uma linha fina de delineador azul-escuro na pálpebra superior do olho e uma fina linha de delineador branco na pálpebra inferior. Isso teve o efeito de destacar o penetrante azul de seus olhos, dando-lhe um olhar penetrante, quando combinado com muito pouca piscada, fez o personagem parecer surreal e sobrenatural.


2) Num piscar de olhos:
Raramente, durante o filme, qualquer um dos atores que interpretam Jesus pisca os olhos. O diretor Franco Zeffirelli decidiu sobre isso como um meio de criar uma mística visual subconsciente sobre o personagem que não apenas o diferenciou de todos os outros personagens, e é assustadoramente eficaz. O menino Jesus no Templo pisca duas vezes no Templo, e o Jesus adulto pisca apenas uma vez no filme.


3) Quase ...
Peter O'Toole foi escalado como Judas, mas teve que desistir do projeto devido a uma doença grave que quase o levou no final dos anos 70. Devido à sua bebedeira e um problema digestivo de nascença, ele passou por uma cirurgia em 1976 para ter seu pâncreas e grande parte do estômago removido. Em consequência da cirurgia, ficou dependente da insulina. Em 1978 ele quase morreu de uma doença no sangue. O'Toole, eventualmente, se recuperou e voltou a trabalhar, embora ele achasse mais difícil de conseguir papéis em filmes, resultando isto em mais trabalho para a televisão e papéis no palco ocasionalmente. 

Maria Schneider foi originalmente oferecido o papel da Virgem Maria, mas recusou, e depois se arrependeu da decisão.


Elizabeth Taylor estava interessada em interpretar Maria Madalena, mas não rolou ...

O diretor Franco Zeffirelli queria Marcello Mastroianni para o papel de Pôncio Pilatos, mas eles não podiam concordar em pagar o salário pedido. Zeffirelli no final das contas ficou feliz que Rod Steiger tenha interpretado.

4) Respeito:
Porque Robert Powell se parecia tanto com o Jesus das fotos e quadros, toda vez que ele saía de seu camarim com a vestimenta do personagem, a equipe parava de falar besteiras espontaneamente, em respeito a  ... Jesus. 


5) Mimimi anos 70
Robert Powell sofreu severas críticas de grupos religiosos por "viver em pecado" com sua companheira, a dançarina Barbara, enquanto pretendia retratar Jesus. O casal se casou pouco antes da produção começar para evitar rejeição ao personagem. 
Ou seja, em 1977 já havia mimimi ...


6) Dublado ou legendado?
Yorgo Voyagis (Joseph) pode ser visto falando em inglês, mas sua voz foi dublada por um ator sem créditos. A voz real de Voyagis pode ser ouvida em A Garota do Tambor (1984). Franco Zeffirelli também usou essa técnica com alguns dos membros do elenco em Romeu e Julieta (1968).


7) Custou caro esta brincadeira:
Com um custo estimado entre doze e vinte milhões de dólares, esta minissérie tinha um orçamento equivalente a muitos longas-metragens da época, e era de longe o filme mais caro feito para a televisão feito na época da produção, um recorde duraria por vários anos. Para terem um efeito comparativo, Tubarão, de 1975, custou 9 milhões e Star Wars, de 1977, custou 11 !!!


8) Dieta do queijo:
Para a cena da crucificação, Powell passou fome em uma dieta de queijo por 12 dias antes de filmar "para parecer desgastado.


9) Versões:
Para quem não se lembra, a maioria das pessoas que assistiu à minissérie em VHS, a versão era de quase 4 horas de duração (a capa de VHS, para variar, trazia a duração errada, Muitas vezes, contavam os trailers também). A versão integral (lançada aqui pela distribuidora Obras primas do cinema) tem 6 horas e 22 minutos.


10) Monty Python?
Algumas partes de "A vida de Brian", do grupo Monty Python , foram filmadas nos mesmos sets e locações que esta minissérie. O diretor do Python, Terry Jones, lembra que alguns extras trabalharam em ambas as produções, e ocasionalmente comentavam: "Franco nunca filmaria desse jeito!"




Obras-Primas do Cinema lançou: “JESUS DE NAZARÉ”. A vida de Jesus retratada em uma das mais magníficas minisséries já criadas! O aclamado diretor Franco Zeffirelli e um elenco de estrelas se uniram para entregar uma poderosa adaptação dos Evangelhos, apresentando uma impressionante profundidade, seriedade e emoção. Aclamado por críticos e espectadores, Jesus de Nazaré continua sendo uma das melhores representações da história de Cristo. Em Digistak com 3 DVD’s, card’s e mais de 1h30 de vídeos extras.
U+21F0.gif Extras:

A vida histórica de Jesus (59 minutos)
Entrevista com Michael York, ator que fez o papel de João Batista. (30 minutos)
Cenas Deletadas (9 minutos)


U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Jesus de Nazaré
Título Original: Jesus of Nazareth
País de Produção: Itália - Reino Unido
Ano de Produção: 1977
Gênero: Biografia - Drama
Escrito por: Anthony Burgess; Suso Cecchi D'Amico; Franco Zeffirelli; David Butler
Direção: Franco Zeffirelli.
Elenco Principal: Robert Powell; Olivia Hussey; Laurence Olivier; Anne Bancroft; Ernest Borgnine; James Farentino; Ian McShane; Christopher Plummer; Tony Vogel; John Duttine; Michael York.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (original) – Português (dublagem).
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada: 380 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.33:1
Cor: Colorido
Quantidade de Discos: 03
Faixa Etária: Não recomendado para menores de 12 anos. Contém: Conflitos Psicológicos; Violência.







Tecnologia do Blogger.