FRANCO ZEFFIRELLI - 10 FILMES ESSENCIAIS

franco-zeffirelli-10-filmes-essenciais

Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como Franco Zeffirelli. Também foi cenógrafo e diretor de teatro. Montou óperas líricas de sucesso nos anos cinqüenta e alcançou projeção mundial como diretor.  Nasceu de um caso que sua mãe, Alaide Garosi, teve com um comerciante. Ela morreu quando ele tinha apenas seis anos. Ambos eram casados. Ele cresceu aos cuidados de um grupo de mulheres chamadas Scorpioni.

Uma em especial, Mary O?Neill, assumiu o papel de mãe, introduziu-o ao inglês, a literatura, ao teatro e a Shakespeare. Zeffirelli estudou arquitetura em Florença e integrou um grupo de teatro. Depois da guerra mudou-se para Roma onde foi assistente de grandes diretores como Antonioni, De Sica, Rossellini e Visconti, com quem trabalhou em filmes como "A Terra treme"(1948) e "Belíssima" (1951). Zeffirelli é descendente de um dos irmãos de Leonardo da Vinci.

O diretor italiano, nascido em 12 de fevereiro de 1923, é nosso homenageado de hoje. 


A megera domada 

Petruchio, um empobrecido cavalheiro de Verona, viaja a Pádua em busca de uma rica esposa. Lá ele encontra a ardente Katharina, uma mulher voluntariosa e briguenta que faz Petruchio enfrentar uma divertida batalha para conseguir dissuadi-la a evitar o matrimônio. Sua lua de mel se torna uma hilariante disputa de inteligência e insultos, com Kate determinada a manter sua independência, enquanto Petruchio faz de tudo para domá-la


Romeu e Julieta

Em Verona, Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas conseqüências uma vez que nenhuma das duas famílias, cada vez mais envolvidas em um conflito sangrento, não deixará que os dois consumem a paixão.


Irmão Sol, irmã Lua

A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III (Alec Guinness).


Jesus de Nazaré

Concebido pela Virgem Maria (Olivia Hussey), o filme mostra o comovente retrato da vida e a morte de Jesus de Nazaré (Robert Powell), é aqui apresentado desde o seu nascimento, passando pelas suas peregrinações ainda enquanto criança e o seu batismo por João Batista. Relatando inúmeros milagres durante o seu percurso, a mini-série culmina com a crucificação e ressurreição, num dos mais fiéis e impressionantes relatos da vida de Cristo.


O Campeão

O ex-campeão de boxe Billy Flynn é agora um treinador de cavalos em Hialeah. Ele luta contra a falta de dinheiro para criar seu pequeno filho T.J. As coisas se complicam quando a mãe de T.J., agora uma rica dama, se aproxima do garoto que não sabe quem ela é. E que deseja se revelar a ele e pedir a custódia. Billy não vê outra maneira de ganhar dinheiro e ficar com o filho, do que voltar ao ringue.


Amor sem fim 

Jovem casal se apaixona perdidamente, mas David Axelrod (Martin Hewitt) tem 17 anos e Jade 15 (Brooke Shields), então às vezes fica difícil extravasar este amor. Assim tem relações dentro da casa dela. Quem primeiro descobre o que está acontecendo é Ann (Shirley Knight), a mãe de Jade, que aceita muito bem esta situação. Porém este romance não é aceito por Hugh (Don Murray), o pai de Jade. Um dia a situação explode e Hugh diz para Jade que ela não poderá receber o namorado. Então David, de maneira obsessiva, cria um plano para ficar nas boas graças da família dela, mas os resultados são dramáticos.


Hamlet

Hamlet (Mel Gibson), Príncipe da Dinamarca, retorna ao seu país-natal quando seu pai, o rei, morre. Ao chegar, já encontra sua mãe (Glenn Close) casada com seu tio (Alan Bates), que se tornara rei. Mas logo o fantasma do pai de Hamlet surge e conta ao filho que seu tio e sua mãe o tinham assassinado. Hamlet passa então a ser atormentado pela decisão de vingar a morte do pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato.


Sonho proibido

Na Sicília de 1854, em meio a uma epidemia da Peste Negra, Maria (Angela Bettis) e Nino (Jonathan Schaech) se apaixonam. O problema é que ela é uma noviça, ingênua e romântica, que foi internada no convento aos 7 anos - logo após a morte da mãe - porque a madrasta, Matilda (Sinead Cusack), queria mantê-la longe dos seus filhos naturais. Em um passeio, Maria conhece o jovem advogado Nino e logo entra em um conflito interno por ter caído em tentação. Em sua volta ao convento, passa a questionar sua orientação religiosa e sua fé, especialmente depois de saber da história de Irmã Agatha (Vanessa Redgrave), que enlouqueceu por amor.


Jane Eyre - encontro com o amor

Jane Eyre (Anna Paquin) é uma menina órfã que cresceu sendo maltratada na casa de sua tia, a Sra. Reed (Fiona Shaw), até que foi viver em um colégio interno, só para moças. Com o passar do tempo, Jane (Charlotte Gainsbourg) se torna professora e passa a buscar um emprego fora dos muros da escola. Ela é chamada para trabalhar como governanta na casa do misterioso Sr. Rochester (William Hurt) e este encontro muda sua vida para sempre.


Chá com Mussolini

Luca Innocenti um garoto nascido fora dos laços do matrimônio e não-reconhecido oficialmente por seu pai, que luta por sua independência e para achar um meio onde possa desenvolver seu apreço pela arte. Os anos seguintes são uma evocação de um mundo desaparecido: o da quieta cidade de Florença beira da Segunda Guerra Mundial. Neles estão Arabella (Judi Dench), Mary (Joan Plowright) e Hester (Maggie Smith), que retratam o excêntrico, colorido e legado das senhoras britânicas e que, juntamente com uma colecionadora de arte americana (Cher) e uma arqueologista (Lily Tomlin), dividem seu tempo em debates sobre a situação do país em plena Era Mussolini.


Obras-Primas do Cinema lançou: “JESUS DE NAZARÉ”. A vida de Jesus retratada em uma das mais magníficas minisséries já criadas! O aclamado diretor Franco Zeffirelli e um elenco de estrelas se uniram para entregar uma poderosa adaptação dos Evangelhos, apresentando uma impressionante profundidade, seriedade e emoção. Aclamado por críticos e espectadores, Jesus de Nazaré continua sendo uma das melhores representações da história de Cristo. Em Digistak com 3 DVD’s, card’s e mais de 1h30 de vídeos extras.
U+21F0.gif Extras:

A vida histórica de Jesus (59 minutos)
Entrevista com Michael York, ator que fez o papel de João Batista. (30 minutos)
Cenas Deletadas (9 minutos)


U+21F0.gif Informações Técnicas:

Título: Jesus de Nazaré
Título Original: Jesus of Nazareth
País de Produção: Itália - Reino Unido
Ano de Produção: 1977
Gênero: Biografia - Drama
Escrito por: Anthony Burgess; Suso Cecchi D'Amico; Franco Zeffirelli; David Butler
Direção: Franco Zeffirelli.
Elenco Principal: Robert Powell; Olivia Hussey; Laurence Olivier; Anne Bancroft; Ernest Borgnine; James Farentino; Ian McShane; Christopher Plummer; Tony Vogel; John Duttine; Michael York.
Áudio: Dolby Digital 2.0
Idioma: Inglês (original) – Português (dublagem).
Legendas: Português - Inglês.
Duração Aproximada: 380 minutos
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Formato de Tela: 1.33:1
Cor: Colorido
Quantidade de Discos: 03
Faixa Etária: Não recomendado para menores de 12 anos. Contém: Conflitos Psicológicos; Violência.





Tecnologia do Blogger.