CORCUNDA DE NOTRE DAME NO CINEMA / TV

corcunda-de-notre-dame-no-cinema-tv

Dedicada à Maria, mãe de Jesus, a construção da Catedral de Notre Dame teve seu início em 1163. Com estilo gótico, localiza-se na praça Parvis, que fica na Île de la Cité, uma pequena ilha situada no meio do Rio Sena.

Em um período marcante da literatura romântica, o escritor de origem francesa Victor Hugo escreveu "Notre-Dame de Paris" (1831), um romance que tinha a Catedral de Notre-Dame como cenário principal. A época em que a história do livro se passa é a Idade Média. O autor fundamenta uma crítica à sociedade parisiense, apresentando, através de personagens marginalizados (ciganos e deficientes), a indiferença da elite. A obra apresenta o personagem Quasímodo, que acaba se apaixonando pela cigana Esmeralda. Ao contrário dos ideais burgueses, no livro de Victor Hugo, Notre-Dame também serve como abrigo de excluídos.

Um dos símbolos arquitetônicos franceses, a catedral recebe aproximadamente 13 milhões de visitantes por ano, o dobro do número de turistas que vem para o Brasil anualmente.Na lista abaixo, apenas os longa metragens. Há vários curtas, filmes perdidos, minisséries com poucas informações. Curioso é o fato de que, por ser uma história adaptada desde o início do cinema, há poucas versões.


O Corcunda de Notre Dame

Produção do cinema mudo que adapta o clássico de Victor Hugo. Chaney está no papel de Quasímodo, o tocador de sino da Catedral de Notre Dame, desafortunadamente deformado. Ele se apaixona por Esmeralda, uma jovem e bela dançarina cigana, logo depois que ela lhe deu água quando ele estava apanhando em praça pública. as o gesto fora apenas por comiseração. Ainda assim, Esmeralda mais tarde é acusada de trair e esfaquear seu amado. Por isso ela é torturada e sentenciada à morte. Quasímodo é quem vai resgata-la nas escadarias de Notre Dame.


O Corcunda de Notre Dame

Durante o reinado de Luis XI, o chefe de segurança do castelo, Frollo, fica encantado com a jovem cigana Esmeralda. Assim manda o corcunda Quasímodo capturá-la. Mas ele e a moça são presos por Phoebus, capitão da guarda. Quasímodo consegue libertar Esmeralda, mas é sentenciado. Ela é a única que irá cuidar do corcunda, agora preso na masmorra. Adaptação para o cinema do clássico de Victor Hugo, aqui numa versão bem mais fiel à obra original.


O Corcunda de Notre Dame

O ano é 1942, e o Festival dos Tolos já está correndo na praça de Notre Dame em Paris. Enquanto muitos brincam e encenam peças, o horroroso corcunda Quasímodo, o tocador do sino da catedral, está sendo humilhado e atormentado por um bando de ciganos. Mas ninguém pode atingi-lo, pois ele é protegido pelo chefe de justiça da cidade Frollo. Além de estar cheio de problemas, Frollo está com a consciência atormentada pela beleza da bela cigana Esmeralda, e um romance entre os dois seria considerado completamente inadequado para sua posição, visto que os ciganos são nômades rejeitados pela sociedade. Quando Frollo envia Quasímodo para cortejar a cigana para ele, o corcunda acaba assustando-a e é preso; enviando Esmeralda para os braços de Phoebus, o capitão do exército.


O Corcunda de Notre Dame

A história do amor de um corcunda deformado por uma cigana em Paris. O grotesco sineiro Quasímodo salva a cigana Esmeralda de uma multidão e um padre os ajuda na Paris medieval. A história remonta à epifania (6 de Janeiro), 1482 em Paris, França, o dia da festa louca em Paris. Quasímodo, o corcunda deformado de Notre Dame, é introduzido por sua coroação como "Papa de tolos". Esmeralda, uma bela cigana com um coração bondoso e generoso, captura os corações de muitos homens, incluindo os do Capitão Phoebus, mas especialmente os de Quasímodo e seu pai adotivo, Claude Frollo e o Arcebispo de Notre Dame. Desprezo é dividido entre a sua luxúria e as regras da igreja.


O Corcunda de Notre Dame

O filme é uma adaptação do clássico de Victor Hugo e conta a história do deformado Quasímodo, que se apaixona pela cigana Esmeralda. Infelizmente, o pai rigoroso de Quasímodo, Dom Claude Frollo, também se encanta com Esmeralda, resultando em um conflito. Porém a presença do belo soldado Phoebus, complica a situação.
O final do filme é bem diferente do romance original de Victor Hugo. Esmeralda sobrevive e fica com  Gringoire.  Quasímodo também mata Frollo em legítima defesa, empalando-o em um gancho na parede, em vez de jogá-lo fora da torre. 


O Corcunda de Notre Dame

Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo (Tom Hulce), um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Até que, um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda (Demi Moore), uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor Quasímodo terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo (Tony Jay) e seu fiel ajudante Febo (Kevin Kline).


O Corcunda de Notre Dame

Idade Média, Paris. O corcunda Quasímodo (Mandy Patinkin) mora em uma das torres da catedral Notre Dame. Isolado e incompreendido pelo povo da época, ele se se esconde do mundo, vivendo como um pária. Durante um passeio pelo mundo exterior, ele se apaixona pela cigana Esmeralda (Salma Hayek ), uma jovem perseguida pelo sacerdote Dom Frollo (Richard Harris).
Este filme foi lançado um ano após a versão animada da Disney. Mandy Patinkin foi escalado para Quasimodo na versão da Disney, mas deixou o papel quando entrou em choque com os produtores por causa de sua interpretação.



Tecnologia do Blogger.