10 FILMES DIFERENCIADOS SOBRE VAMPIRISMO - PARTE 1

10-filmes-sobre-vampirismo

Vampiros existem no cinema há quase tanto tempo quanto a própria 7ª arte. Listas de filmes sobre vampiros pipocam na internet. Estas indicações sempre envolvem os melhores ou as mais famosas produções do gênero. Nelas você encontra filmes como  Nosferatu, de 1922, de 1979, Drácula de Bram Stoker e Drácula de 1931.
Nosso objetivo é indicar 10 filmes que tratam o tema de forma diferenciada. E como encontrei mais de 10 filmes interessantes, resolvi fazer a parte 2.
Confiram hoje a primeira parte.


Enraivecida na fúria do sexo

Ao sofrer um acidente de carro em uma autoestrada, mulher é levada para uma clínica de estética das redondezas para um tratamento de emergência. Lá ela é submetida a uma cirurgia experimental envolvendo o implante de tecidos artificiais no organismo. Após isso, ela desenvolve a necessidade de se alimentar de sangue humano e começa a espalhar um vírus mortal.


Martin

Martin, um jovem vampiro de 84 anos com aparência adolescente, resolve se mudar para a casa de parentes distantes a fim de começar uma vida nova e aparentemente normal entre reles mortais. Mas mesmo em família, Martin não é bem visto, principalmente porque sua necessidade por sangue ainda deve ser saciada. Mesmo sem compartilhar da mesma maldição, seu primo é, contra sua própria vontade, obrigado a lhe dar suporte. Seu verdadeiro intento é exorcizar esta maldição do Nosferatu.


Força sinistra

Tudo começa quando a tripulação de um ônibus espacial descobre, na cauda do cometa, uma espaçonave contendo alienígenas fossilizados, a maior parte semelhantes a grandes morcegos. Três dos alienígenas, em forma humana, são trazidos à Terra, revivem e, ao se alimentarem da força vital de suas vítimas, transformam as pessoas em um tipo de vampiro. As vítimas continuam o ciclo, e em breve todo o planeta está em perigo. O único sobrevivente do ônibus espacial segue em busca da líder dos vampiros do espaço.


Fome de viver

Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição, os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. 


Cronos

Em 1536, o alquimista Humberto Oganelli desembarcou em Veracruz, no México. Lá ele criou um objeto de ouro chamado Cronos, que concede vida eterna a quem o detém. Quatro séculos depois, a queda de parte de um prédio gera algumas vítimas. Entre elas está um homem de pele estranha, alquimista. As autoridades localizam sua residência, mas jamais divulgam o que encontraram no local. Após uma rápida investigação, o conteúdo da mansão é leiloado. Com isso Cronos chega às mãos de um vendedor de antiguidades que, acidentalmente, dispara seu mecanismo.


O vício

Kathleen Conklin (Taylor) está a preparar-se para obter o seu PhD na Universidade de Nova York, levando um dia-a-dia quase totalmente preenchido com esse objectivo. Uma noite é atacada por uma mulher de negro (Sciorra) que a puxa para um local escuro e a ataca, mordendo-a no pescoço. Começa a sentir necessidade de consumir o sangue de outras pessoas, procurando vítimas fáceis pelas ruas ou entre aqueles que lhes são próximos, culminando na sua festa de graduação.


A sombra do vampiro

Na Checoslováquia, F. W. Murnau (John Malkovich) está filmando "Nosferatu". Na verdade é o Drácula de Bram Stoker, mas como não foi autorizado pela família do autor, Murnau mudou alguns nomes e detalhes e continuou seu projeto. Desejando fortemente fazer seu filme mais autêntico, ele contrata um vampiro de verdade para o papel principal. O elenco está curioso, pois ninguém conhece Max Schreck (Willem Dafoe), mas Murnau explica que Schreck estudou com Stanislavsky e se entrega totalmente ao papel, assim nunca deixa de ser o personagem, nem mesmo fora dos horários de filmagem.


Deixa ela entrar

Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga.


Amantes eternos

A história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska).


Garota sombria caminha pela noite

Bad City é uma cidade iraniana abandonada e sem leis, onde vivem diversos traficantes e prostitutas. Enquanto Arash (Arash Marandi) luta para sobreviver e para afastar o próprio pai do vício em drogas, a Garota (Sheila Vand) parambula pelas noites, com um segredo: ela é uma vampira, e mata seres solitários para saciar a sede de sangue. Quando os dois se encontram, as suas vidas se transformam.


A Versátil lançou VAMPIROS NO CINEMA vol. 3, digistack com 2 DVDs que reúne 4 inéditos filmes de vampiro protagonizados por vampiras, todos em versões restauradas, além de uma hora e meia de vídeos extras, incluindo especiais sobre os filmes. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1:

O VÍCIO (The Addiction, 1995, 82 min.)
De Abel Ferrara. Com Lili Taylor, Christopher Walken, Annabella Sciorra.

⇨ Sinopse: Em Nova York, uma estudante de Filosofia se torna vampira após ser mordida, e tenta se adaptar à sua nova existência e à sua insaciável sede de sangue. O polêmico Abel Ferrara (“Vício Frenético”) subverte criativamente o filme de vampiro.

A NOIVA ENSANGUENTADA (La Novia Ensangrentada, 1972, 102 min.)
De Vicente Aranda. Com Simón Andreu, Maribel Martín, Alexandra Bastedo.

⇨ SinopseA recém-casada Susan é assombrada por visões de Mircalla Karnstein, uma noiva que matou o marido na noite de núpcias. Uma das melhores versões do clássico “Carmilla, a Vampira de Karnstein”, de Joseph Sheridan Le Fanu.


Disco 2:

AS FILHAS DE DRÁCULA (Vampyres, 1974, 88 min.)
De José Ramón Larraz. Com Marianne Morris, Anulka, Murray Brown.

⇨ SinopseUm casal de vampiras lésbicas seduz tanto homens como mulheres e os levam para sua casa de campo, para matá-los e beber o seu sangue. Clássico do terror erótico do talentoso diretor espanhol José Ramón Larraz (“Sintomas”).

A MALDIÇÃO DE LEMORA (Lemora: a Child’s Tale of the Supernatural, 1973, 85 min.)
De Richard Blackburn. Com Lesley Taplin, Cheryl Smith, William Whitton.

⇨ SinopseAo voltar para sua cidade natal a fim de ver o pai doente, uma menina se vê envolvida por uma teia de vampirismo e feitiçaria. Onírico e macabro, este é um cult do terror independente norte-americano e do gótico sulino.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: O Vício, A Noiva Ensanguentada, As Filhas de Drácula, A Maldição de Lemora
Títulos originais: The Addiction, La Novia Ensangrentada, Vampyres, Lemora: a child’s tale of the supernatural
País de produção: Estados Unidos, Espanha, Inglaterra
Ano de produção: 1972-1995
Gênero: Terror
Direção: Abel Ferrara, Vicente Aranda, José Ramón Larraz, Richard Blackburn
Elenco: Marianne Morris, Anulka, Murray Brown, Lesley Taplin, Cheryl Smith, William Whitton, Lili Taylor, Christopher Walken, Annabella Sciorra, Simón Andreu, Maribel Martín, Alexandra Bastedo
Idioma: Inglês, Espanhol
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 357 min.
Região: 4
Colorido e Preto & Branco
Faixa etária: 18 anos
Extras: Especiais (82 min.) Trailers (7 min.)





Tecnologia do Blogger.