10 MELHORES DISCUSSÕES PROPOSTAS EM EPISÓDIOS DE AMAZING STORIES

amazing-stories-serie-de-tv

Histórias Maravilhosas, como era conhecida na época do VHS, é uma série de televisão criada pelo diretor e produtor Steven Spielberg produzidas entre 1985 e 1987 no rastro da clássica “Além da Imaginação (The Twilight Zone)” apresentando histórias de fantasia, mas que também exploram os gêneros humor, suspense, drama e terror.
A trilha sonora tem nomes como John Williams, James Horner,  Bruce Broughton, Danny Elfman,  Jerry Goldsmith,  Alan Silvestri,  Michael Kamen. 
O episódio "The Family Dog" deu origem à sua própria série.
Veja abaixo os episódios com discussões mais interessantes e porque.


A fantástica história de um jovem soldado chamado Jobe que recebe a missão de entregar uma correspondência em meio a uma guerra civil. Mas através de uma espécie de túnel do tempo, ele vem parar no presente (1985) causando uma grande confusão. 

➧ O tema principal é a mistura entre a realidade e a ficção que uma pessoa pode fazer. Só que aqui, tratada de uma forma mais genial, já que é o personagem do cinema que sai das telas. E importante o paralelo que o episódio faz em relação à realidade dele (o filme), que estavam em guerra e numa missão suicida, mas sua incapacidade de lidar com um mundo diferente (o real), ele prefere voltar para a ficção.


Quando o filho de um ator que está filmando um filme de terror está para nascer, o pai sai desesperado para o hospital sem tirar sua fantasia de múmia. Isso causa uma grande confusão na população local, que acredita que ele é uma lendária múmia que ressuscitou. Para complicar, a verdadeira múmia desperta e sai perambulando sem rumo.

➧ O tema principal é o pré-julgamento, erro tão comum que as pessoas cometem. No episódio, ainda que tratado de forma fantástica, um ator é tomado como sendo uma múmia de verdade e caçam ela a todo custo. E o episódio ainda termina de forma irônica, mostrando a verdadeira múmia sendo bem tratada no set do filme.


Um grupo de jovens soldados durante a Segunda Guerra Mundial se vê diante de uma situação problemática: a escotilha do compartimento de artilharia externa se danificou durante um ataque, e um dos trens de pouso do avião está destruído. Impreterivelmente, no momento do pouso a barriga do avião encostará o chão e destruirá o compartimento - mutilando o querido soldado, que ironicamente é conhecido pela sua grande sorte. 

 O tema principal é a fé. A série mostra um milagre da forma mais pura (no caso impossível, daí a ideia de milagre). 


Mágico fracassado que se recusa a se aposentar vê sua sorte mudar após adquirir um antigo baralho. 

➧ O tema principal é a aposentadoria com dignidade, fato certamente perseguido por artistas profissionais, que normalmente se aposentam por decadência. O episódio mostra com seria artista se aposentar com seu melhor e mais fantástico número.


Quando a personificação da culpa resolve tirar férias em um cruzeiro, ela encontra a personificação do amor. 

➧ O tema principal é a discussão das emoções sentidas por todos nós: culpa e amor. O episódio, um dos mais brilhantes, mostram os efeitos da culpa na vida das pessoas e em contra partida, o efeito da inserção do amor. 



Quando o Papai Noel é preso na noite de Natal, acusado de estar invadindo uma casa, ele encontra a oportunidade de reparar um erro cometido com um policial há muitos anos atrás.

➧ O tema principal é a discussão sobre a descrença de personagem fictícios que povoavam o imaginário das crianças.  A magia do Natal estava em acreditar em Papai Noel, fazer listas de presentes e ir dormir cedo na noite de 24 acreditando que os presentes seriam colocados na árvore de Natal. Em contra partida, no episódio, vemos o Papai Noel sendo preso por um suposto arrobamento (que na verdade, ele só queria deixar os presentes). A família já esperava o "impostor", mostrando com a descrença está enraizada nos pais, já que eles são responsáveis diretos por mantê-lo vivo. E o mais interessante é a atitude da criança da família, que denota um pedido de socorro, algo como "-me deixem acreditar que ele existe!".

O final mostra como é importante todos nós mantermos o espírito natalino. Inclusive os adultos.


Pintor famoso que tem sua esposa como inspiração entra em depressão após provocar acidentalmente a sua morte, porém encontra em um de seus quadros a possibilidade de um recomeço. 

➧ Ainda que não esteja entre os 10 melhores episódios, o episódio dirigido por Clint Eastwood faz uma analogia interessante sobre a motivação de um artista, que se apoia totalmente no amor para criar sua arte. São indissociáveis, e ai reside seu maior poder. Quando sua inspiração morre, ele momentaneamente deixa a arte de lado. Porém, em dado momento, percebe que se voltar a fazer ate, consequentemente, trará sua amada de volta. Belíssimo.


Quando situações estranhas e inesperadas acontecem frequentemente e as mesmas pessoas lhe aparecem como se fossem diferentes, Jane pensa que está enlouquecendo, sem saber que tudo não passa de uma produção cinematográfica.

➧ O episódio é o precursor dos efeitos causados pela participação de uma pessoa em reality shows.  Mostra inclusive o fato de que uma ilustre desconhecida vira "artista" da noite para o dia. Curioso como a percepção de realidade vai fundindo com a ficção.


Um homem solitário e frustrado se apaixona por uma boneca, e se dispõe a encontrar a modelo que a inspirou, quando recebe uma agradável surpresa.

➧ O romantismo é tratado com maestria no episódio dirigido por Clint Eastwood. E tem neste aqui o melhor episódio da temporada, neste sentido. A belíssima história mostra duas almas gêmeas, naturalmente destinadas a se encontrar, porém, o tempo passa e elas precisam de uma ajuda do destino para se encontrarem. Naturalmente, o episódio quer mostrar que não podemos deixar de acreditar no amor.





 


Para quem se deixou enganar, a série foi lançada em VHS, porém só alguns episódios e de temporadas misturadas. Muitas pessoas acham que viram uma temporada completa, dividida em oito VHS, mas isto não aconteceu. Veja as fotos das capas abaixo. 















A DarkFlix lançou a premiada história, em uma belíssima edição de que pode ser conferida abaixo e comparada nas melhores lojas.


DISCO 1

O TREM FANTASMA (GHOST TRAIN)
UM CERTO MAGNETISMO (THE MAIN ATTRACTION)
ALAMO JOE (ALAMO JOE)
PAPAI MÚMIA (MUMMY, DADDY)
A MISSÃO (THE MISSION)
O INCRÍVEL FALSWORTH (THE AMAZING FALSWORTH)

DISCO 2

SINTONIA FINA (FINE TUNING)
SENHOR MÁGICO (MR MAGIC)
AS FÉRIAS DA CULPA (GUILT TRIP)
O HOMEM DO CONTROLE REMOTO (REMOTE CONTROL MAN)
PAPAI NOEL 85 (SANTA 85)
VANESSA NO JARDIM (VANESSA IN THE GARDEN)


DISCO 3

A BABÁ (THE SITTER)
NENHUM DIA DE PRAIA (NO DAY AT THE BEACH)
A SAIDEIRA (ONE FOR THE ROAD)
GUARDE SUAS LEMBRANÇAS (GATHER YE ACORNS)
BU! (BOO!)
DOROTHY E BEN (DOROTHY AND BEN)

DISCO 4

REFLEXOS, REFLEXOS (MIRROR, MIRROR)
CÂMERA INDISCRETA (SECRET CINEMA)
A PERUCA DO DIABO (HELL TOUPEE)
A BONECA (THE DOLL)
UM BRINDE AOS LIVROS (ONE FOR THE BOOKS)
O FANTASMA DO MEU VOVÔ (GRANDPA'S GHOST)

⇰ Informações técnicas da edição:

610 minutos – Colorido – Formato de Tela 4x3 – 16 anos (Violência, Tensão Atenuada) - Áudio: Original em Inglês 5.1 Dolby Digital Surround/Dublado em Português 2.0 Dolby Digital Estéreo - Legendas: Português/Inglês


⇰ Embalagem: Digipak - 2 Bandejas duplas + luva + 4 DVDs (DVD9 *Dupla Camada)


Tecnologia do Blogger.