QUANDO VOAM AS CEGONHAS (1957) - FILM REVIEW

quando-voam-as-cegonhas-1957-film-review

Em uma lista dos 10 maiores filmes soviéticos da história, Quando voam as cegonhas figuraria sem dúvidas. Não só em importância, mas porque é realmente um filmaço. Vencedor do prêmio principal do Festival de Cinema de Cannes em 1958, foi um dos vários filmes soviéticos que chegaram aos cinemas americanos no final dos anos 50 e início dos 60, com um claro objetivo de mostrar a dignidade humana e a compaixão. 

O obra foi levada aos cinemas pelo cineasta Mikhail Kalatozov . Nascido em Tbilisi, Geórgia, trabalhou no Estúdio Cinematográfico Tbilisi como roteirista e operador de câmera. Após uma série de documentários no final da década de 20 e início da década seguinte, conseguiu fazer seu nome como diretor. Trabalhou nos estúdios Lenfilm e Mosfilm. Morreu em 1973  aos 69 anos, apenas 4 anos depois do seu último trabalho, chamado "A tenda vermelha", com nomes como  Sean Connery, Peter Finch, Claudia Cardinale e Hardy Krüger no elenco.

quando-voam-as-cegonhas-1957-film-review

Contexto histórico

Com a morte de Stalin em 1953, a arte como um todo teve um gradual declínio da censura, permitindo a seus diretores ignorar a influência da propaganda em seus filmes, permitindo que se concentrassem em fazer produtos mais artísticos e obras, naturalmente, com a liberdade artística necessária para gerar o produto que quisessem.  Inclusive, filmes sobre feitos heroicos da Guerra Mundial tomaram conta. Para quem não sabe, Stalin foi o ditador russo que comandou a União Soviética até sua morte. Ele faleceu em decorrência de uma hemorragia cerebral. 

Mas voltando ao diretor

Com o fim deste período, ele (e todo cineasta soviético da época, claro !!!), tinha que pensar em produzir um cinema com apelo ao público. Ou seja, da forma deles, americanizar o processo. Mikhail Kalatozov passou vários anos em Los Angeles em uma tarefa diplomática, onde adquiriu uma admiração pelas obras de Frank Borzage , King Vidor e Vincente Minnelli. O cinema precisava ser pensado de forma que levasse o público ao cinema mas ao mesmo tempo, não os ofendesse com determinados assuntos, já que a audiência da época estava engessada pelo longo período de censura. Uma das estratégias adotadas era a de focar em personagens mais jovens, que não se envolveriam com sexo, violência ou escândalo (mas no caso da violência, poderiam ser envolvidos), provocando empatia pelos personagens.  Da mesma forma, levar a Segunda Guerra aos cinemas seria uma forma de evocar o nacionalismo e sentimentalismo, já que morreu um número expressivo de soldados soviéticos no conflito.

quando-voam-as-cegonhas-1957-film-review

No filme em questão, o jovem casal Veronika (Tatyana Samoylova) e Boris (Aleksey Batalov) estão profundamente apaixonados. Com a Segunda Guerra Mundial, Boris entra no exército e é enviado para a linha da frente no dia antes do aniversário de Veronika, e eles não têm a chance de se despedir um do outro. Enquanto aguardava ter notícias de Boris, Veronika é estuprada pelo primo dele, Mark (Aleksandr Shvorin) e acabam casando. Porém, ela jamais esquece Boris e continua esperando por ele. 

O título faz uma alusão ao simbólico início e o final da história, mostrando as esperanças e sonhos de Veronika.  Em lugar de propaganda stalinista divulgando as virtudes da camaradagem e do trabalho coletivo, o diretor Mikhail Kalatozov e o roteirista Viktor Rozov mostram as dificuldades da vida cotidiana em uma cidade devastada pela guerra, enfatizando a necessidade de os indivíduos criarem seus próprios caminhos em meio a desafios tentações. e obstáculos que confrontam a humanidade em todos os sistemas sociopolíticos. 

quando-voam-as-cegonhas-1957-film-review

Uma das características mais notáveis ​​do filme é o uso inovador de câmeras manuais por Sergey Urusevskiy . Ele aprendeu a filmar assim quando era cinegrafista militar durante a guerra. Quando o filme foi lançado na União Soviética, causou sensação entre as plateias desmembradas pela propaganda. Pela primeira vez, o público pôde chorar a dor de perder milhões de pessoas na guerra. Foi também a primeira vez que temas como esquivas de tiroteio, especulações de guerra e mercado negro foram expressos em filmes.

Este filme é um dos favoritos de Francis Ford Coppola e Martin Scorsese . Indispensável.


A  CPC Umes filmes lançou este filme essencial para qualquer colecionador ou curioso de cinema. Confiram detalhes da edição, que pode ser adquirida clicando no nome do filme, diretamente no site deles, no link abaixo:




Tecnologia do Blogger.