10 FILMES IMPERDÍVEIS DE TERROR BLAXPLOITATION

 10-filmes-de-terror-blaxploitation

Basicamente, Blaxploitation é um sub-gênero que enfiou os negros no cenário hollywoodiano, colocando-os em papéis de heróis, protagonistas e não somente serviçais secundários. Surgiu nos anos 70, como uma reação a estes  personagens estereotipados. Neste cenário, os filmes Shaft e Sweet Sweetback's Baadasssss Song são os marco zero. E claro, variações foram exploradas conforme o sucesso, e terror foi uma delas. 

A lista de hoje contém 10 indicações clássicas, até porque, como manifestação de uma época, o cinema blaxploitation feito hoje não faz o menor sentido já que sua essência remete àquele tempo, ainda que, claro, possa ser copiado com perfeição.


Blácula, o vampiro negro

Um decorador de interiores compra um caixão do príncipe africano Manuwalde (William Marshall) mordido pelo Conde Drácula (Charles Macaulay) séculos atrás e o traz para Los Angeles, em 1972. Dois colecionadores de antiguidades abrem o caixão e libertam Blácula na cidade. O vampiro encontra Tina (Vonetta McGee), que é a reencarnação de sua esposa Luva, e passa a fazer de tudo para conquistá-la. Um amigo de Tina, Dr.Gordon (Thalmus Rasulala), descobre que Blacula é um vampiro e resolve caçá-lo.


Os gritos de Blácula

Em 1780 , ao visitar o Conde Drácula na Transilvânia , príncipe africano é atacado pelo vampiro e seu corpo permanece fechado em um caixão nos porões do castelo. Duzentos anos depois, após a venda do espólio de Drácula, o caixão vai parar em um depósito em Los Angeles. Logo os habitantes da cidade passam a sofrer os ataques de um vampiro negro.


Blackenstein

O grande e corpulento soldado afro-americano Eddie Turner (Joe De Sue) pisou em uma mina terrestre enquanto servia no Vietnã e perdeu os dois braços e as duas pernas. Sua noiva, a doutora Winifred Walker (Ivory Stone), acha que encontrou ajuda  ideal.  Mas as substâncias injetadas em seu corpo acaba por transformá-lo em um monstro assassino.


Ganja & Hess

O enredo se passa numa mansão afastada, lar do renomado antropologista Hess Green (Duane Jones), que após ser apunhalado com uma adaga enfeitiçada por um pesquisador convidado à casa –o conturbado George Meda- “herda” uma espécie de maldição legada por tribo da civilização de Myrthia, região da Nigéria. Cultuado Blaxploitation que ousou recriar versão realista do Vampirismo com nuances até então inéditas para o gênero.


Os zumbis de Sugar Hill

O proprietário de uma boate é morto a tiros por homens do gângster local, por se recusar a vender seu negócio bem sucedido. Sua namorada, Sugar Hill, desconfiada do trabalho policial, leva sua própria vingança contra os gângsters e entra em contato com uma velha sacerdotisa de vodu, que irá invocar o Baron Samedi, o Lorde dos Mortos, para em troca de sua alma criar uma horda de escravos mortos para executar as ordens de Sugar Hill.


Abby

Dr. Garrett Williams (William Marshall) explica a seus alunos: "Exu é a mais poderosa de todas as divindades terrenas. Exu é um trapaceiro, criador do caos". Durante uma escavação arqueológica em uma caverna na Nigéria, o Dr. Williams encontra uma pequena  caixa esculpida com os símbolos de Exu. Quando ele abre, percebe que algum mal sai dela. Ao mesmo tempo, em Louisville, Kentucky,  Abby Williams (Carol Speed) começa a dar sinais de uma possessão demoníaca, que em breve ligará ela ao Dr. Garrett.


A mansão da caveira

Após a morte de Pauline Christophe, única herdeira da mansão na montanha da caveira, quatro membros da sua família são chamados para ouvir a sua vontade no testamento  O problema é que todos vão sendo são mortos um a um, e os que ainda estão vivos tentam desvendar a identidade do assassino antes que se tornem as próximas vítimas.


Monstro sem alma

Um cientista negro tenta desenvolver uma fórmula regeneradora das células humanas,usando a si mesmo como cobaia. Mas algo dá errado e ele termina transformando-se numa espécie de vampiro albino com a mania de matar prostitutas. As investigações policiais levam a crer que trata-se de uma assassino de dupla personalidade.


A vingança de J.D.

Gangster assassinado em Nova Orleans nos anos 40, incorpora 35 anos depois em busca de vingança,possuindo o corpo de um jovem estudante de direito chamado Isaac Hendrix (interpretado por Turman), que também é  um motorista de táxi na mesma cidade . Ele inicia um rastro de  mortes. 


Petey Wheatstraw 

Petey Wheatstraw (Rudy Ray Moore) nasce durante um grande furacão em Miami, e depois de um trabalho de parto difícil de sua mãe. 6 anos depois ele ataca um médico e, em seguida, seu pai por " perturbá-lo todas as noites durante seu sono". Na adolescência, Petey encontra um mentor "Bantu" que lhe ensina lições fundamentais para sua vida.


A Versátil lançou ZUMBIS NO CINEMA 3, digistack com 2 DVDs que reúne 4 clássicos filmes de zumbi em inéditas versões restauradas, além de quase duas horas de extras, incluindo uma hora de vídeos apenas sobre o cult “Zumbi 2” do mestre Lucio Fulci (“Terror nas Trevas”), com um depoimento do cineasta Guillermo Del Toro. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1:

ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS (Zombi 2 / Zombie, 1979, 91 min.)
De Lucio Fulci. Com Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson.

⇨ Sinopse: Jovem decide ir até uma ilha do Caribe para procurar o pai, um cientista desaparecido. Ao chegar lá, ela descobre que o local está infestado por zumbis sedentos de sangue. Obra-prima de Fulci e um dos maiores filmes de zumbi de todos os tempos. Inédita versão restaurada sem cortes com opção de áudio em italiano e inglês.

CIDADE MALDITA (Incubo sulla città contaminata / Nightmare City, 1980, 91 min.)
De Umberto Lenzi. Com Hugo Stiglitz, Laura Trotter, Maria Rosaria Omaggio.

⇨ SinopseCientista e tripulantes de um avião são contaminados por radiação e se transformam em mortos-vivos, que precisam beber sangue para evitar a decomposição do corpo. Divertido trash do ciclo dos filmes italianos de zumbi, os “spaghetti zombies”.


Disco 2:

SONHO DE MORTE (Dead of Night / Deathdream, 1974, 88 min.)
De Bob Clark. Com John Marley, Lynn Carlin, Richard Backus.

⇨ SinopseUm jovem soldado morto na Guerra do Vietnã inexplicavelmente volta para casa como um zumbi. Dirigido pelo talentoso Bob Clark, do lendário slasher “Noite do Terror” (Black Christmas), esse ótimo terror tem efeitos especiais do mago Tom Savini.

OS ZUMBIS DE SUGAR HILL (Sugar Hill, 1974, 91 min.)
De Paul Maslansky. Com Marki Bey, Robert Quarry, Don Pedro Colley.

⇨ SinopseQuando seu namorado é morto por mafiosos, Sugar Hill decide se vingar e, para isso, conta com a ajuda do feiticeiro Barão Samedi e seus mortos-vivos. Impagável filme de zumbi blaxploitation que resgata a raiz haitiana do gênero.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Zumbi 2 – A Volta dos Mortos, Cidade Maldita, Sonho de Morte, Os Zumbis de Sugar Hill
Títulos originais: Zombi 2 / Zombie, Incubo sulla Città Contaminata / Nightmare City, Dead of Night / Deathdream, Sugar Hill
País de produção: Estados Unidos, Itália
Ano de produção: 1974-1980
Gênero: Terror
Direção: Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Bob Clark, Paul Maslansky
Elenco: Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson, Hugo Stiglitz, Laura Trotter, Maria Rosaria Omaggio, John Marley, Lynn Carlin, Richard Backus, Marki Bey, Robert Quarry, Don Pedro Colley
Idioma: Inglês, Italiano
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 361 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 18 anos
Extras: Vídeos sobre “Zumbi 2” (56 min.), Especiais sobre os filmes (36 min.), Trailers (11 min.)



Tecnologia do Blogger.